Cajón del Maipo Chile

É verão no Chile. O que fazer e que roupas colocar na mala?

De 21 de dezembro a 20 de março é verão no Chile.  Não tem neve nessa época e dificilmente chove. Então, até o dia 20 de março o sol racha por aqui, as temperaturas podem chegar aos 33 ou 35 graus nos dias mais quentes.  E qual é a diferença do verão brasileiro? É que aqui no Chile além de ser quente, é muito seco e os dias são maiores, só anoitece por volta de 21:00 horas, isso mesmo, jantamos com o sol quente e quando assustamos já passa da meia noite. Ainda bem que nos meses de janeiro e fevereiro são férias escolares do Arthur e da Yasmim e podemos dormir e acordar mais tarde.

Com calor e clima seco, alguns itens tornam-se obrigatórios: Protetor solar, chapéus, viseiras, bonés, protetores labiais e muita, mas muita água. Aqui tem a dica da água que é mais parecida com a nossa água brasileira, porque aqui no Chile á água tem muitos sais e o gosto é estranho para nós (até hoje só tomamos água mineral). É bom trazer soro ou sorine para ajudar na umidificação do nariz.

O que colocar na mala?

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

Roupas leves para os passeios durante o dia. Os homens podem abusar das bermudas e as mulheres dos shorts. Tênis e sandálias confortáveis são bem-vindos. Se não quer ficar com marca de sol, prefira as camisas de manga curta, são melhores que as camisetas (sem manga). As mulheres podem usar vestidos, saias, ou seja, o mesmo que se usa no verão brasileiro.

A noite a temperatura cai um pouco, pode chegar aos 18 graus, então é sempre bom colocar alguns (uns 2 ou 3) agasalhos leves na mala para sair à noite. Essa é a diferença do Brasil, aqui é agradável para dormir, você não assa durante a noite.

Atenção!

Cajon del Maipo Chile

Se for fazer fazer passeios no Valle Nevado ou Cajón del Maipo você vai precisar de calça, tênis confortável (tipo de treking) e 1 agasalho um pouco mais pesado, nesses locais o vento é sempre forte e sem mais nem menos a temperatura pode cair. Sei que você vai me perguntar: compensa ir no Valle Nevado no verão? Veja minha resposta aqui.

Quais são os passeios mais indicados para essa época do ano?

Centro Histórico de Santiago

Centro Histórico de Santiago

Não tem como fugir dos básicos: Conhecer o Centro Histórico, ver a Troca de Guarda, Mercado Central, Cerro San Cristóbal e dar uma voltinha no teleférico, Cerro Santa Lucía. Ver o pôr do sol na torre mais alta da América Latina. e conhecer as cidades litorâneas de Valparaíso e viña del Mar.

E é claro que você não vai ir embora do Chile sem conhecer uma vinícola né? Mesmo que você não tome vinho, acho que é um passeio que vale a pena. No verão as parreiras estão lindas, nos meses de janeiro, fevereiro e março já é possível ver lindos cachos de uvas. Em março acontecem as festas de Vendimia aqui no Chile.

Vinícola Santa Rita - DEZ/16

Vinícola Santa Rita – DEZ/16

Se busca as vinícolas mais próximas, aqui um post com opções de 5 viñas perto de Santiago e fácil chegar por conta própria. No Chile tem muitas vinícolas para visitar, as grandes, as pequenas, as exclusivas, as que são longe de Santiago, as que são perto, as luxuosas e as mais simples. Aqui tem muitos posts sobre as vinícolas que já visitamos, o melhor é você ler e ver a que mais combina com você. Só não vale ir embora sem conhecer o processo de produção do vinho chileno, combinado?

A luxuosa Vinícola VIK

A luxuosa Vinícola VIK

E para essa época do ano uma boa pedida são os Parques de Santiago. Tem o Parque Bicentenário, o Parque de Las Esculturas e o Parque Florestal. Quer mesclar parques e museus? O Parque Florestal fica em frente ao Museu Bellas Artes.  Outra opção é conhecer o Parque Quinta Normal e seus Museus e lá pertinho está o Museu da Memória e dos Direitos Humanos, depois da visita ao Museus da Memória você pode ir almoçar no Restaurante da Barbearia mais antiga do Chile – Peluqueria Francesa.

Foto: site Peluqueria Francesa

Foto: site Peluqueria Francesa

E para se refrescar, a sugestão é o Parque Fantasilandia com seus brinquedos Aquáticos. E que tal uma aventura com o leões pertinho de Santiago? Vai viajar com crianças? O Buin Zoo é uma boa pedida, fomos no verão passado e apesar do calorão, curtimos bastante.

Parque Safari

Parque Safari

Só não vale pensar que você não vai curtir o Chile só porque não tem neve. Sempre digo, Chile não é só neve e vinho. Tem muitas outras atrações bacanas para curtir. Viu nesse post o tantão de coisas bacana que citei? Ah! Já estava me esquecendo, fizemos um passeio muito bacana no verão do ano passado e acho que vale muito a pena, Portillo e a Laguna del Inca no verão. Lugar lindo de viver.

Portillo Chile

Com esse calor sei que brasileiro não dispensa uma cervejinha gelada, aqui um post de locais para tomar uma gelada aqui em Santiago do Chile. E você tem que provar o Pisco Sour também.

Cerveja

É isso galerinha, espero que vocês curtam a capital chilena no verão, aviso que a cidade é mais vazia nos meses de janeiro e principalmente fevereiro, que é o mês que os chilenos viajam, então bora aproveitar!

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.

Artigos Relacionados

About the Author

Rosi Guimarães
Author with 220 posts
More about Rosi Guimarães

Sou Rosi Guimarães, mineira de Belo Horizonte, casada com Flávio e mãe do Arthur e da Yasmim. Moramos no Chile desde 2014. Relações Públicas e pós-graduada em cerimonial e organização de eventos. Deixamos uma vida bem estruturada em Belo Horizonte e cá estamos: NÓS NO CHILE!
- Facebook: nosnochile
- Twitter: @nosnochile
- Instagram:@blognosnochile
- snap: blognosnochile

4 Comments

  • carlucia aragao março 06, 2017 08.11 am

    obrigada , suas sugestões me ajudou muito , estou indo final dete ano de 2017 para o chile tinha muitas duvidas relativas ao verão , outono , primavera e inverno ….

    Reply 
    • Rosi Guimarães março 14, 2017 12.53 pm

      Que bom!
      Abraço!

      Reply 
  • Letícia Angelo fevereiro 09, 2017 09.48 am

    É possível conhecer Termas de Banos Colinas e Embalse Del Eyso no mesmo dias ficando em Santiago?

    Reply 
  • Exposição de Picasso no Centro Cultural La Moneda – Chile – Nós no Chile
    23 de janeiro de 2017 - 15:51

Gostou? Deixe aqui seu comentário

A AUTORA

Rosi Guimarães

Sou Rosi Guimarães, mineira de Belo Horizonte, casada com Flávio e mãe do Arthur e da Yasmim. Moramos no Chile desde 2014. Relações Públicas e especialista em cerimonial e organização de eventos. Deixamos uma vida bem estruturada em Belo Horizonte e cá estamos: NÓS NO CHILE!

Mondial Travel - Nós no Chile
Rentcars - Nós no Chile
10% de desconto - Brazilian Travel Card

TEMPERATURA

Santiago - Chile
24°
Weather from OpenWeatherMap