Estações de esqui no Chile

Estações de esqui no Chile: Perguntas e respostas (Parte 1)

Estive no Valle Nevado e Farellones, na quinta-feira, dia 28/04,  em pleno abril as estações já estavam cheinhas de neve. No Valle Nevado mais que em Farellones. Então abri um espaço na nossa página do facebook para perguntas sobre as estações de esqui. Recebi tantos questionamentos que tive que dividir o post. Hoje estou publicando a parte 1 e durante a semana sai o outro post com as outras perguntas. Combinado?

Estações de esqui no Chile

Foto: Alberto Castro fotografia

Já tem post sobre as estações de esqui aqui no blog. Se quer fazer um tour para conhecer e brincar na neve, você precisa ler este post. Mas se a sua intenção é esquiar, precisa ler este aqui. Os posts estão bem explicados.

Vamos às respostas das perguntas enviadas pela nossa página no facebook:

1) Qual é o período da neve no Chile?

Estações de esqui no Chile

Geralmente entre meados de junho até meados de setembro. Mas nesse ano ela chegou antes, estamos em abril e o Valle Nevado tá cheio de neve. Vai durar até junho? Não sei. Vai ter neve em maio? Também não sei. Dependemos da mãe natureza, então fica difícil ter uma previsão 100% acertada.  No ano de 2015 a neve só chegou no final de julho e ficou até novembro, então é uma previsão, não tem como ter certeza.

2) O que quer dizer temporada de neve?

É quando tem muita neve e as estações estão funcionando a todos vapor: pistas de esqui, todos os restaurantes e hotéis. Lembrando que em Santiago quase nunca neva. Geralmente esse período de neve começa em meados de junho até meados de setembro. Dentro desse período tem a baixa e a alta temporada de neve. O que isso significa?

Alta temporada: Julho, finais de semana e feriados que são os períodos mais cheios e mais caros dos centros de esqui.

Baixa temporada: Geralmente começa depois da segunda semana de agosto. Os centros de esqui já estão mais vazios e os preços caem.

Fora do período de temporada, Valle Nevado é o único centro de esqui próximo à Santiago que funciona o ano inteiro, mesmo no verão e sem neve você pode subir para admirar a cordilheira e ainda almoçar por lá. Nós fomos no verão e tem um post aqui.

Valle Nevado anunciou a abertura da temporada 2016 para o dia 24 de junho e vai avaliar a possibilidade de adiantar para o final de maio, mas nada certo ainda. Farellones abriu para algumas atividades, mas tudo depende da neve, se parar de cair neve não tem como continuar funcionando.

3) Dá pra fazer bate e volta para as estações?

Dá sim, as estações mais próximas à Santiago são: Valle Nevado, El Colorado, La Parva e Farellones. Elas estão a cerca de 50 quilômetros de Santiago, mas numa estrada com 60 curvas o que torna a subida lenta e perigosa, é preciso cautela. Para chegar ao Valle Nevado pode levar até uma hora.

4) Obrigatoriamente devo alugar roupas para neve ou só para quem vai esquiar?

Depende. É alta temporada? Tem muita neve nas montanhas? Então sim. Precisa alugar. Principalmente botas e luvas. Se quer tocar e brincar na neve, sentar e rolar na neve como criança é importante estar com o kit completo: calça, agasalho, botas e luvas. Aqui nesse post tem dicas sobre as roupas. Nem pense em ir de tênis para andar na neve, seu pé vai congelar.

5) Qual o valor do aluguel de roupas? E dos equipamentos para esqui?

Passei numa loja e esse conjunto completo (da foto) sai por $20.000 ( R$114,00). E para quem quer esquiar, o kit com a roupa e os equipamentos de esqui ou de snowboard saem por $45.000 (R$257,00). Para quem quer deixar para alugar no Valle Nevado aqui tem os valores. 

Estações de esqui no Chile

6) Quem não vai esquiar tem alguma outra atividade para fazer na neve?

No Valle Nevado tem um passeio de gôndola. Veja o preço aqui. Em Farellones tem mais opções  porque a estação é um parque e além do esqui tem outras atividades como a silla panorâmica, canopy, trineos e o tubing, que é a descida numa boia gigante. Aqui no site tem todos os detalhes e fotos para entender cada um.

Foto: Parque Farellones -Silla Panorâmica

Foto: Parque Farellones -Silla Panorâmica

7) Rosi, vi que você falou no Snapchat que por estar tudo fechado é passeio para meio dia, mas as agências  cobram o mesmo preço? Tem roupa para alugar para criança?

Farellones está aberto parcialmente (só algumas atividades funcionando), mas com pouca neve. Na baixa temporada algumas agência cobram um preço mais baixo, outras não. A questão de valores é melhor ver direto com as agências. Tem roupas para crianças sim, kit completo: botas, roupas e luvas.

8) Acho que a minha dúvida é a de muita gente. Paga para entrar nas estações? E como chegar?

Não paga nada para entrar nas estações de esqui. Você só irá pagar se for fazer alguma atividade. Para chegar nas estações tem que ser com agências ou alugando carro ( o que não aconselho).

Paisagem em Farellones

Farellones

9) Quais são as opções para crianças?

Para quem vai com crianças minha sugestão é Farellones, que é um parque com muitas atividades.  Publiquei no Facebook uma matéria do site Emol (jornal chileno) que dizia que Farellones abriria parcialmente na quinta-feira, 28/04, dia que eu fui. Estava aberto mesmo, mas super vazio e com pouca neve.

Estações de esqui no Chile

10) Vamos em agosto, eu, meu marido e filha de 10 anos. Só ela pretende esquiar e nós dois brincarmos na neve. Farellones nos atende para este fim?

Atende sim, Farellones tem aulas de esqui e tem outras atividades também, já citei numa das respostas acima.

Trineo - Foto: Facebook Parque Farellones

Trineo – Foto: Facebook Parque Farellones

11) Rosi, qual estação mais charmosa para ver a neve, não esquiar, comer e tomar vinho? Tipo lua de mel. Pelos seus posts, estamos achando que nos divertiríamos mais em Farellones, mas ainda não estamos certos disso. Medo de arrepender de não ir ao Valle Nevado.

A estação famosa e que todos os brasileiros querem conhecer é o Valle Nevado. Lá tem vários restaurantes e é a mais estruturada e badalada. Farellones é mais família e tem mais atividades fora esqui. Como vocês não querem esquiar, você pode fechar um pacote para conhecer as duas estações.

12) Dá para ir conhecer o Valle Nevado e depois voltar e aproveitar em Farellones?

Depende do tipo de pacote que você fechar com agências. Algumas tem essa possibilidade sim. É bom pesquisar a fechar com a agência que atende a sua necessidade.

Foto: Facebook Parque Farellones

Foto: Facebook Parque Farellones

13) Tem algum restaurante aberto pra degustar um bom vinho nas cordilheiras (3.000m altitude)?

Sim. O restaurante Bar Lounge no Valle Nevado está aberto. Lembrando que quando abre a temporada, todos os restaurantes estarão abertos no Valle nevado. Em Farellones tem o restaurante Clodet que está aberto.

Restaurante Clodet em Farellones

Restaurante Clodet em Farellones

14) Rosi, só passeio, sem esqui, qual lugar compensa mais: Valle Nevado ou Farellones?

Eu faria o tour panorâmico que as agências oferecem para conhecer mais de uma estação no mesmo dia. Tem um link no início desse post sobre esse passeio que eu fiz no ano passado.

15) Eu gostaria de saber se no Valle Nevado tem opção para escorregar sentado na neve. Quais são as atrações? É muito caro para ir até lá partindo de Santiago?

Valle Nevado não tem opção de escorregador na neve, a estação que tem essa opção é Farellones. Valle Nevado tem esqui e tem o passeio de gôndola. Preços? Favor ver direto com as agências.

Estações de esqui no Chile

Não achou resposta para sua pergunta? Não se preocupe, ela está aqui no post (Parte 2). Tive que dividir para não ficar muito grande e cansativo porque recebi muitas dúvidas.

Vou deixar os links da estações para mais informações:

Aqui um post completo de como é esquiar em Portillo.

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.

Artigos Relacionados

About the Author

Rosi Guimarães
Author with 202 posts
More about Rosi Guimarães

Sou Rosi Guimarães, mineira de Belo Horizonte, casada com Flávio e mãe do Arthur e da Yasmim. Moramos no Chile desde 2014. Relações Públicas e pós-graduada em cerimonial e organização de eventos. Deixamos uma vida bem estruturada em Belo Horizonte e cá estamos: NÓS NO CHILE!
- Facebook: nosnochile
- Twitter: @nosnochile
- Instagram:@blognosnochile
- snap: blognosnochile

44 Comments

  • mariana Bertiz maio 19, 2017 04.20 pm

    Oi Rosi! Adorei o teu Blog 🙂

    Entrei no site do Parque Farellones, e pelo que entendi pelo valor de 20.000 pesos está tudo incluso e de forma ilimitada (sem tempo limite). É assim mesmo, podemos passar o dia inteiro andando Tubing, Canopy e Fatbikes por esse valor? 🙂

    Obrigada!!
    beijos, Mari

    Reply 
  • 7 coisas que você precisa saber sobre o inverno no Chile
    28 de março de 2017 - 13:56

  • Roteiro completo para 7 dias de viagem para o Chile
    26 de março de 2017 - 17:57

  • Vai viajar para o Chile? Dúvidas frequentes!
    8 de março de 2017 - 10:21

  • Esquiando em El Colorado – Nosso dia na neve
    27 de fevereiro de 2017 - 22:16

  • Estações de esqui no Chile: Perguntas e respostas (Parte2)
    26 de fevereiro de 2017 - 12:45

  • Chile: Neve chega com tudo e centros de esqui adiantam temporada
    26 de fevereiro de 2017 - 11:45

  • Neve no Chile: Novidades da temporada 2016
    26 de fevereiro de 2017 - 11:43

  • Patrícia dezembro 28, 2016 11.07 am

    Olá Rosi,
    O período de neve neste ano de 2016 foi até quando ?

    Abraços!

    Reply 
  • Retrospectiva 2016: Top 5 melhores passeios no Chile
    21 de dezembro de 2016 - 11:24

  • Chile: Qual é a melhor época para viajar? – Nós no Chile
    23 de setembro de 2016 - 17:26

  • 7 razões para você conhecer o Chile
    17 de agosto de 2016 - 11:15

  • Natalia agosto 15, 2016 04.19 pm

    Oi, Rosi! Já ouvi dizer que existem algumas vans que nos levam até o Valle Nevado, diz que fica na saída de uma estação de metrô, com um preço mais acessível, geralmente usado pelo pessoal aí do Chile mesmo, e não turistas. Sabe de alguma coisa?
    Beijos e obrigada!

    Reply 
    • Rosi Guimarães agosto 15, 2016 09.43 pm

      Natalia,
      Já ouvi dizer isso sim, mas não conheço esse serviço, então prefiro não falar dele. Se está buscando algo barato, sei que El Colorado tem opção de transporte – http://www.elcolorado.cl/transporte/
      Um abraço!

      Reply 
  • Felipe agosto 01, 2016 10.58 am

    Bom dia, tudo bem?

    então, se for em novembro ao Chile não haverá neve nas estações? e provavelmente não conseguiria esquiar?

    Obrigado

    Reply 
  • Rhaissa julho 29, 2016 08.14 am

    Rosi, você tem sugestão de agências confiáveis para ir para a estação de ski?

    Reply 
    • Rosi Guimarães julho 29, 2016 05.05 pm

      Oi Rhaissa,
      Te enviei por email.
      Um abraço!

      Reply 
  • Maria julho 21, 2016 08.34 pm

    Olá adorei suas dicas, estarei indo para o Chile no início de outubro espero que ainda tenha neve. Será que é possível?

    Reply 
    • Rosi Guimarães julho 25, 2016 10.56 am

      Hum!
      ano passado tinha neve ainda, esse ano ainda não sabemos como ficará. Vamos torcer!
      Abraço e boa viagem!

      Reply 
  • Tázila de Oliveira julho 12, 2016 08.28 am

    Bom dia, Rosi, vou ao chile com 2 amigas no inicio do próximo mês, gostaria de uma dica de agência de viagem que possa nos levar ao Farellones. Ah! uma dica bem econômica, por favor, kkk. Obrigada.
    Ps: Sou fã do seu blog, parabéns! =D

    Reply 
    • Rosi Guimarães agosto 09, 2016 09.19 am

      Oi Tázila,
      vou te enviar por email.
      Abraço!

      Reply 
  • Jaqueline junho 20, 2016 05.19 pm

    Olá Rosi! Qual a probabilidade de conseguir esquiar após a segunda quinzena de outubro deste ano, muito difícil? Será que por conta do inverno deste ano a neve não fique até mais tempo do que o normal (final de setembro) ? .. Estou pensando na possibilidade de fazer curso de espanhol por 2 semanas no Chie, conhece escolas confiáveis para me passar o nome? Na internet aparecem muitas!

    Reply 
    • Rosi Guimarães junho 23, 2016 08.13 am

      Oi Jaqueline,
      Muito difícil prever como vai ser a neve nesse ano, não dá para saber. Sobre o curso de espanhol, eu fiz um curso excelente na Univesidad de Chile, mas são módulos de 6 meses, não tem curso para 2 semanas. Tem uma escola que chama cultura Brasil e é muito boa.
      Um abraço!

      Reply 
  • Jefferson Almeida junho 14, 2016 11.44 pm

    Amo seu blog, está ajudando muito a preparar minha viagem! Sua família tbm é linda de viver! Gratidão!

    Reply 
    • Tiago Morato Alvares junho 15, 2016 11.22 am

      Olá Jefferson, boa tarde..
      Também estou programando uma viagem ao Chile.
      Para quando é sua viagem?

      Reply 
    • Rosi Guimarães junho 15, 2016 05.23 pm

      Oi Jefferson!
      Obrigada pelo carinho!

      Reply 
  • Adalberto junho 12, 2016 07.26 am

    Para alugar as roupas no vale nevado ou santiago, e preciso deixar o cartao de crédito como garantia, ou tem alguma outra forma ? ?

    Reply 
    • Tiago Morato Alvares junho 15, 2016 11.20 am

      Olá Adalberto, boa tarde…
      Para quando é sua viagem ao chile?

      Reply 
  • IVONE maio 30, 2016 02.56 pm

    Olá!! Estou com muita dúvida entre ir em Julho (ultima semana) ou somente no inicio de setembro. O que você me aconselharia? a Diferença de preços da hospedagem e passeios é muito grande? Queremos conhecer a neve.
    Obrigada

    Reply 
  • Gustavo Pimentel maio 15, 2016 04.47 pm

    Boa noite, Rosi.
    Estamos indo para Santiago dia 25/06 e o Nós no Chile está sendo fundamental para fazermos nosso roteiro.
    Gostaria de saber onde fica essa loja que você pegou a cotação das roupas e equipamentos. É na subida para os parques?
    Muito obrigado.

    Reply 
  • Itala maio 04, 2016 01.37 pm

    Oi Rose !!
    Adorei suas respostas. Aqui tirei muitas duvidas que eu ainda tinha.
    Estou de viagem marcada para setembro e como vou sozinha suas informaçoes sao preciosas. Fazem me sentir mais segura e confiante.

    Um abraço !

    Reply 
    • Rosi Guimarães maio 05, 2016 07.13 am

      Ai que bom Itala.
      Só tenho que ficar feliz!
      Boa viagem!

      Reply 
  • Raphael maio 03, 2016 11.46 am

    Olá, Rose, estou curtindo as dicas! Uma dúvida, vou para Santiago no dia 14/05, estava querendo marcar o vale nevado para segunda dia 17/05, há alguma restrição por ser segunda? Lojas fechadas, etc. Vou com minha filha e esposa, escolhi pela turistik o privado andes. Acha legal? Estou monitorando a previsão do tempo, vi que ainda tem muita neve no Vale Nevado, acho que ae dia 17/50,00 tem né? Obrigado

    Reply 
    • Rosi Guimarães maio 05, 2016 07.18 am

      Oi Raphel,
      Não há restrição, Turistik é a maior empresa de turismo do Chile. Se quiser algo mais personalizado pode ver com a agência Indo pro Chile, eles são brasileiros e são ótimos, pode consultar no TripAdvisor. http://www.indoprochile.cl
      Torcendo para continuar nevando.
      Abraço!

      Reply 
      • Raphael Pecoraro Nunes maio 11, 2016 11.59 am

        Obrigado Rose! Sábado estarei ae!

        Reply 
        • Rosi Guimarães maio 11, 2016 09.23 pm

          Boa viagem!

          Reply 
  • laura maio 02, 2016 01.36 pm

    Adorei as dicas….vou no fim de junho e queria saber se vc tem alguma agencia para indicar para os passeios

    Reply 
  • roberta maio 01, 2016 05.43 pm

    gostaria de saber o valor dos outros passeios na gondola no valle do nevado…vou em agosto desse ano obgg

    Reply 
    • Rosi Guimarães maio 02, 2016 06.40 am

      Roberta.
      No post tem um link para o site do Valle Nevado que tem o preço do passeio na gôndola e outros valores também.
      Um abraço!

      Reply 
    • Patrícia dezembro 28, 2016 11.13 am

      Olá Roberta!
      Você encontrou neve em agosto ?

      Abraços!

      Reply 
  • Silvia Castanha maio 01, 2016 05.00 pm

    Obrigada pelas dicas, elas são ÓTIMAS e fundamentais para nós turistas.. Acompanho tudo através do site e pelo snapchat..e amo! Vou a Santiago em Junho e as dicas estão sendo essenciais.. Muito sucesso sempre… Bjos

    Reply 
    • Rosi Guimarães maio 02, 2016 06.41 am

      Obrigada Silvia.
      É tudo feito com muito carinho e dedicação. Você vai amar Santiago.
      Um grande abraço!

      Reply 

Gostou? Deixe aqui seu comentário

A AUTORA

Rosi Guimarães

Sou Rosi Guimarães, mineira de Belo Horizonte, casada com Flávio e mãe do Arthur e da Yasmim. Moramos no Chile desde 2014. Relações Públicas e especialista em cerimonial e organização de eventos. Deixamos uma vida bem estruturada em Belo Horizonte e cá estamos: NÓS NO CHILE!

Mondial Travel - Nós no Chile
Rentcars - Nós no Chile

TEMPERATURA

Santiago - Chile
8°
Weather from OpenWeatherMap