Chile é o país onde melhor se observará o eclipse total

por Rosi Guimarães

Aqui no Chile não se fala de outra coisa. Até a Maju (TV Globo) está vindo para acompanhar o eclipse total. Então, eu não poderia deixar de escrever sobre o fenômeno astronômico em que o Chile será los ojos del mundo, ou seja, o melhor lugar para acompanhar o eclipse.

Na terça-feira, 2 de julho, o céu será o cenário de um evento astronômico histórico: o eclipse solar total. Por sua posição geográfica, o Chile será o centro de atenção mundial, com visibilidade total nas regiões do Atacama e Coquimbo e parcial no resto do país. Em Santiago, a visibilidade será de 92%.

Site: eclipseschile.cl

Este será o único eclipse total do sol possível de ser observado no mundo em 2019. Em plena tarde, uma faixa de escuridão passará diagonalmente pela América do Sul, do oeste para leste. O horário exato de escuridão total será às 16h38 do Chile. Serão apenas 2 minutos de ocorrência do fenômeno.

Horário das diferentes etapas do eclipse solar no Chile:

  • Início do eclipse solar parcial: 15h23
  • Início do eclipse solar total: 16h38
  • Ponto máximo do eclipse solar: 16h40
  • Final do eclipse solar total: 16h41
  • Final do eclipse solar parcial: 17h46

Além da Maju, uma onda de turistas estão chegando em La Serena, cidade da região de Coquimbo, em busca dessa experiência inesquecível de acompanhar o eclipse total do melhor local de observação do mundo. Uma boa oportunidade para dar uma esticada até o Deserto do Atacama e conhecer esse lugar inesquecível. Temos posts sobre o deserto aqui no blog.

 O Ministerio de Salud do Chile desenvolveu uma campanha com algumas recomendações para observar o eclipse de forma segura:

  • Não se deve olhar para o sol de forma direta pois a luz do sol pode danificar sua visão.
  • Para observar o eclipse, deve-se utilizar óculos especializados, com filtro que bloqueiem os raios do sol, de preferência que tenham a etiqueta ISO 12312-2. O filtro reduz a luz solar a um nível seguro e bloqueia a radiação ultravioleta e infravermelha.
  • Os óculos especializados devem ser comprados em comércio regularizado para garantir sua segurança. Evite comprar em locais informais.

Se você estiver em Santiago no dia 2 de julho, a dica é acompanhar este fenômeno no prédio mais alto da América Latina: o Sky Costanera. O Cerro San Cristóbal também é uma boa pedida. As estações de esqui Valle Nevado e El Colorado também terão programação especial para esse dia. Para quem está com crianças, a melhor opção é o Museo Interactivo Mirador, onde foram instalados vários telescópios para observar o eclipse de maneira segura. Só não vale esquecer de apreciar esse fenômeno raro.

Mais informações http://eclipseschile.gob.cl/

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.

Posts Relacionados

Gostou? Deixe aqui seu comentário