14 perguntas e respostas sobre a neve no Chile em 2018

Diante das muitas dúvidas sobre a neve no Chile, recebidas através do nosso Instagram @blognosnochile, resolvemos escrever esse post com perguntas e respostas para atender tanto os seguidores em redes sociais quanto os leitores aqui do blog. Vamos lá!

1. Qual é o período da neve no Chile?

Geralmente, o período é entre meados de junho a meados de setembro. Tudo depende das condições climáticas, pode chegar antes como aconteceu no ano passado ou depois. Não dá para assegurar.

 2. Onde ir para ver a neve no Chile?

Dificilmente neva em Santiago. No ano passado nevou, depois de 20 anos sem acontecer esse fenômeno e, no início de junho desse ano, caíram alguns floquinhos na cidade, mas não é comum.

Para brincar e ver muita neve, você vai precisar subir a Cordilheira dos Andes e chegar até as estações de esqui. As mais próximas a Santiago e que estão na mesma direção são: Farellones, La Parva, El Colorado e Valle Nevado.

Farellones é um parque na neve. Oferece outras atividades além de esqui e snowboad. Veja o post aqui.

Valle Nevado tem as maiores pistas de esqui e snowboard da América Latina: são mais de 40 km. É a estação mais alta e está a 3 mil metros sob o nível do mar. Por isso, é onde a neve dura mais tempo.

3. Todas as estações de esqui já estão abertas?

Sim. Todas estão funcionando. O Valle Nevado abriu a temporada completa no dia 22 de junho, com as pistas de esqui, hotéis e todos os restaurantes funcionando. Ano passado fiquei 3 dias hospedada no resort e o post da minha experiência pode ser conferidos aqui

4. Quais agências você indica para os passeios na neve?

O Nós no Chile não é agência e nem faz passeios, mas temos agências parceiras no blog. É só você clicar neste link e preencher o formulário para receber um orçamento.

Aproveitando, aqui seguem dicas para contratar uma agência em Santiago do Chile. Leia esse post.

5. Para entrar no Valle Nevado tem que pagar?

Não se paga para entrar no Valle Nevado, mas sim para fazer alguma atividade como esqui, snowboard ou passeio de gôndola. Confira os valores aqui.

Se quiser tomar um chocolate quente, uma taça de vinho ou um pisco sour, acompanhado de uma pizza ou sanduíche, o resort tem várias opções de restaurantes. Uma pizza individual (mas que dá para dividir) custa em média $ 12.000. O chocolate quente sai por $ 4.500 e dois croissants, por $ 3.500.

6. Quanto custa a entrada no Parque Farellones?

A entrada no Parque Farellones, com direito a fazer todas as atividades, custa $ 27.000. Nesse valor não está incluído aulas de esqui ou snowboard. Se você levar seus equipamentos poderá praticar os esportes, mas o ideal e pagar $ 39.000 para ter direito a duas horas de aulas coletivas. É difícil esquiar ou fazer snowboard sem conhecer as técnicas.

Fonte: Site Farellones

Você não terá acesso ao parque se não pagar a entrada.

7. Posso ficar o dia inteiro em Farellones?

A entrada no Parque Farellones dá direito a fazer todas as atividades quantas vezes você quiser. Se quiser aproveitar bem, o mais indicado é ficar o dia todo no parque. Se viaja com crianças, é o lugar ideal para elas. Tem atividades como o tubbing, que é a descida na boia gigante, passeio de bicicleta, teleférico e outras atrações. Confira nesse post. Durante o mês de julho, costuma ter filas para fazer as atividades, mais um motivo para passar o dia no parque.

As agências oferecem passeio somente para Farellones, ou caso tenha interesse, também tem opção de conhecer Farellones e Valle Nevado no mesmo dia, mas, nesse caso, vai aproveitar menos o parque.

8. Posso ir a Farellones sem entrar no parque? Vou ter acesso a neve?

Farellones é um povoado, com residências, pousadas, restaurantes e lojas. Se tiver nevado nos dias anteriores à sua visita, provavelmente você terá contato com a neve, como nós tivemos no dia em que fomos, 15 de junho. Como havia nevado, não precisamos entrar no parque para ter contato com a neve. Esse lugar não fica assim o inverno inteiro, então, é uma questão de sorte.

 9. Quero esquiar. Qual a melhor opção?

A melhor opção é escolher uma estação e ficar nela. Seja Valle Nevado, Farellones, La Parva ou El Colorado. Todas oferecem pacotes de esqui ou snowboard com aulas. A nossa dica é que você faça as aulas. É importante para aprender as técnicas e assim aproveitar mais as pistas de esqui.

10. É necessário roupa apropriada para a neve?

É recomendável estar com roupas impermeáveis, mas não é obrigatório. Se quiser esquiar, pegar na neve, brincar, sentar, fazer boneco, você vai se molhar. Se pretender só apreciar o cenário, recomendo alugar pelo menos a bota para caminhar na neve. Neve são flocos de cristais de gelo, ou seja, à medida que derrete, molha e, se você não estiver com um sapato apropriado, vai molhar os pés e sentir muito frio.

11. Qual o preço das roupas impermeáveis? Onde alugar?

O aluguel do conjunto de roupas (agasalho, calça, bota e luvas) custa em torno de $ 25.000. Você pode alugar peças separadas e cada uma sai por cerca de $ 8.000. As agências passam nas lojas de aluguel. Cada agência escolhe uma loja da sua preferência e não se tem muita escolha.

12. As lojas de aluguel de roupas possuem guarda-volumes?

Não. Elas te entregam uma sacola onde você pode guardar seus sapatos já que as roupas alugadas são colocadas por cima das que você usando. Essa sacola fica guardada dentro da van.

13. Vale a pena alugar carro para o passeio na neve?

No caminho entre Farellones e Valle Nevado poderá ter neve na estrada. O porte de correntes é obrigatório. Dirigir com neve não é fácil, tem que ter habilidade. Sempre vejo carros passando perrengues e sem saber o que fazer. Então, se não estiver acostumado a dirigir na neve, melhor não se aventurar.

14. Como é a subida para as estações de esqui?

Como já comentei, o Valle Nevado está a 3 mil metros de altura sob o nível do mar. A distância de Santiago é de aproximadamente 45 quilômetros e parte do percurso é uma subida com muitas curvas: 40 até Farellones e mais 20 até Valle Nevado. Nesse mesmo caminho, estão também as estações El Colorado e La Parva. Algumas pessoas podem sentir-se mal na subida. Uma dica é tomar pequenos goles de água ou mastigar um chicletinho de menta. Se você é propenso a ter enjoos, é bom evitar tomar café da manhã antes de sair do hotel. Melhor levar um lanchinho e comer quando chegar lá em cima.

Fotos: Bárbara Musssili

Texto revisado por Bárbara Mussili, criadora do blog Refúgio Ameno

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.

 

Artigos Relacionados

About the Author

Rosi Guimarães
Author with 262 posts
More about Rosi Guimarães

Sou Rosi Guimarães, mineira de Belo Horizonte, casada com Flávio e mãe do Arthur e da Yasmim. Moramos no Chile desde 2014. Relações Públicas e pós-graduada em cerimonial e organização de eventos. Deixamos uma vida bem estruturada em Belo Horizonte e cá estamos: NÓS NO CHILE!
- Facebook: nosnochile
- Twitter: @nosnochile
- Instagram:@blognosnochile
- snap: blognosnochile

4 Comments

  • 5 dicas infalíveis para uma viagem perfeita para o Chile
    14 de julho de 2018 - 18:02

  • Mariana julho 01, 2018 06.01 pm

    Boa noite Rosi!!!! Seu blog é espetacular, parabéns!!! Você pode me indicar uma empresa que faz o transporte para o Valle Nevado? Iremos no final deste mês… Obrigada!!! Abraços, daqui de Minas!

    Reply 
  • Natália Moreira junho 30, 2018 10.30 pm

    Adorooo o blog! Sempre me ajuda muito!!!

    Reply 
  • Thamires Vieira junho 26, 2018 12.17 pm

    Olá Rose, Tudo bem?
    Acho ótimo todas as suas postagens.
    Vou com meu esposo e minha irmã agora em julho para Santiago, e já escolhemos um dia para ir a Farellones comprando o tkt apenas de transporte até lá e compraremos na bilheteria o ingresso.

    Nossa ideia não é esquiar, e por isso escolhemos o Farellones, porém gostaríamos de ir até o Valle Nevado para conhecer, até porque deve ter uma vista incrível lá de cima.

    O que fazemos nesse caso? Tem como comprar um tkt de transporte entre as estações?

    Reply 

Gostou? Deixe aqui seu comentário

Valle Nevado

RESERVAS

A AUTORA

Rosi Guimarães

Sou Rosi Guimarães, mineira de Belo Horizonte, casada com Flávio e mãe do Arthur e da Yasmim. Moramos no Chile desde 2014. Relações Públicas e especialista em cerimonial e organização de eventos. Deixamos uma vida bem estruturada em Belo Horizonte e cá estamos: NÓS NO CHILE!

TEMPERATURA

Santiago - Chile
10°
Weather from OpenWeatherMap