5 dicas infalíveis para uma viagem perfeita para o Chile

por Rosi Guimarães

[Atualizado julho 2018] Vai viajar e escolheu o Chile como destino? Por onde começar? Nesse post vou passar 5 dicas infalíveis para que a sua viagem seja perfeita. É bom lembrar que a viagem sua ou da sua família é exclusiva, seu roteiro tem que ter a sua cara. E o blog Nós no Chile está aqui para te ajudar!

Viajar para outro país é ter a oportunidade de viver a cultura do lugar, conhecer outros costumes, escutar outra língua, provar comidas diferentes, conhecer um pouco da história e voltar para a casa com conhecimento e novas descobertas, além de lindas fotos e boas lembranças. Viaje com a cabeça aberta para o novo. Prove, experimente, viva! E tenha uma viagem perfeita para o Chile.

Santiago do Chile Dicas infalíveis

1. Procurar informações sobre o país

O blog Nós no Chile está aqui para te ajudar, com informações e dicas importantes para quem viaja para o país da Cordilheira dos Andes. Somos uma família de brasileiros que moramos em Santiago há mais de 4 anos, eu sou Rosi Guimarães e escrevo de tudo sobre o Chile, desde informações básicas até dicas para fugir do roteiro “turistão”.

Eu apreciando o pôr do sol no Valle Nevado.

Eu apreciando o pôr do sol no Valle Nevado.

São informações que só quem mora e conhece bem o país pode passar. Dentre as dicas básicas, esse texto é muito importante:  Recomendações para quem vai viajar para o Chile.  Tem também um post respondendo dúvidas frequentes dos viajantes, como, por exemplo, se você precisa de passaporte, qual é a voltagem no Chile, qual é a melhor água, e outras coisinhas básicas – confira o post aqui.

Conhecer um pouco da história do país, investigar sobre a cultura, visitar museus. Falando em museus , aqui no Chile, a maioria deles tem entrada grátis e o da Memória e Direitos Humanos é imperdível para quem quer conhecer sobre o período da Ditadura Chilena. E o Palácio La Moneda – Sede do governo chileno tem visita guiada, também de graça. Mais uma oportunidade para você aprender sobre a história do país que está visitando.

Palácio La Moneda

Se você viaja bem informado terá a chance de aproveitar mais, além de evitar passar perrengues. Vai por mim! Dedique um tempinho lendo o blog, que é feito com muito carinho e dedicação!

Se você é do tipo que gosta de aprender sobre o país que vai viajar, vou deixar dicas de dois livros bem bacanas. O primeiro é o Mira tú – Guía para perderse en Chile, Textos de Juan Pablo Bastos. Como o próprio nome já diz, é um guia sobre os principais pontos turísticos do Chile. Mostrado de forma bem irreverente, é cheio de detalhes e curiosidades. “… este libro también busca ayudar al viajero de cualquier edad. Al del espacio, que va de lugar en lugar, pero sobre todo al que recorre el tiempo y la imaginación…”

Foto: Cooperativa.cl

Foto: Cooperativa.cl

E o outro é Mi País Inventado, da escritora Isabel Allende. Tem traduzido para o português, Meu País Inventado. Um livro de memórias onde a autora relata os acontecimentos da sua vida e do país em que viveu até o assassinato do seu primo, o presidente Salvador Allende, durante o golpe militar de Pinochet. 

2. Escolher a melhor época para a sua viagem

Primavera, verão, outono ou inverno? O Chile é lindo em qualquer época do ano, cada estação tem a sua beleza. Se a sua intenção, como a maioria dos brasileiros, é conhecer a neve, o período ideal é entre meados de junho a meados de setembro, mas pode variar um pouco, dependendo das condições climáticas. As paisagens são lindas em qualquer época do ano. Mas para quem nunca viu a neve, esse é um passeio imperdível! Leia esse post para saber qual é o melhor período para viajar para o Chile. 

Valle Nevado Ski Resort Chile

Valle Nevado

3. Fazer um roteiro que seja a sua cara ou da sua família

Não importa se vai viajar sozinho, com o namorado, marido, amigos ou em família, o importante é você dedicar um tempo e fazer um roteiro. Seja simples ou bem elaborado, o roteiro faz você ganhar tempo e aproveitar muito mais. Dedique um tempo lendo o blog, procure o que gosta, o que se identifica, o que mais combina com você e vai armando o seu dia a dia da aqui no Chile.

Nós temos um roteiro padrão para 7 dias de viagem, ele serve como base para você criar o seu. Modifique-o, faça do seu jeito. Coloque coisas que te chamaram atenção. Qual é o seu estilo? Gosta do “turistão” ou sair do tradicional?

 

Templo Bahai´i

Templo Bahai´i

Dicas importantes:

  • Contratar um Seguro viagem. Viajar significa descansar e não pensar em preocupações. Certo? É aí que entra a necessidade de contratar um Seguro viagem para aproveitar os bons momentos sem se preocupar com nada. Para entrar no Chile não é obrigatório ter um seguro viagem, mas nós recomendamos.          

    Vale contratar um Seguro Viagem para o Chile? Cupom de 5% exclusivo Nós no Chile!

    A Seguros Promo compara preços das melhores seguradoras do mundo, como Assist Card, SulAmérica, GTA, Affinity e outras.

    E a gente ainda conseguiu um desconto de 5% para você! É só usar o cupom NOSNOCHILE5. Pagando com boleto ganha mais 5%! Faça um orçamento aqui e veja que não é caro.

  • Não deixar para fazer o passeio mais esperado no último dia da viagem. E se algo der errado e você não conseguir realizá-lo? Já pensou nessa possibilidade?  O passeio na neve por exemplo, vai que você deixa para o último dia da viagem e tem previsão de muita neve e da estrada fechar? Você não vai conseguir ir e vai embora do Chile triste por não ter feito o passeio mais esperado.
  • Chile é um país muito seguro, mas mesmo assim, alguns cuidados são necessários, como em qualquer parte do mundo. Então é muito importante ler esse post.
  • Utilize o metrô de Santiago, é fácil, barato e te leva a vários pontos turísticos. Saiba tudo sobre o metrô aqui. 

 

4. Fechar os passeios antes da viagem para o Chile

Viña del Mar

Viña del Mar

É importante fechar os passeios antes, não deixe para comprar os tours aqui em Santiago, principalmente se for alta temporada. Pesquise no TripAdvisor, peça indicação de amigos e compre os passeios com antecedência. Aqui no blog temos as agências parceiras que sao da minha confiança.  Clique aqui para fazer um orçamento. Você vai viajar bem mais tranquilo e não vai precisar chegar aqui e se preocupar com essa questão.

Infelizmente aqui em Santiago tem muitas agências que não estão cumprindo o combinado e enganando os brasileiros, por isso é muito importante pesquisar antes de fechar.  Leia um post com dicas para contratar uma boa agência de turismo. Algumas agências estão usando as redes sociais do Nós no Chile para oferecer pacotes de passeios sem a nossa autorização. Se você fez algum comentário no Facebook ou Instagram do Nós no Chile e depois recebeu uma mensagem interna oferecendo tour, por favor, ignore.

Não compre sem ter certeza de que a agência é de confiança e presta um bom serviço. Não coloque o sonho da sua viagem não mão de qualquer agência. O barato pode sair caro! Infelizmente o “mercado de agências” aqui em Santiago é bem complicado. Estão vendendo o que não podem cumprir.

5. Fazer reserva nos restaurantes

Restaurante Baco

Restaurante Baco

Já escolheu os restaurantes que quer conhecer aqui em Santiago do Chile? É muito importante fazer reserva. É uma pratica chilena, tem que reservar. Pode ser que você dê sorte e consiga um lugar no restaurante sem reservar, mas nem sempre isso acontece, por isso é imprescindível reservar e ter o seu horário garantido. Uma dica boa é o aplicativo restorando para fazer sua reserva.

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.

 

Posts Relacionados

29 comentários

José adailton Viana Ribeiro 20 de dezembro de 2018 - 13:15

Queremos ir ao Chile no mês de março. Não falamos castelhano e daí

Reply
Rosi Guimarães 3 de janeiro de 2019 - 15:08

Oi José,
É fácil conseguir se virar, aqui tem muitos turistas brasileiros.
Boa viagem!

Reply
Rose 25 de setembro de 2018 - 17:03

Olá!

Eu e minha filha somos do Rio de Janeiro e pretendemos passar o Ano Novo em Santiago. Alguma sugestão especial?
Gostaríamos também de saber quando começam as visitas guiadas no La Moneda em 2019, assim como a troca da guarda. Nossa intenção é ficarmos até o dia 03 de janeiro. Será que dá tempo de fazer a visita?
Desde já,obrigada.
Parabéns!

Reply
Francesco Budano Junior 18 de agosto de 2018 - 00:58

Rosi, boa noite. Parabéns pelo conteúdo, muito caprichado.
Me ajude a elaborar um roteiro de 11 a 16 de outubro de 2018. Chegaremos em Santiago as 13:30h. Ficaremos no Bairro de Providência. Queria saber onde aproveitar este fim de tarde/noite no bairro e proximidades. E então teremos 4 dias inteiros. E no último , nosso voo de volta será as 19:00h.
Ah, no voo de ida, saindo de GRU, afinal que lado da aeronave devo ficar para apreciar a Cordilheira? Farei conexão em Assunção.
Muito obrigado !

Reply
Simone 17 de agosto de 2018 - 17:19

ola adorei seu post.Gostaria de saber o valor em peso que devo levar para uma viagem de 4 dias onde os passeios ja estao pagos.Quero realizar uma viagem economica.

Reply
Celso 9 de agosto de 2018 - 12:45

Celso
Estivemos em Santiago nesse fim de semana, eu minha esposa e minha neta de 4 anos. Foi muito bom, mas infelizmente foram apenas 3 dias, por conta do medo de minha neta não querer ficar porque foi a primeira vez dela longe dos pais. Mas vamos lá. Suas dicas daqui nos ajudaram bastante. O problema que tive lá, vale a dica para quem for, foi com relação a troca da moeda. Pesquisei em vários sites sobre onde trocar a moeda com segurança, e alguns indicaram a AFEX dizendo serem mais honestos. Não pensem que são honestos. Pelo que passei acho que não devemos confiar em nenhuma. Na hora da troca, verificar quando eles passam as notas na máquina para provarem que são verdadeiras e ficarem de olho nas mãos deles para não trocarem as notas. No sábado, nosso primeiro dia fui até uma agência da AFEX no bairro Las Condes onde estávamos hospedados, para fazer a troca. Peguei o dinheiro e logo coloquei no bolso, lógico, com medo de roubo. Ao utilizar pela primeira vez as notas, passei uma de 10.000 pesos e para minha surpresa, falsa. Peguei outra nota do mesmo valor e também falsa. Voltei a agência e o agente que me atendeu não estava lá. Questionei com os outros e me disseram que seria impossível ter saído de lá aquela nota. Pois bem, como não tive como provar, pois já tinha saído da agência com o dinheiro, fiquei com o prejuízo de 20.000 pesos ou + ou – 127,00 reais.
Uma dica para quem for viajar com menores de 18 anos. Foi muito fácil com nossa neta, apenas com a autorização daqui do Brasil e a carteira de identidade. Nada do que vi em alguns comentários na internet, de que tinha que ir no Itamaraty, ir no Consulado do Chile, nada disso. Lá no Chile só nos pediram o RG dela e mais nada.

Reply
Rosi Guimarães 15 de agosto de 2018 - 11:16

Celso,
Muito obrigada pelas dicas. Fiquei surpresa com relação a AFEX, eu também sempre recomendo e confio, mesmo por ser a maior aqui do Chile, bom saber o ocorrido. Uma pena!
Abraço!

Reply
Daiane Ciquinato 7 de agosto de 2018 - 17:05

Boa tarde Rosi,

Seus posts tem ajudado muito a planejar nossa viagem.

Minha dúvida é quanto ao Parques de Farellones: vi muitos comentários a respeito da falta de abrigo para o caso de nevasca ou não gostar da neve e também sobre o teleférico (silla) .

Como é essa questão de abrigar-se em caso de mau tempo e quanto a silla, é o único meio que liga a parte alta a parte baixa? tem outra maneira, fazer o trajeto a pé ou por fora do parque?

Agradeço desde já.

Reply
Gustavo 7 de agosto de 2018 - 16:13

Oi Rosi, td bem?
Estou pensando em ir ao Chile com a namorada em Outubro, queria visitar vinicolas e conhecer um pouco do melhor que a cidade tem a oferecer.
Queria saber de vc, como esta a questao de preços por ai, sugestao de hotel, vinicola a visitar e restaurantes, tudo baseado no Bom , Bonito e Barato, pq a grana não ta sobrando…rsrs
Consigo sua ajuda?

Reply
Alexandra 3 de agosto de 2018 - 09:10

Olá, vc tem dicas de passeios para cadeirantes? E hotéis? o Chile é preparado para receber turistas com necessidades especiais?

Reply
julia 16 de julho de 2018 - 21:49

Olá, Rosi!
Quanto tempo antes vc indica p reservar os restaurantes?
Obrigada!

Reply
Rosi Guimarães 17 de julho de 2018 - 10:59

Oi Julia,
agora em julho, como é alta temporada, o ideal seria uns 3 ou 4 dias de antecedência, depois desse período dá para fazer a reserva até no dia anterior.
Um abraço!

Reply
Antonio Carvalho 16 de julho de 2018 - 15:00

Sou brasileiro e passei 14 dias de férias no Chile agora no início de julho, e acho importante relatar um incidente que aconteceu comigo na saída do Mall Contanera Center, para que o centro comercial possa tomar alguma providência e evitar que outros clientes e turistas sejam lesados.

No dia 12/07 ao sair do Costanera Center por volta das 17:30h eu e minha família (esposa e 2 crianças) pegamos um taxi que estava estacionado na frente do Mall, na saída da Av. Andrés Belo, junto com mais uns 3 ou 4 taxis que aguardavam clientes. Parecia ser um ponto de taxi oficial. Meu destino era meu hotel, o Hilton Garden Inn, próximo ao aeroporto. Como eu já havia feito esse trajeto mais vezes, sabia que o valor do taxi seria algo entre 18 e 23 mil pesos, já incluído o valor dos pedágios. Quando estávamos na metade do caminho observei que o taxímetro já marcava quase 40 mil pesos, então questionei o motorista, que informou que nas quintas feiras o valor era mais alto e que tratava-se de horário de pico. Eu não podia mandar parar porque estávamos num lugar desconhecido e eu estava com minha esposa grávida e dois filhos de 11 e 13 anos. No caminho eu disse que não tinha dinheiro e que precisaria entrar no hotel para trocar, mas ele disse que não poderia esperar e que eu teria que pagar em dólares com uma taxa de conversão extremamente baixa. Depois que comecei a questionar de forma mais incisiva o taxímetro passou a rodar mais lentamente. Ao chegarmos no hotel ele não estacionou na frente e parou somente 50 metros depois, num local mais escuro e deserto. O valor da viagem tinha ficado em 60 mil pesos. Então eu disse que precisava entrar no hotel para trocar moeda e ele travou as portas e ameaçou minha família. Disse que eu tinha que pagar ali mesmo, na hora. Eu consegui destravar as portas, pagar 27 mil pesos (era tudo que eu tinha) e correr com minha família para o hotel. Ele ficou vários minutos na frente do hotel esperando e quando viu que eu não ia sair, entrou no hotel me ameaçando. Foi preciso que os seguranças do hotel agissem.
Claramente fui vítima de uma tentativa de golpe, pois 60 mil pesos é um valor absurdo para uma viagem que normalmente custa entre 18 e 23 mil. Além do mais a forma como ele parou (longe do hotel) e as ameaças que fez a minha família dentro do taxi configuram claramente que se tratava de um marginal.

Infelizmente não decorei a placa do carro, mas tratava-se de um Hyundai Elantra, preto e amarelo (cores de taxis no chile), com rodas esportivas maiores que o normal. Segundo o motorista, tratava-se de um “taxi de exibição” que ele mostrava em alguns eventos automotivos em Santiago. O motorista era jovem, na faixa dos 30 anos, e gordo.

Deixo esse registro na tentativa de ajudar outros turistas que assim como eu podem ser vítimas desse senhor.

Reply
Rosi Guimarães 17 de julho de 2018 - 11:07

Oi Antonio,
Uma pena o fato ocorrido. Infelizmente pegar taxi em frente aos principais pontos turísticos é furada, deixo o alerta aqui nesse post: https://nosnochile.com.br/8-motivos-para-ficar-atento-em-santiago-do-chile-e-evitar-perrengues/
Um abraço e o importante é que saiu tudo bem!

Reply
Larissa 16 de julho de 2018 - 09:40

Gostaria de saber a partir de quantos anos seria o ideal pra levar crianças pra conhecer a neve, pois tenho uma de 7 anos e um de 1 ano e 3 meses.

Reply
Rosi Guimarães 17 de julho de 2018 - 11:18

Oi Larissa,
Acho que não tem uma idade ideal, eu só não levaria muito bebe, mas acho que nessa idade dos seus já é tranquilo, só indico consultar o pediatra antes.
Um abraço!

Reply
Jessica 19 de abril de 2018 - 14:03

Oi boa tarde eu vou pro chile com minha filha e meu marido em agosto vamps ficar em merced, santiago centro
Sabe me dizer se e uma bo localizacao

Reply
Diogo 12 de julho de 2018 - 16:04

Oi Jessica,
Fui agora em Julho, fiquei na Rua Huerfanos, que é do lado. Sim, é uma ótima localização

Reply
fell 1 de março de 2018 - 13:33

os hotéis costumam fazer reservas para os restaurantes se solicitarmos ou é melhor reservar ainda aqui no Brasil com maior antecedencia??

Reply
Cris 25 de janeiro de 2018 - 06:55

Olá bom dia! Iremos visitar o Chile no mês de julho, somos um grupo de aproximadamente 12 pessoas e pretendemos alugar uma casa, a principio temos como local o bairro Providencia região metropolitana, gostaríamos da sua opinião em relação a esta localização, estaremos próximos de estação de metros, mercados e talvez alguns pontos turísticos?
Obrigada e parabéns pelo seu blog.

Reply
Rosi Guimarães 25 de janeiro de 2018 - 18:50

Oi Cris,
Simmmm. Adoro Providencia, fica perto de tudo!
Beijocas!

Reply
Laís Muniz 25 de setembro de 2017 - 02:56

Muito bom seu blog. Muito grata por compartilhar conosco!

Reply
Flavia 7 de setembro de 2017 - 15:00

Estou aqui em Santiago, é lindo demais…

Reply
persianas bh 29 de agosto de 2017 - 15:17

Lindo blog, lindo lindo!

Reply
Yasmim Bittencourt 25 de agosto de 2017 - 15:31

Boa tarde!

Tem alguma indicação de agências de viagens?

Reply
Bruno Rachadel Abreu 24 de agosto de 2017 - 16:55

Boa tarde, tudo bem? Me chamo Bruno e em 2018 (julho ou agosto) eu e minha noiva vamos ao Chile, venho acompanhando o Nos no Chile e acho muito bacana as dicas dadas por vocês! Gostaria de saber quais passeios vocês fornecem e quais valores, qual seria a melhor época para ver neve, ir a estação de esqui… Obrigado!

Reply
Rosi Guimarães 27 de agosto de 2017 - 19:34

Oi Bruno,
Nós não fazemos passeios. Repare que no final desse post tem um formulário que você pode preencher para receber um orçamento. É indicação de uma agência: http://nosnochile.com.br/tour-panoramico-valle-nevado-e-outras-estacoes/
Um abraço e lendo o blog você vai conseguir tirar todas as suas dúvidas.

Reply
Elisa 21 de agosto de 2017 - 12:03

Também gostaria de dicas de agências.

Reply
Larissa 20 de agosto de 2017 - 19:34

Qual agência você recomenda para fechar os passeios?

Reply

Gostou? Deixe aqui seu comentário