Atividades gratuitas em todo Chile no Dia do Patrimônio Cultural

Está com sorte quem estiver por aqui nos dias 26 e 27 de maio de 2018. Nesse fim de semana, se celebrará o Día del Patrimonio Cultural, um evento especial que reúne mais de mil atividades gratuitas e abertas ao público em geral. Uma verdadeira festa da cultura chilena. Vamos explicar.

Em 1999, com o objetivo de integrar as pessoas com o patrimônio público e fazer com que elas pudessem valorizá-lo, o Consejo de Monumentos Nacionales de Chile, instituiu uma data anual para abrir prédios históricos e promover o conhecimento destes espaços.

A partir de 2001, estabeleceu-se que esta celebração passaria a ocorrer sempre no último domingo do mês de maio. Porém, o evento cresceu tanto que, neste ano de 2018, ocorrerá em dois dias, o último fim de semana de maio. A contagem na página oficial informa que já são 1.400 atividades inscritas em todo o território chileno.

Palácio La Moneda

Centro GAM

Como funciona?

Existe uma página web que centraliza todas as ações e você pode acessar aqui

As instituições que aderem à celebração inscrevem suas atividades até o dia 23 de maio. O visitante só precisa entrar na página, selecionar a região, a província, a comuna e o dia para buscar uma delas entre as várias opções: percursos culturais, exposições ou mostras, palestras ou oficinas e outros. Ao fazer a escolha, você acessa todas as informações, tais como detalhes da atividade, horários, endereço, estação de metrô mais próxima etc.

Também é possível se informar pela página do Consejo de Monumentos Nacionales de Chile no Facebook, Twitter e Instagram.

O que se celebra este ano?

Cada ano existe uma temática e a de 2018 é “Haciendo historia” para fazer referência à criação, este ano, do Ministerio de las Culturas, las Artes y el Patrimonio e da participação efetiva das pessoas, dos voluntários e das instituições nesta celebração que conscientiza sobre a importância da história e da memória do povo chileno.

Dicas importantes:

  • Pesquisar as atividades para não perder tempo no dia;
  • Verificar a necessidade de inscrição prévia;
  • Chegar antecipadamente ao horário planejado;
  • Portar identidade para registro requerido em alguns locais.

Por último, destacamos alguns lugares em Santiago que farão parte da celebração, mas lembramos que se trata de um evento nacional e que há atividades do norte ao sul do Chile.

Museus e Centros Culturais

  • Museo Nacional de Bellas Artes – Visitas guiadas de 40 minutos em vários horários pelas principais exposições.
  • Teatro Municipal – Visita guiada para aprender sobre a história e o estilo arquitetônico do lugar e ainda ver o magistral lustre de 1.500 lâmpadas de cristal do salão principal: a lámpara de lágrimas!

  • Palacio Cousiño – Visita guiada pela mansão do final do Século XIX onde viveu Isidora Goyenechea, uma reconhecida empreendedora chilena.

  • Centro Cultural La Moneda – Exposição “Grandes Artistas Latinoamericanos”
  • Casa Central da Universidad Católica – Visita guiada pelos próprios alunos

Locais que normalmente são fechados ao público mas que terão visitas guiadas

  • Intendencia Región Metropolitana de Santiago – Edifício da prefeitura de Santiago, um prédio de estilo neoclássico francês com um relógio de 100 anos, o Relog del Campanario, que funciona até hoje.
  • Banco Central de Chile – Exposição de moedas do Chile desde o período colonial
  • Edificio Ministerio de Hacienda – Visita guiada para conhecer as dependências e, inclusive, o gabinete do Ministro da Fazenda do Chile

Banco Central de Chile

Intendencia de Santiago

Restaurantes

  • Palacio del Vino – Especializado em harmonização de vinhos, fará uma reconstituição do bairro Concha y Toro na década de 20.
  • Peluquería Francesa – Mostra de objetos antigos e cenário para tirar fotos com trajes antigos.

Rotas culturais

Se oferece opções variadas desde uma rota histórica para explicar sobre o período da ditadura no Chile, passando por um trajeto chamado Santiago Patrimonial em um ônibus amarelo antigo, até um circuito entre os museus da Plaza de Armas.

Plaza de Armas

São tantas atividades que fica impossível listar tudo. Se estiver por aqui, não deixe de entrar na página para consultar e aproveitar esta oportunidade de acordo com o que você tiver mais curiosidade em conhecer. Nós, com certeza, não vamos perder… Como dizem os chilenos: “¡Nos vemos!”

Paseo Bandera

Mais informações:

http://www.diadelpatrimonio.cl/

Para ler mais posts sobre programas culturais no Chile, clique aqui.

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.

Artigos Relacionados

About the Author

Barbara Mussili
Author with 6 posts
More about Barbara Mussili

Economista com alma em Letras, muito prazer, eu sou a Bárbara. Carioca, casada com o André, mãe do Gustavo e do Léo. Moro no Chile há 3 anos e aqui descobri que a grande viagem da vida é a Literatura. Dessa paixão nasceu a vontade de escrever, criei o blog Refúgio Ameno, comecei a revisar textos e a fazer um MBA em Book Publishing. Colaborar com o Nós no Chile é meu mais novo desafio.

3 Comments

  • Otavio junho 14, 2018 11.53 am

    En el caso de que no se conozca bien esta técnica, gracias por todo. si se puede echar un vistazo a mi sitio https://www.chilepaginasweb.cl siempre he puesto consejos de SEO y Marketing digital.

    Reply 
  • Ana maio 21, 2018 12.33 pm

    Olá, Bárbara e Rosi.
    Tem algum site que eu possa ver a agenda cultural da cidade mês a mês.
    Tipo shows musicais, teatro, festivais.
    Irei em agosto e queria tanto saber o que estará rolando na cidade.

    Reply 

Gostou? Deixe aqui seu comentário

Valle Nevado
Rentcars - Nós no Chile

A AUTORA

Rosi Guimarães

Sou Rosi Guimarães, mineira de Belo Horizonte, casada com Flávio e mãe do Arthur e da Yasmim. Moramos no Chile desde 2014. Relações Públicas e especialista em cerimonial e organização de eventos. Deixamos uma vida bem estruturada em Belo Horizonte e cá estamos: NÓS NO CHILE!

TEMPERATURA

Santiago - Chile
5°
Weather from OpenWeatherMap