Roupas Inverno

Inverno no Chile: O que levar na mala

Muitas pessoas me perguntam sobre as roupas que devem trazer para enfrentar o inverno chileno. Resolvi escrever o post contando nossa experiência com o frio aqui e o tipo de roupa que usamos. Morando no Chile há dois anos, ainda não nos acostumamos com o inverno rigoroso daqui, eu sou mais amiga do sol e do verão.

Foto: Site Oficina de Inverno

Foto: Site Oficina de Inverno

Ainda estamos no outono, que vai até 20 de junho, mas aqui em Santiago já está bastante frio. As Temperaturas estão variando entre 8 e 21 graus. O inverno de verdade só começa em 21 de junho e vai até 21 de setembro, onde as temperaturas variam entre -3 e 15 graus. Não neva em Santiago, apenas na Cordilheira, onde estão as estações de esqui, mas as temperaturas alcançam graus negativos.

Para suportar o inverno chileno, o mais indicado é usar camadas, tanto eu, como meu marido e filhos usamos assim:

1ª camada:

É o que chamamos de segunda pele, são as blusas térmicas (nunca havia usado no Brasil). É uma blusa bem coladinha no corpo, tecido sintético, mesmo da meia calça, só que bem mais grosso. A dos homens são um pouco mais soltinhas. Vale a pena investir nesse tipo de blusa, que não é tão cara e que ajuda a manter o corpo aquecido.

Roupas de inverno Chile

2ª camada:

É a camada intermediária. O ideal é esse tipo aí da foto, um tecido apropriado, chamamos aqui de polar. É o fleece. Para quem não tem, ou não quer comprar porque provavelmente não a usará no Brasil, pode ser uma blusa de moletom grossa ou de lã. Mas essa aí da foto é muito mais quentinha.

Roupas de inverno Chile4

3ª camada:

A última camada tem que ser agasalhos bem grossos, como sobretudos, jaquetas, e o ideal são esses aí da foto, que além de quentinhas, são impermeáveis e servem para usar na neve.

Roupas de inverno Chile1

Roupas de inverno Opposite Paris

Opção para homens:

Roupas de inverno Chile

roupa de inverno Paris homem 2

E mais opções para mulheres. Esses são quentinhos, mas não são impermeáveis. Não servem para usar na neve.

Roupas de inverno Chile6

Gorro, cachecóis, lenços e luvas ajudam a manter o corpo quentinho, sem esquecer da meias, de preferência bem grossa. Dica para quem é friorenta como eu: as meias-calças grossas servem para colocar por baixo da calça e ajuda a esquentar.

Roupas de inverno Chile

Roupas de inverno Chile5

Acessórios para enfrentar o frio

Acessórios para enfrentar o frio

Para os pés: 

Além das meias grossas, bota, tanto para os homens, quanto para as mulheres é a melhor opção. Para as Mulheres:

Para homens:

As mulheres podem abusar das botas,  toucas e chapéus. Aproveita para esbanjar charme e beleza pelas ruas de Santiago. E os homens não precisam ficar com vergonha, podem usar cachecol e gorros.

  • E você já comprou seu Seguro viagem? Viaje sem perrengues, contrate um seguro e fique tranquilo. Faça uma cotação aqui e veja que não é tão caro.

A loja H & M, do shopping Costanera é uma boa opção para comprar acessórios para o frio, tem de tudo: luvas, cachecol, gorros.. para homens e mulheres.

Onde comprar roupas para o frio aqui no Chile:

E as roupas para esquiar é melhor alugar ou comprar?

Depende da quantidade de vezes que pretende usá-las. Se for só um dia, não compensa comprar, agora se pretende conhecer outros centros de esqui e praticar o esporte outras vezes aí vale o investimento da compra. Minha sugestão é que se for a primeira vez, o melhor é alugar,  você nem sabe se vai gostar. Outra coisa, quando você aluga tem muitas opções e você pode escolher o que mais vai combinar com você, aí na hora de comprar já fica mais fácil.

Opções de roupas de esqui para aluguel: macacão , casacos, calças, botas, luvas, capacete e óculos.

E os equipamentos? Nas lojas de aluguel de roupas também tem equipamentos, eles alugam o pacote completo e fica mais barato. Sugiro alugar antes de subir para as estações. As agências de turismo passam nas lojas antes de subir para os centros de esqui. Você só só vai precisar dos equipamentos de for esquiar. Se quer só brincar na neve, vai precisar somente das roupas.

  • Dica: Não esqueça que o protetor solar e labial são super importantes para o dia da neve. A neve e o frio queimam tanto quanto ao sol.

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.

Artigos Relacionados

About the Author

Rosi Guimarães
Author with 202 posts
More about Rosi Guimarães

Sou Rosi Guimarães, mineira de Belo Horizonte, casada com Flávio e mãe do Arthur e da Yasmim. Moramos no Chile desde 2014. Relações Públicas e pós-graduada em cerimonial e organização de eventos. Deixamos uma vida bem estruturada em Belo Horizonte e cá estamos: NÓS NO CHILE!
- Facebook: nosnochile
- Twitter: @nosnochile
- Instagram:@blognosnochile
- snap: blognosnochile

52 Comments

  • Maio no Chile. Será que já tem neve no Valle Nevado?
    15 de maio de 2017 - 09:50

  • Vanessa maio 04, 2017 05.08 pm

    Rosi
    Em setembro o frio que faz, exige roupas mais grossas ou elas só são necessárias na época de julho?

    Reply 
    • Rosi Guimarães maio 07, 2017 10.56 am

      Vanessa,
      o tempo anda meio louco por aqui e variando muito, o melhor é esperar chegar mais próximo a data para saber, mas no geral, setembro ainda é bem frio.
      Abraço!

      Reply 
  • Roupas de inverno: melhor comprar no Brasil ou no Chile?
    3 de maio de 2017 - 17:49

  • 7 coisas que você precisa saber sobre o inverno no Chile
    28 de março de 2017 - 13:56

  • Josiane Ferreira março 27, 2017 11.35 am

    Boa tarde,
    Estou planejando uma viagem em JULHO.
    Ouvi dizer que na cidade as roupas que tenho aqui da pra usar ai, sem comprar aquelas coisas termicas, é verdade?
    Ou eu tenho que comprar blusas e calças termicas?

    Para as cordilheiras eu vou alugar as roupas, minha duvida seria pra usar na cidade mesmo.

    Reply 
  • Roteiro completo para 7 dias de viagem para o Chile
    26 de março de 2017 - 17:00

  • Deserto do Atacama: Geysers del Tatio e Lagunas Escondidas
    16 de março de 2017 - 10:21

  • José P. Souza janeiro 11, 2017 06.06 pm

    Boa noite. Rosi.
    Moro em uma cidade bastante quente aqui no Brasil, com poucas opções de roupas para o frio e bastante caro também, vale mais a pena ir vestindo apenas uma roupa para aguentar o frio e depois comprar ai no Chile ou devo comprar aqui mesmo?

    Abraços.

    Reply 
  • Hilda agosto 24, 2016 01.21 pm

    Vamos para Santiago em 20 a 25-10-2016, que tipo de roupas devo levar? Qual é a estação? Obrigada.

    Reply 
  • Josi agosto 22, 2016 11.11 am

    Olá, seu blog é ótimo. Mas uma dúvida que não consigo tirar em nenhum lugar da internet é: como é o clima na primavera, vou viajar pelo período 28/09 a 05/10. Faz muito frio? Precisa levar roupa térmica? Vi que nem deve haver neve nesse período. Fiquei bastante perdida pq essa informação define meu cronograma. Se puder me ajudar agradeço muito.

    Reply 
  • amanda agosto 08, 2016 01.51 pm

    Oi Rosi, tudo bem?
    Estou adorando o site, maravilhoso!!!

    Mas estou com uma dúvida, se puder me ajudar!
    Vou com meu marido e minha filha de 2 anos na primeira semana de setembro. Pretendemos passar um dia na neve; eu e meu marida temos algumas roupas e vamos alugar outras, até ai tudo certo. Gostaria de saber se tem roupas de neve para alugar para crianças pequenas também ou se vou precisar comprar? Você pode me ajudar?

    Muito obrigada!!!

    Reply 
    • Rosi Guimarães agosto 09, 2016 09.50 am

      Oi Amanda,
      Geralmente tem sim, mas o melhor é você confirmar com a agência que você vai fechar o passeio, eles passam nas lojas de aluguel de roupas e eles vão saber te falar se na loja que eles passam tem roupas para crianças de 2 anos. D~e uma olhadinha na loja H & M do Shopping Costanera, lá tem boas opções, só não sei se ainda terá na época da sua viagem. Aqui no blog tem post da H & M.
      Um abraço e boa viagem!

      Reply 
      • amanda agosto 11, 2016 01.56 pm

        Muito obrigada Rosi!!!!!!
        Beijos

        Reply 
  • Rafael julho 05, 2016 07.56 pm

    Rosi como é para encontrar roupa para pessoas acima do peso em Santiago? Sou do RJ e aqui nem uso casaco rs, irei para santiago em Agosto.

    Reply 
  • Larissa Martins Picinin junho 14, 2016 02.54 pm

    Olá Rose, adoro seu blog e venho acompanhando sempre. Vou para o Chile na primeira semana de junho e senti falta nesse post falando das calças. Qual tipo vocês usam além das térmicas?

    Reply 
    • Rosi Guimarães junho 15, 2016 05.26 pm

      Oi Larissa,
      Para Santiago, calça jeans por cima da térmica. Para a neve, calça específica para neve.
      Abraço!

      Reply 
  • Pedro junho 05, 2016 12.29 pm

    Vi nas informações gerais do seguro-viagem da mondial que não cobrem esportes na neve. Ou seja, se eu me acidentar brincando nas estações de ski e precisar do reembolso não conseguirei, certo?

    Reply 
    • Rosi Guimarães junho 10, 2016 11.00 am

      Pedro,
      Enviei um email para o Seguro e veja a resposta deles: Nossos seguros viagem cobrem qualquer acidente, mesmo que seja através de prática de esportes radicais, como esquiar na neve.
      Neste caso, dos vários nichos de seguro que temos, o que eu recomendaria para quem viaja com intuito de esquiar, como a maioria de seus leitores, seria o Lazer e Turismo: https://www.mondialtravel.com.br/seguro-viagem/aereo/lazer-e-turismo
      Abraço!

      Reply 
  • vanessa maio 30, 2016 05.55 pm

    Oi Rosi, Adorei seu blog.
    Sou de BH e a muito queira visitar o Chile mas tinha muitas dúvidas.
    Vamos no final de julho por causa das crianças e minha dúvida é sobre hotéis, vimos que a maioria não tem café ou seja são apartamentos?

    Reply 
  • Iraci A Brito maio 19, 2016 09.19 pm

    Olá Rosi, parabéns pelo seu blog!!! são informações importantíssimas para nós.
    Iriei para Santigo em 31/08 e sou muuuuito friorenta, qualquer ventinho já estou com frio, e gostaria de comprar uma jaqueta de pluma de ganso, só que aqui no Brasil está muito caro, em torno de R$500,00 a R$600,00. Você acha que devo comprar aí? seria para o vale nevada.
    Ah, outra coisa, pretendo pegar aulas para esquiar, e… tentar neh rsrsr como proceder com esquipamentos. Seria somente para um dia.
    Muito obrigada.
    Iraci

    Reply 
    • Rosi Guimarães maio 23, 2016 07.46 am

      Iraci,
      Dependendo do marca, as marcas boas, como The North Face, columbia, também custam esse preço. Mas nas lojas de departamentos com Ripley, Paris e Falabella é possível encontrar agasalhos mais baratos. Se é somente para usar para o Valle Nevado, o melhor é alugar. Antes de subir para a neve, as agência passam nas lojas para alugar as roupas. sobre os equipamentos você precisa ver com a agência que está fechando o passeio para a neve, algumas já inclui o pacote completo.
      Um abraço!

      Reply 
  • Mamute da Oficina de Inverno maio 17, 2016 07.35 am

    Olá Rosi,
    Saudações Geladas! =)

    Post completíssimo, parabéns! Muito com contribuir para seu blog.

    Visite nosso Iglu: http://www.oficinadeinverno.com.br

    Abraços quentinhos,
    Mamute da Oficina de Inverno.

    Reply 
  • Régis Coutinho maio 12, 2016 12.36 pm

    Oi Rosi, boa tarde! Muito bom o site, está ajudando bastante.
    Eu e minha esposa pretendemos ir no final de Agosto quando provavelmente ainda estará frio, moramos em uma cidade bem quente aqui no Brasil, então as opções de roupas de frio são poucas, vc acha que compensa comprarmos aqui mesmo ou aí no Chile fica mais em conta?
    Outra dúvida, passeios turísticos fica mais em conta fechar com a agência de Turismo aqui ou fechar com alguma agência aí quando chegarmos?

    Desde já obrigado.!

    Reply 
  • yanna maio 04, 2016 03.49 pm

    Olá Rosi boa tarde, primeiramente Parabéns pelo blog, está nos ajudando demais a planejar nossa viagem. Estaremos em Santiago de 06/09/16 a 13/09/16. Assim como você, sou bem friorenta, queria saber se uma meia calça grossa é suficiente pra usar por baixo da calça jeans ou preciso de uma térmica e para os homens você acha que precisa de uma térmica por baixo da calça jeans? Ah só mais uma pergunta, no período que estamos indo já tem liquidação de roupas de inverno?

    Reply 
    • Rosi Guimarães maio 05, 2016 07.11 am

      Oi Yanna,
      É sim, eu uso meio calça grossa quando tá muito frio. Quanto aos homens, chega aqui e avalia e se achar necessário compra aqui, que é barato e fácil de achar em qualquer lugar. Se não me engano, setembro já é lançamento de verão, mas não estou certa.
      Abraço!

      Reply 
  • Marcus maio 04, 2016 07.24 am

    Boa dia Rosi
    Quero antes de mais nada agradecer pelo blog e pelas dicas,
    tem ajudado muito na preparação da minha viagem.
    Seguinte, estou planejando ir à Santiago com minha namorada no dia 17/09, chegando no fim da noite e
    permanecendo até dia 24/09. Li que nos dias 18 e 19 são as Festias Patrias, um feriado nacional importante.
    Minha duvida é se é uma data muito ruim para ir à Santiago. Vou conseguir aproveitar a cidade? Vai estar tudo muito cheio
    ou tudo fechado??
    Muito, muito obrigado.

    Reply 
    • Rosi Guimarães maio 05, 2016 07.16 am

      Marcus,
      cheio não, mas encontrará muita coisa fechada. A vantagem é que vai ter a oportunidade de participar de várias festas e sentir o clima de festa chilena. É o feriado mais importante para os chilenos, mais que natal. Ano passado publiquei vários posts sobre essa data. Faça uma busca no blog para você sentir um pouco como é.
      Um abraço!

      Reply 
      • Marcus maio 05, 2016 10.33 am

        Obrigado Rosi.
        Só mais uma dúvida, chego no sábado (17/09) por volta das 13h. Será que consigo achar algum lugar para fazer um câmbio bom e algum supermercado aberto?
        Abraço

        Reply 
      • Marcus maio 05, 2016 01.05 pm

        Bom dia Rosi.
        Obrigado pela resposta, só mais uma dúvida..
        Chego em setembro no dia 17/09 no sábado por volta das 13h, será que consigo fazer um bom câmbio e encontrar algum supermercado aberto nesse dia antes do feriado?
        Obrigado

        Reply 
  • Guilherme Hipólito abril 28, 2016 10.21 am

    Olá, vc acha que vale a pena comprarmos roupas de frio ai ou no Brasil? Qual a média que se gasta aí? Pq acho aqui tudo muito caro..
    Vou em Julho para Santiago…
    Obrigado!

    Reply 
  • Ana abril 27, 2016 11.39 am

    Ahh, outra coisa!! Nessa época, meados de junho, esquenta a tarde ou faz frio o dia todo?
    Desculpe ficar te perturbando com perguntas!!
    E parabéns pelo blog, continue postando!! rs

    Reply 
    • Rosi Guimarães abril 27, 2016 09.14 pm

      Oi Ana,
      Junho é inverno e faz frio o dia todo.
      Abraço!

      Reply 
  • Ana abril 27, 2016 11.36 am

    Bom dia, Rosi!!
    Já li seu blog quase todo, está me ajudando muito!!
    Essas dicas de roupa vale pra meados de junho? Visto que o inverno ainda não terá começado de fato, mas estará quase começando.

    Reply 
    • Rosi Guimarães abril 27, 2016 09.15 pm

      Oi Ana,
      Vale sim, mas é bom ir acompanhando a previsão do clima, sempre divulgo no facebook do Nós no Chile. curte lá para acompanhar.
      Um abraço!

      Reply 
  • Andyara abril 23, 2016 09.03 am

    Rosi! Adoro seu blog (sempre que deixo recadinho escrevo isso… rsrs)!
    Finalmente, estou indo! Semana que vem chego para 3 dias em Santiago (pouquíssimo, eu sei… nem fui e já quero voltar), e depois vou para o Atacama e Salar de Uyuni. A mala está sendo a maior dificuldade, porque resolvi ir de mochilão e adivinhe: não está cabendo…. rsrs… Há anos quero uma jaqueta de pluma para me ajudar com este problema de espaço para roupas de frio. Certamente, comprarei em Santiago, graças a suas dicas! Parabéns pelo blog e obrigada por compartilhar aventuras!

    Reply 
  • daiana viel abril 20, 2016 12.49 pm

    vou para o chile no dia 10/09 à 17/09. Pegarei bem a época de frio. Ficarei muitos dias e não sei o que levar. SOCORROO kkkkkkkkk

    Reply 
  • Luciana Marinheiro abril 18, 2016 05.36 pm

    Rosi, primeiramente, parabéns pelo site, ótimos dicas e bem detalhado. Mas confesso que agora fiquei um pouco receosa de ir por agora. Estou com passagem comprada do dia 5 ao dia 12/05, vamos correr a Wings for Life, mas estou um pouco de medo em relação ao tempo, será que vamos pegar chuva e muito frio? qual a temperatura máxima que está fazendo?

    Reply 
  • Mariana A. abril 16, 2016 03.06 pm

    Ola!
    Seu blog esta me ajudando muito em programar minha viagem. Irei para o Chile esse ano, irei visitar Valle Nevado etc dia 02/07, porem vi em alguns sites que a neve só apareceu la pela segunda semana de julho, voltarei no dia 03/07 para o brasil e estou com medo de nao conseguir conhecer a neve 🙁
    Obrigada pelas dicas!

    Reply 
    • Rosi Guimarães abril 17, 2016 10.22 pm

      Oi Mariana
      Curta a página do Nós no Chile no Facebook, estou publicando todas as notícias da neve lá. Hoje nevou muito no Valle Nevado. Julho é um mês de temporada de neve. https://www.facebook.com/nosnochile/
      Um abraço!

      Reply 
  • ritinha abril 14, 2016 10.24 am

    bom dia Rosi, adoro seu blog, adoro coisas bem explicadas!! parabéns, com certeza ajuda mto as pessoas! estou com viagem marcada para set/2016 ficarei 1 semana. e queria fazer 1 passeio de balão. você poderia me dar dicas de agencias confiaveis e como faz para reservar esse tipo de passeio, se é necessario comprar com mta antecedencia e etc? obrigada

    Reply 
  • Priscilla Marquez abril 12, 2016 07.43 pm

    Boa noite,
    Estou indo para santiago hoje de madrugada, gostaria de saber se levo roupas basicamente de frio, como cachecol e luvas? Ou se você teria alguma sugestão.
    Obrigada.

    Reply 
    • Rosi Guimarães abril 13, 2016 08.50 pm

      Oi Priscilla.
      Acredito que já tenha viajado, espero que não esteja passando frio aqui em Santiago, porque hoje está gelado.
      Um abraço!

      Reply 
  • DANIEL abril 12, 2016 04.14 pm

    Prezados, uma dúvida.
    Estou indo para Santiago em 2 semanas, minha esposa é do tipo “friorenta” rs. Devo encorajá-la a levar uma mala de inverno? Ou vamos de meia-estação mesmo? A amplitude térmica é tão grande nessa época do ano que fico na dúvida.

    Além disso, vi que já nevou algumas vezes no Valle Nevado esse ano (e há previsão de mais neve até o final do mês). Minha esposa não conhece a neve, e pensei em levá-la para um passeio/almoço até lá.

    Vale a pena? Vi um post de Valle Nevado sem neve. Mas e Valle Nevado com neve, porém com estação fechada?

    Abs!

    Reply 
    • Rosi Guimarães abril 13, 2016 08.54 pm

      Oi Daniel
      Aqui já está bem frio. Hoje pela manhã estava 9 graus. Tem previsão de neve para esse final de semana, não sei até quando vai durar. Vale sim ir conhecer o Valle Nevado, não sei se terá neve, mas lá tem restaurante aberto.
      Um abraço!

      Reply 
  • Raphael abril 12, 2016 11.57 am

    Boa tarde Rosi. Estou indo semana que vem pro Chile, mas estou em dúvida quanto ao que levar pro outono. É tanto agasalho assim que precisa comprar/levar ou o clima é bem mais brando?

    Reply 
  • thiago ferreira abril 12, 2016 11.03 am

    Bom dia Rosi. Para a cidade e passeios como Conha y Toro e Viña/Valpo, a primeira camada + segunda camada + blusa térmica, são suficientes?

    Reply 
    • thiago ferreira abril 12, 2016 11.04 am

      Acabei misturando: Se apenas a primeira e segunda são suficientes para os passeios acima.

      Reply 
      • Rosi Guimarães abril 13, 2016 09.05 pm

        Oi Thiago.
        Depende, qual época do ano? Se for inverno, acho que não dá, fica bem frio aqui. Saindo de Santiago é mais frio ainda.
        Um abraço!

        Reply 

Gostou? Deixe aqui seu comentário

A AUTORA

Rosi Guimarães

Sou Rosi Guimarães, mineira de Belo Horizonte, casada com Flávio e mãe do Arthur e da Yasmim. Moramos no Chile desde 2014. Relações Públicas e especialista em cerimonial e organização de eventos. Deixamos uma vida bem estruturada em Belo Horizonte e cá estamos: NÓS NO CHILE!

Mondial Travel - Nós no Chile
Rentcars - Nós no Chile

TEMPERATURA

Santiago - Chile
7°
Weather from OpenWeatherMap