Curiosidades Chile

7 curiosidades que eu não sabia sobre o Chile até vir morar qui

Muitas dessas curiosidades que vou contar hoje pra você, eu só fiquei sabendo depois que nós viemos morar aqui. Eu, marido e filhos estamos completando 3 anos de Chile e nosso saldo é bastante positivo, aqui nesse post eu dou mais detalhes da nossa vida aqui nesse país cheio de curiosidades e que tem recebido cada vez mais turistas brasileiros. Será porque o Chile caiu no gosto dos brasileiros?

Vamos saber sobre essas curiosidades sobre o Chile?

catedral-pixabay

1. É um país de contrastes

Chile possui uma forma única: é o país mais comprido do mundo, com 4.329 quilômetros, isso equivale a décima parte da circunferência da terra. E é também um dos mais estreitos, com uma largura de 180 quilômetros. O Oceano Pacífico banha sua costa numa extensão de mais de 8.000 quilômetros (8.000 Km desde a linha da Concórdia no Norte até o território Antártico).

Mapa: UChile

Mapa: UChile

É uma nação de contrastes não só geográficos, mas também climáticos. Em toda a sua extensão, o país tem quase todas as variedades de clima, exceto o tropical.  Ao extremo norte tem o Deserto do Atacama, que é o mais árido do mundo e o que tem maior altitude. A 3.790 quilômetros do Continente está a Ilha de Pascoa, conhecida como Umbigo do Mundo e no fim do mundo está a Antártica. Para ler mais, clique aqui. 

Fonte: Universidad de Chile

2. Fiestas Patrias

Foto: Chile es tuyo

Foto: Chile es tuyo

É a maior festa chilena, é mais celebrada até mesmo que o Natal e Ano Novo. Dias 18 e 19 de setembro, o país para, são dias para festejar: dia 18 é comemorado a Independência do Chile e no dia 19 a Glória do Exército. Mas o mês de setembro inteiro tem festas e os chilenos ficam bastante animados com os preparativos. Se você viajar para o Chile em setembro vai poder perceber o que eu estou contando. Quer saber mais sobre essa festa, veja esse post.

Olha que curioso:

A Independência do Chile é no dia 12 de fevereiro. Então porque eles comemoram no dia 18 de setembro? Porque de 1810 em diante os patriotas comemoravam todo 18 de setembro a formação da primeira Junta Nacional do Governo, o que foi o primeiro passo para a independência. Desse jeito o país sempre teve o costume de celebrar a Independência no dia 18 de setembro. Como dizem aqui: Las fiestas dieciocheras.

3. Maior piscina do mundo

http://enformol.com/la-piscina-mas-grande-del-mundo/

http://enformol.com/la-piscina-mas-grande-del-mundo/

Sim. A maior piscina do mundo está aqui no Chile. Fica pertinho de Santiago, ela está localizada no Resort San Alfonso Del Mar, na cidade de Algarrobo, há 120 km de Santiago. A piscina tem 1 quilômetro de extensão e 115 metros de profundidade.  Para se ter uma ideia, a extensão total da piscina corresponde a 20 piscinas olímpicas. Para enchê-la é necessário mais de 250 milhões de litros de água do mar, através de um sistema digital de sucção e filtragem. Ainda não fomos conhecer a maior piscina do mundo, mas já está no nosso roteiro para 2017.

4. Terremotos

Chile é o país onde aconteceu o maior terremoto do mundo. Foi no ano de 1960 na cidade de Valdivia – Sul do Chile. (Fomos conhecer a cidade, mas ainda não escrevi todos os posts. Aqui tem um) Foi um terremoto de magnitude 9.5 que destruiu toda a cidade. No ano de 2010 um terremoto de magnitude 8.8, de quase 3 minutos devastou 6 regiões do centro e norte do país, causando mais de 500 mortes – mais informações aqui E em setembro de 2015 nós passamos por um forte terremoto aqui no Chile e eu conto nossa experiência aqui nesse post.

5. A maior torre da América Latina 

Curiosidades Chile

Sky Costanera é o mirante no último andar da torre mais alta da América Latina, de onde você pode ver Santiago em 360º. O edifício tem 300 metros de altura e o mirante fica no 62º andar. Saiba tudo lendo o post da nossa visita.

Olha que interessante:

  • 7 metros por segundo é a velocidade dos elevadores. É possível atingir o piso 63 em apenas 43 segundos.
  • 7.300 vidros, todos diferentes entre si, cobrem a torre. Eles têm tecnologia de isolamento térmico e filtros UV.
  • 3 centímetros pode  oscilar a torre em dias de vento forte.
  • US$ 1.100 milhões é o custo do complexo comercial que conta também com o Shopping Costanera.

6. Estações de esqui

Valle Nevado em novembro

Sabia que os principais centros de esqui do Chile estão a apenas 1 hora de Santiago, são eles: El Colorado, Farellones, La Parva e Valle Nevado – que é a estação que todos os brasileiros querem conhecer por ser a mais alta e a maior do Chile. Em Santiago não neve há mais de dez anos e no alto da montanha, onde estão os centros de esqui, geralmente a neve mostra as caras entre meados de junho e meados de setembro. Aqui um post do nosso dia de esqui em El Colorado.

Farellones

Farellones

Neve no Valle Nevado

E um pouco mais distante da capital chilena está Portillo. É a estação de esqui mais antiga da América do Sul e está a cerca de 160 quilômetros de Santiago, na estrada para Mendonza – Argentina. Tivemos a oportunidade de passar um dia esquiando nesse lugar maravilhoso, veja o post aqui. E no verão também vale a visita, a Laguna del Inca dá um charme e beleza ainda maior ao lugar. Veja o post de Portillo no verão aqui.

Portillo no inverno

Portillo no inverno

Portillo no verão

Portillo no verão

7. Vinhos

Vinícola Errazuriz107

Chile está entre os 5  países maiores produtores de vinhos do mundo. (Dados 2014 – OIV).   O país tem uma média de 400 vinícolas e desse total cerca de 200 são abertas a visitação. (Não achei esse dado oficialmente, informações pesquisadas com instituições da área vitivinícola).  É o país que mais produz Carmenere. Foi ali nos vinhedos da Santa Rita que o Carmenere foi redescoberto. Redescoberto porque no ano de 1860 a peste da filoxera atacou os vinhedos da França o que ocasionou em sua extinção. E no ano de 1994 o  Francês, Jean Michel Boursiquot, estava caminhando pelas plantações de uva da  Viña Carmen (do mesmo grupo da Santa Rita) e descobriu que as uvas que os chilenos pensavam ser Merlot, na verdade eram Carmenere.  

Bodega RE

Bodega RE

São muitos valles, cores, sabores e cheiros. É cada vinícola mais linda que a outra. Já conheço mais de 20 delas e tenho um projeto de conhecer 24 novas nesse ano de 2017. Se levar em consideração que é um passeio que eu amo, vai ser fácil. Confira aqui os posts das vinícolas que já visitei. 

Vinícola Errazuriz

Vinícola Errazuriz

Vai viajar para o Chile? Contrate um Seguro Viagem e não passe perrengues. Aqui no link do blog você ainda ganha descontos. Faça um orçamento e veja que não custa tão caro como você pensa.

2017_01_04-300x250_cupom

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.

 

 

Artigos Relacionados

About the Author

Rosi Guimarães
Author with 209 posts
More about Rosi Guimarães

Sou Rosi Guimarães, mineira de Belo Horizonte, casada com Flávio e mãe do Arthur e da Yasmim. Moramos no Chile desde 2014. Relações Públicas e pós-graduada em cerimonial e organização de eventos. Deixamos uma vida bem estruturada em Belo Horizonte e cá estamos: NÓS NO CHILE!
- Facebook: nosnochile
- Twitter: @nosnochile
- Instagram:@blognosnochile
- snap: blognosnochile

2 Comments

  • Marcel fevereiro 14, 2017 09.39 pm

    Oi! Muito legal seu site! Parabéns! Por acaso, tem algum post seu sobre chip pré pago para celular (valores, operadoras, pacotes de dados)? Irei para Santiago em abril e pretendo usar a internet no celular. Obrigado!

    Reply 
  • Polyana Vilela fevereiro 14, 2017 10.12 am

    Olá, Rosi!

    Você poderia dar dicas para quem está indo no período do Carnaval?
    Porque estou indo agora no dia 25/02 e gostaria de saber se há alguma dica.
    Obrigada!!!

    Reply 

Gostou? Deixe aqui seu comentário

A AUTORA

Rosi Guimarães

Sou Rosi Guimarães, mineira de Belo Horizonte, casada com Flávio e mãe do Arthur e da Yasmim. Moramos no Chile desde 2014. Relações Públicas e especialista em cerimonial e organização de eventos. Deixamos uma vida bem estruturada em Belo Horizonte e cá estamos: NÓS NO CHILE!

Mondial Travel - Nós no Chile
Rentcars - Nós no Chile

TEMPERATURA

Santiago - Chile
13°
Weather from OpenWeatherMap