Cavalgada e churrasco na Cordilheira dos Andes, no Chile

por Rosi Guimarães

Quando penso que já fiz todos os passeios nos arredores de Santiago e que não vou me surpreender com mais nenhum, me surge a oportunidade de fazer uma cavalgada nas montanhas, numa região ainda não explorada por turistas.

Me perguntei se este passeio me surpreenderia. Será? Não pensei duas vezes e fui. Continue lendo o post para saber. Também mostrei tudo nos Stories. Siga o @blognosnochile no Instagram para ficar por dentro das novidades do Chile em tempo real.

Saímos cedinho, às 6h30 da manhã, em direção a Rancagua, uma importante região mineradora do Chile e ainda pouco explorada por turistas. A  Indo pro Chile é a única agência que oferece esse passeio. Eu mesma, que já moro aqui há cinco anos, não conhecia o lugar.

Vimos o dia amanhecendo na estrada. Fomos avisados pelo nosso guia Julio que o passeio incluía café da manhã e churrasco e que tudo seria preparado por ele. Nossa primeira parada foi na cidadezinha de Coya, onde o guia comprou pão fresco para o nosso desayuno. Pela beleza da estrada já percebi que seria um passeio incrível.

Depois de um certo tempo, deixamos a comodidade do asfalto e começamos a nos aventurar por uma estrada de terra na lateral do rio Pangal. Nesse momento, começou nossa conexão com a natureza.  

Depois de mais alguns minutos na estrada, paramos para o café da manhã num lugar exuberante e deserto. Éramos os únicos no local: eu, um casal de turistas de São Paulo e o guia. Enquanto o Julio preparava nosso café da manhã, aproveitamos para explorar um pouco e tirar fotos.

O café da manhã ficou pronto logo: café quentinho, pão, queijo, geleia, manteiga e ovos mexidos preparados na hora. Que delícia! Estava um dia bem frio, fazia 3 graus. Esse cafezinho foi tudo de bom!

Em seguida, continuamos nosso caminho numa subida pela cordilheira. Era cada paisagem de tirar o fôlego. Numa determinada parte do caminho, o Julio acionou o 4 x 4 do carro, pois não é qualquer veículo que consegue fazer esse passeio. Chegamos no sítio arqueológico Pangal, com uma vista perfeita para a Cordilheira dos Andes.

Curiosidade

Paramos na Tuberia do Pangal, um duto de madeira utilizado para o desvio da água e geração de  energia. Construída em 1917, são três quilômetros de tubulação e dois deles  são protegidos pelo Patrimônio Histórico. Esse tipo de duto só existe em dois países: Austrália e Chile. A única tubulação que funciona é a do Chile. Interessante!

Depois de mais alguns minutos na estrada de terra, chegamos no local da nossa cavalgada. Os arrieros, Don Roberto e seu ajudante, estavam nos esperando com os cavalos preparados. Recebemos os capacetes, as instruções e subimos nos cavalos.

Começamos a seguir com tranquilidade, olhei ao meu redor e me bateu uma emoção muito grande. Não sei explicar! Foi um momento mágico. Cavalgar no meio da cordilheira, num total silêncio, foi uma experiência muito forte. Nesse momento, pensei  e queria que minha família pudesse estar ali comigo vivendo essa emoção. Quando o blog nasceu a gente fazia tudo junto. O blog e os filhos cresceram. Os compromissos se multiplicaram. Já não consigo coordenar os passeios para que todos possam estar juntos. Mas fiz a promessa que voltaria com eles.

Depois de uns trinta minutos de cavalgada, paramos para descansar: a gente e os cavalos. Eu já me sentia surpreendida com o passeio, mas quando observei o lugar que tínhamos parado e vi um arco íris, uma lágrima escorreu dos meus olhos… Me arrepiei de emoção e fiz um agradecimento à Deus.

A montanha me passa uma paz, uma energia boa, não sei explicar. Só sei que me sentia muito bem e feliz! Escrevendo esse post  e relembrando os momentos, voltei a me arrepiar diversas vezes. Lembrei também que a Amanda, que estava no passeio junto com o Rodrigo, estava muito feliz pois fazia aniversário neste dia.

O arco íris ficou ali o tempo todo que estivemos aos pés da cachoeira. Depois de curtirmos a natureza por um tempo, montamos novamente nos cavalos e fizemos o caminho de volta por mais uns trinta a quarenta minutos.

Ao chegarmos de volta, uma nova surpresa. O Julio já estava com o churrasco pronto esperando pela gente, com vinho e choripan – vou te deixar curioso para saber o que é, vai ter que fazer o passeio para descobrir.

Por fim, os arrieros se foram e nós ficamos ali contemplando mais um pouco do lugar, comendo churrasco e tomando vinho. Por volta das 16 horas, pegamos o caminho de volta para Santiago. O passeio é de dia completo, das 6 às 19 horas. Cheguei em casa cansada, mas feliz!

E aí o que vocês acham? Esse passeio conseguiu me surpreender? Muito, galerinha!

Fiz o passeio a convite da agência Indo pro Chile, uma das parceiras do blog. Para fazer um orçamento deste e de outros passeios, clique neste link.

Texto revisado por Bárbara Mussili, criadora do blog Refúgio Ameno

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.

Posts Relacionados

12 comentários

Juliana Rolim 6 de setembro de 2019 - 10:49

Oi Rosi, adoooro seu blog e seus relatos. Fiquei muito interessada em fazer esse passeio. Eles fazem durante o inverno?
Planejo ir em julho do ano que vem.

Reply
Rosi Guimarães 6 de setembro de 2019 - 11:40

Oi Juliana,
Faz sim. Pode entrar em contato com eles.
Um abraço!

Reply
Fernanda Mattos 9 de agosto de 2019 - 15:29

Oi Rosi, boa tarde, tudo bom?

Eu fui dar uma olhada na página de cotação da agência, e gostaria de saber qual o nome deste passeio, dentre os que eles oferecem:

Valparaíso Nostalgico
Explorando os Andes
Cordilheira Essencial
Valle Nevado e Farellones
City tour e Undurraga
Amantes de Colchagua
Brisas de Casablanca

Reply
Rosi Guimarães 12 de agosto de 2019 - 12:00

Oi Fernanda,
o nome do passeio é Explorando os Andes, uma delícia de passeio.
Abraço!

Reply
CAROLINA FERRARI MARTINS RODRIGUES 9 de julho de 2019 - 10:30

Rosi eu e meu esposo já reservamos esse passeio, iremos no dia 28 de agosto. Estava ansiosa, depois de ler este seu post agora não vejo a hora de fazê-lo! É nossa primeira vez no Chile, não reservamos nem hotel ainda, só temos a passagem de avião e este passeio reservado! Obrigada! Abraços!

Reply
Rosi Guimarães 9 de julho de 2019 - 20:55

Oi Carolina,
Boa! Temos dicas de hoteis aqui no blog https://nosnochile.com.br/13-hoteis-em-santiago-do-chile-com-opiniao-dos-leitores/
Um abraço!

Reply
MARA ROCHA 16 de junho de 2019 - 16:04

Boa tarde Rosi, me chamo Mara eu e meu esposo vamos no dia 07 Julho, pra Santiago ..é a nossa primeira viagem pro Chile e estou ansiosa, como está o tempo por ai e qual os passeios que vc me indica.

Reply
Rosi Guimarães 17 de junho de 2019 - 09:40

Oi Mara,
Aqui no blog tem umm roteiro completo para 7 dias de viagem, veja https://nosnochile.com.br/7-dias-no-chile-roteiro-completo/.
A temperatura está variando entre 1 e 18 graus. Me siga no Instagram @blognosnochile, tem noticias novas todos os dias.
Um abraço!

Reply
Ceçsp 4 de junho de 2019 - 11:22

Oi Rosi!

Gostei mto desse passeio, com certeza vou colocar na minha lista!

Agora uma dúvida que tenho sobre outro passeio é sobre o Bali Hai. Não encontrei nenhum post no blog a respeito. Vale a pena? Na internet os relatos são bem divergentes!

Reply
Rosi Guimarães 4 de junho de 2019 - 15:30

Oi Celso,
eu fui e não gostei, mas como você mesmo disse, uns gostam, outros não.
Abraço!

Reply
Amanda Menatto 3 de junho de 2019 - 13:28

Rosi, que texto lindo e como foi bom passar meu aniversário com você, pessoa maravilhosa, alto astral, que transmite só bons sentimentos e sempre disposta a ajudar os que acabam de chegar no Chile, embora longe da minha família no dia do meu aniversário, me senti acolhida e em família com você e com o Júlio (Indo pro Chile). E que passeio, que surpresa, que presente eu ganhei nesse dia. O passeio é fantástico, de grandiosidade que enche os olhos de lágrimas, de uma beleza e de uma paz sem fim. Lindo!!!!
Obrigada, obrigada e obrigada!!!!
E obrigada pela dica do Valle Nevado, foi lindo também!!!!!

Reply
Rosi Guimarães 4 de junho de 2019 - 11:47

Oi Amanda,
que lindo seu comentário. foi um prazer conhecer você e o Rodrigo e foi realmente um dia mágico!
Um beijo!

Reply

Gostou? Deixe aqui seu comentário