14 perguntas e respostas sobre a neve no Chile em 2018

por Rosi Guimarães

Diante das muitas dúvidas sobre a neve no Chile, recebidas através do nosso Instagram @blognosnochile, resolvemos escrever esse post com perguntas e respostas para atender tanto os seguidores em redes sociais quanto os leitores aqui do blog. Vamos lá!

1. Qual é o período da neve no Chile?

Geralmente, o período é entre meados de junho a meados de setembro. Tudo depende das condições climáticas, pode chegar antes como aconteceu no ano passado ou depois. Não dá para assegurar.

 2. Onde ir para ver a neve no Chile?

Dificilmente neva em Santiago. No ano passado nevou, depois de 20 anos sem acontecer esse fenômeno e, no início de junho desse ano, caíram alguns floquinhos na cidade, mas não é comum.

Para brincar e ver muita neve, você vai precisar subir a Cordilheira dos Andes e chegar até as estações de esqui. As mais próximas a Santiago e que estão na mesma direção são: Farellones, La Parva, El Colorado e Valle Nevado.

Farellones é um parque na neve. Oferece outras atividades além de esqui e snowboad. Veja o post aqui.

Valle Nevado tem as maiores pistas de esqui e snowboard da América Latina: são mais de 40 km. É a estação mais alta e está a 3 mil metros sob o nível do mar. Por isso, é onde a neve dura mais tempo.

3. Todas as estações de esqui já estão abertas?

Sim. Todas estão funcionando. O Valle Nevado abriu a temporada completa no dia 22 de junho, com as pistas de esqui, hotéis e todos os restaurantes funcionando. Ano passado fiquei 3 dias hospedada no resort e o post da minha experiência pode ser conferidos aqui

4. Quais agências você indica para os passeios na neve?

O Nós no Chile não é agência e nem faz passeios, mas temos agências parceiras no blog. É só você clicar neste link e preencher o formulário para receber um orçamento.

Aproveitando, aqui seguem dicas para contratar uma agência em Santiago do Chile. Leia esse post.

5. Para entrar no Valle Nevado tem que pagar?

Não se paga para entrar no Valle Nevado, mas sim para fazer alguma atividade como esqui, snowboard ou passeio de gôndola. Confira os valores aqui.

Se quiser tomar um chocolate quente, uma taça de vinho ou um pisco sour, acompanhado de uma pizza ou sanduíche, o resort tem várias opções de restaurantes. Uma pizza individual (mas que dá para dividir) custa em média $ 12.000. O chocolate quente sai por $ 4.500 e dois croissants, por $ 3.500.

6. Quanto custa a entrada no Parque Farellones?

A entrada no Parque Farellones, com direito a fazer todas as atividades, custa $ 27.000. Nesse valor não está incluído aulas de esqui ou snowboard. Se você levar seus equipamentos poderá praticar os esportes, mas o ideal e pagar $ 39.000 para ter direito a duas horas de aulas coletivas. É difícil esquiar ou fazer snowboard sem conhecer as técnicas.

Fonte: Site Farellones

Você não terá acesso ao parque se não pagar a entrada.

7. Posso ficar o dia inteiro em Farellones?

A entrada no Parque Farellones dá direito a fazer todas as atividades quantas vezes você quiser. Se quiser aproveitar bem, o mais indicado é ficar o dia todo no parque. Se viaja com crianças, é o lugar ideal para elas. Tem atividades como o tubbing, que é a descida na boia gigante, passeio de bicicleta, teleférico e outras atrações. Confira nesse post. Durante o mês de julho, costuma ter filas para fazer as atividades, mais um motivo para passar o dia no parque.

As agências oferecem passeio somente para Farellones, ou caso tenha interesse, também tem opção de conhecer Farellones e Valle Nevado no mesmo dia, mas, nesse caso, vai aproveitar menos o parque.

8. Posso ir a Farellones sem entrar no parque? Vou ter acesso a neve?

Farellones é um povoado, com residências, pousadas, restaurantes e lojas. Se tiver nevado nos dias anteriores à sua visita, provavelmente você terá contato com a neve, como nós tivemos no dia em que fomos, 15 de junho. Como havia nevado, não precisamos entrar no parque para ter contato com a neve. Esse lugar não fica assim o inverno inteiro, então, é uma questão de sorte.

 9. Quero esquiar. Qual a melhor opção?

A melhor opção é escolher uma estação e ficar nela. Seja Valle Nevado, Farellones, La Parva ou El Colorado. Todas oferecem pacotes de esqui ou snowboard com aulas. A nossa dica é que você faça as aulas. É importante para aprender as técnicas e assim aproveitar mais as pistas de esqui.

10. É necessário roupa apropriada para a neve?

É recomendável estar com roupas impermeáveis, mas não é obrigatório. Se quiser esquiar, pegar na neve, brincar, sentar, fazer boneco, você vai se molhar. Se pretender só apreciar o cenário, recomendo alugar pelo menos a bota para caminhar na neve. Neve são flocos de cristais de gelo, ou seja, à medida que derrete, molha e, se você não estiver com um sapato apropriado, vai molhar os pés e sentir muito frio.

11. Qual o preço das roupas impermeáveis? Onde alugar?

O aluguel do conjunto de roupas (agasalho, calça, bota e luvas) custa em torno de $ 25.000. Você pode alugar peças separadas e cada uma sai por cerca de $ 8.000. As agências passam nas lojas de aluguel. Cada agência escolhe uma loja da sua preferência e não se tem muita escolha.

12. As lojas de aluguel de roupas possuem guarda-volumes?

Não. Elas te entregam uma sacola onde você pode guardar seus sapatos já que as roupas alugadas são colocadas por cima das que você usando. Essa sacola fica guardada dentro da van.

13. Vale a pena alugar carro para o passeio na neve?

No caminho entre Farellones e Valle Nevado poderá ter neve na estrada. O porte de correntes é obrigatório. Dirigir com neve não é fácil, tem que ter habilidade. Sempre vejo carros passando perrengues e sem saber o que fazer. Então, se não estiver acostumado a dirigir na neve, melhor não se aventurar.

14. Como é a subida para as estações de esqui?

Como já comentei, o Valle Nevado está a 3 mil metros de altura sob o nível do mar. A distância de Santiago é de aproximadamente 45 quilômetros e parte do percurso é uma subida com muitas curvas: 40 até Farellones e mais 20 até Valle Nevado. Nesse mesmo caminho, estão também as estações El Colorado e La Parva. Algumas pessoas podem sentir-se mal na subida. Uma dica é tomar pequenos goles de água ou mastigar um chicletinho de menta. Se você é propenso a ter enjoos, é bom evitar tomar café da manhã antes de sair do hotel. Melhor levar um lanchinho e comer quando chegar lá em cima.

Fotos: Bárbara Musssili

Texto revisado por Bárbara Mussili, criadora do blog Refúgio Ameno

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.

 

Posts Relacionados

32 comentários

René Hutzler 14 de agosto de 2019 - 10:35

Quero viajar em Outubro 2019 para o Chile, treinar esqui para Surdolimpico na Italia, terá neve nessa época? A neve fica dura ou natural? Pois nesse período as passagem aviação está mais barato. obrigado se puder responder.

Reply
Rosi Guimarães 14 de agosto de 2019 - 11:25

René,
pouco provavel que tenha neve nessa data. Esse ano está com pouquissima neve, não nvevou quase nada e está sem previsão. Tenho mostrado nos stories. É só seguir o @blognosnochile no instagram.
Um abraço!

Reply
Alexsandra 13 de maio de 2019 - 11:38

Oi Rosi, estou com viagem marcada para dia 13 de julho. Estou acompanhando todas as suas dicas sobre o Chile. Parabéns pelo seu trabalho. Você já tem alguma informação sobre os preços para Farellones, temporada 2109?

Reply
Rosi Guimarães 13 de maio de 2019 - 15:51

Oi Alexsandra,
dever ficar em torno de $ 30.000 a entrada, por pessoa.
Um abraço e boa viagem!

Reply
ale 18 de abril de 2019 - 19:54

OLÁ, ROSI. muito legal seu site. estou lendo tudo. eu irei no dia 2 de junho e fico até o dia 7. seja sincera, na sua opinião, qual probabilidade de eu conseguir visitar um parque desses tendo neve? quando comprei as passagens achei que junho já fosse certeza, mas julho que seria. muito obrigado

Reply
Rosi Guimarães 22 de abril de 2019 - 08:31

Ale,
ano passado neveou muito no final de maio e nessa data já tinha neve, não sei como vai ser esse ano ainda, mas vamos torcer para ter neve. O mais garantido é depois do dia 15 de junho.
Boa viagem!

Reply
Priscila Mortoza 14 de abril de 2019 - 16:13

Rosi.. tudo bem?
Sei que é muito cedo para dar uma resposta mais certa.. porém, como vc já tem um maior conhecimento sobre tal é provável ter neve em Farellones nas duas últimas semanas de Agosto..
como foi suas experiências nessa época.

Reply
Rosi Guimarães 15 de abril de 2019 - 14:24

Oi Priscila,
No ano passado, infelizmente a neve acabou em meados de agosto em Farellones. Esse ano todos estão dizendo que será uma temporada de muita neve, Vamos torcer!
Um abraço e boa viagem!

Reply
Marina L. de Moraes 14 de abril de 2019 - 09:03

Olá Rose! Que bom e completo seu site. Está sendo muito útil os posts e as perguntas de viajantes. Estamos planejando passar o Natal no Chile. Queríamos saber em relação a custos se é uma época muito cara, mesmo não sendo temporada de inverno.
Obrigada!

Reply
Rosi Guimarães 15 de abril de 2019 - 14:36

Oi Marina,
passagens aéreas e os hotéis custumar ser mais baatos nessa época, o valor da comida é que não muda. Aqui no blog tem posts sobre essa época https://nosnochile.com.br/ceias-de-natal-2018-e-reveillon-2019-em-santiago-no-chile/
Um abraço!

Reply
Ilda Lúcia 24 de março de 2019 - 01:33

Olá em Outubro desse ano tem neve na cordilheira dos Andes.

Reply
Rosi Guimarães 24 de março de 2019 - 17:21

Ilda,
tudo depende das condiçôes climáticas, não dá pra saber com tanta antecedência.
Um abraço!

Reply
Erik 9 de março de 2019 - 09:29

Oi Rosi, estamos planejando a viajem para agosto, é uma época boa pra neve? Esses preços dos passeios que estão no post estão atualizados?

Reply
Rosi Guimarães 10 de março de 2019 - 18:32

Oi Erik,
Esses valores são de 2018, data do post. Assim que for divulgado os valores de 2019 vai ter post novo aqui no blog.
Um abraço!

Reply
CLEVERSON 26 de novembro de 2018 - 21:16

QUAL MELHOR, ÉPOCA DE JULHO PARA IR VER NEVE, NAS ESTAÇÕES DE SKI

Reply
Rosi Guimarães 28 de novembro de 2018 - 08:58

Oi Cleverson,
Em julho costuma ter neve o mes inteiro, mas tudo depende das condicoes climáticas de cada nao.
Um abraco!

Reply
Daniela 12 de outubro de 2018 - 22:15

Oi, Rosi, tudo bem? Nessa época de inverno dá pra ver nesse no chão ou dá pra ver a neve caindo?Obrigada!

Reply
Rosi Guimarães 17 de outubro de 2018 - 15:22

Oi Daniela,
Dá para ver das duas formas, para ver caindo o ideal é subir num dia que tiver previsao de nevasca.
Um abraco!

Reply
Aline Oliveira 11 de setembro de 2018 - 12:23

Oi Rosi. Fiz uma viagem ao Chile recentemente e peguei todas as dicas aqui. Foi tudo perfeito e já estou pensando em voltar no ano que vem. Quero saber se você tem alguma dica para aluguel de casas nos arredores das estações de ski, pois não estou achando nada nas pesquisas.

Reply
Rosi Guimarães 12 de setembro de 2018 - 14:02

Oi Aline,
Tudo bem, fico muito feliz que tenha dado tudo certo. Tenta pelo Airbnb, pode ser que as casas para a temporada do próximo ano ainda nao esteja anunciadas.
Abraco!

Reply
Carolina Zanchetta 5 de setembro de 2018 - 14:17

Alguém pode me dizer se ainda há neve agora em setembro de 2018?

Reply
Chile: Qual é a melhor época do ano para viajar? 15 de agosto de 2018 - 22:35

[…] 14 perguntas e respostas sobre a neve no Chile […]

Reply
Eduardo Oliveira Pereira 9 de agosto de 2018 - 10:42

Que dia o parque de farelones abriu esse ano de 2018 ?
Fim de junho já tinha neve ?
Obrigado

Reply
Rosi Guimarães 15 de agosto de 2018 - 11:17

Oi Eduardo,
Esse ano abriu em meados de junho, mas isso varia muito, depende das condições climáticas.
Abraço!

Reply
Camilla 25 de julho de 2018 - 09:03

Roosi! Já tirei muitas dúvidas lendo seu blog, te acompanhando no insta, enfim…meu roteiro está ficando ótimo graças a vc!! Mas estou com uma dúvida…farei uma viagem curtinha! Só tenho 4 dias livres em Santiago. Então estou com aquela preocupação de não querer perder tempo sabe? Só posso reservar um dia para conhecer na neve (as hospedagens na montanha estavam muuuuito caras, então farei bate e volta mesmo). Chego em um sábado e vou embora na quinta. Vc acha melhor ir para o Valle Nevado e Farellones na segunda?? A intenção é pegar dias menos lotados (se é que é possível em alta estação né? rsrsrs). Um beeeeijo!

Reply
Rosi Guimarães 26 de julho de 2018 - 15:33

Oi Camila,
com certeza segunda é a melhor opção. Sempre peço para evitar os finais de semana.
Abraço e boa viagem!

Reply
CHRISTIANE KIFFER JARDIM CUNHA 23 de julho de 2018 - 22:44

Boa Noite
Nas lojas de alugueis de roupa que as agencias costumam parar antes de subir ate as estações tem alguma dificuldade para encontrar roupas para criancas ??Estou viajando com duas,um de 7 e outta de 3 anos e meio.

Reply
5 dicas infalíveis para uma viagem perfeita para o Chile 14 de julho de 2018 - 18:02

[…] 14 perguntas e respostas sobre a neve no Chile […]

Reply
Mariana 1 de julho de 2018 - 18:01

Boa noite Rosi!!!! Seu blog é espetacular, parabéns!!! Você pode me indicar uma empresa que faz o transporte para o Valle Nevado? Iremos no final deste mês… Obrigada!!! Abraços, daqui de Minas!

Reply
Natália Moreira 30 de junho de 2018 - 22:30

Adorooo o blog! Sempre me ajuda muito!!!

Reply
Thamires Vieira 26 de junho de 2018 - 12:17

Olá Rose, Tudo bem?
Acho ótimo todas as suas postagens.
Vou com meu esposo e minha irmã agora em julho para Santiago, e já escolhemos um dia para ir a Farellones comprando o tkt apenas de transporte até lá e compraremos na bilheteria o ingresso.

Nossa ideia não é esquiar, e por isso escolhemos o Farellones, porém gostaríamos de ir até o Valle Nevado para conhecer, até porque deve ter uma vista incrível lá de cima.

O que fazemos nesse caso? Tem como comprar um tkt de transporte entre as estações?

Reply

Gostou? Deixe aqui seu comentário