Passo a passo para validar as vacinas antes de viajar para o Chile

por Rosi Guimarães

Um dos requisitos para viajar para o Chile é a validação das vacinas pelo governo chileno, através do site mevacuno. Aqui tem um post completo com os requisitos obrigatórios para entrar no país. Com as vacinas validadas você terá acesso a um passe mobilidade habilitado para uso durante a sua estadia, ele será exigido par entrar em vários locais no Chile, como restaurantes.

Muitas pessoas estão com dificuldade para fazer essa validação, então vou mostrar o passo a passo para te ajudar nesse processo. Lembrando que essa validação é uma das primeiras coisas que você precisa fazer se quer viajar para o Chile.

Quem pode fazer a validação das vacinas para entrar no Chile?

Estrangeiros não residentes que tenham completado o esquema de vacinação contra a Covid-19.

Quais são as vacinas aceitas no Chile?

Laboratórios Moderna, Pfizer/BioNTech, Janssen (Johnson&Johnson), Oxford/AstraZeneca, Sinopharm, Sinovac (coronavac), CanSino y Generium (Sputnik-V)

Importante

  • O site mevacuno só libera a validação para quem vai viajar nos próximos 45 dias, se você vai viajar daqui 3 ou 6 meses, ainda não vai conseguir entrar com o processo.
  • A resposta pode demorar até 30 dias, então minha sugestão é que você inicie o processo entre 30 e 35 dias antes da sua viagem.
  • Depois que suas vacinas forem validadas você tem 45 dias para embarcar para o Chile.
  • Quando o processo de validação estiver completo, o  seu passe mobilidade vale 90 dias e só será habilitado depois que entrar no Chile e tiver um resultado negativo do teste de PCR feito no aeroporto de Santiago.

O primeiro passo e entrar na plataforma de validação e criar uma conta no site mevacuno.

Repare que você pode selecionar o idioma português.

Clicar em CREAR NUEVA CONTA, e então você vai colocar seu email e criar uma senha. Clica em crear cuenta.

Clicou em crear cuenta vai aparecer essa tela onde vai te pedir para ir ao seu email informado para validar o seu usuario:

Vai na Caixa de entrada do seu email registrado no me vacuno, abrir o link e clicar em validar mi correo.

E logo aparecerá uma mensagem dizendo que seu email foi verificado SE VERIFICÓ SU CORREO ELECTRÓNICO.

IMPORTANTE
O documento que você utilizar para fazer o processo no site do mevcacuno tem que ser o mesmo que vai utilizar para viajar para o Chile. Por exemplo: Se for utilizar a identidade como documento de viagem, faça o processo da validação utilizando a sua identidade. E ao entrar no Chile, na hora de fazer o teste de PCR, é importante também utilizar o mesmo documento, nesse caso a identidade. E deve utilizar também o mesmo documento para preenher a declaração jurada antes de viajar.

DNI – documento nacional de identidade

Continuado

Depois do seu email registrado e validado, você vai entrar novamente no mevacuno.gob.cl, e a plataforma vai te pedir para validar a sua identidade, clicando na opção do meio (laranja) Estrangeiros

Quando você clicar na opção do meio (cor laranja) vai abrir essa opção, então é só clicar na primeira opção. Extranjero turistas no residentes en Chile vacunados en el extranjero

É hora de preencher as informações solicitadas.

Depois de preenchido com os dados solicitados, pode ser solicitado para colocar o DNI (Documento nacional de Identidade) ou PASAPORTE como mostra essa imagem abaixo:

Depois de validada a identidade , que pode demorar até 24 horas, você poderá continuar com seu processo de validação das vacinas com os seguintes passos:

1. Entrar novamente no Me Vacuno ir ao menu “Mis vacunas”.

2. Completar o formulario de “Extranjeros no Residentes validación de vacunas” (Este formulario só aparecerá quando a equipe validadora tiver aceitado a verificação da sua identidade.

3. Deve entrar com o mesmo número de documento que utilizou quando se vacionou (Pasaporte – DNI)

4. Preencha o email, é importante que seja preenchido corretamente, já que esse será o meio de comunicação nas estapas a seguir.

5. Preencha o país onde foi tomada a primeira dose da vacina.

6. Qual foi a vacina utilizada na primeira dose.

7. Número de lote da primeira dose (este campo não é obrigatória).

8. Data que tomou a primeira dose.

9. Estabelecimento de saúde que tomou a primeira dose

10. País onde foi tomada a segunda dose da vacina.

11. Qual foi a vacina utilizada na segunda dose.

12. Número de lote de sua segunda dose (este campo no é obrigatório)

13. data da vacinação da segunda dose.

14. Estabelecimento de saúde onde tomou a segunda dose.

15. Anexar foto do documento de identificação que deve coincidir com o registrado na sua vacinação.


16. Anexa o comprovante de Certificado das vacinas. Atenção! O ideal aqui é colocar o certificado digital do ConecteSus.


17. O comprovante pode ser um documento digital ou um código QR que confirme de forma oficial o seu processo de vacinação. Pode ser a foto do seu cartão de vacina, porém o seu Passe Mobilidade terá uma duração menor que 90 dias.


18. Se coloca um comprovante digital com código QR, o processo será mais rápido.


19. Anexar um comprovante de residência.

Depois de preenchida todas as informações solicitadas você receberá um email, dizendo que seu processo está em andamento. Ao entrar no Me Vacuno vai aparecer a opção PENDIENTE. É isso mesmo, significa que seu processo está sendo avaliado e pode demorar até 30 dias para ter um resultado. O site mevacuno costuma apresentar alguns erros.

Possíveis repostas da sua solicitação:


A. Incompleto:

Reprova a sua solicitação por estar com a documentação incompleta ou errada. No email que você receberá terá um link para corrigir as informações.

B. Válido:

Se toda a sua documentação estiver ok a sua solicitação será aceita e você poderá descarregar o seu Passe Mobilidade. A validação tem um razo máximo de 45 dias para entrar no Chile. Depois desse prazo você deverá solicitar uma nova validação.


C. Válido temporariamente:

Se a pessoa apresentou a foto do cartão de vacina e não o QR Code do ConecteSus ela terá o Passe Mobilidade habilitado por apenas 30 dias. Ainda assim ela poderá validar com o conecteSus, é só entrar em Mi Perfil e anexar o QR Code.


Para verificar seu estado de validação, é só entrar no mevacuno, clicar em Mis vacuna e Estado de Solicitud.

Depois do processo de validação aprovado você deverá preencher o formulário da Declaración Jurada de Viajeros” de até 48 antes do embarque em www.c19.cl.

Na Declaração fica comprovado que a sua vacina foi validada, por isso é importante usar o mesmo documento que utilizou no site mevcuno. Ao finalizar sua declaración jurada você receberá um email com um código QR e uma mensagem indicando que as suas vacinas estão validadas.


Importante, este código no é o se Passe Mobilidade ainda. Seu Passe será liberado depois do resultado negativo do teste de PCR feito no aeroporto de Santiago.

Atenção: Você pode modificar ou atualizar os sus dados utilizando o MI PERFIL e editar.

site das informações para escrever o post: Información para extranjeros no residentes en Chile validación vacunas – Salud Responde (minsal.cl)

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.

Posts Relacionados

Gostou? Deixe aqui seu comentário

GOVERNO ANUNCIA NOVAS REGRAS PARA ENTRADA NO CHILE

O governo tem feito anúncios mensais sobre as mudanças de protocolos para entrada no Chile e que aos poucos as exigências estão ficando mais relaxadas.