Portillo e Vinícola In Situ Chile

Chile: Vinícola e Neve no mesmo passeio!

Que o Chile é um país incrível todos já sabem. Não canso de repetir isso aqui no blog. Eu, uma mineira que mudou de mala e cuia para essas terras andinas, vejo que uma das vantagens de morar na capital chilena é que em uma hora você pode estar numa montanha cheia de neve,  na praia, ou se preferir, numa charmosa vinícola conhecendo o processo de produção do vinho chileno.

Portillo e Vinícola In Situ Chile

Agora imagina você ter a oportunidade de conhecer uma vinícola do Valle de Aconcágua e poder brincar na neve no mesmo dia? Essa é a proposta da agência Indo pro Chile. Eles, como sempre, saindo na frente! Acabaram de lançar o passeio: Vinícola San Esteban (In Situ) e Portillo com Laguna del Inca. Fui convidada para conhecer a novidade e contar tudo pra você.

Portillo e Vinícola In Situ Chile

O dia começa cedinho. Às 8:30 da manhã, a Indo pro Chile começa a passar nos hotéis para pegar os turistas. E lá vamos nós (eu e um grupo de mais 5 pessoas) em direção ao Valle de Aconcágua, na pequena cidade de Los Andes, onde está a charmosa vinícola San Esteban (In Situ).  Quem nos acompanhou nesse passeio foi o divertido guia Julio – um chileno que fala portunhol. A estrada já é uma graça! De longe já era possível ver a linda e majestosa Cordilheira.

Portillo e Vinícola In Situ Chile

Depois de mais ou menos uma hora de trinta de viagem, chegamos na cidadezinha de Los Andes, por onde passamos com bastante calma para apreciar a tranquilidade e beleza do lugar.

Portillo e Vinícola In Situ Chile

A vinícola

Chegamos em San Esteban onde está a vinícola do mesmo nome, no Valle de Aconcágua. A viña foi fundada por José Vicente, produtor de uva, e seu filho Horacio, que é o enólogo. Localizada aos pés da Cordilheira dos Andes e na lateral do Rio Aconcágua, são 150 hectares de vinhedo, com mais de 10 variedades de uvas plantadas.

Portillo e Vinícola In Situ Chile

Quem nos recebeu para contar um pouco da história do lugar foi a simpática Angelina, nascida e criada em Los Andes, uma apaixonada pelo lugar, era fácil perceber o seu amor pela região.

Portillo e Vinícola In Situ Chile

Nós tivemos sorte! O dia estava lindo e com céu azul. Angelina nos explicou um pouco sobre a produção dos vinhos brancos e tintos e nos mostrou o vinhedo que produz também uvas de mesa (Red Glob e Thompson). A vinícola está na terceira geração da família e dentro da propriedade está o Parque Arqueológico Cerro Paidahuén, que é um Monumento Nacional. No local é possível ver misteriosos desenhos de épocas passadas que foram feitos nas rochas. Infelizmente por falta de tempo não chegamos até o local, mas é aberto a visitação e mantido pela vinícola.

Portillo e Vinícola In Situ Chile

Muito curiosa, perguntei a Angelina o porquê da vinícola ter dois nomes: San Estaban e In Situ. Ela me explicou, que como o local era estudado por geólogos e arqueólogos e eles usavam muito a palavra In Situ, o dono gostou e acabou utilizando numa linha de vinhos. A Logomarca da linha In Situ é um dos desenhos que podem ser vistos nas rochas. Passamos então para a bodega, onde a guia continua a explicação sobre os vinhos. São produzidas 3 milhões e seiscentas mil garrafas por ano.  E uma outra curiosidade é que 98% da produção é exportada. Por isso é difícil ou quase impossível ver esses vinhos nos supermercados de Santiago.

Portillo e Vinícola In Situ Chile

Portillo e Vinícola In Situ Chile

E é chegada a melhor hora: Degustação! São 4 vinhos. Primeiro um Chardonnay 2016, seguido de um Carmenere… todos de excelente qualidade.

Portillo e Vinícola In Situ Chile

E na loja da vinícola tem os vinhos disponíveis para a venda. É lógico que todos quiseram comprar. Tinha também artesanatos e produtos típicos da região. Uma graça a lojinha. Ótima oportunidade para levar algo bem característico dessa região para o Brasil.

Portillo e Vinícola In Situ Chile

Portillo e Vinícola In Situ Chile

Portillo e a Laguna del Inca

Depois de conhecer o processo de produção do vinho, degustar e comprar, pegamos estrada para Portillo – estação de ski mais antiga da América do Sul, no caminho para Mendonza – Argentina.

Portillo e Vinícola In Situ Chile

A estrada é linda e cercada por montanhas. Passamos por Los Caracoles, uma sucessão de 30 curvas para chegar até Portillo. É preciso ter muito cuidado e atenção, trecho bem perigoso e cheio de caminhões. Paramos na curva 17 para tirar foto.

Portillo e Vinícola In Situ Chile

Portillo e Vinícola In Situ Chile

Chegamos em Portillo estava cheia de neve!

Portillo e Vinícola In Situ Chile

Portillo e Vinícola In Situ Chile

Em frente ao hotel tem um espaço para você brincar na neve e tirar lindas fotos, na parte de trás está maravilhosa Laguna del Inca, que faz a estação ficar mais perfeita ainda. Pegamos um dia bonito na vinícola, mas quando chegamos em Portillo o tempo já tinha fechado, mas ainda assim, muito bonito o lugar.

Portillo e Vinícola In Situ Chile

Portillo e Vinícola In Situ Chile

Diz a lenda que os ruídos que se escuta durante a noite na lagoa são os lamentos do Inca Illi Yunqui por sua amada Princesa Kora-llé. Ela foi enterrada na lagoa depois de despencar de um penhasco. E desde então a água se tingiu com a cor esmeralda dos olhos da princesa. No verão a água fica realmente na cor de esmeralda. Já visitamos a estação no verão, leia o post aqui. 

Portillo e Vinícola In Situ Chile

Portillo tem opção de almoço. Custa $15.000 (R$75,00) a refeição completa.  Mas preferimos subir para o bar que tem no segundo andar do hotel e pedimos sanduíches. Eu comi esse sandubão delicioso com um suco de framboesa e paguei $8.000 (R$45,00) e estava muito bom!

Depois da barriguinha cheia aproveitamos para brincar na neve e tirar muitas fotos. Foi um dia delicioso com um grupo de turistas muito bacana, tinha uma galerinha de Goiás e outra de São Paulo e o guia Julio que é uma graça. Um detalhe que já ia esquecendo de contar: a van super nova, limpa e com água mineral disponível para os turistas. Isso faz diferença! Ponto para a Indo pro Chile.

Portillo e Vinícola In Situ Chile

Finalzinho de tarde, hora de pegar estrada de volta para Santiago. Feliz da vida!!! Fiz o passeio com a Indo pro Chile e recomendo.

Faça uma cotação com o a agência Indo Pro Chile. Basta preencher o formulário abaixo!

  

Artigos Relacionados

About the Author

Rosi Guimarães
Author with 216 posts
More about Rosi Guimarães

Sou Rosi Guimarães, mineira de Belo Horizonte, casada com Flávio e mãe do Arthur e da Yasmim. Moramos no Chile desde 2014. Relações Públicas e pós-graduada em cerimonial e organização de eventos. Deixamos uma vida bem estruturada em Belo Horizonte e cá estamos: NÓS NO CHILE!
- Facebook: nosnochile
- Twitter: @nosnochile
- Instagram:@blognosnochile
- snap: blognosnochile

9 Comments

  • Chile: Nevasca cobre Santiago de branco
    16 de julho de 2017 - 12:39

  • Renata julho 16, 2017 09.14 am

    Olá!!! Adoro seu blog e o Chile!! E vou agora em agosto pela terceira vez a passeio e gostaria de te pedir uma ajuda. Gostaria de ir em algum cassino, mas como ficarei poucos dias tem que ser em Santiago. Vc conhece algum?

    Reply 
  • clarita julho 13, 2017 02.38 pm

    Gostaria de saber onde alugo roupas para neve e qual o preço

    Reply 
  • Alexandra Peressoni julho 13, 2017 08.37 am

    Olá, bom dia!

    Gostaria de saber se no início de setembro há neve no Vale Nevado.
    Obrigada e parabéns pelo site!

    Reply 
    • Rosi Guimarães julho 13, 2017 10.05 am

      Oi Alexandra,
      Geralmente tem sim, mas tudo depende das condições climáticas.
      Abraço!

      Reply 
  • Sávio Ricardo julho 12, 2017 04.45 pm

    Olá… Boa tarde

    Estou indo para o Chile mês q vem, e pretendo ir para Vina del mar por conta própria, de ônibus. Gostaria de saber se lá existe guias para contratar?? Se sim, são fáceis de encontrar???

    Reply 
  • viviane julho 12, 2017 10.42 am

    Olá Rosi! Será que outubro (segunda quinzena) ainda consigo encontrar neve?

    Reply 
    • Rosi Guimarães julho 13, 2017 10.14 am

      Oi Viviane,
      Pouco provável, mas tudo depende das condições climáticas. Outubro não é um mês comum de neve, ela costuma ficar até meados de setembro.
      Abraço!

      Reply 

Gostou? Deixe aqui seu comentário

A AUTORA

Rosi Guimarães

Sou Rosi Guimarães, mineira de Belo Horizonte, casada com Flávio e mãe do Arthur e da Yasmim. Moramos no Chile desde 2014. Relações Públicas e especialista em cerimonial e organização de eventos. Deixamos uma vida bem estruturada em Belo Horizonte e cá estamos: NÓS NO CHILE!

Mondial Travel - Nós no Chile
Rentcars - Nós no Chile
10% de desconto - Brazilian Travel Card

TEMPERATURA

Santiago - Chile
11°
Weather from OpenWeatherMap