Inaugurado em outubro de 2016, em Santiago, o templo Bahá’í da America Latina não é somente uma casa de oração, mas também um ícone da arquitetura e já está recebendo prêmio por sua beleza e inovação.
Aproveitamos esse final de semana para conhecer. Fomos eu e Flávio, os filhos não quiseram ir, ficaram em casa estudando. E de verdade, ficamos surpresos com a beleza e a paz que o lugar nos transmite.
Localizado aos pés da cordilheira dos Andes, o templo é uma cúpula que se destaca de longe. Antes de chegar já conseguimos avistá-lo. Está rodeado pela natureza, tem o formato de uma flor, com nove pétalas (lados) e nove portas de acesso em diferentes direções do planeta para dar as boas-vindas a todos os tipos de pessoas.
Desenhado pelo escritório Canadense de Arquitetura Hariri Pontarini Architects, o arquiteto responsável foi o Siamak Hariri. E já foi premiado por Innovation in Architecture 2017, pela Instituição Gremial dos Arquitetos Canadenses, a Royal Architectural Institute of Canada (RAIC) e receberá o prêmio numa cerimônia que acontecerá em maio desse ano. Saiba mais aqui.
A fé Bahá’í
“A Fé Bahá’í é a mais recente das religiões independentes do mundo. Seu fundador, Bahá’u’lláh (1817-1892), é tido pelos bahá’ís como o mais recente na linha de Mensageiros de Deus que se estende por um passado que vai além daquele do qual se tem registro e inclui Abraão, Moisés, Buda, Krishna, Zoroastro, Cristo, Muhammad e O Báb. A Fé Bahá’í é uma religião mundial independente, com suas próprias leis e escrituras sagradas, surgida na antiga Pérsia (atual Irã) em 1844″ . Citação tirada do http://www.bahai.org.br/a-fe-bahai/origens.
Apesar de ser uma casa de oração Bahá’í, o templo é aberto a todos os visitantes, independente da religião, é um local para reflexão e oração. Sem contar que tem uma vista linda de toda Santiago. E nós, como fomos no final da tarde ainda tivemos a honra de apreciar um lindo pôr do sol.
E para você turista, é mais uma oportunidade para fugir dos pontos turísticos tradicionais e conhecer algo bem diferente, moderno e muito bonito. A entrada é grátis e tem estacionamento. Lembrando que o local te passa uma paz inexplicável. Nós adoramos a experiência e recomendamos.
Para quem tem interesse em conhecer mais sobre a fé Bahá’í no Brasil, deixo aqui o site para mais informações.
Como fomos num sábado estava bem cheio, ficamos para ver o pôr do sol e não esperamos anoitecer, mas aí está uma foto de como é a iluminação do templo a noite e a vista de Santiago.

Foto: Site Templo Bahá’í
Não é permite fotografar o templo por dentro. Quando chegamos fomos orientados pelos voluntários do local a entrar em silêncio em respeito aos que estão em momento de oração e reflexão.
Serviço:
- Endereço: Diagonal Las Torres, 2000 – Peñalolen, Santiago
- Mais informações aqui no site: http://templo.bahai.cl/
- Horário: De terça a sábado, das 15 às 19 horas. Domingo das 9 às 19 horas. Segundas-feiras o templo não abre.
- Como chegar: Fomos de carro porque moramos aqui, mas para você turista, a melhor opção é ir de Uber. A corrida sai por mais ou menos $7.000 (R$35,00) a ida. Dá para ir de transporte público, porém o ônibus vai te deixar na portaria, e dessa portaria até o templo, você terá que caminhar 2 quilômetros numa subida. Vimos muita gente subindo caminhando no dia que fomos, mas é bem longe.
- Transporte público: Pegar a linha 1 do metrô até o final em Los Dominicos. Depois caminhar até o ponto de ônibus – Parada 4 e tomar o D11 – Diagonal Las Torres. Esse ônibus vai te deixar na portaria e você terá que caminhar 2 quilômetros até chegar ao Templo.
Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.Planeje sua viagem com a gente!
23 comentários
Parabéns pelo conteúdo incrível!!
Oi Emília,
muito obrigada! Tudo feito com muito carinho e dedicação.
Um abraço!
Olá!
Sua fotos do templo são belíssimas, parabéns.
Muito obrigada!
No Instagram do @blognosnochile tem mais fotos linda desse lugar!
Um abraço!
Olá Rosi, tudo bem?
Vamos à Santiago em Novembro, e quero muito conhecer o Templo, mas queria muito ter umas fotos de pôr do sol e noturnas também. Li que o pôr do sol seria perto das 21h, então te pergunto, o que fecha às 19h é somente o templo ou todo o espaço onde ele se encontra? Após às 19h ainda posso continuar na parte externa ao templo? Obrigado e parabéns pelo site, vai me ajudar bastante.
Maichel,
depende do dia. fui uma vez e estavam deixando ficar na parte de fora do Templo, mas fui em julho e não deixaram. Deu 19hs tiraram todos de lá. Acredito que no verão seja mais tranquilo, já que escurece mais tarde.
Um abraço!
Vc diz que durante a semana, como quinta, so abre as 15. Se eu for pra conhecer o ambiente externo, não conseguirei entrar na região, ou o templo só abre as 15 internamente?
Oi Francisco,
Os horários de visitas mudaram. Agora é de terça a domingo, das 9h às 19 horas. Mais informaçoes no site https://templo.bahai.cl/
Um abraço!
Olá Rosi! Obrigada pelas suas dicas! Estou pensando em visitar a vinícola Aquitania. De lá eu consigo táxi ou uber para ir para o Templo? Fica muito distante?
Pouco mais que cinco quilometros de distância, é pertinho! No máximo 15 minutos de Uber.
Fui de metrô e peguei o ônibus . O trajeto de ônibus e bem demorado uns 45 minutos. A subida até o templo e bem longa. Melhor acho q é táxi ou uber.
Oi Lidiane,
Verdade, o trajeto de ônibus é realmente muito demorado.
Obrigada pelo seu retorno.
Abraço!
Obrigada Rosi! Você acha que vale a pena visitar no inverno? Estou indo agora dia 18/06
[…] Latina. e conhecer as cidades litorâneas de Valparaíso e viña del Mar. E tem também o novo Templo Bahá’i da America do Sul, que fica aos pés da Cordilheira dos […]
Tem wifi la? Pensando em pedir o Uber na volta…
Oi Stephane,
Não tem. Melhor é você já combinar a volta com o motorista que for te levar.
Abraço!
[…] vinhedo e da majestosa Cordilheira dos Andes. Ahhh!! Consegui avistar também o templo Baháí – tem post dele aqui no blog. Do alto, é fácil perceber que estamos bem perto da comuna de […]
Oi Rosi, por favor para este passei, pode me sugerir pontos turísticos que se encaixem com o templo no roteiro? Obrigada
Rosi, tudo bem? Vi que para ir dá para ir por metrô e ônibus ou com o Uber. Para voltar, o uber também é acessível no local?
Fui de metrô até a estação Grécia e depois peguei o Uber (+- R$15). Como o templo abre às 15h, chegamos antes e tivemos que subir a pé. Também voltamos pelo mesmo trajeto (Uber + Metrô), porém não consegui sinal de internet lá do templo, então tive que descer até chegar na rua (e ter sinal de internet) para chamar o Uber.
Oi, Rosi. Vou viajar agora em junho para o Chile. Acompanho sempre o blog e as suas dicas são ótimas, mas essa do Templo foi sensacional! Já adicionei ao meu roteiro.
Obrigada!
Olá Rosi, tudo bem?
Rosi eu e meu marido (acabamos de nos casar) marcamos nossa lua de mel ai no Chile, para julho de 2017, chegaremos ai dia 01/07. Percebi que será feriado no dia 02. Estamos meio perdidos em fazer nosso roteiro, será que vc poderia me ajudar? Iremos ficar do dia 02/07 a 06/07.
Oi Tassiane,
viu que aqui no blog tem um roteiro completinha e que dá para você montar o seu em cima desse: http://nosnochile.com.br/7-dias-no-chile-roteiro-completo/ Temos também um ebook que você pode baixar de graça: http://info.nosnochile.com.br/roteiro-7-dias-em-santiago-do-chile. Em dias de feriados irrenunciables a dica é conhecer os parques do Chile.
Um abraço e boa viagem!