Cinema com muito charme no bairro Lastarria, Santiago do Chile

Galerinha,

O texto que você vai ler agora é uma contribuição da minha amiga Bárbara Mussili, que assim como eu, mora aqui no Chile. Ela é carioca, economista que amo os livros e escreve o blog Refugio Ameno.  A dica dela é de um programa alternativo, num bairro bacanérrimo de Santiago do Chile, ideal para quem gosta de fugir do roteiro turistão.

Texto e fotos: Bárbara Mussili.

Dificilmente alguém coloca uma ida ao cinema no seu roteiro de viagem mas talvez este post faça você mudar de ideia. Principalmente aos cinéfilos de plantão e aos que gostam de um programa mais retrô.

el biografo Chile 1

Localizado no coração do Barrio Lastarria, o El Biógrafo é um cinema de rua, diferente do que estamos acostumados a frequentar. Construído nos anos 80 para ser uma sala de arte, acabou sendo reformulado para virar um cinema. Parecido a um estilo vintage. Vou explicar. 

A experiência já começa na entrada, além dos pôsteres dos filmes, tem um quadro daqueles bem antigos de encaixar as letrinhas para formar as palavras.

 El biografo Chile 2

Escolhida a sessão (la función aos que gostam de aprender o espanhol), para comprar os ingressos, você escolhe seu lugar e o atendente te entrega um papel, com o número do seu assento escrito à mão.


El biografo Chile 3

Mas, luxo dos luxos mesmo, é o lanterninha que fica esperando na porta e segurando a cortina vermelha para não entrar luz na sala. É ele quem te leva até a sua poltrona.

El Biografo Chile 4

O espaço é pequeno e só conta com uma sala de projeção onde normalmente se revezam dois filmes em horários alternados. Inclusive, tem um cartaz na porta te avisando para falar baixo se uma sessão estiver acontecendo.

El biografo Chile 5

A sala tem dois andares, parecendo com um teatro, com tapetes e poltronas vermelhas bem confortáveis, embora um pouco diferente de uma sala convencional. Mas o mais interessante está por vir…

el biografo Chile 6b

Não espere do El Biógrafo, uma cartelera (como chamamos aqui o que está em cartaz) convencional. Os filmes que são exibidos são de produção independente, normalmente com poucas sessões no “circuitão”. Nós, por exemplo, assistimos uma comédia francesa deliciosa, de 2017, Le sens de la fête (La fiesta de la vida em espanhol e Assim é a vida em português).

El Biografo Chile 7

El biografo Chile 8

Ah! Alguns detalhes: você tem que se lembrar que a legenda (subtítulo) estará em espanhol. O cinema conta com banheiro mas cuidado com a fila para não perder a hora do filme. E infelizmente eles não vendem pipoca…

Acho que a experiência pode ser bem legal para um dia mais calmo, talvez para descansar dos passeios mais cansativos. Imagine depois de um dia inteiro de neve, subindo e caindo do ski ou do snowboard, por exemplo… Ou até mesmo para um dia de chuva ou feriado que você, de repente, se viu com aquela folguinha.

E mais uma dica, esse passeio pode ser combinado com uma volta para conhecer Lastarria que é um bairro muito bonito, de arquitetura antiga, com várias vielas de arte e artesanato. Nos fins de semana, tem feirinha de antiguidades também. Pode-se terminar a tarde ou a noite tomando um café, um sorvete ou um vinho em um dos vários bares e restaurantes dos arredores.

Informações importantes:

  • O Cine El Biógrafo fica na Calle José Victorino Lastarria, 181. As sessões são diárias, nos horários de 15:30, 17:30, 19:30 e 21:30, mas podem ser confirmadas na página oficial ou pelo Facebook. As entradas custam $ 3000 de segunda à quarta-feira e $ 4000 de quinta-feira à domingo.
  • contatos: (+ 56 22633 4435 ) – [email protected]
  • Site para mais informações: http://www.elbiografo.cl/wordpress/

 

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.

Artigos Relacionados

About the Author

Rosi Guimarães
Author with 264 posts
More about Rosi Guimarães

Sou Rosi Guimarães, mineira de Belo Horizonte, casada com Flávio e mãe do Arthur e da Yasmim. Moramos no Chile desde 2014. Relações Públicas e pós-graduada em cerimonial e organização de eventos. Deixamos uma vida bem estruturada em Belo Horizonte e cá estamos: NÓS NO CHILE!
- Facebook: nosnochile
- Twitter: @nosnochile
- Instagram:@blognosnochile
- snap: blognosnochile

1 Comment

  • Apolo Gabriel fevereiro 01, 2018 12.16 pm

    Rosi, eu simplesmente estou amando seu blog. Irei ficar 15 dias em Santiago e é como vc falou, quero fugir do roteiro “turista” e ficar lá como um morador comum e eu estava procurando sobre os cinemas da cidade e esse me atraiu demais! Obrigado por mais essa dica. Cada vez mais ansioso para conhecer essa cidade <3 Bjos.

    Reply 

Gostou? Deixe aqui seu comentário

RESERVAS

A AUTORA

Rosi Guimarães

Sou Rosi Guimarães, mineira de Belo Horizonte, casada com Flávio e mãe do Arthur e da Yasmim. Moramos no Chile desde 2014. Relações Públicas e especialista em cerimonial e organização de eventos. Deixamos uma vida bem estruturada em Belo Horizonte e cá estamos: NÓS NO CHILE!

TEMPERATURA

Santiago - Chile
19°
Weather from OpenWeatherMap