Deserto do Atacama

12 Curiosidades sobre o Chile

Foto da Capa: Kelvin Rinaldi

[Atualizado em Agosto de 2016] Chile está cada dia mais cheio de turistas brasileiros. O que tem trazido tantos brazucas ao Chile? Aqui um post com detalhes do porquê Chile tem atraído tantos turistas brasileiros. É claro que não poderia deixar de citar que Chile é um país curioso, seu formato já chama a atenção, ele tem é um país comprido, com 4.329 quilômetros e muito estreito, em média tem 180 quilômetros de largura. É um país de contrastes climáticos e geográficos.

Foto: zofti.com

Foto: zofti.com

1. Origem do nome Chile

Diz a lenda que a origem da palavra é “tchilli“, que em mapudungun (língua dos Mapuches) significa “o lugar onde termina a terra”. Não é à toa que sempre dizemos que Chile está no fim do mundo.

 

10 curiosidades

2. Bandeira Chilena

Sabia que aqui no Chile existe uma lei que obriga todos os moradores estampar a bandeira chilena nos dias 21 de maio? (dia de Glórias Navais) e nos dias 18 e 19 de setembro (dias das Festas Pátrias) Sim. E se não o fizerem, levam multa.  Mas eles fazem isso com orgulho, aqui você vê a bandeira por todo lado. Olha a lei aquí: “Lei 20.537 de 3 de outubro de 2011. É obrigatório hastear a bandeira em todo edifício público ou privado durante os dias 21 de maio e os dias das festas pátrias (18 e 19 de setembro).” Para acessar a lei na íntegra, clique aqui.

Bandeira Chilena

Bandeira Chilena

3. Prêmio Nobel de Literatura

Gabriela Mistral e Pablo Neruda são os poetas chilenos premiados mundialmente nesta categoria.  Nascida na cidade de Vicuña Gabriela Mistral recebeu o premio em 1945. Os chilenos dizem que como ela nunca casou e não teve filhos deixou toda sua herança para as crianças da sua cidade natal. Até hoje as crianças de Vicuña se mantém com esse dinheiro. Pablo Neruda foi premiado no ano de 1971. Deixou três lindas casas-museus abertas à visitação, quem vem ao Chile, não pode deixar de conhecer: La Chascona, em Santiago, La Sebastiana, em Valparaíso e a de Isla Negra.

  • Já falei delas aqui no blog, clique aqui.
Casa de Isla negra

Casa do poeta Pablo Neruda em Isla negra

4. Maior piscina do mundo está no Chile

Ainda não a conheci, ela está localizada no Resort San Alfonso Del Mar, na cidade de Algarrobo, há 120 km de Santiago. A piscina tem 1 quilômetro de extensão e 115 metros de profundidade.  Para se ter uma ideia, a extensão total da piscina corresponde a 20 piscinas olímpicas. Para enchê-la é necessário mais de 250 milhões de litros de água do mar, através de um sistema digital de sucção e filtragem.

Foto: Site Hypeness

Foto: Site Hypeness

5. Água da torneira

Aqui no Chile tomar água da torneira é uma prática comum porque a água é tratada e filtrada. Para nós é um pouco estranho, ainda não nos acostumamos, mesmo porque aqui a água tem um gosto bem diferente. A água contém muitos sais minerais e para nosso gosto é muito salgada, então preferimos comprar água mineral.  Não há filtros nas casas como há no Brasil e quase não encontra nas lojas para comprar. Atenção turistas, vejam minhas dicas para a água que mais se parece com a nossa água brasileira.

10 curiosidades

6. No Chile é proibido:

Caminhar sem camisas pelas ruas e parques; Tomar bebidas alcoólicas nas ruas, parques e praias. Então, homens, nada de sair para correr ou caminhar sem camisas pelas ruas. Tomar cerveja ou outra bebida com álcool então, nem pensar! Se a polícia pega o negócio fica complicado.

7. Abacate com sal

Para nós brasileiros é abacate, mas para os chilenos é palta. Há quem diga que é diferente, mas para mim é a mesma coisa, sei que se um chileno ler isso, vai brigar comigo.  A única diferença que percebo é no tamanho, a palta é menor, mas o gosto, para mim, é o mesmo. Os chilenos comem palta em tudo, no pão, no sanduíche, na salada, e tudo com sal, nunca com açúcar, como estamos acostumados. O abacate (para mim) e a palta (para os chilenos) é um ingrediente essencial na culinária do país.

Olha aí a palta chilena

 

8. Deserto mais seco do mundo está no Chile

Atacama

Atacama, o deserto mais árido e com menor quantidade de chuvas. O Atacama ficou sem chuva por 40 anos, não sei se é verdade, porque segundo minhas pesquisas nesses últimos anos tem chovido na região do Atacama e em 2015 teve um forte chuva que deixou vários desabrigados. Veja a notícia aqui. Mas continua sendo o deserto mais árido do mundo.

9. Terremotos

Chile é o país com maior número de terremotos do mundo. E o maior deles também foi aqui. Em 1960 na cidade de Valdivia e atingiu 9.5 graus de magnitude.

Fomos conhecer a cidade de Valdivia e adoramos. Veja o post aqui.

Valdivia sul do Chile

Eu morro de medo, aqui em casa sempre dá uma tremidinha, não tem jeito de se acostumar. Em 2010 teve um terremoto muito forte que alcançou uma magnitude de 8.8, ainda bem que não morávamos aqui ainda! Mas dessa vez não escapamos,  o último terremoto forte foi no dia 16 de setembro de 2015 .

Arte: site emol

Arte: site emol

10. Cobre

Chile é o maior produtor e exportador de cobre do mundo. Cerca de 1/3 da produção mundial está aqui. Por isso é fácil encontrar muitos artesanatos de cobre. Se quiser levar uma lembrancinha para o Brasil, artesanato em cobre é uma boa sugestão.

  • Saiba onde comprar artesanatos para levar para o Brasil, clique aqui.

11. Vinhos

Vinhos Chilenos

O Chile já ocupa a 4ª posição mundial na produção de vinhos (dados da OIV  – Organización Internacional de la viña y el vino, de 2013) é um país com território estreito, com cerca de 180 km de largura e em média 4.300 km de comprimento. Está situado entre a Cordilheira do Andes e o Oceano Pacífico, a topografia e o clima mediterrâneo, formam um excelente ambiente para o cultivo das uvas.

  • Para saber mais sobre os vinhos chilenos e qual é melhor levar para o Brasil, clique aqui.
  • 12 vinhos de até 12 mil pesos. Confira aqui.

12. Maior Torre da América Latina

Olha a torre aí, de quase toda Santiago é possível avistá-la.

Olha a torre aí, de quase toda Santiago é possível avistá-la.

Está em Santiago a maior torre da América Latina. O edifício tem 300 metros de altura e acaba de inaugurar um  mirante  que fica no 62º andar. É o Sky Costanera, ponto turístico imperdível, de onde você pode ver Santiago em 360º.

sky costanera Chile

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.

Artigos Relacionados

About the Author

Rosi Guimarães
Author with 239 posts
More about Rosi Guimarães

Sou Rosi Guimarães, mineira de Belo Horizonte, casada com Flávio e mãe do Arthur e da Yasmim. Moramos no Chile desde 2014. Relações Públicas e pós-graduada em cerimonial e organização de eventos. Deixamos uma vida bem estruturada em Belo Horizonte e cá estamos: NÓS NO CHILE!
- Facebook: nosnochile
- Twitter: @nosnochile
- Instagram:@blognosnochile
- snap: blognosnochile

41 Comments

  • carolina pinto barreto setembro 13, 2017 06.36 pm

    oi Rosi
    estava com duvidas sobre o chile pois estou planejando a primeira viagem de aviao do meu filho e queriamos ir para o chile
    gostaria de saber se ele se divertiria ou se é uma viagem mais para adultos e tambem obrigado pelas dicas e por favor me responde estou muito presisando de ajuda
    e tambem oque voce me recomenda de lugares turisticos em santiago…
    boa noite, carol e edu

    Reply 
  • 18 e 19 de setembro, Fiestas Patrias no Chile – O que abre e o que fecha
    9 de setembro de 2017 - 12:01

  • Pamela Pacheco de Andrades agosto 22, 2017 10.07 am

    Olá, Rosi! Goataria de saber como foi sua adaptação aí no Chile e quais foram suas maiores dificuldades.
    Amei seu blog, conheci um rapaz do Chile aqui no Brasil e pretendo visitá-lo em breve!
    Abraços ! 🙂

    Reply 
  • Global Translations.BR Conheça o Chile – Global Translations.BR
    5 de dezembro de 2016 - 15:47

  • 18 e 19 de setembro de 2016: O que funciona no Chile? – Nós no Chile
    12 de setembro de 2016 - 10:23

  • aeolini agosto 30, 2016 03.55 pm

    Olá Rosi,adorei seu site, otimas dicas…
    Esterei embarcando para o Chile com meu marido agora dia 04/09, terei os dias 5,6,7 e 8 livres, volto no dia 9.
    Gostaria de conhecer Valle Nevado, Farellones, mas consigo fazer isso no mesmo dia? Gostaria também de conhecer a vinícola concha y toro.
    Pode me indicar alguma agencia para passeios com bons preços?
    Obrigada

    Reply 
  • Renata Teixeira agosto 19, 2016 11.22 am

    Ola, Rosi. Boa tarde.

    Estamos embarcardo para Santiago no dia 1 de Setembro para uma viagem de 5 dias. Como estaremos com nosso filho de 5 anos nosso planejamento preve aproveitar com nosso filhote

    Amo Santiago, ja estive outras vezes como meu Marido no verao , entao ja conheço algumas vinicolas e Vina Del Mar e Val Paraiso.

    Dia 1 – Farellones +

    Dia 2 – Vale Nevado

    Dia 3 – City Tour , tais Sky Costanera, Almoçar no Border Rio + Shopping

    Dia 4 – Manha Livre + Tarde Zoologico + Jantar no Restaurante Giratorio

    Voce consgeue me indicar alguem para fazer o Transfer para as estacoes de Ski ? Estaremos em 4 Adultos e 1 Criança.

    Voce recomenda comprar antes os ingressos para as estacoes de Esqui no Brasil ou em Santiago ?

    Voce recomenda ir a Vinicolas com criança ? Eu ja conheço, porem o casal que esta indo conosco, gostaria de ir.

    Caso voce tenha alguma outra recomendacao / sugestao para meu roteiro, super agradeço.

    Renata Teixeira.
    Sao Paulo

    Reply 
  • Júlio agosto 19, 2016 07.40 am

    Conheci o Chile em fevereiro deste ano e sempre vem a nostalgia, aio ver as fotos,junto com um sentimento de muita paz. Foram 7 dias incríveis, conhecemos muitos lugares. É muito diferente do Brasil em termos de limpeza, organização, transporte eficiente e “astral”. Eu gostaria de poder escrever um dia para vocês um pouco mais sobre o que vivi. Abs

    Reply 
  • joao maria feliciano julho 07, 2016 01.35 pm

    otimo! as fotos sao belíssimas!quero conhecer o chile!

    Reply 
    • Rosi Guimarães julho 07, 2016 07.27 pm

      Olá João!
      Seja muito bem-vindo!

      Reply 
  • Como é a nossa vida no Chile. O que gostamos?
    22 de março de 2016 - 06:27

  • Alvaro Letelier Hidalgo fevereiro 29, 2016 08.38 pm

    Olá Rosi
    Tudo bem?

    Só alguns pontos:

    5. As pessoas não bebem água da torneira em Antofagasta. Pelo tipo de solo e das suas nascentes e pela atividade das mineradoras, ela carrega muitos metais pesados. Então as pessoas costumam comprar desses garrafões que utilizamos aqui no Brasil.

    7. Sem chance do abacate ser o mesmo. Eu já cansei de comprar aqui em Salvador e ele é doce, meio sem gosto. Eca! Saudades de um abacatezinho gostoso do Chile.

    8. O Atacama ficou mesmo sem chuva durante décadas. Em 1991 achou de chover por 3 horas em Antofagasta. Morreram 92 pessoas e ficaram 16 desaparecidas. Pode pesquisar.

    9. Terremotos eu já estive em 2: 1985 de santiago e do 1995 em Antofagasta. Abaixo de 7,0 na escala de Richter a gente não conta como terremoto. São apenas tremores 🙂

    Para Luciana B Aidar, e também para você: no Chile se faz suco de uva sim, mas não é cozido. É como qualquer outro suco: fruta + água + açúcar. Pronto! Nada de ficar cozinhando a uva e sei lá o que mais. Saudades desse suco de uva.

    No mais, me acabo aqui na Bahia com suco de cajú, de manga, abacaxi, acerola… tudo da fruta. Podem ficar com as suas uvas do Chile e do Brasil. 😀

    Um abraço

    Reply 
    • Rosi Guimarães março 01, 2016 09.28 am

      Oi Alvaro, tudo bem.
      Obrigada por seus comentários.
      Abraço!

      Reply 
  • Fabrício dezembro 26, 2015 12.17 pm

    Oi Rosi… meu nome é Fabrício sou de Brasília! Eu e um amigo vamos pro Chile em Março vc teria alguns H ostals baratos e bons pra nós indicar! Grato! Amei seu blog

    Reply 
    • Rosi Guimarães janeiro 13, 2016 11.14 am

      Oi Fabrício.
      Obrigada! O blog é feito com muito carinho e dedicação. Hostel tem o Rado e o Che Largato que são bem comentados.
      Um abraço e boa viagem!

      Reply 
  • Bernadete dos Santos Viana dezembro 06, 2015 12.48 pm

    Oi, Rosi!!! Gostei do blog! Amo o Chile! Já estive por aí muitas vezes, não só em Santiago mas de norte ao sul, dirigindo por estas estradas maravilhosas na companhia do meu marido. Estava na capital num destes terremotos e depois peguei outros menores. Ando meio assustada…

    Reply 
  • Camila Ribeiro dezembro 03, 2015 07.45 pm

    Olá Rosi! Eu e uma amiga vamos para Santiago no final do ano. Estaremos na noite de Natal em Santiago, órfãs de nossas familias (Buá rs!). Você teria alguma dica de onde passar a noite de Natal? Pensei em algum restaurante ou hotel que fizesse ceia. Será? A
    Agradeço se puder dar alguma dica! Vou conhecer agora o seu Blog, bjs

    Reply 
    • Rosi Guimarães dezembro 06, 2015 07.06 pm

      Oi Camila!!!
      O post com opções já está no blog. É só conferir!!!
      Um abraço!

      Reply 
      • Camila Ribeiro dezembro 06, 2015 10.27 pm

        Obrigada! Já li mas ainda tenho o bastante para ler por aqui…poderia me tirar outra duvida? Estamos pensando em alugar um carro com GPS para 2 dias de passeio: Vina Del Mar e Valle Nevado. O GPS ai é uma boa ferramenta? Há lojas que vendem chip temporário para ipad, para poucos dias, de internet?

        Reply 
        • Camila Ribeiro dezembro 06, 2015 10.29 pm

          Obrigada! Ah, e boa viagem para o Brasil 🙂

          Reply 
  • 18 e 19 de setembro, Fiestas Patrias no Chile – O que abre e o que fecha – Nós no Chile
    3 de setembro de 2015 - 11:28

  • Carool maio 12, 2015 11.22 am

    País maravilhoso, seria ótimo se no Brasil tivesse essa proibição de bebidas também. 🙂

    Reply 
  • Lu Lobao maio 02, 2015 08.12 pm

    Estarei em Santiago dia 21 de maio é preciso saber o que funciona, pois estou tendo dificuldade em descobrir. Abraços

    Reply 
  • Jonas Oliveira abril 27, 2015 04.40 pm

    Boa matéria , me ajudou muito no trabalho do colégio.
    Abraço!

    Reply 
    • Rosi Guimarães maio 02, 2015 07.54 pm

      Que bom Jonas!
      Fico feliz de saber que ajudou!
      Valeu!!!

      Reply 
  • Michelle março 06, 2015 03.03 pm

    Glórias navais, nao navalhes…

    Reply 
    • Rosi Guimarães março 06, 2015 03.25 pm

      Michelle,
      Obrigada pela observação, já corrigi no texto.
      Grande abraço!

      Reply 
      • Michelle março 06, 2015 04.14 pm

        Que bom. Dói ver erro de português ainda, mesmo depois de quase 3 anos morando aqui. Abraço.

        Reply 
  • Luciana B Aidar março 06, 2015 01.30 pm

    Muito legal!
    Sobre a uva, devem usar tudo pra vinho… No mercado ela é bem sazonal e suco de uva… Não fazem! 🙁

    Reply 
    • Rosi Guimarães março 06, 2015 03.44 pm

      Oi Luciana,
      É verdade! Saudade de um delicioso suco de uva. Acho que os produtores pensam que é um desperdício produzir suco, já que é o país do vinhos.
      Abraço!!!

      Reply 
      • Luciana março 06, 2015 04.37 pm

        Sem desperdício! Hehehe! Beijo

        Reply 
  • Silmara Cornelio março 06, 2015 09.36 am

    Rosi, boa matéria. Apesar de 40 anos sem chuva no Atacama, tive “sorte” em chover quando estava lá. beijos

    Reply 
    • Rosi Guimarães março 06, 2015 03.45 pm

      Sil,
      Deve ter sido muito legal presenciar a chuva no dederto do Atacama, me manda a foto para publicar aqui. Fiquei curiosa!!
      Abraços!!!

      Reply 
  • Feriados no Chile em 2015 – Nós no Chile
    18 de janeiro de 2015 - 12:33

  • Pamela dezembro 02, 2014 09.18 am

    Desertó de Atacama, 400 años sem chuva….
    Esqueceu do pao, o melhor do mundo….
    Esquecer dos Carabineros, orgullo do país….

    Reply 
    • Rosi Guimarães dezembro 05, 2014 03.20 pm

      Oi Pamela,
      são muitas curiosidades sobre o Chile, escrevi 10, mas sei que tem muito mais.
      quem sabe, depois não vou aumentando a lista aos poucos.
      Abraços!

      Reply 
      • Pamela dezembro 05, 2014 08.15 pm

        Ta certo, tudo vale!!!

        Reply 
  • Flavio dezembro 02, 2014 08.20 am

    Amigos que foram ao Brasil para o mundial, contaram que nas praias do Rio de Janeiro, compravam cerveja e escondiam dentro de sacolas plásticas, para que ninguém percebesse que estavam bebendo..Força do hábito pela proibição em seu País.

    Reply 
    • Rosi Guimarães dezembro 05, 2014 03.17 pm

      Pois é Flávio, são hábitos.
      Aposto que depois que descobriram que podiam beber, ficaram felizes da vida!

      Reply 

Gostou? Deixe aqui seu comentário

A AUTORA

Rosi Guimarães

Sou Rosi Guimarães, mineira de Belo Horizonte, casada com Flávio e mãe do Arthur e da Yasmim. Moramos no Chile desde 2014. Relações Públicas e especialista em cerimonial e organização de eventos. Deixamos uma vida bem estruturada em Belo Horizonte e cá estamos: NÓS NO CHILE!

Rentcars - Nós no Chile
10% de desconto - Brazilian Travel Card

TEMPERATURA

Santiago - Chile
19°
Weather from OpenWeatherMap