Chile: espumantes e vinhos de verão, Valle Sagrada Família

Ahhh!! Como é bom sair de Santiago para conhecer as maravilhas desse Chile lindo. Como dizem os chilenos que moram fora da capital, Santiago não é Chile. Não é mesmo não.  Sair da região metropolitana e ter a oportunidade de ver lindas paisagens, ouvir histórias, conhecer o pequeno produtor de vinhos e ser recebido num vinhedo  pelo seu próprio dono são pequenos detalhes difíceis de explicar. É preciso conhecê-los! E o que eu vou contar agora é um exemplo disso.

vinhos de verão Sagrada Familia Chile

A primeira feira de espumantes e vinhos de verão do Valle Sagrada Familia aconteceu no final de semana de 13 e 14 de janeiro. Já moro aqui há 4 anos e nunca tinha ouvido falar desse vale que se destaca pela tranquilidade de um povoado de dezessete mil habitantes. Além de lindos vinhedos, a região também é conhecida pelo cultivo de frutas como cerejas e pêssegos. Apesar de ser pequeno e de atividade recente, seus vinicultores já estão em busca de um selo de qualidade. E clima e solo não são os únicos elementos que contribuem para este objetivo. Existem outros fatores importantes que realçam a personalidade desses vinhos: os costumes e a história da sua gente.

vinhos de verão Sagrada Familia Chile

Saímos de Santiago por volta de 9h30 e às 12 horas já estávamos na praça central de Sagrada Familia, onde os próprios produtores estavam com a “mão na massa”, finalizando a montagem da feira. Pracinha linda e com aquele clima bem rural. Adorei! Ainda mais que veio essa criança linda me receber e saber o que eu tinha nas mãos, que era minha câmera fotográfica. É claro que me pediu para tirar uma foto e vou mostrar aqui pra vocês. Fofo!

vinhos de verão Sagrada Familia Chile

vinhos de verão Sagrada Familia Chile

Nessa praça, o alcade (prefeito) Martín Arriagada fez a abertura do evento com a promessa de ser a primeira de muitas.

Uma curiosidade: Arriagada é bombeiro voluntário. Ele chegou atrasado para esse compromisso porque estava apagando um incêndio. No Chile, os bombeiros são voluntários, ou seja, não recebem salários. Para eles é um orgulho fazer parte dessa Corporação.

vinhos de verão Sagrada Familia Chile

Depois da inauguração, fomos para nossa primeira visita na vinícola Korta Wines, que fica em Peteroa. E tenho mais uma curiosidade para contar desse povoado: foi nesse lugar, na tarde de 30 de abril de 1557, que morreu Lautaro, o líder mapuche que se rebelou contra o conquistador espanhol Pedro de Valdivia. Você pode saber mais sobre esse personagem da História do Chile no livro Inés del alma mía (Inês da minha alma), de Isabel Allende, que estou terminado de ler.

vinhos de verão Sagrada Familia Chile

vinhos de verão Sagrada Familia Chile

Continuando… Fomos recebidos na Korta Wines pelo enólogo chefe Ricardo Perez Cruz que nos mostrou a vinícola e explicou sobre a produção dos vinhos e dos espumantes. E ainda degustamos essas delícias:

  • Korta Brut Espumante Método Tradicional. Riesling – Servido geladinho, simplesmente maravilhoso; ideal para o calor que estava no dia.
  • Branco IRUNE. Uma mescla de: Viognier, Riesling y Sauvignon Blanc – Também perfeito!

vinhos de verão Sagrada Familia Chile

vinhos de verão Sagrada Familia Chile

vinhos de verão Sagrada Familia Chile

Quando saímos da vinícola, fomos almoçar num restaurante bem simples chamado Stilo – comida caseira de excelente qualidade. Foi lá que continuamos nossa degustação dos vinhos Korta e um deles me surpreendeu: Beltz Gran Reserva Carignan – uma cepa que sempre achei difícil de tomar, mas esse eu amei!

Depois do almoço delicioso, bom papo, vinhos de qualidade e sobremesa, voltamos para a praça e aproveitamos para degustar os vinhos que estavam sendo expostos por lá. As vinícolas participantes da feira eram:

Viña AltaCima, Casa Güell (Sidras), Viña Sampier, Viñedos Korta Wines, Viña Correa Albano, Viña Requingua, Viña Apaltagua y Vinos Lautaro. A maior é a  Viña Requingua, que produz o conhecido Toro de Piedra. A vinícola Valdivieso, famosa pelos seus espumantes e pelo premiado Caballo Loco também está no Valle de Sagrada Familia, mas não estava participando da feira.

O interessante é que os próprios donos das vinícolas estavam recebendo o público nos seus estandes. Por cada expositor que passávamos era uma aula sobre vinhos que recebíamos.

vinhos de verão Sagrada Familia Chile

vinhos de verão Sagrada Familia Chile

vinhos de verão Sagrada Familia Chile

No estande da Apaltagua degustei um delicioso espumante de Granada(romã) – Granate, esse de cor mais rosado da foto. Gostei tanto que comprei um para trazer para casa.

vinhos de verão Sagrada Familia Chile

Vinhos Lautaro é uma cooperativa com 17 pequenos vinicultores que começou em 1997 e já exporta para 13 países, entre eles, Brasil.

vinhos de verão Sagrada Familia Chile

Terminamos nosso primeiro dia na feira e fomos para um hotel em Curicó para descansar. Em Sagrada Familia não tem hospedagem e no domingo tínhamos mais programação. Mas isso não chegou a ser um problema porque a distância entre as duas cidades é pequena, cerca de 25 quilômetros.

No domingo, nosso dia começou na vinícola Sampier, um vinhedo pequeno, familiar e cheio de histórias. Fomos recebidos pelos proprietários que nos contaram com orgulho que os vinhos, antes vendidos a granel, recentemente começaram a levar sua marca.

vinhos de verão Sagrada Familia Chile

A história começou quando etiquetaram um vinho exclusivo para o casamento de uma das filhas e o sucesso foi tanto que surgiu a oportunidade de colocar nome nos vinhos. Atualmente, estão trabalhando na elaboração dos rótulos. Tudo muito recente, mas as ideias são boas. E, inclusive, já estão exportando para China.

vinhos de verão Sagrada Familia Chile

A casa grande da propriedade foi restaurada e nela será montada uma loja de vinhos, queijos e artesanato de produtores locais. Segundo o Executivo da Sampier, Jesús Pons, a ideia é que a casa seja o ponto de encontro dos vinicultores de Sagrada família. Conhecemos o espaço e está lindo, como podem ver nas fotos.

vinhos de verão Sagrada Familia Chile

Degustamos os seguintes vinhos Sampier:

  •  Sauvignon Blac 2017 que os donos tinham acabado de tirar da barrica. Saboroso, leve e fácil de tomar, e com uma cor linda;
  •  Carmenere 2007  também muito bom;

vinhos de verão Sagrada Familia Chile

vinhos de verão Sagrada Familia Chile

A vinícola Sampier ainda não tem site, mas vou deixar o contato do Executivo Jesús Pons: [email protected]

Que delícia pode viver esses momentos. Sentir uma boa energia, conhecer lugares tão bonitos e estar ao lado de pessoas que amam o que fazem. Voltamos para a praça de Sagrada Familia, demos mais uma volta pelos estandes, comemos deliciosas empanadas e já era hora de pegar a estrada de volta.

Tenho certeza que se você entrar em contato com essas vinícolas e agendar uma visita, será tão bem tratado(a) como eu fui, o povo de Sagrada Familia terá orgulho em recebê-lo(a).

vinhos de verão Sagrada Familia Chile

Viagem feita em companhia de jornalistas chilenos a convite da Sernatur Maule. Obrigada pela oportunidade de conhecer mais sobre a produção do vinho chileno e poder contar para os meus leitores!

  • Texto revisado por Bárbara Mussili, criadora do blog Refugio Ameno.

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.

Artigos Relacionados

About the Author

Rosi Guimarães
Author with 264 posts
More about Rosi Guimarães

Sou Rosi Guimarães, mineira de Belo Horizonte, casada com Flávio e mãe do Arthur e da Yasmim. Moramos no Chile desde 2014. Relações Públicas e pós-graduada em cerimonial e organização de eventos. Deixamos uma vida bem estruturada em Belo Horizonte e cá estamos: NÓS NO CHILE!
- Facebook: nosnochile
- Twitter: @nosnochile
- Instagram:@blognosnochile
- snap: blognosnochile

3 Comments

  • Saiba como é a Fiesta de la Vendimia de Curicó, suas tradições e atrativos da região
    6 de abril de 2018 - 08:43

  • Sheila janeiro 30, 2018 12.06 am

    Rosi, adoro sua página, me ajudou muito a planejar minha viagem. Sobre os vinhos, é possível trazê-los na bagagem de mão de Santiago para Belo Horizonte? Vinhos comprados nas vinícolas.
    Desde já agradeço!

    Reply 
  • Karine Godoy janeiro 23, 2018 09.17 am

    Rosi, adorei o post. Lindas fotos. Quando você falou do livro surgiu a curiosidade. Que tal nos contar mais sobre a literatura do Chile? Livros ambientados no local, autores, etc… Rende outro post 😉 Bjs.

    Reply 

Gostou? Deixe aqui seu comentário

RESERVAS

A AUTORA

Rosi Guimarães

Sou Rosi Guimarães, mineira de Belo Horizonte, casada com Flávio e mãe do Arthur e da Yasmim. Moramos no Chile desde 2014. Relações Públicas e especialista em cerimonial e organização de eventos. Deixamos uma vida bem estruturada em Belo Horizonte e cá estamos: NÓS NO CHILE!

TEMPERATURA

Santiago - Chile
19°
Weather from OpenWeatherMap