Como é esquiar em Portillo – Chile

por Rosi Guimarães

Já tínhamos visitado Portillo no verão, aqui tem o post do nosso passeio. Com a ida na época do calor e com a beleza do lugar, saímos de lá com a certeza de que voltaríamos no inverno para esquiar. E chegou esse dia!

Um belo domingo frio de junho, acordamos cedinho, tomamos um café da manhã reforçado e pegamos estrada para Portillo – a estação de ski mais antiga da América do Sul e que está a cerca de 160 quilômetros de Santiago, estrada para Mendonza – Argentina. Aí a foto de um trecho específico da estrada – Los Caracoles, são 29 curvas, é preciso ter muito cuidado e atenção, trecho bem perigoso e com muitos caminhões.

Portillo no inverno

A estrada já é linda e vale o passeio. Quando você olha para cima e vê montanhas enormes, é uma sensação muito boa e ao mesmo tempo a gente se põe a pensar: como somos pequenos diante da imensidão da natureza.

Portillo no inverno

Se aproximando de Portillo as montanhas já começam a ficar branquinhas de neve e a viagem vai ficando ainda melhor. Frio! Na estrada as temperaturas variavam entre 4º e 6º graus. Muita neve nas montanhas, mas a estrada estava limpa e liberada. É bom verificar as condições da estrada antes da viagem, como é uma região de muita neve, pode acontecer da estrada fechar por causa da quantidade de neve que cai.

Portillo no inverno

Quando chegamos em Portillo a temperatura estava -1º, mas estávamos preparados para curtir a neve. E lá fomos nós!

Esqui em Portillo

O Centro de esqui oferece a opção de Portillo por dia, que é ideal para quem vai passar o dia, como foi o nosso caso. E você tem opção de locação de equipamentos que inclui esquis, pranchas de snowboard, botas e bastões. Tudo novinho e muito bem cuidado. Yasmim experimentando os equipamentos, o pessoal é super atencioso e tem um cuidados especial com as crianças.

Portillo no inverno

Portillo no inverno

Aqui você pode ver os preços do ski por dia.

Para quem quer hospedar,  além de um centro de esqui, em Portillo tem o grande  Hotel Portillo (esse amarelo da foto), com 123 quartos e outras opções de hospedagem, que podem ser conferidas aqui.  Pude perceber o cuidado e atenção do centro de ski com os hóspedes, eles tem prioridade com relação a quem vai passar o dia, o que achei certo.

Portillo no inverno

Arthur, Yasmim e Flavio encararam o esqui, eu não quis arriscar, já tinha tentando e El Colorado e não levo jeito pra coisa. Aqui o post do nosso dia de esqui em El Colorado. E eles se saíram super bem e adoraram. E quem não iria gostar de esquiar com uma vista dessas?

Portillo no inverno

Portillo no inverno

Portillo no inverno

Flávio e os meninos escolheram não fazer aula, (aqui sobre as classes de esqui) como já sabiam um pouco, colocaram os esquis nos pés e saíram, no começo levaram uns tombos, mas depois se deram bem. Não é nada fácil esquiar, quando você olha o pessoal descendo as pistas em alta velocidade, você pensa: isso é moleza. Mas não se enganem. Eu não achei nada fácil.

Portillo no inverno

Para começar, os meninos subiam nessa esteira rolante e desciam esquiando.

Portillo

Portillo no inverno

No final da tarde Arthur e Yasmim até se aventurou numa pista um pouco maior, subiram no teleférico para descer esquiando. Arthur se sai bem, mas Yasmim ficou com medo.

Portillo no inverno

Portillo no inverno

Portillo no inverno

Foi um dia delicioso! Na parte da manhã estava um dia lindo, com sol e céu azul e depois do almoço o tempo fechou e esfriou muito, mas não choveu. Olha a quantidade de neve!

Portillo no inverno

Dicas:

  • Em Portillo não tem roupas para alugar, somente equipamentos.
  • Forma de chegar: carro ou agência. Se for de carro é obrigatório portar cadenas (correntes), na estrada vi em alguns locais para alugar, mas como passamos muito cedo, ainda estava fechado; Falo sobre as correntes aqui nesse post. O hotel conta com serviços de traslados para quem for hospedar, veja aqui.
  • É importante verificar as condições da estradas antes. Aqui nesse twitter tem informação sempre atualizada: @CFLosLibertador;
  • A temporada de neve está prevista até 09 de outubro.

Preços para quem vai passar o dia:

  • Valores para esquiar (tíquete para usar as pistas e o teleférico)

Portillo Preços

  • Valores para esquiar (tíquete para usar as pistas e o teleférico) que inclui almoço (estilo self service)

Portillo preço com almoço

  • Aluguel de equipamentos

Portillo equipamentos

Olha a diferença da paisagem no verão e no inverno. Só tenho uma certeza: tanto no inverno, quanto no verão o lugar é maravilhoso!

Agradecemos ao Ski Portillo pelo convite.

Foto da capa: ski Portillo

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.

Posts Relacionados

25 comentários

Grazielly 2 de setembro de 2019 - 12:52

Rose, qual agência que faz esse bate e volta pra skiar em Portillo?

Reply
Rosi Guimarães 2 de setembro de 2019 - 17:14

Oi Grazielly,
Esse ano Portillo está com as pistas de esqui exclusivas para hospedes. Mas dá para fazer um passeio para lá, pode ver com nossas agências parceiras https://nosnochile.com.br/parceiros/
Um abraço!

Reply
Roberta 13 de agosto de 2019 - 15:07

Oi Rosi, tudo bem?? Sabe me dizer se comprando a aula para iniciante tenho que comprar também o ticket de teleférico ou no valor da aula já está incluído o direito de acessar os teleféricos? Obrigada!!!

Reply
Rosi Guimarães 14 de agosto de 2019 - 11:27

Roberta,
O valor já inclui a gôndola sim.
Abraço!

Reply
Valeria dos Anjos 2 de julho de 2019 - 22:13

Olá,
Vamos para o Chile no dia 10/07 e gostaríamos de conhecer Portillo, mas não gostamos de esquiar apenas das paisagens, você sabe nós dizer se podemos entrar em Portillo apenas para olhar e passar o dia e almoçar no restaurante? Meus filhos até querem esquiar mas nós não.
Agradecemos a atenção

Reply
Rosi Guimarães 4 de julho de 2019 - 09:55

Oi Valéria,
Vai passar o dia lá então, deixa os filhos esquiando, sugiro fazer aulas, roupas tem que alugar antes também, e vocês ficam curtindo o lugar.
Um beijo e boa viagem!

Reply
Lucas Dantas 18 de junho de 2019 - 10:19

Entendi… Obrigado Rosi !

Reply
Rosi Guimarães 18 de junho de 2019 - 12:04

De nada!

Reply
Leandro de Sousa Ferreira 14 de junho de 2019 - 21:11

Boa noite Rosi, estou de viagem marcada para o dia 02 de julho, e ofereceram pra trocar o passeio do cajon para o portillo, gostaria de saber qual o valor mais ou menos para que possamos poder esquiar, voce tem um nocao mais ou menos de valores?

Reply
Rosi Guimarães 17 de junho de 2019 - 09:49

Oi Leandro,
no site de Portillo já tem os valores atualizados, veja aqui https://www.skiportillo.com/pb/ski-school/clases/
Um abraço!

Reply
Lucas Dantas 10 de junho de 2019 - 12:45

Oi Rosi,

Tudo bem ?

Então, estou pensando em migrar o meu passeio de Cajon del Maipo para Portillo. A ideia seria fazer um passeio contemplativo, sem esquiar, parecido com Cajon.

Sabe informar se na alta temporada é possível esse tipo de passeio no local ? é possível chegar próximo do lago ? usar o teleférico, ou ele é exclusivo para quem está esquiando ?

Obrigado.

Reply
Rosi Guimarães 11 de junho de 2019 - 11:09

Lucas,
quando abrir as pistas de esqui, programada pra dia 22 de junho, o acesso ao lago fica restrito, o local fica exclusivo para os esquiadores. O teleférico é de uso exclusivo para esquiadores também. Poderia ir para almoçar e ter uma vista da lagoa, mas de longe.
Um abraço!

Reply
Karla 31 de março de 2019 - 15:08

Não gosto de esquiar.
Na estação de Portillo posso passar o dia como Valle Nevado?
Seria mais barato ?
Amo seu blog.
Também sou de BH

Reply
Rosi Guimarães 1 de abril de 2019 - 07:49

Karla,
Se você nao gosta de esquiar, a estacao ideal para você talvez seja Farellones, pois tem outras atividades. Portillo é ideal para que m quer esquiar. https://nosnochile.com.br/vamos-brincar-na-neve-como-foi-nosso-dia-em-farellones/
Um abraço!

Reply
Edgard 19 de maio de 2017 - 20:39

Acompanhei muito aqui, muito bom eu fui a ultima vez ao Chile em 2008 e aqui as informações estão muito bem atualizadas e bem explicadas… Parabéns =)
Tenho uma pergunta. Essa foto ai da estação de esqui com o lago no fundo, é só cartão postal ou é possível tirar foto com esta paisagem? (Ela não é reservada só para hospedes?)

Reply
Chile: Centro de Ski Portillo no verão 10 de abril de 2017 - 17:01

[…] Já voltamos no inverno e nosso dia de esqui em Portillo está nesse post. […]

Reply
7 coisas que você precisa saber sobre o inverno no Chile 28 de março de 2017 - 09:32

[…] das estações que estão próximas de Santiago, tem Portillo, que está a cerca de 2h30 na estrada para Mendonza – Argentina. Tem Chillán também, mas ainda […]

Reply
Vai viajar para o Chile? Dúvidas frequentes! 8 de março de 2017 - 13:54

[…] E para conhecer as outras estações de esqui mais distantes de Santiago, veja aqui como foi nosso dia na neve em Portillo.   […]

Reply
7 curiosidades que você não sabia sobre o Chile. E nem eu! 13 de fevereiro de 2017 - 10:33

[…] Mendonza – Argentina. Tivemos a oportunidade de passar um dia esquiando nesse lugar maravilhso, veja o post aqui. E no verão também vale a visita, a laguna del Inca dá um charme e beleza ainda maior ao lugar. […]

Reply
Retrospectiva 2016: Top 5 melhores passeios no Chile 21 de dezembro de 2016 - 11:27

[…] no Chile. Visitamos Valdívia – Sul do Chile (ainda estou devendo alguns posts aqui no blog), esquiamos em Portillo, cavalgamos na Cordilleira dos […]

Reply
7 razões para você conhecer o Chile 17 de agosto de 2016 - 11:14

[…] Se sua intenção é só se divertir e conhecer a neve, o ideal é parar em Farellones, a estação tem tobogã e tirolesa, que fazem a diversão da galera. Valle Nevado é o maior centro de esqui da América Latina e o mais moderno do Chile, com 37 km de pistas, três hotéis, seis restaurantes, bares, o que torna o Valle Nevado um resort de última geração, que recebe várias competições internacionais. Tem também |Portillo, que é um pouco mais distante de Santiago, mas é a estação mais antiga do Chile e tem a linda Laguna del Inca. Veja o nosso dia de esqui em Portillo aqui. […]

Reply
Esquiando em El Colorado - Nosso dia na neve 31 de julho de 2016 - 19:14

[…] Esquiamos também em Portillo, veja o post aqui. […]

Reply
Estações de esqui no Chile: Perguntas e respostas (Parte1) 4 de julho de 2016 - 13:18

[…] Aqui um post completo de como é esquiar em Portillo. […]

Reply
Eliene 2 de julho de 2016 - 18:52

Olhei todos os post seu . Sao maravilhosos e suas dicas otimaa. Mas ainda assim descuidei no Metrô e fiquei sem mei Iphone6
Muito triste.
Pq eu ate desconfiei mas nao atentei
Uma pena

Reply
Rosi Guimarães 4 de julho de 2016 - 22:36

Oi Eliene,
Que pena! Muita raiva, tem que andar com a bolsa pra frente, não pode descuidar nenhum minuto.
Abraço!

Reply

Gostou? Deixe aqui seu comentário