Deserto do Atacama: Geysers del Tatio e Lagunas Escondidas

Hoje, você vai conhecer o Geysers del Tatio e Lagunas Escondidas, dois dos diversos pontos turísticos do Deserto do Atacama que valem a pena visitar.

O Geysers del Tatio, um conjunto de geisers e fontes termais que fica a 4 mil metros de altitude.

Já o Lagunas Escondidas, é um conjunto de lagos que fica a 3 mil metros de altitude.

Neste artigo, vou abordar sobre esses dois principais pontos turísticos do Deserto do Atacama. Continue acompanhando.

Deserto do Atacama: Geysers del Tatio e Lagunas Escondidas

Mais um dia de 2 passeios no Deserto.

Dessa vez, fomos aos Geysers pela manhã e à tarde, às Lagunas Escondidas.  Quando os tours são de meio período, dá para fazer dois por dia tranquilamente.

O Deserto do Atacama é um lugar surpreendente. É o deserto mais árido do mundo e, ao mesmo tempo, um lugar de beleza única. Além disso, as paisagens do deserto são únicas, com geysers e lagunas escondidas.

Geysers del Tatio

• Altitude: 4.300 msnm
  • Temperatura: variou entre -4 e 18º (Verão –  fev 2017)
  • Duração do passeio: 5 às 12 horas
  • Entrada:$10.000

Dia de sair de madrugada, pois esse tour começa às 5 horas da matina. São mais de 40 Geysers, 60 termas e 70 fumarolas que estão a cerca de 100 quilômetros de San Pedro do Atacama.

Ainda escuro e temos que sair preparados para temperaturas negativas, mesmo no verão. No inverno os termômetros podem chegar a marcar -20º.

Confesso que esse foi o passeio que gostei menos e vou explicar os motivos.

Yasmim passou mal durante a noite, não dormiu bem e, é claro, eu também não. Então, decidimos que ela não iria nesse passeio e o Flávio ficou no hotel com ela.

Fomos eu e o Arthur. Eu já estava muito cansada e ter que acordar às 4 da manhã, quase na hora que tinha conseguido dormir um pouco, foi pesado.

A van chegou no horário marcado. Como estava tudo escuro, aproveitamos para dormir durante o percurso da viagem. E como pegamos no sono, acabamos não tomando os goles de água necessários para ajudar na ambientação da altitude.

Em outras palavras, não segui as recomendações e passei perrengues.

Geysers del Tatio como foi?

Apesar de estar bem agasalhada, cheguei ao Campo Geotermal sentindo muito frio (- 4 graus), e com bastante dor de cabeça.  Esse foi o único passeio que senti a altitude.

Quem nos acompanhou nesse tour foi o guia Damian, um chileno que fala “portunhol” (dá para entender bem) e o motorista Victor.

Depois de mais ou menos uma hora e meia de viagem, chegamos. Ainda estava escuro e saímos caminhando pelos Geysers.

O local é rodeado por montanhas e vulcões que chegam a medir  5.900 metros de altura do nível do mar. O cheiro de enxofre é bem forte, e como estava com dor de cabeça, para mim, foi terrível.

Damian vai nos explicando como acontece o processo da água ferver e soltar fumaça. Fenômeno que só é possível ser apreciado entre 6 e 8 horas da manhã. Por isso, temos que sair tão cedo do hotel.

Segundo ele, isso se dá ao fato de estarmos em um campo de lavas com águas subterrâneas e a mesma fervendo num ambiente muito frio (temperaturas negativas) faz a produção de tanta fumaça.

E a propósito, os Geysers del Tatio estão a exatos 4.320 metros de altura do nível do mar, ou seja, são os mais altos do mundo.

Sobre a visita ao Geysers del Tatio

Outro motivo por eu não ter gostado, é que estava muito nublado nesse dia e ventando muito e isso fazia com que a fumaça se espalhasse por todo lugar e não somente na posição vertical, como havia visto em várias fotos.

Mas foi bacana ver o dia ir amanhecendo e a gente ali caminhando naquele mundo de fumaça quente. De todo modo, Arthur gostou mais do que eu. Repare na foto como o dia estava cinza.

A piscina termal El Tatio é liberada para banho. Eu não arrisquei, mas Arthur entrou e não achou a água tão quente, mas valeu a experiência.

Ele já tinha saído do hotel com roupa de banho, mas no local há vestiário disponível.

Além disso, a agência cedeu um roupão, pois quando você sai da piscina termal sente muito frio.

Inclusive, o roupão ajudou muito, já que o Arthur chegou a dizer que foi o momento que ele mais sentiu frio na vida. Eu imagino!

Depois da caminhada pelo Geysers e de várias fotos, era hora do nosso café da manhã. Tudo preparado pelo Damian e pelo Victor.

Minha dor de cabeça persistia. Tinha esperança que depois do café passaria. E chegou a hora tão esperada: pão caseiro, leite quentinho, café, chá, ovos mexidos preparados na hora, queijo, bolo, doce de leite… Foi ótimo para esquentar um pouco.

E depois do café da manhã dei uma boa melhorada. Fiquei até mais animada para continuar o passeio.

Depois de presenciar esse fenômeno tão diferente, do café da manhã delicioso, do mergulho na piscina termal, era hora de ir embora.

Já no caminho de volta, paramos em Machuca.

Dica sobre o Geysers del Tatio

Aliás, esse passeio não é ideal para crianças. Além de ter que sair de madrugada, o lugar é perigoso para os niños. Portanto, é melhor evitar.

Ainda bem que a Yasmim não foi, ela com certeza não iria curtir. E olha que ela não é tão criança! Na verdade, não vi nenhum pequeno nesse passeio.

Povoado de Machuca

Machuca é um povoado de umas 20 casas e uma igreja. Tivemos a sensação que o tempo ali parou. Com paisagem única no meio das montanhas, a 4.000 metros de altitude.

A atividade principal desse povoado é a criação de llamas. A população aproveita o grande número de turistas que visitam o local para vender churrasquinhos dessa iguaria. Artur provou e gostou!

Saindo de Machuca, continuamos vendo paisagens incríveis!

O passeio da manhã terminou por volta de 12 horas, já tínhamos outro tour programado para a tarde.

Chegamos no hotel e Yasmim já estava melhor. Almoçamos e às 15 horas saímos para o passeio da tarde.

O que vestir no Deserto do Atacama?

Nossa dica: É o passeio mais frio do Deserto. Mesmo no verão, as temperaturas são negativas. Já, no inverno, pode chegar a -20º.

Logo, é importante se vestir adequadamente.

Em resumo, roupas térmicas e utilizar camadas fazem toda a diferença, confira o meu vídeo sobre roupas de frio para o Chile.

Lagunas Escondidas de Baltinache

• Altitude: 2.400 msnm
  • Temperatura: variou entre 18 e 26º (Verão – fev 2017)
  • Duração do passeio: 15 às 20 horas
  • Entrada:$5.000

Agora vamos falar um pouco sobre as Lagunas Escondidas, um ponto turístico ainda pouco descoberto pelos turistas.

Elas ficam a cerca de 40 minutos de San Pedro do Atacama, numa estrada com muitas pedras.

A proposta do local é: mergulhar nas águas salgadas, num lugar que combina beleza natural e paz!

Segundo o guia Damian as lagunas escondidas tem 9 vezes o número de sal que tem o mar morto. Até pesquisei, mas não achei nada sobre isso, então não sei se é verdade. De toda forma,  comprovamos que era puro sal.

São 7 lagoas de cor azul turquesa surpreendente, rodeadas por uma capa de sal que faz a cor realçar ainda mais.

Desse total, apenas 2 são próprias para banho, a primeira e a última. A alta quantidade de sal da água faz você flutuar sem nenhum esforço. Chegamos e fomos direto para a última lagoa – que é a mais funda – para experimentarmos a água salgada.

Dica sobre Lagunas Escondidas de Baltinache

É uma caminhada sobre pedras de sal, portanto, vá com tênis confortáveis. Ademais, leve chinelos para quando sair da lagoa e, assim,  evitar cortar os pés com o sal cristalizado.

Também é indicado usar o protetor solar depois que sair da lagoa, assim não contamina a água.

Por fim, evite afundar a cabeça.

A flutuação foi comprovada pelo Arthur, Yasmim e Flávio que entraram e disseram sentir o corpo leve. Mesmo que se esforce é impossível afundar.

Eles entraram e ficaram rindo da sensação de flutuar. Mas, não dá para ficar muito tempo; eles ficaram uns 20 minutos e já tiveram que sair porque o sal faz os olhos arderem.

Mais uma vez, fomos um dos primeiros a chegar. E quando estávamos voltando para a primeira lagoa, onde seria montado o nosso lanche, estava chegando muitas pessoas.

A principal vantagem de chegar cedo é que dá para fazer fotos com o local vazio.

Caminhamos de volta para perto da primeira lagoa, nosso coquetel já estava pronto. Espumante para os adultos, suco natural para as crianças e lanchinhos deliciosos.

Inclusive, comi um pastel de choclo perfeito. Um mimo delicioso oferecido pela agência.

Lagunas Escondidas de Baltinache com crianças?

Se for com criança, é bom levar água potável para jogar no corpo quando sair da água. Nós acabamos usando nossa água mineral que tínhamos levado para tomar.

Além disso, saia do hotel com o traje de banho e ganhe tempo.

Deserto do Atacama: Geysers del Tatio e Lagunas Escondidas

Mesmo passando mal no começo do dia, conhecer o Geysers del Tatio e Lagunas Escondidas foi muito legal. Afinal, o Deserto do Atacama é um lugar surpreendente.

Vale muito a pena conhecer cada um desses lugares e também incluir no seu roteiro as Termas de Puritama, Valle de la Luna e Valle de la Muerte.

Leia aqui os outros textos e dicas sobre o Deserto do Atacama

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *