Atacama PUritama e Valle de la Luna196

Deserto do Atacama: Termas de Puritama, Valle de la Luna e Valle de la Muerte

Nosso segundo dia de passeios aqui no Deserto. Escolhemos fazer dois tours no mesmo dia e na verdade conhecemos três lugares lindos: Thermas de Puritama, Vale da Lua e Vale da Morte. Aproveitando o máximo nosso tempo no Atacama. Mais um dia delicioso no Deserto mais árido do mundo.

Atacama PUritama e Valle de la Luna182

Termas de Puritama

Valle de la Luna

Valle de la Luna

Valle de la Muerte

Valle de la Muerte

Clique abaixo para ler os outros posts que já estão disponíveis aqui no blog:

Termas de Puritama

  • Altitude: 3.500 msnm
  • Temperatura: variou entre 15 e 28º (Verão – FEV 2017)
  • Duração do passeio: 8 às 13 horas.
  • Entrada: $15.000 (não está incluído no valor do tour)

DCIM102GOPROGOPR2907.

Lembram que no post anterior comentei que cada um aqui em casa teve o top 1 dos passeios? Então, as termas foram o melhor passeio para a Yasmim, foi o tour que ela mais amou, tomar banhos nas águas quentinhas do vulcão Putama foi realmente incrível.

DCIM102GOPROGOPR2860.

Nesse passeio não saímos tão cedo, então deu tempo de tomar café da manhã no hotel e às 8 horas a van da agência FlaviaBia Expediciones já estava na porta esperando pela gente. As termas ficam a cerca de 40 minutos de San Pedro de Atacama, e não é tão frio, nesse dia fomos de bermuda e casaquinhos leves. Ponto para a agência! Fomos os primeiros a chegar na entrada das termas, que ainda estavam fechadas, esperamos um pouquinho e logo abriu.

Atacama PUritama e Valle de la Luna175

Atacama PUritama e Valle de la Luna176

Recebemos roupão, mimo delicioso da FlaviaBia Expediciones. E para nossa surpresa, o guia Genaro nos avisa que receberíamos uma massagem dentro da água. Ahhh!!! Aí pronto! Yasmim estava no céu e nós também, é claro!

Atacama PUritama e Valle de la Luna177

Como fomos os primeiros a chegar isso fez toda a diferença, as 8 piscinas naturais do local estavam vazias e aí aproveitamos para fazer lindas fotos (só não fomos na piscina nº1 que estava reservado para o Hotel Explora – mesmo dono das termas).

Atacama PUritama e Valle de la Luna178

Atacama PUritama e Valle de la Luna182

Atacama PUritama e Valle de la Luna183

A massagem é feita pela simpática Valentina e é muito bom!! Tudo perfeito: lugar lindo, água quentinha, um silêncio que imperava e ainda massagem? Foi demais!

Atacama PUritama e Valle de la Luna180

Nossa dica: Já saia do seu hotel com a roupa de banho, assim você não perde tempo, já chega e entra na água e aproveita mais.

Atacama PUritama e Valle de la Luna179

Só teve uma coisa ruim nesse passeio. Passou muito rápido! Por mim, e claro, pela Yasmim também, ficaríamos o dia todo naquela água quentinha de 33ºC. Mas já era hora de ir embora. Vestimos os roupões e fomos trocar de roupa. Como o local é particular (por isso paga-se para entrar) é tudo muito estruturado, tem banheiro, vestiário e uma área para lanches. E é nessa área que estava preparado o nosso delicioso lanche. O lanche está incluído no tour da FlaviaBia Expediciones.

Atacama PUritama e Valle de la Luna185

Atacama PUritama e Valle de la Luna186

Valle de la Luna e Valle de la Muerte

  • Altitude: 2.500 msnm
  • Temperatura: variou entre 18 e 35º (Verão – FEV 2017)
  • Duração do passeio: 16h às 21 horas
  • Entrada: $3.000 (não está incluído no valor do tour)

Atacama PUritama e Valle de la Luna188

Esse tour foi na parte da tarde porque é ideal para apreciar o pôr do sol de um lugar perfeito!  Esse foi o passeio top 1 do Arthur. Saímos do hotel às 15h30, é muito perto de San Pedro, acredito que uns 15 quilômetros de distância. Chegamos muito rápido e mais uma vez, fomos um dos primeiros a chegar. O passeio começou na caverna de sal e o guia Genaro nos acompanhou também nesse tour.

Atacama PUritama e Valle de la Luna189

Começamos a entrar na caverna de sal e o Genaro foi passando as informações do lugar, de repente foi ficando escuro e bem apertado e Yasmim não quis encarar. Ela preferiu voltar e eu para não deixa-la sozinha voltei com ela e ficamos sentadas numa sombra próxima a entrada da caverna. Arthur e Flávio continuaram seguindo por dentro da caverna com o guia Genaro.

Atacama PUritama e Valle de la Luna191

Atacama PUritama e Valle de la Luna192

 

Saindo da caverna fomos desbravar as Cordilheiras de sal. A história conta que essas cordilheiras de sal se iniciaram há mais de trinta milhões de anos e são formadas por sal, gesso e argila. Isso branquinho aí na foto que parece neve é puro sal.

Atacama PUritama e Valle de la Luna190

Fizemos o percurso dentro do Valle de la Luna todo de carro, mas tem gente que faz caminhando. Íamos parando para receber informações dos lugares  lugar e tirar lindas fotos, a paisagem vai mudando um pouco, mas o branquinho do sal prevalece.

Atacama PUritama e Valle de la Luna197

Nossa dica: Se estiver com criança sugiro que faço o percurso de carro também, é uma caminhada pesada para quem está com criança. E para os aventureiros(que não era o nosso caso) tem o trekking.

Atacama PUritama e Valle de la Luna193

 A cordilheira de sal tem um extensão de 100 quilômetros de comprimento e 10 de largura, vai desde o salar de Atacama até Antofagasta e o Valle de la luna fica dentro dessa cordilheira. Fomos até outra mina de sal – Crisanta, onde tem uma casa que segundo o guia, foi construída pelos mineros (homens que trabalham em minas) Atacamenhos.

Atacama PUritama e Valle de la Luna202

Atacama PUritama e Valle de la Luna198

Aí nesse local, como a caverna não é tão profunda, nem tão escuro entramos todos.

Atacama PUritama e Valle de la Luna201

As minas de sal deixaram de existir nessa região porque eles descobriram que esse sal não tinha iodo, então as minas foram fechadas. Veja na foto abaixo o sal cristalizado.

Atacama PUritama e Valle de la Luna199

DCIM102GOPROGOPR3033.

Dali partimos para o Pedra do Coyote. Mais um lugar incrível, parecíamos que estávamos em uma cena de filme. Nesse lugar o Arthur ficou louco. Que vista era aquela que nossos olhos estavam enxergando.

Atacama PUritama e Valle de la Luna205

DCIM102GOPROGOPR3045.

Não sabíamos se tirávamos foto, se pulávamos de alegria ou se apenas ficávamos ali parado diante de tanta belezura. Foi mais uma explosão de sentimentos que vivemos no Deserto: alegria, surpresa, encantamento… Vontade de fazer o tempo parar!

Atacama PUritama e Valle de la Luna204

Infelizmente não demoramos muito aí, como já comentei fomos em fevereiro, época de alta temporada aqui no Chile, então estava tudo muito cheio, começou a encher e aí fomos para o Valle de La Muerte apreciar o pôr do sol e fazer o nosso lanche. O Valle de la Muerte fica exatamente ao lado da Pedra do Coyote, fizemos a travessia de carro e é muito rápido.Atacama PUritama e Valle de la Luna206

Nessa hora já estava começando o pôr do sol e ficamos ali admirando e vivendo mais uma experiência incrível da nossa viagem para o Deserto. Mais uma paisagem também muito diferente, o Deserto é assim, cada lugar, uma surpresa!

Atacama PUritama e Valle de la Luna207

DCIM102GOPROGOPR3066.

Nossa dica: No Valle de la Muerte venta muito, então leve agasalhos.

E nesse belo local encerramos mais um dia perfeito: lanchinho preparado com maior carinho pelo nosso guia Genaro e um lindo pôr do sol. E olha que nesse dia estava um pouco nublado e o pôr do sol não foi tão perfeito, mas para nós, estava tudo perfeito.

Atacama PUritama e Valle de la Luna209

.

Vocês viram que nós fizemos 3 passeios em um mesmo dia, certo? Sim e pra falar a verdade não achei tão cansativo. Como já falei, minhas crianças já não são tão crianças, mas se fossem pequenas aguentaria “o tranco”(como dizemos em Minas) também, com uma boa agência fica tudo muito prático e confortável e o que é melhor, sem perrengues.

Como já comentei nos outros posts, fizemos nossos tours com a agência FláviaBia Expediciones. Por causa do blog a Flávia me ofereceu 50% de descontos nos nossos passeios. O relato reflete minha opinião sobre o tour sem nenhuma influência. Faria tudo de novo com a agência FlaviaBia Expediciones.  Para receber um orçamento do tour envie um email para: [email protected]

E olha que bacana!!! A Flávia vai te dar 10% de desconto se você dizer que leu o post aqui no blog Nós no Chile. Aproveite!!

Aqui os outros posts que já escrevi sobre o Atacama:

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.

Artigos Relacionados

About the Author

Rosi Guimarães
Author with 220 posts
More about Rosi Guimarães

Sou Rosi Guimarães, mineira de Belo Horizonte, casada com Flávio e mãe do Arthur e da Yasmim. Moramos no Chile desde 2014. Relações Públicas e pós-graduada em cerimonial e organização de eventos. Deixamos uma vida bem estruturada em Belo Horizonte e cá estamos: NÓS NO CHILE!
- Facebook: nosnochile
- Twitter: @nosnochile
- Instagram:@blognosnochile
- snap: blognosnochile

3 Comments

  • 8 dicas para uma viagem sem perrengues ao Deserto do Atacama
    17 de abril de 2017 - 11:05

  • Deserto do Atacama: Piedras Rojas e Lagunas Antiplánicas
    16 de março de 2017 - 07:43

  • Deserto do Atacama: Geysers del Tatio e Lagunas Escondidas
    15 de março de 2017 - 15:22

Gostou? Deixe aqui seu comentário

A AUTORA

Rosi Guimarães

Sou Rosi Guimarães, mineira de Belo Horizonte, casada com Flávio e mãe do Arthur e da Yasmim. Moramos no Chile desde 2014. Relações Públicas e especialista em cerimonial e organização de eventos. Deixamos uma vida bem estruturada em Belo Horizonte e cá estamos: NÓS NO CHILE!

Mondial Travel - Nós no Chile
Rentcars - Nós no Chile
10% de desconto - Brazilian Travel Card

TEMPERATURA

Santiago - Chile
24°
Weather from OpenWeatherMap