Atacama Piedras rojas

Deserto do Atacama: Piedras Rojas e Lagunas Altiplánicas

  • Altitude: 4.200 msnm
  • Temperatura: variou entre 8 e 22º (Verão – FEV 2017)
  • Duração do passeio: 7 às 16 horas (os dois passeios)
  • Entrada: $3.000 (Lagunas Antiplánicas)

Nosso primeiro passeio no deserto. Chegamos no dia anterior e preferimos não fazer nenhum passeio, queríamos nos adaptar melhor a altitude. Nesse dia acordamos cedinho e saímos do hotel às 7 horas. A expectativa era grande, já tinha lido, pesquisado e visto muitas fotos e hoje era nosso dia de estar nesse lugar que parecia incrível. Será que eu estava sonhando? Lembrando que vamos fazer dois tours: Piedras Rojas e Lagunas Altiplánicas.

O caminho já é maravilhoso, a gente vai vendo vulcões, vegetações diferentes –  típicas de deserto,  céu azul e muitos animais, entre eles a vicuña, já vou explicar o que é. O simpático guia Genaro que nos acompanhou nesse tour vai passando informações o tempo todo, sobre o clima, a vegetação, a altitude, os vulcões e todas as curiosidades do lugar.  E nós cada vez mais deslumbrados com a paisagem, acho que não conseguíamos nem piscar. 

Nossa Dica: Lembrar de ir tomando goles de água o tempo todo para evitar passar mal com a altitude.

Atacama Piedras Rojas

Atacama Piedras rojas

 Vicuña é esse bichinho da família dos camelos, mas de menor porte e típico do Altiplánico.  Esse animal está protegido, foi caça indiscriminada por muito tempo por causa do cabelo super fino que tem. Era usado para fazer casacos, olha que dó!

Atacama Piedras Rojas

Piedras Rojas 

Nossa primeira parada foi em Piedras Rojas. De novo o guia Genaro nos dá uma aula sobre o lugar e explica porque as pedras são vermelhas e acompanha a gente o tempo todo e ainda ajuda tirando belas fotos. Eu parecia não acreditar no que via, estava deslumbrada. E o silêncio, a paz que o lugar nos passa é inacreditável! Chegamos cedinho e estava muito vazio, então deu para fazer lindas fotos.

Atacama Piedras rojas

Atacama Piedras rojas

Nossa Dica: dá vontade de correr, pular, e fazer tudo rápido para aproveitar o momento, mas não faça isso. Alguns pulinhos que a gente deu para fazer fotos já ficamos cansados. Faça tudo com calma, lembre que você está a mais de 4.200 metro de altitude.

Atacama Piedras rojas

Atacama Piedras rojas

Atacama Piedras rojas

Mas não é só isso! É nesse lugar mágico que a gente toma um delicioso café da manhã, tudo preparado com muito carinho pelo Genaro. Tinha até ovos mexidos quentinhos. Que sonho! Tinha hora que eu não acreditava que estava vivendo esse momento. Eu tinha o sonho de conhecer o Deserto e estava nesse momento realizando esse sonho. 

Atacama Piedras rojas

Atacama Piedras rojas

Sentamos nas cadeiras e ficamos ali contemplando aquele momento, que ficará não só registrado nas fotos, mas na nossa memória. Pensei: um sonho realizado!

Atacama Piedras Rojas

Atenção:  Em Piedras Rojas não tem banheiro, a gente passa quase toda a manhã nesse passeio e o jeito é improvisar atrás das pedras, por isso a necessidade de levar papel higiênico, lencinho umedecido, álcool gel e uma sacolinha para o lixo. O lugar é tão lindo que você acaba não se importando de fazer xixi no banheiro Inca, como disse a Yasmim.

Barriguinha cheia e feliz da vida,  partimos para uma outra lagoa também maravilhosa – Tuyaito. Água azul e rodeada por sal, não tínhamos palavras. Foi uma passada rápida para lindas e partimos para as Lagunas Altiplánicas.

Atacama Piedras rojas

Atacama Piedras rojas

Éramos os únicos nesse lugar!

Atacama Piedras rojas

Atacama Piedras rojas

Atacama Piedras rojas

Lagunas Altiplánicas

Preferimos fazer os dois passeios no mesmo dia e achamos bem tranquilo. Meu Deus! Quando a gente achava que já tinha visto tudo de belo, nossos olhos pareciam não acreditar no que estavam vendo. Uma coisa única, não sei explicar.  Realmente surpreendente o jogo de cores que a natureza nos apresenta!

Atacama Piedras167

Nossa dica: A entrada custa $3.000 e não está incluída no tour. Leve dinheiro trocado para facilitar a sua vida. Não aceitam cartão.

Atacama Lagunas Antiplánicas

Mais uma vez o guia Genaro explicou todos os detalhes sobre as duas lagoas. A Laguna Miscanti e a Miñique, elas ficam dentro da Reserva Nacional Los Flamencos e tem uma taxa de entrada: 3.000 pesos chilenos (essa taxa não está incluída no preço do tour). A vantagem é que nesse local já tem banheiro.

Atacama Piedras rojas

Atacama Piedras rojas

Como as lagoas estão dentro de uma reserva é tudo muito bem cuidado, você só pode caminhar dentro do lugar demarcado com pedras. Paramos primeiro na Laguna Miñique e depois fomos caminhando para a laguna Miscanti. Uma explosão de cores!

Atacama Antiplánicas

Atacama Piedras rojas

O que sentimos: como era nosso primeiro passeio, mesmo tomando água (acho que não tomei o suficiente) me senti um pouco mal, um pouco de enjoo e dor de cabeça. Flávio e Artur não sentiram nada. Yasmim dormiu o tempo todo que estava dentro da van, fiquei até preocupada, mas foi bom porque ela não sentiu nada;

No volta para San Pedro do Atacama paramos no Trópico de Capricórnio. Cruzamos a linha por onde passa o Trópico de Capricórnio e não tinha como não parar para fotos.

Atacama Piedras rojas

Atacama Piedras rojas

Acho que esse foi o meu passeio top 1. Disse acho porque é difícil escolher o melhor, cada um tem suas cores, suas belezas e seus encantos. Mas de verdade, amei esse passeio. Aqui em casa, cada um teve seu top 1, esse foi o meu, os outros vou contando nos outros posts.

Dá para fazer esse tour com crianças? Minhas crianças já tem 12 e 16 anos e foi muito tranquilo. Yasmim não gosta de caminhar e esse tour quase não caminha. A van deixa a gente muito próximo aos lugares, em alguns locais Yasmim preferiu nem descer do carro. Eu acredito que crianças à partir dos 6 anos vai curtir muito mais, para crianças menores é bem sem estrutura. É claro que se a crianças já estiver acostumado a esse tipo de passeio vai se adaptar super bem.

Chegando em San Pedro de Atacama, tinha um almoço delicioso esperando pela gente na agência FlaviaBia Expediciones. O almoço está incluído no tour.

Atacama Piedras173

Como já disse no primeiro post, fizemos nossos tours com a agência FláviaBia Expediciones. Por causa do blog a Flávia me ofereceu 50% de descontos nos nossos passeios. O relato reflete minha opinião sobre o tour sem nenhuma influência. Faria tudo de novo com a agência FlaviaBia Expediciones. Foi simplesmente perfeito. Deu para perceber né? Para receber um orçamento do tour envie um email para:  [email protected] E olha que bacana!!! A Flávia vai te dar 10% de desconto se você dizer que leu o post aqui no blog Nós no Chile. Aproveite!!!

Clique nos links abaixo para ler os outros posts dos nossos passeios no Atacama:

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.

Artigos Relacionados

About the Author

Rosi Guimarães
Author with 202 posts
More about Rosi Guimarães

Sou Rosi Guimarães, mineira de Belo Horizonte, casada com Flávio e mãe do Arthur e da Yasmim. Moramos no Chile desde 2014. Relações Públicas e pós-graduada em cerimonial e organização de eventos. Deixamos uma vida bem estruturada em Belo Horizonte e cá estamos: NÓS NO CHILE!
- Facebook: nosnochile
- Twitter: @nosnochile
- Instagram:@blognosnochile
- snap: blognosnochile

6 Comments

  • Salar de Tara – nosso último e surpreendente passeio no Atacama
    7 de abril de 2017 - 10:03

  • 8 dicas para uma viagem sem perrengues ao Deserto do Atacama
    16 de março de 2017 - 07:34

  • Deserto do Atacama: Geysers del Tatio e Lagunas Escondidas
    15 de março de 2017 - 15:07

  • Deserto do Atacama: Termas de Puritama, Valle de la Luna e Valle de la Muerte
    6 de março de 2017 - 16:56

  • Gisele março 01, 2017 06.16 pm

    Olá Rosi! Tenho acompanhado seu blog, que contem.otimas dicas. Lindas fotos, aguardo os próximos post sobre o Atacama. Se eu não tiver imprevistos em Agosto estarei no Atacama,nao vejo a hora.

    Reply 
    • Rosi Guimarães março 14, 2017 12.55 pm

      Oi Gisele, tudo bem?
      Já publiquei outros posts do Atacama e hoje publiquei mais um. Você viu?
      Um abraço!

      Reply 

Gostou? Deixe aqui seu comentário

A AUTORA

Rosi Guimarães

Sou Rosi Guimarães, mineira de Belo Horizonte, casada com Flávio e mãe do Arthur e da Yasmim. Moramos no Chile desde 2014. Relações Públicas e especialista em cerimonial e organização de eventos. Deixamos uma vida bem estruturada em Belo Horizonte e cá estamos: NÓS NO CHILE!

Mondial Travel - Nós no Chile
Rentcars - Nós no Chile

TEMPERATURA

Santiago - Chile
10°
Weather from OpenWeatherMap