18 e 19 de setembro de 2016: O que funciona no Chile?

por Rosi Guimarães

Chegou setembro, o clima de festa já está tomando conta de Santiago. É o mês da pátria, de festas e comilanças em todo país. É o feriado mais importante para os Chilenos – Fiestas Patrias.

E você turista que tá aí louco(a) para saber o que abre e o que fecha, então vamos lá! Fiz uma pesquisa nos principais pontos turísticos, restaurantes, shoppings e supermercados e aí está o resultado:

Inauguran fondas y ramadas en Santiago

Crédito: Turismo chile

Estações de esqui:

Valle Nevado, El Colorado e La Parva abertos. Você vai poder aproveitar o dia na montanha. Lembrando que Farellones já fechou porque não tem mais neve. Veja o post aqui.

Pontos turísticos:

  • Museus: fechados;
  • Casas-Museus do Poeta Pablo Neruda: fechadas (as três casas);
  • Mercado Central: aberto;
  • Cerro Santa Lucía: aberto;
  • Cerro San Cristobal: aberto;
  • Sky Costanera: Abre às 14 horas e fecha a venda de entradas às 21 horas;

Shoppings:

  • Costanera: Sábado, 17 de setembro aberto até às 20:30 horas; Praça de alimentação e cinema, abertos até 20 horas; Supermercado Jumbo, aberto até 19 horas; Nos dias 18 e 19 de setembro, lojas, praça de alimentação (fast food) e supermercado Jumbo fechados. Cinemas e área Sabores (restaurantes), abertos em horário normal. Então fome você não vai passar fome, terá opções de bons restaurantes aberto aqui nesse shopping.
  • Parque Arauco: Dia 17 fecha às 20:45. Dias 18 e 19 lojas fechadas.  Boulevard (restaurantes que ficam na parte externa do shopping) estará aberto. Mais uma boa opção de local para comer. Muitos restaurantes bons aqui.

Supermercados:

No dia 17 de setembro os supermercados funcionam até 19 horas. Dias 18 e 19 fechados.

Casas de câmbio:

Acredito que somente as do aeroporto estarão funcionando nesses dias. Enviei email solicitando informações dos horários, mas ainda não recebi resposta. Assim que receber retorno vou publicar aqui.

Restaurantes:

Crédito: Turismo Chile

Crédito: Turismo Chile

  • Pátio Bellavista: aberto  – É um Centro  Gastronômico e terá horário especial, de quinta à domingo irá funcionar das 10h às 04:00 horas.
  • Giratório: aberto
  • Ocean Pacific´s: aberto dias 18 e 19. Bom local para quem quer experimentar a famosa centolla.
  • Baco: aberto
  • Restaurantes dos Shoppings Costanera e Parque Arauco estarão abertos.
  • Outros restaurantes: alguns abertos e outros fechados, melhor consultar o site ou ligar antes de ir.

Para quem viaja com crianças:

Vinícolas:

  • Concha y Toro: Sábado, 17 de setembro funciona até 14 horas. (Último tour às 13 horas); Domingo,  18 e segunda, 19 de setembro, a vinícola estará fechada;
  • Undurraga:  Aberta  18 e  19, fazer as reservas com antecedencia , já que as vagas são limitadas.  Para reservar:  reserva a [email protected]
  • Santa Rita:  Aberta nos dias 17 e 18, já que 19 é segunda, dia que a vinícola não abre. o Museu Andino também estará aberto nesses dois dias. No Café La Panedería (cafeteria da vinícola) você vai poder provar pratos típicos chilenos, como empanadas, pastel de choclo, doces chilenos e outras coisinhas gostosas. Para fazer reservas no tours e restaurante:  [email protected]
  • Viu Manent: Abre suas portas nos dias 17, 18 y 19 de setembro com atividades para celebrar as Fiestas Patrias;
  • Casas del Bosque: aberta e com programação especial. Viva!!!

fiestas-patrias-casas-del-bosque

Outras vinícolas: favor consultar os sites.

Enfim, já sabendo o que abre e o que fecha fica mais fácil para se programar. O que não vale é achar que vai perder dias de viagem. Na minha opinião vai ganhar, com a oportunidade de conhecer um pouco dessa festa tão importante para os chilenos, ver as ruas decoradas, sentir o patriotismo do povo, ver casas e prédios com bandeiras, veja aqui neste post a curiosidade sobre as bandeiras.

Minhas sugestões

  • Um dos dias curta as fiestas patrias e aproveita para provar as comidas e bebidas típicas e aprender sobre a cultura do país. No outro dá para fazer passeios em vinícolas, Valle Nevado ou alguns dos pontos turísticos que estarão abertos.
  • Acho Viña del Mar e Valparaíso nesses dias bem complicados, todos os Santiaguinos descem para essas cidades praianas e o trânsito vai estar caótico.
  • Feche os passeios antes, assim saberá o que estará funcionando com sua agência. A agência com a qual tenho parceria não irá funcionar nesses dias;
  • Se vai se hospedar em um Apart hotel, faça as comprinhas de comida e água antes do feriado. E se for em hotel faça uma boa reserva de compras de água. Os supermercados estarão fechados nos dias 18 e 19.

Curiosidade:

A Independência do Chile é no dia 12 de fevereiro. Então porque eles comemoram no dia 18 de setembro? Porque de 1810 em diante os patriotas comemoravam todo 18 de setembro a formação da primeira Junta Nacional do Governo, o que foi o primeiro passo para a independência. Desse jeito o país sempre teve o costume de celebrar a independência no dia 18 de setembro. Como dizem aqui: Las fiestas dieciocheras.

Atenção: Peço desculpas, mas não poderei responder casos isolados (se este ou aquele lugar vai abrir). Levantar estas informações foi bem complicado, consegui poucos dados na internet, a maioria tive que ligar ou ir nos locais.  Espero que me entendam. Excelente viagem!  VIVA CHILE!

 Atenção!

  • Pelo nosso site você tem algumas facilidades sem gastar nada a mais por isso, pelo contrário, você ajuda na manutenção do blog. Você vai comprar seguro viagem com 15% de desconto. Faça a cotação e garanta já o seu desconto. Para ter o desconto você precisa informar o código: AFILI2016.
  • E pode fazer cotações também de hotel aqui.
  • Se quer alugar um carro, clique aqui.
  • E para comprar um chip de celular, clique aqui.

Posts Relacionados

14 comentários

Marley 30 de agosto de 2018 - 17:36

Olá, estou indo pra santiago bem nesse feriado. Sabe me dizer se a estação de esqui estará funcionando? será q estará mto cheio lá?

Reply
Michele 14 de agosto de 2018 - 16:54

Olá Rosi! Estou com viagem marcada para santiago de 18 a 23 de setembro, aluguei um apartamento. Você irá fazer um post sobre as festas pátrias de 2018?
Como chego bem no dia 18 estou preocupada..
Queria saber se metrôs continuam funcionando, e se algum supermercado, ou café também…
Obrigada pelas dicas, são sempre muito valiosas! Abraços!

Reply
Flúvia 11 de julho de 2017 - 19:01

Boa noite! Poderiam fazer um post desse ano também? Sobre o feriado 18 e 19 de setembro de 2017: O que funciona no Chile?

Reply
Rosi Guimarães 13 de julho de 2017 - 10:37

Oi Flúvia,
vou fazer sim, sempre mais próximo à data eu faço os post com todas as informações.
Um abraço!

Reply
ROSANA RIBEIRO DE FREITAS 15 de agosto de 2017 - 11:49

Olá Rosi! Estou com viagem marcada para o Chile, de 17/09 a 24/09/17, por isso estou ansiosa pelo seu post atualizado sobre o que abre nos dias 18 e 19. Além disso, como vamos chegar no domingo dia 17/09, também gostaria de saber se a única casa de câmbio que irá funcionar nesses dias será a do aeroporto. Aproveitando o ensejo, Rosi, gostaria que postasse os locais onde serão realizadas as “fondas” nos feriados deste ano e, ainda, se seria possível um passeio que desse para conhecer 2 vinícolas no mesmo dia! Te parabenizo desde já pelo site e pela riqueza de informações importantes para o turista!!!

Reply
Rosi Guimarães 17 de agosto de 2017 - 15:22

Oi Rosana,
vou fazer o post sim, mais próximo à data quando for divulgado os locais dos eventos eu divulgo aqui para vocês. Sobre as vinícolas, depende. Se fecham um passeio para o Valle de Casablanca dá para conhecer até 3 ou 4 vinícolas ao mesmo tempo. Se querem ir por conta, nas vinícolas aqui perto de Santiago, dá para ir na Concha y Toro e na cousiño Macul no mesmo dia, por exemplo.
Um abraço!

Reply
carla 24 de agosto de 2017 - 15:03

aguardo ansiosamente,
pois estarei lá!

Reply
Aline 5 de setembro de 2017 - 07:39

Estamos ansiosos esperando esse post!!!!!!

Reply
5 experiências diferentes em vinícolas chilenas - Nós no Chile 29 de setembro de 2016 - 17:47

[…] vinho. Essa experiência você pode viver na vinícola El Principal. Aproveitamos o feriado das Fiestas Patrias, reunimos uma turma de brasileiros que moram no Chile e passamos um dia delicioso na vinícola El […]

Reply
18 e 19 de setembro, Fiestas Patrias no Chile – O que abre e o que fecha - Nós no Chile 19 de setembro de 2016 - 11:18

[…] post é de 2015, mas aqui você pode ler o post atualizado de 2016. E aqui a programação das festas em 2016.  Já falei aqui sobre os feriados chilenos. Neste post […]

Reply
Aline Novais 14 de setembro de 2016 - 17:52

Chegarei na cidade dia 18 de setembro a noite… tem sugestão de algum transfer para fazer o percurso aeroporto – hotel?

Reply
Maurício Fragoso Maciel 14 de setembro de 2016 - 11:11

Estou indo nesse periodo.Dia 18 – Cajon del Maipo y Embalse El Yeso e 19 Mercado Central / La Moneda.. o que acha?

Reply
Marilia 14 de setembro de 2016 - 00:20

Muito legal
Muito produtivo
Obrigada por sua ajuda.
Beijos

Reply
Manuela Dulce 12 de setembro de 2016 - 22:22

Muito obrigada por esse post! Me ajudou muito em minha programação! Um abraço!

Reply

Gostou? Deixe aqui seu comentário