18 e 19 de setembro: Feriado mais importante do Chile

por Rosi Guimarães

Dias 18 e 19 de setembro, são os feriados mais importantes para os chilenos, são as tradicionais Fiestas Patrias. O país para, são dias para festejar.  18 é comemorado a Independência do Chile e no dia 19 a Glória do Exército. Já falei aqui sobre os feriados chilenos. No Chile existem dois tipos de feriados: os comuns e os irrenunciables. O que quer dizer isso?  Irrenunciables são os feriados obrigatórios para os trabalhadores do comércio, ou seja, quase tudo fechado.

Isso mesmo galerinha, dias 18 e 19 quase tudo fechado, para o chileno essas datas são até mais importantes que o natal, mês que eles comemoram a pátria. Mas não fique triste com medo de perder dias da sua viagem por causa dos feriados, são datas super animadas e alto astral, na minha opinião, você vai ganhar mais que perder. Você vai ver a bandeira chilena por todo lado, ruas decoradas, supermercados cheios, famílias fazendo programações, colégio em férias por uma semana.  Meus filhos Arthur e Yasmim já estão contando as horas para descansar uma semaninha.

fiestas Patrias

E é claro que você turista vai querer viver esse clima de patriotismo junto com os chilenos, certo? Então não pode deixar de participar das famosas fondas – festas com barraquinhas, danças, músicas, comidas e bebidas típicas: empanadas, asados, completos, sopaipillas, mote con huesillo, dulces chilenos e muitos mais. Ano passado foi o nosso primeiro ano curtindo as festas pátrias e adoramos, vamos repetir esse ano de novo

Para facilitar sua participação, vou deixar aqui as opções das festas. E aqui um post do que abre e o que fecha nessas datas.

Fonda Parque Inés de Suárez

Crédito: site da Municipalidad de Providencia

Crédito: site da Municipalidad de Providencia

  • Data: de 16 à 19 de setembro, das 11  às 24 horas
  • Endereço: Parque Inés de Suárez – Providencia
  • Valor: Adulto – $4.200 e crianças – $2.000
  • Programação completa da festa aqui.

Fomos nessa festa no ano passado e gostamos muito, achei bem organizada e bem familiar. Nesse ano serão mais de 40 barracas de comidas e bebidas típicas. Você tem que provar as empanadas e o terremoto (eu não gostei do terremoto). Tem também a dança típica, que é a cueca, vários jogos para crianças e feira de artesanatos. Essa eu recomendo!

 Fonda Parque O’Higgins 

fiestas Patrias

É a maior, a mais famosa e a que fica mais cheia, ainda não fomos nessa. Nesse ano a festa tem como tema: “Chile, Santiago te celebra 2016”, tem um palco gigante para apresentações musicais e a novidade é o Cuecódromo – um espaço para dançar a tradicional cueca.  Além das barracas de comidas e bebidas típicas.

Semana de la Chilenidad 

Crédito: Site Identidad y Futuro

Crédito: Site Identidad y Futuro

  • Data: de 09 à 19 de setembro
  • Endereço: Avenida Francisco Bilbao, 8651 – Parque Padre Hurtado
  • Valor: Adultos – $5.000 e crianças – $2.000
  • Programação completa aqui.

É a festa para celebrar os costumes e tradições dos campos chilenos. É a festa da alegria, da beleza e das cores em plena capital. O universo do homem do campo com seus cavalos e carruagens, além de apresentações das Forças Armadas e danças folclóricas. E é claro, barracas das tradicionais comidas e bebidas típicas.

Você não vai perder a oportunidade de conhecer um pouco mais da cultura do Chile né? Fiestas Patrias é cultura, diversão, é viver um dia de chileno. Quem sabe a gente não se encontra na festa do Parque Inés de Suaréz, nós estaremos lá!!!

Foto da capa do post: Emol.

Atenção!

  • Pelo nosso site você tem algumas facilidades sem gastar nada a mais por isso, pelo contrário, você ajuda na manutenção do blog. Você vai comprar seguro viagem com 15% de desconto. Faça a cotação e garanta já o seu desconto. Para ter o desconto você precisa informar o código: AFILI2016.
  • E pode fazer cotações também de hotel aqui.
  • Se quer alugar um carro, clique aqui.
  • E para comprar um chip de celular, clique aqui.

 

Posts Relacionados

6 comentários

Mayko Keoma 5 de setembro de 2018 - 11:55

Sabe me dizer se devido ao feriado do dia 18 o valle nevado e suas lojas para aluguel de equipamentos fecha?

Reply
Rosi Guimarães 10 de setembro de 2018 - 09:08

Ola Mayko,
Geralmente nao. Vai sair um post atualizado sobre o feriado.
Um abraco!

Reply
18 e 19 de setembro, Fiestas Patrias no Chile – O que abre e o que fecha - Nós no Chile 27 de fevereiro de 2017 - 16:09

[…] post é de 2015, mas aqui você pode ler o post atualizado de 2016. E aqui a programação das festas em 2016.  Já falei aqui sobre os feriados chilenos. Neste post você pode conferir o calendário com […]

Reply
7 curiosidades que você não sabia sobre o Chile. E nem eu! 13 de fevereiro de 2017 - 12:03

[…] É a maior festa chilena, é mais celebrada até mesmo que o Natal e Ano Novo. Dias 18 e 19 de setembro, o país para, são dias para festejar: dia 18 é comemorado a Independência do Chile e no dia 19 a Glória do Exército. Mas o mês de setembro inteiro tem festas e os chilenos ficam bastante animados com os preparativos. Se você viajar para o Chile em setembro vai poder perceber o que eu estou contando. Quer saber mais sobre essa festa, veja esse post. […]

Reply
Aline Novais 14 de setembro de 2016 - 18:29

Um amigo chileno comentou que tem festa também no estádio nacional, mas não foi mencionado no seu post. Não terá nada lá esse ano?

Reply
18 e 19 de setembro de 2016: O que funciona no Chile? - Nós no Chile 11 de setembro de 2016 - 18:38

[…] Leia esse post e saiba tudo sobre as fiestas pátrias, inclusive a programação completa dos eventos. […]

Reply

Gostou? Deixe aqui seu comentário