Foto: Emol

Chile enfrenta o maior incêndio florestal da história do país

Sei que o objetivo do blog é o turismo, mas não poderia ficar alheia a essa tragédia. Então vou deixar um breve relato do que está acontecendo aqui no Chile. Já são mais de 350.000 hectares queimados. Um tristeza profunda!

Foto: Emol

Foto: Emol

Segundo a Conaf – Corporación Nacional Forestal, no momento estão ativos 151 focos de  incêndios florestais, desse total, 59 estão controlados, 83 em combate e 9 foi extinguido. A região de Maule, no Sul do país,  foi a mais afetada. Os incêndios na região de Pirque, próximo à Santiago já foram controlados.  Veja detalhes aqui. 

20.424 pessoas estão trabalhando no controle a extinção dos incêndios. São funcionários das Forças Armadas, Brigadistas da Conaf, voluntários de Bombeiros, Carabineros, funcionários municipais, militares e bombeiros estrangeiros entre outros. Infelizmente já são 11 mortos e mais de 1.000 casas destruídas.

Fonte: Emol.com – http://www.emol.com/noticias/Nacional/2017/02/01/842834/Mas-de-20-mil-personas-trabajan-para-combatir-las-llamas-ayer-fueron-exitinguidos-9-incendios.html

Ajuda Internacional

O fogo está sendo combatido com a ajuda internacional. Um avião Supertank, com capacidade para mais de 73 mil litros de água está em ação nas regiões afetadas (doação de uma chilena que mora no Estados Unidos). E hoje entrou em ação a aeronave Rusa Ilyushin Il-76 que também irá ajudar no combate a esse mega incêndio. O Brasil enviou duas aeronaves Hercules C-130 que estão em ação desde domingo. Além de ajuda com pessoal vindo da Colômbia, Perú, Argentina, Bolivia e Uruguai.

Foto: Emol

Foto: Emol

Informações para quem está viajando para o Chile

Os pontos turísticos de Santiago não foram afetados e estão todos funcionando normalmente. Cajón del Maipo também operando normalmente, estrada liberada. Deixo o alerta: É bom contratar uma agência de confiança para fazer esse tour, não arrisque alugando carro, faça o tour com segurança e evite perrengues.

A região de Santa Cruz – Valle de Colchagua foi afetada pelo incêndio, mas pode ser visitada, só evite ir sozinho, melhor fazer o tour com quem conhece a região.

A Capital Chilena está muito poluída, é ideal consumir bastante água. As temperaturas estão variando entre 20 e 34 graus. É indispensável o uso de protetor solar e labial. Bonés, chapéus e óculos escuros também são bem-vindos.
Já me perguntaram: Rosi, acha que devo desmarcar a viagem por causa dos incêndios? Isso é muito pessoal. Eu moro em Santiago e como disse no texto, a capital não foi afetada, mas está bem poluída. Nós sentimos a garganta ardendo e muita poeira em casa.

Mas o que eu quero de verdade é que essa situação passe logo, rezando aqui para cair uma boa chuva. O povo chileno é muito solidário e o país já está bastante mobilizado e enviando ajuda para as áreas afetadas, infelizmente duas cidades inteiras foram queimadas e há muitos desabrigados.

Curiosidade: Os bombeiros chilenos são voluntários, não são remunerados pelo Estado e são mantidos por doações.

Links para quem quer acompanhar as notícias:

Artigos Relacionados

About the Author

Rosi Guimarães
Author with 202 posts
More about Rosi Guimarães

Sou Rosi Guimarães, mineira de Belo Horizonte, casada com Flávio e mãe do Arthur e da Yasmim. Moramos no Chile desde 2014. Relações Públicas e pós-graduada em cerimonial e organização de eventos. Deixamos uma vida bem estruturada em Belo Horizonte e cá estamos: NÓS NO CHILE!
- Facebook: nosnochile
- Twitter: @nosnochile
- Instagram:@blognosnochile
- snap: blognosnochile

5 Comments

  • Maria Inez Galhardo fevereiro 03, 2017 08.59 am

    Obrigada, Rosi! Estou com viagem marcada para o Chile no final de março e suas informações foram de grande ajuda. Abraços.

    Reply 
  • karla fevereiro 02, 2017 12.12 pm

    Rosi, você saberia informar se dá para fazer passeio para Valparaíso e para Cajon del Maipo? Para quem é alérgico, consegue suportar ou tá muito complicada a questão do ar?

    Reply 
  • Aparecida fevereiro 01, 2017 05.04 pm

    Obrigada por nos trazer informação com o mapa dos focos, que tanto nos entristece.

    Reply 
  • Alex Antão fevereiro 01, 2017 05.48 am

    Acabei de voltar de Santiago. A situação está crítica mesmo, só se fala disso nos jornais, até acusando o governo de não tomar atitudes de prevenção e abandono dos pobres. Muito triste a situação.
    A cidade está com uma névoa por causa dos incêndios.

    Reply 
    • Rosi Guimarães fevereiro 01, 2017 11.54 am

      Oi Alex,
      E como foi a sua viagem, deu tudo certo?
      Sim, infelizmente a situação não está boa por aqui. Santiago está bastante poluída, mas vamos torcer para essa situação passar logo.
      Um abraço!

      Reply 

Gostou? Deixe aqui seu comentário

A AUTORA

Rosi Guimarães

Sou Rosi Guimarães, mineira de Belo Horizonte, casada com Flávio e mãe do Arthur e da Yasmim. Moramos no Chile desde 2014. Relações Públicas e especialista em cerimonial e organização de eventos. Deixamos uma vida bem estruturada em Belo Horizonte e cá estamos: NÓS NO CHILE!

Mondial Travel - Nós no Chile
Rentcars - Nós no Chile

TEMPERATURA

Santiago - Chile
10°
Weather from OpenWeatherMap