18 e 19 de setembro, Fiestas Patrias no Chile – O que abre e o que fecha

por Rosi Guimarães

Dias 18 e 19 de setembro, são os feriados mais importantes para os chilenos, são as tradicionais Fiestas Patrias. O país para, são dias para festejar.  18 é comemorado a Independência do Chile e no dia 19 a Glória do Exército. Já falei aqui sobre os feriados chilenos em 2017. No Chile existem dois tipos de feriados: os comuns e os irrenunciables. O que quer dizer isso?  Irrenunciables são os feriados obrigatórios para os trabalhadores do comércio, ou seja, quase tudo fechado.

Foto: Chile es tuyo

Foto: Chile es tuyo

Isso mesmo galerinha, dias 18 e 19 (segunda e terça-feiras) quase tudo fechado por aqui. Mas não fique triste com medo de perder dias da sua viagem por causa dos feriados, são datas super animadas e alto astral, na minha opinião, você vai ganhar a oportunidade de viver a mais importante desta chilena. Você vai ver a bandeira do Chile por todo lado, ruas decoradas, supermercados cheios, famílias fazendo programações, colégio em férias por uma semana.

O que abre e o que fecha nos dias 18 e 19 de setembro de 2017:

Estações de esqui:

Valle Nevado, El Colorado e La Parva abertos. Você vai poder aproveitar o dia na montanha. Lembrando que estive em Farellones na sexta-feira, dia 08 de setembro, e havia pouquíssima neve, não foi informada ainda até que dia o parque funciona. Domingo, dia 10 de setembro caiu bastante neve. Leia o post aqui. 

Pontos turísticos:

Shoppings:

  • Costanera: domingo, 17 de setembro aberto até às 20:30 horas; Praça de alimentação e cinema, abertos até 20 horas; Supermercado Jumbo, aberto até 19 horas; Segunda e terça-ferias, 18 e 19 de setembro, lojas, praça de alimentação (fast food) e supermercado Jumbo fechados. Cinemas e área Sabores (restaurantes), abertos em horário normal. Você não vai passar fome, terá opções de bons restaurantes aberto aqui nesse shopping.Costanera
  • Parque Arauco: Domingo, 17 fecha às 20:45. Dias 18 e 19 lojas fechadas.  Boulevard (restaurantes que ficam na parte externa do shopping) estará aberto. Mais uma boa opção de local para comer. Muitos restaurantes bons aqui.

Supermercados:

No domingo, 17 de setembro os supermercados funcionam até 19 horas. Dias 18 e 19 fechados.

Casas de câmbio:

Acredito que somente as do aeroporto estarão funcionando nesses dias. As casas de câmbio dos shoppings seguem os horários estabelecidos por eles.

Restaurantes:

  • Pátio Bellavista: aberto  – É um Centro  Gastronômico e estará aberto nos dias 18 e 19, das 10h às 04:00 horas.
  • Giratório: aberto
  • Ocean Pacific´s: aberto dias 18 e 19. Bom local para quem quer experimentar a famosa centolla.
  • Baco: aberto
  • Restaurantes dos Shoppings Costanera e Parque Arauco estarão abertos.
  • Outros restaurantes: alguns abertos e outros fechados, melhor consultar o site ou ligar antes de ir.

Vinícolas:

  • Concha y Toro:  Domingo, 17 de setembro funciona à partir de 12 horas. Segunda e terça, 18 e 19 de setembro, a vinícola estará fechada;
  • Undurraga:  Aberta  18 e  19, com três tours diários: 10:15, 12:00 e 15:50. Fazer as reservas com antecedência , já que as vagas são limitadas.  Para reservar:  reserva a [email protected]
  • Santa Rita:   Segunda, 18 estará fechada, dia que a vinícola não abre. Dia 19 aberta em horário normal, com primeiro tour as 11:00 e o último às 16:00 horas.  Para fazer reservas no tours e restaurante:  [email protected]

Outras vinícolas: favor consultar os sites.

Enfim, já sabendo o que abre e o que fecha fica mais fácil para se programar. O que não vale é achar que vai perder dias de viagem. Na minha opinião vai ganhar, com a oportunidade de conhecer um pouco dessa festa tão importante para os chilenos, ver as ruas decoradas, sentir o patriotismo do povo, ver casas e prédios com bandeiras, veja aqui neste post a curiosidade sobre as bandeiras.

Minhas sugestões

  • Um dos dias curta as fiestas patrias e aproveita para provar as comidas e bebidas típicas e aprender sobre a cultura do país. No outro dá para fazer passeios em vinícolas, Valle Nevado ou alguns dos pontos turísticos que estarão abertos.
  • Acho Viña del Mar e Valparaíso nesses dias bem complicados, todos os Santiaguinos descem para essas cidades praianas e o trânsito vai estar caótico.
  • Contrate os passeios antes, assim saberá o que estará funcionando com sua agência.
  • Se vai se hospedar em um Apart hotel, faça as comprinhas de comida e água antes do feriado. E se for em hotel faça uma boa compra de água. Os supermercados estarão fechados nos dias 18 e 19.

Para acessar a programação das Fiestas Patrias – Clique aqui.

Curiosidade:

A Independência do Chile é no dia 12 de fevereiro. Então porque eles comemoram no dia 18 de setembro? Porque de 1810 em diante os patriotas comemoravam todo 18 de setembro a formação da primeira Junta Nacional do Governo, o que foi o primeiro passo para a independência. Desse jeito o país sempre teve o costume de celebrar a independência no dia 18 de setembro. Como dizem aqui: Las fiestas dieciocheras.

Atenção: Peço desculpas, mas não poderei responder casos isolados (se este ou aquele lugar vai abrir). Levantar estas informações foi bem complicado, consegui poucos dados na internet, a maioria tive que ligar ou ir nos locais.  Espero que me entendam. Excelente viagem!  VIVA CHILE!

Foto da capa: Chile es Tuyo.

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.

Posts Relacionados

12 comentários

Amanda 9 de maio de 2019 - 09:51

Poderia me informar se eles tem o costume de emendar a semana? Porque agora em 2019, dia 18 e 19 cai numa quarta e quinta, sobrando a sexta.. Acha que pode ocorrer dos comércios estarem fechados na sexta também?
Seu blog é fantástico! Muito obrigada.

Reply
Rosi Guimarães 9 de maio de 2019 - 14:11

Amanda,
É bem provavel que emendem sim. Mas o comercio costuma abrir.
Um abraço!

Reply
Danielle 15 de agosto de 2018 - 21:48

Olá, Rosi!
Gostaria de uma ajuda. Os horários de funcionamento das atrações turisticas e supermercados se mantém em 2018?

Reply
Jonas 21 de junho de 2018 - 09:10

Bom dia Rosi. Me chamo Jonas, sou de BH como vc! Preciso falar contigo, pode me ajudar?!

Reply
Rosi Guimarães 21 de junho de 2018 - 10:54

Oi Jonas,
Tudo bem? Respondo as mensagens enviadas por Instagram @blognosnochile.
Abraço!

Reply
João Paulo Condé 1 de novembro de 2017 - 15:05

Olá, boa tarde. Vou para Santiago no dia 27 de dezembro, e passarei o réveillon por aí, não sei o que fazer para passar a virada do ano, você tem alguma sugestão? Outra dúvida é com relação ao feriado de 1º de janeiro, posso tomar como base do que funciona nesse dia o que você colocou nesse post? Muito obrigado e parabéns pelo site!!

Reply
Rosi Guimarães 7 de novembro de 2017 - 11:23

Oi João Paulo,
você viu esse meu post? https://nosnochile.com.br/natal-e-reveillon-2017-no-chile-o-que-fazer/
Sempre faço um post atualizado quando vai chegando à data.
Um abraço!

Reply
tatyana Oliveira 21 de setembro de 2017 - 06:19

Bom dia!! Vou chegar no Chile me 19 de novembro de 2017, bem no dia de eleições?? Como estará a cidade?? E os supermercados, restaurantes e shoppings??

Reply
MARISA POSTAL 18 de setembro de 2017 - 21:29

Olá. Consegue nos informar como será o desfile militar amanhã 19.09 em Santiago? Como horário, local de saída, trajeto que farão. Gostaríamos de assistir.

Reply
Rosi Guimarães 20 de setembro de 2017 - 10:52

Oi Marisa,
Desculpa, só hoje estou conseguindo te responder. O desfile oficial acontece no Parque O´higginis.
Abraço!

Reply
Vinicius 17 de setembro de 2017 - 22:04

Muito bom! Parabéns

Reply
Rosi Guimarães 20 de setembro de 2017 - 10:57

Obrigada!!!

Reply

Gostou? Deixe aqui seu comentário