Vinicola Odfjell Chile

Tour a cavalo norueguês pelo vinhedo da Odfjell, no Chile

Quando você acha que já fez todos os tours diferenciados nas vinícolas chilenas e, de repente, recebe um convite para um passeio a cavalo pelo vinhedo. E não é qualquer cavalo. É norueguês. Essa é a proposta da vinícola Odfjell – uma novidade que vou contar para você agora.

Vinicola Odfjell Chile

Vinicola Odfjell chile

A apenas 40 quilômetros de Santiago, no Valle de Maipo, é possível fazer uma cavalgada pelo vinhedo da Odfjell, que é orgânico e biodinâmico, e com essa linda vista para os Andes.

Vinicola Odfjell Chile

Meus filhos Arthur e Yasmim cansaram de visitar vinícolas comigo, mas como é um dos passeios que mais amo, eu continuo indo, nem que seja sozinha, afinal de contas o maridão precisa trabalhar né? Mas dessa vez, como o tour era diferente, Arthur se animou e quis me acompanhar. Yasmim não. Perdeu!

Vinicola Odfjell chile

A Cavalgada

Chegamos na vinícola e os cavalos já estavam a postos nos esperando. Recebemos os capacetes e as primeiras instruções para a cavalgada. Montamos e ficamos dando voltas nessa pequena arena para que pudéssemos nos acostumar com os cavalos e eles com a gente. Os cavalos noruegueses se diferenciam por serem mais peludos e terem uma lista negra na crina. São super dóceis e tem um papel importante na sustentabilidade da vinícola.

Vinicola Odfjell chile

Nos sentimos seguros e preparados, então saímos cavalgando bem devagar pelo vinhedo. Quem nos acompanhou para nos apresentar essa novidade e passar todas as informações e contar a trajetória da vinícola foi o Benjamin Elorriaga.

Vinicola Odfjell Chile

Há 25 anos o armador norueguês Dan Odfjell descobriu e se apaixonou pelo Chile. Precisamente pelo Valle de Maipo, onde tem seu vinhedo, e hoje produz 6 marcas diferentes de vinhos. Como dono e apaixonado também por navios, os nomes dos vinhos remetem a elementos dessa embarcação: Armador, Capítulo, Orzada, Aliara.

Vinicola Odfjell chile

Durante a cavalgada o Benjamin nos explicou os tipos de uvas plantados, como é feita a irrigação, a colheita. Enfim, nos passou informações importantes sobre o vinhedo. Como é inverno, repare que as plantações estão secas, mas ainda assim tem seu charme. Havia funcionários trabalhando e fazendo a poda. É hora das plantas descansarem para, na primavera brotar e começar o processo de novo. A natureza é perfeita!Vinicola Odfjell Chile

Ele nos explicou também sobre as práticas orgânicas e biodinâmicas do vinhedo. Desde do inicio, o dono sempre pensou em trabalhar em harmonia com o meio ambiente, por isso o primeiro que fez foi eliminar os uso de produtos químicos. E fomos cavalgando até o local onde são preparados os compostos naturais utilizados nas plantações.

Vinicola Odfjell chile

Aí nesse lugar, descemos dos cavalos e o Benjamin nos explicou as formas de preparo dos compostos, tudo de maneira natural e utilizando o ciclo da lua, evitando assim o uso de produtos químicos. Isso fez com que a vinícola fosse certificada como orgânica por IMO em Suíça e por DEMETER, que reconheceu os vinhedos como 100% biodinâmicos. Hora de voltar para conhecer a bodega e fazer a degustação. Oba!

Vinicola Odfjell chile

O caminho de volta também é lindo, como era final de tarde o sol estava começando a se pôr e o silêncio e a paz dominavam o lugar. A mansidão dos cavalos nos deixavam bem confiantes e o caminho de volta foi o momento de curtir a paisagem e se despedir do sol que já estava escondendo por detrás das montanhas. Um momento realmente mágico!

Vinicola Odfjell

Vinicola Odfjell chile

A Bodega

Fomos conhecer a bodega, que foi desenhada pelo Laurence Odfjell, filho do fundador da vinícola. Ela foi construída de forma gravitacional, o que permite um melhor manuseio das uvas e facilita a produção de vinhos de qualidade. 60% da construção está abaixo da terra. Esse ambiente subterrâneo mantem as temperaturas baixas de forma natural, o que é ideal para o período de guarda dos vinhos.

Vinicola Odfjell

Vinicola Odfjell chile

Vinicola Odfjell chile

As bodegas gravitacionais garantem o uso minimo de bombas durante o processo de produção dos vinhos, evitando assim uma agitação desnecessária do produto. Esse manuseio cuidadoso permite preservar todas as notas sutis da fruta. Sutileza que pode ser sentida nos vinhos da Odfjell.

A Degustação

Vinicola Odfjell chile

Chegou a melhor hora! E de verdade, os vinhos me surpreenderam. São vinhos leves, fáceis de tomar e que não pedem acompanhamento. Mas para alegria do meu filho Artur, tinha queijos, frios e castanhas. Quem não bebe, come!  A degustação inclui 5 vinhos. Tive a oportunidade de provar, nunca havia tomado antes, um Orzada Mourvédre – 2014, que fiquei simplesmente apaixonada!

Vinicola Odfjell chile

Também degustei: O Aliara 2012, que é um blend;  Armador Syrah 2015; Capítulo 2015, que também é uma mistura de uvas; Orzada Carmenere 2015. Todos de excelente qualidade e fáceis de tomar, mas a minha paixão foi pelo Mourvedre – amor a primeira vista! Ops, ao primeiro gole!

Vinicola Odfjell Chile

Deu vontade de ficar ali tomando vinho e apreciando o anoitecer. Mas já era tarde. Hora de voltar para Santiago. Eu e meu filho Artur adoramos o passeio. Os cavalos são uma graça, super tranquilos e o dia foi simplesmente perfeito. Tour ideal para quem quer viver uma experiência diferenciada nos vinhedos chilenos.

Vinicola Odfjell chile

Agradeço a vinícola Odfjell pelo convite para viver essa experiência e ao Artur Farias – que é um amante e conhecedor de vinhos, é ele quem me ajuda a descobrir essas riquezas para contar para você. Ele é o dono da agência 321Chile.

Faça uma cotação com o a agência 321 Chile. Basta preencher o formulário abaixo!

321-chile

Artigos Relacionados

About the Author

Rosi Guimarães
Author with 219 posts
More about Rosi Guimarães

Sou Rosi Guimarães, mineira de Belo Horizonte, casada com Flávio e mãe do Arthur e da Yasmim. Moramos no Chile desde 2014. Relações Públicas e pós-graduada em cerimonial e organização de eventos. Deixamos uma vida bem estruturada em Belo Horizonte e cá estamos: NÓS NO CHILE!
- Facebook: nosnochile
- Twitter: @nosnochile
- Instagram:@blognosnochile
- snap: blognosnochile

2 Comments

  • Jessica julho 26, 2017 02.15 pm

    Boa tarde Rosi! Tudo bem?
    Primeiramente agradeço por suas dicas, está sendo muito útil para o planejamento da minha viagem. Estarei em Santiago na primeira semana se agosto. Vi o passeio que fez na vinícola Odfjell, adorei as dicas. Entrei em contato com a agência 321 Chile, mas achei o transporte para duas pessoas para o tour caro, 50 000 pesos. Você sabe se esse é o preço padrão? Seria arriscado ir por conta até a vinícola? Fui informada que o valor do tour mais cavalgada é fixo da vinícola. Aguardo sua resposta. Abraços, Jéssica Berto

    Reply 
  • Kamilla Sousa julho 21, 2017 07.18 pm

    Olá Rosi, estou indo para o Chile agora em agosto e gostaria de saber como faço para chegar na vinícola Odfjell?? Onde reserva? Tem restaurante?
    Obrigada pela atenção.

    Reply 

Gostou? Deixe aqui seu comentário

A AUTORA

Rosi Guimarães

Sou Rosi Guimarães, mineira de Belo Horizonte, casada com Flávio e mãe do Arthur e da Yasmim. Moramos no Chile desde 2014. Relações Públicas e especialista em cerimonial e organização de eventos. Deixamos uma vida bem estruturada em Belo Horizonte e cá estamos: NÓS NO CHILE!

Mondial Travel - Nós no Chile
Rentcars - Nós no Chile
10% de desconto - Brazilian Travel Card

TEMPERATURA

Santiago - Chile
6°
Weather from OpenWeatherMap