Abertura das fronteiras, vacinação e atualização da pandemia no Chile

por Rosi Guimarães

No último 15 de julho saiu essa matéria em um dos maiores jornais chilenos. E o que quer dizer essa reportagem? Será que finalmente as fronteiras no Chile vão abrir?

Para quem não sabe as fronteiras chilenas estão fechadas desde o 5 de abril de 2021, a matéria diz que estava tudo preparado para a abertura em 24 de junho, mas como nessa data foi confirmado o primeiro caso da variante Delta no país o prazo foi estendido, a princípio até 14 de julho e depois até dia 25/7.

Veja o vídeo no nosso canal do Youtube

Então as fronteiras irão abrir no dia 26 de julho? A matéria não deixa claro se vai abrir para todos ou somente para chilenos e estrangeiros residentes, o que sim está certo é o seguinte:

  • A abertura da fronteira será exclusiva para quem já completou o processo de vacinação.

E no final da matéria diz que para o governo chileno a decisão de abrir as fronteiras no dia 26 de julho já está certa, mas para o Ministério de Saúde isso ainda não está 100% definido.

E como está a vacinação no Chile?

Já começo contando para vocês que aqui em casa já estamos todos vacinados. Eu, meu marido Flávio e meu filho Arthur tomamos as duas doses da Sinovac/Coronavac e minha filha Yasmim de 16 anos tomou a primeira dose de Pfizer. O calendário de vacinação no Chile está nessa semana imunizando a galerinha de 14 anos. A Pfizer está sendo utilizando para os que tem a idade entre 12 e 17 anos. Chile está utilizando as vacinas: coronavac, Pfizer, AstaZeneca e Cansino.

Chile já conta com 85% da população objetivo vacinada com primeira dose ou dose única e 76% da população imunizada com as duas doses.

Situação da Pandemia no Chile

Na coletiva de imprensa do Ministério de Saúde da ultima quinta, 15 de julho, tivemos só boas notícias. Nessa data a taxa de positividade foi a menor desde o início da pandemia, 3,3% e pensar que esse número já chegou ao patamar de 12%.

A outra boa notícia é que toda a região metropolitana de Santiago passa à Fase 3, isso significa o fim do lockdow obrigatório e abertura geral do comércio e restaurantes.

O número de contaminados também tem diminuído cada dia mais, hoje, 19 de julho foi informado o total de 1.015 contaminados nas ultimas 24 horas, número baixo, levando em consideração que  a contaminação chegou a 8.000 casos diários. Mas o Ministro de Saúde chama a não baixar a guarda ainda, é muito importante seguir com a medidas restritivas.

Então vamos aguardar até o dia 26 para ter informação correta sobre a abertura das fronteiras no Chile. E se o governo fizer algum novo anuncio antes dessa data vou divulgar no Instagram, se você ainda não me segue por lá @blognosnochile.

Posts Relacionados

Gostou? Deixe aqui seu comentário