Centro de Ski Portillo no verão

por Rosi Guimarães

Aproveitamos o feriado da semana santa para irmos conhecer Portillo, mas aqui no blog já tem um post sobre esse centro de ski. É que minha amiga Patrícia Cunha, que como eu, também mora aqui em Santiago, escreveu um post lindo.

Portillo Chile

Portillo é a estação de ski mais antiga da América do Sul e está a cerca de 160 quilômetros de Santiago, na estrada para Mendonza – Argentina.

Portillo chile

A estação de ski  fica aberta todo ano, no verão o que é mais lindo é a Laguna del Inca. Quando cheguei, ainda dentro do carro e vi a lagoa com a água tão azul, mas tão azul que não contive minhas emoções e dei um grito. Flávio e os meninos ficaram rindo. E olha que já havia visto várias fotos do lugar, mas o que os olhos veem as fotos não conseguem representar.

Laguna del Inca

Diz a lenda que os ruídos que se escuta durante a noite na lagoa são os lamentos do Inca Illi Yunqui por sua amada Princesa Kora-llé. Ela foi enterrada na lagoa depois de despencar de um penhasco. E desde então a água se tingiu com a cor esmeralda dos olhos da princesa.

Olha o quadro que fica no hotel explicando sobre a lenda:

Portillo chile

A estrada para chegar à Portillo já é um passeio lindo, passamos por Los Caracoles – que é uma sucessão de curvas em desnível e muitos caminhões.  Todo cuidado é pouco, aí reduzimos bem a velocidade e é claro paramos para tirar fotos.

No verão, o passeio para Portillo é de um dia, saímos cedo de Santiago, por volta de 8 horas da manhã e às 11 horas já estávamos em Portillo (paramos na estrada para tirar fotos). O hotel fica fechado nesse período, mas o restaurante e a loja de conveniência ficam abertos (aproveitei para comprar um imã de geladeira, faço coleção, não sei se já contei pra vocês).

Passamos um bom tempo apreciando a beleza da lagoa. Arriscamos de molhar os pés, a água é gelada. Havia um corajoso lá que entrou. É permitido nadar na logoa.

O restaurante

Deu fome! O restaurante tem uma vista linda para a lagoa. Lugar super agradável e bonito, estava vazio e escolhemos uma mesa bem perto da janela. Comemos admirando a beleza da lagoa.

Como era sexta-feira santa e somos católicos, escolhemos pratos sem carne. Atendimento excelente e comida deliciosa.

Depois do almoço subimos para o segundo andar do hotel que tem uma varanda com uma linda vista para a piscina do hotel, a lagoa e as montanhas.

Hora de pegar a estrada de volta. Eram 16 horas e antes das 19 já estavámos em casa. foi um dia delicioso e saímos de Portillo com uma única certeza: Queremos voltar no inverno para ver as montanhas branquinhas de neve.

Como chegar:

De carro:  De Santiago, siga av. Américo Vespucio em direção ao norte. Ela o levará ao “La Piramide” e passará pela Cidade Empresarial. Pegue a saída para Estrada “Los Libertadores” (logo após a entrada para o Mall Plaza Norte). Siga a rodovia sentido à cidade de Los Andes. Em Los Andes, vire à direita e siga a rota internacional para east pelas montanhas até a cidade de Mendoza, Argentina.  Portillo está a aproximadamente 5 km da fronteira Chile / Argentina. Recomendamos portar correntes para pneus, já que, ainda que não necessite, Policiais do Chile podem pedi-las no controle de Guardia Vieja. Caso você tenha qualquer problema com as instruções acima, por favor ligue diretamente para Hotel Portillo (56-2) 2361-7000 para assistência. (Texto retirado do site do Centro de Ski.)

mapa Portillo

Traslados: O hotel possui transportes próprios. clique aqui para saber como funciona.

* Pesquisei, mas não achei como chegar em Portillo por meio de transporte público.

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.