François Lurton Chile

Tour, degustação e piquenique na vinícola François Lurton

Fomos conhecer mais uma vinícola. A primeira de 2017 e tenho um projeto de conhecer no mínimo 24 vinícolas esse ano, ou seja, pelo menos duas por mês. E dessa vez foi a família completa: eu, Flávio, Artur e Yasmim. Como foi num sábado, o Flávio conseguiu ir. Os filhos estão de férias e foram também, e apesar de ser um passeio que eles não gostam, curtiram muito.

François Lurton Chile

Bem, então vamos falar da nossa visita.  Quanto mais vinícolas eu conheço, mas eu amo as pequenas, chamadas de boutique. Assim é a François Lurton, uma vinícola pequena, que produz  400 mil garrafas por ano (lembrando que a Concha y Toro que é a maior do Chile produz uma média de 380 milhões)  e que além de ser pequena, é jovem – seus vinhedos tem apenas 10 anos e é orgânica e biodinâmica, certificada por DEMETER que é o organismo internacional que define as normas da cultura biodinâmica.

François Lurton Chile

Conhecida também como Hacienda Araucano (nome do último pueblo indígena chileno),  a vinícola é do Francês François Lurton, que antes era consultor dos vinhedos  San Pedro. Está localizada no Vale de Lolol (ao lado do Valle de Colchagua, alguns dizem que é uma extensão de Colchagua), também produz vinhos na França, Argentina e Espanha.

O Tour

A vinícola não é luxuosa, é bem simples e como eu já disse, pequena. O tour começa com uma caminhando pelo vinhedo para você ver os tipos de uvas que são plantadas no terreno. Como é janeiro, época em que as parreiras estão cheias de uvas, fomos caminhando e experimentado as uvas para ir sentindo as diferenças entre elas. Essa parte Arthur e Yasmim gostaram.

François Lurton Chile

François Lurton Chile

Depois paramos numa roca – uma casinha construída de madeira e sapé, que é o local onde o simpático Carlos Arevalo nos explicou todo o processo biodinâmico da vinícola, como são feitos os compostos naturais que são colocados no vinhedo.

François Lurton Chile

François Lurton Chile

A vinícola está no Valle de Lolol, é um valle pequeno que só tem 4 vinhedos e a François Lurton fica num lugar estratégico, cercada por montanhas e está a 40 quilômetros do mar, o que torna as manhãs e noites frescas com brisas do Oceano Pacifico e tardes quentes, favorecendo assim a produção de excelentes vinhos.    

François Lurton Chile

Depois da caminhada pelo vinhedo, voltamos para essa casa rosa, que parece uma igreja, mas é a bodega, também bem pequena. Aí é explicado todo o processo de fabricação do vinhos, tempo de guarda, tipos de barricas e outros detalhes.

François Lurton Chile

Curiosidade:

O vinho ícono deles (o melhor) é prensado (amassado) à moda antiga, com os pés, interessante né? E eu que pensei que não existia mais esse processo. São produzidas apenas 2.000 garrafas ao ano e é 100% da uva carmenere. Ele tem um tempo de guarda de 18 meses em barrica francesas e mais um ano na garrafa antes da sair para venda. Na vinícola ele custa $50.400 (mais ou menos R$250,00).

François Lurton

Hora da degustação

Chegou a melhor hora! E o Carlos Aravelo preparou para gente (mais pra mim que para o Flávio, porque ele estava dirigindo e não pôde desfrutar como eu) uma degustação com 6 excelentes vinhos. Prefira contratar um guia ou uma agência de viagem, é muito melhor que alugar carro nos passeios para vinícolas. Bebida e direção não combinam.

François Lurton Chile

Lembra que eu disse no inicio do texto que amo cada vez mais as vinícolas pequenas? Porque é uma visita super personalizada, muitas das vezes, o tour é só com você ou seu grupo. No nosso caso, só tinha a gente, então acaba sendo do que jeito que a gente quer, informal e que nos deixa muito à vontade. Pode tirar todas as dúvidas, tudo feito com muita calma e de forma bem diferenciada.

Voltando aos vinhos, as especialidades que degustamos foram:

François Lurton Chile

  1. Sauvignon blanc 2016 – Humo Blanco Edición Limitada
  2. Carmenere 2015 – Araucano Reserva
  3. Pinot Noir 2014 – Gran Cuvee
  4. Blend 2013 – Clos de Lolol
  5. Cabernet Sauvignon 2013 – Gran Lurton
  6. Alka – Carmenere 2014 – Icono

 O Piquenique

François Lurton Chile

Essa foi a parte que nossos filhos mais curtiram, uma mesa debaixo de uma árvore, num lugar lindo e fresco (estava muito calor nesse dia) tudo preparado com muito carinho. Havia sanduíches, queijos, castanhas e outras coisinhas deliciosas, além de um silêncio e uma paz inexplicáveis. Sossego, tranquilidade, deu vontade de ficar ali e não voltar para Santiago.

François Lurton Chile

Aviso de novo, não é uma vinícola luxuosa, tudo bem simples, os vinhos são maravilhosos e o atendimento excelente, você se sente em casa, fica à vontade. E o guia que te recebe tem amor pelo que faz, isso vai fazer você se apaixonar pela vinícola. Quem me acompanha aqui já sabe, conhecer vinícolas é minha paixão, e quando me sinto em casa e gosto dos vinhos, é melhor ainda.

François Lurton Chile

No final ainda passamos na lojinha da vinícola e compramos vinhos com preços até 20% mais baratos que nos supermercados de Santiago.

François Lurton

Preços dos tours

  • Tour Clos de Lolol: Inclui degustação de 4 vinhos, sendo 3 reservas e 1 Premium Clos de Lolol – Valor: $ 16.000
  • Tour Gran Lurton: Inclui degustação de 4 vinhos, sendo 2 reservas e 2 Premiums Clos de Lolol y Gran Lurton – Valor: $ 20.000
  • Tour Alka: Inclui degustação de 5 vinhos, sendo 1 reserva, 3 Premiums Clos de Lolol, Gran Lurton, Humo Blanco Gran Cuvee Pinot Noir e o vinho ícono Alka 100% Carmenere.  – Valor: $32.000
  • Piquenique: Inclui: sanduíches, frutos secos, queijos, batatas Tika, e 1 garrafa de vinho Humo Blanco (Sauvignon Blanc, Pinot Noir, Syrah, Cabernet Franc) – Valor: $ 30.000
  • Tour + Almoço: Mínimo 6 pessoas – Menu a ser confirmado no momento da reserva – Valor: $30.000 
  • Para reservar os tours: [email protected] – Envie um email para o Carlos Aravelo que ele monta o tour de acordo com o que você quer.

Se gosta de bons vinhos com bons preços, aqui um post com 12 opções de vinhos até 12 mil pesos chilenos.

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.

Artigos Relacionados

About the Author

Rosi Guimarães
Author with 209 posts
More about Rosi Guimarães

Sou Rosi Guimarães, mineira de Belo Horizonte, casada com Flávio e mãe do Arthur e da Yasmim. Moramos no Chile desde 2014. Relações Públicas e pós-graduada em cerimonial e organização de eventos. Deixamos uma vida bem estruturada em Belo Horizonte e cá estamos: NÓS NO CHILE!
- Facebook: nosnochile
- Twitter: @nosnochile
- Instagram:@blognosnochile
- snap: blognosnochile

5 Comments

Gostou? Deixe aqui seu comentário

A AUTORA

Rosi Guimarães

Sou Rosi Guimarães, mineira de Belo Horizonte, casada com Flávio e mãe do Arthur e da Yasmim. Moramos no Chile desde 2014. Relações Públicas e especialista em cerimonial e organização de eventos. Deixamos uma vida bem estruturada em Belo Horizonte e cá estamos: NÓS NO CHILE!

Mondial Travel - Nós no Chile
Rentcars - Nós no Chile

TEMPERATURA

Santiago - Chile
10°
Weather from OpenWeatherMap