4 dicas para contratar uma agência de turismo no Chile

por Rosi Guimarães

A viagem perfeita nasce do sonho. Você escolhe um destino e começa a imaginar, economiza, marca as férias, monta roteiro e, finalmente, chega o dia. O segredo para que tudo saia como idealizado é o planejamento. É por isso que organizamos essas dicas.

Existem muitos passeios por aqui que podem ser feitos por conta própria. Porém, existem outros como Valle Nevado e Farellones, Valparaíso e Viña del Mar, Cajón del Maipo e Embalse El Yeso, vinícolas, em que você pode preferir contratar uma agência de turismo. Mas como escolher a agência ideal?

Essa escolha vai depender da sua expectativa, o que varia para cada pessoa. Uns priorizam o preço. Outros, a diferenciação do serviço. Isso é normal. Nesse sentido, não tem caro ou barato, mas sim a relação custo/benefício. Todos desejam um serviço de qualidade, seguro e confiável.

De todas as maneiras, contratar uma agência requer atenção. Isso porque nem todos que oferecem serviços turísticos estão devidamente registrados e estas pessoas se aproveitam do turista desprevenido. O cuidado deve ser redobrado na alta temporada quando aumenta o fluxo de turistas. Previna-se e desconfie do canto da sereia.

Uma prática comum de agências clandestinas é a abordagem na rua sem autorização da municipalidade. Para coibi-la, as autoridades estabeleceram o Plan Comercio Justo Santiago que visa fiscalizar e multar pessoas que estejam praticando comércio ilegal, vendedores e consumidores. Veja mais informações aqui.

Valle Nevado

Infelizmente, também observamos pessoas que se aproveitam até mesmo do Nós no Chile e oferecem passeios através das nossas redes sociais. É importante reafirmar que não somos agência e não temos grupo no Whatsapp. O que nós fazemos é conhecer estes serviços, estabelecer parcerias e divulgá-las. A ideia é que você tenha referências e informação.

Por exemplo, para oferecer um serviço de turismo no Chile, a empresa precisa estar registrada junto ao Servicio de Impuestos Internos para exercer esta atividade como agência organizadora de viagens. Seus veículos precisam estar regularizados junto ao Ministério de Transportes, entre outras coisas.

Confira nossas dicas!

Dica 1: Planeje-se com antecedência

Pesquise antes de viajar e não perca tempo durante a viagem. Leia a respeito de Santiago. Aqui no blog tem muita informação para você poder escolher o melhor momento de viajar, aqui você pode conferir um roteiro completo para 7 dias de viagemcomo  você pode economizar e um post com os custos da viagem para o Chile.

Dica 2: Monte seu roteiro

Não existe um roteiro único. Tem gente que viaja sozinho, acompanhado, com crianças, com amigos, com família, em casal. Então, cada um tem interesses diferentes. Mas nós pensamos em todo tipo de viajante. Veja aqui, por exemplo, o que é imperdível em Santiago do Chile.

Dica 3: Pesquise agências de turismo

A partir do roteiro, pesquise por agências usando recomendações de conhecidos. Busque sites com avaliação de consumidores e veja os comentários. Além da classificação, considere também a quantidade de avaliações.

Dica 4: Faça reserva antecipada

Como a procura por este tipo de serviço aumenta muito na alta temporada, minimize o risco de não conseguir vaga contratando antecipado. Solicite um voucher ou e-mail de confirmação. O normal é que a empresa aceite sua reserva e o pagamento seja realizado na prestação do serviço.

Resumindo, com planejamento, fica tudo mais fácil. Claro que não podemos prever tudo. Todo mundo quer subir o Valle Nevado quando ele estiver branquinho de neve, por exemplo. E a previsão do tempo é algo que não depende da gente. Mas para certas coisas vale a pena investir na programação. Por fim, queremos que você aproveite sua viagem como sonhou. Boa sorte!

Lembrando que o Nós no Chile é um blog de viagem atuando no segmento associado à Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem (RBBV) e à Asociación de Blogs chilenos de Viajes (ACHILETB).

Observação

No Chile, a atividade do turismo é regido pela Lei 20.423 desde quando esta foi promulgada em 2010. Este sistema é composto por um Comitê de Ministros do Turismo, uma Subsecretaria de Turismo, um Conselho Consultivo e pelo Serviço Nacional de Turismo.

Links importantes

Texto revisado por Bárbara Mussili, criadora do blog Refúgio Ameno

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.

 

Posts Relacionados

20 comentários

Carmem 25 de agosto de 2019 - 11:02

Oi Rosi, estamos indo ao chile em setembro agora dia 11, vi em algum post seu que há alguém que pode nos pegar no aeroporto e levar para o hotel, poderia me enviar o link para eu entrar em contato com eles? Obrigada

Reply
Rosi Guimarães 26 de agosto de 2019 - 17:23

Oi Carmem,
Aqui está https://nosnochile.com.br/transfer-aeroporto-chile-vem-me-buscar/
Um abraço e boa viagem!

Reply
VERA REGINA LOUREIRO 14 de julho de 2019 - 23:25

Olá! Gostaria de saber se organizam passeio a Puerto chacabuco. Quero visitar a Laguna San Rafael. Irei ao Chile em outubro. Ficarei 3 ou 4 dias em Santiago e terei mais 4 para conhecer essa.outra região. Sei que devo.ir de avião de Santiago até balmaceda e de lá para puerto chacabuco.
Meu email é
[email protected].

Reply
Rosi Guimarães 17 de julho de 2019 - 13:44

Oi Vera,
Temos agência parceira no Sul do Chile, você pode falar com o Cristo, veja esse link https://nosnochile.com.br/parceiros/agencia-so-viagem/
Um abraço!

Reply
Suzane 7 de junho de 2019 - 00:13

Olá Rosi, onde encontro a relação das agências registradas pra turismo no Chile?

Reply
Rosi Guimarães 7 de junho de 2019 - 12:36

Oi Suzane,
Você encontra através do site da Sernatur http://serviciosturisticos.sernatur.cl/
Lembrando que temos agências parceiras no blog https://nosnochile.com.br/parceiros/
Um abraço!

Reply
Tatiane Raiser 2 de abril de 2019 - 13:08

oie boa tarde,
vou no incio de junho 2019 para santiago gostaria de saber se é vantajoso contratar um serviço particular para me levar ate o vale nevado ?
pretendo ficar apenas meio dia parte da manhã.
ótimas dicas no seu post .

Reply
Rosi Guimarães 3 de abril de 2019 - 13:39

Oi Tatiane,
Nesse seu caso sim, as agências oferecem tours compartilhados para passeio de dia completo.
Um abraço!

Reply
Mariangela Colombini Braga 25 de março de 2019 - 16:30

Antes preciso de uma dica para hotel. Pode ser? Fui com seu link para as reservas, mas preciso de uma orientação.
Vou com crianças e preciso de um hotel que esteja em meio a restaurantes e lojas e um Mac Donalds, kkkk.
Em 17 fiquei no NH Ciudade de Santiago. O local não oferecia essas facilidades, praças lindas, mas se praticidade.

Reply
Rosi Guimarães 27 de março de 2019 - 09:44

Mariangela,
O Hotel torremayor tem excelente localização. Veja esse post https://nosnochile.com.br/melhor-lugar-para-se-hospedar-em-santiago-do-chile/
Um abraço!

Reply
savannah da silva 18 de novembro de 2018 - 12:20

Olá. Pretendo ir para Santiago em dezembro/2018, já estou pesquisando algumas coisas. Vc poderia me dá algumas dicas? Sou de Vitória-ES, dicas com: voo, hospedagem, turismos, conversão do real, passaportes etc….. Desde já, agradeço!

Reply
Rosi Guimarães 19 de novembro de 2018 - 14:00

Oi, tudo bem?
todas essas dicas estão aqui na página, é só você ir lendo os posts que vai achar tudo que precisa.
Veja: https://nosnochile.com.br/chile-real-dolar-ou-cartao-de-credito/
https://nosnochile.com.br/vai-viajar-para-o-chile-duvidas-frequentes/
Um abraco!

Reply
Giovana 19 de julho de 2018 - 14:39

Fui para Santiago em junho/2018. Acabei contratando os serviços de um senhor que fez alguns passeios com uns amigos em outra época. Porém quando chegamos por lá, por onde a gente andava tinha empresas de turismo oferecendo passeios. Encontrei uma brasileira no hotel que pagou R$ 500 por 4 passeios (Valparaiso, Valle Nevado, Cajon del Maipo, Concha y Toro). O que eu fiz ficou bem mais caro. Vale a pena pesquisar antes de ir e cotar os valores com essas empresas. Lembrando que é sempre bom verificar se a empresa é cadastrada na Secretaria de Turismo no Chile.

Reply
Gleydson 4 de julho de 2018 - 12:35

Oi, Tudo bem?
Estou indo com alguns amigos ao chile, vale a pena alugar um carro pra subir a farelones como tb conhecer viña e valparaíso?

Reply
Natália 14 de junho de 2018 - 16:06

Olá Rosi, tudo bem?

Eu e minha mãe estamos aqui lendo todos os seus posts e amando todas as suas dicas.
Vamos em Agosto com nossa família para o Chile e gostaria de saber o nome de uma agência para fecharmos todos os passeios.
Poderia me ajudar?

Parabéns por todo o conteúdo.

Obrigada, um abraço!

Reply
Luciana 14 de junho de 2018 - 22:15

Também gostaria de algumas dicas de agências com bom custo benefício.

Reply
Rosi Guimarães 19 de junho de 2018 - 13:42

Oi Luciana,
Temos as agência parceiras do blog. É só clicar no link e preencher o formulário para receber um orçamento: https://nosnochile.com.br/parceiros/
Abraço!

Reply
Rosi Guimarães 19 de junho de 2018 - 13:50

Oi Natália, tudo bem?
Temos as agências parceiras do blog. É só clicar no link e preencher o formulário para receber um orçamento: https://nosnochile.com.br/parceiros/
Um abraço!

Reply
Marcela 12 de junho de 2018 - 07:55

Olá, me Chamo Marcela, irei ao Atacama com meu noivo em outubro, adoro suas dicas, gostaria de saber se conhece alguma agencia de viagem alem da flavia expediciones, gostamos muito do serviço porem achamos o preço muito acima do esperado, conhecem alguma outra agencia boa no atacama? obrigada =D

Reply
Rosi Guimarães 12 de junho de 2018 - 17:35

Oi Marcela, tudo bem?
Infelizmente não conheço. Só fomos no Deserto uma vez e fizemos todos os nossos passeios com a FlaviaBia Expediciones, não tivemos experiência com outra agência para indicar.
Um abraço!

Reply

Gostou? Deixe aqui seu comentário