Como é o tour com almoço na Vinícola Errazuriz – Chile

por Rosi Guimarães

Posso dizer que a vinícola Errazuriz é uma mescla de tradição e modernidade, aliás, é uma vinícola com muitas curiosidades também, e você vai ficar conhecendo algumas aqui, as outras vou deixar para você descobrir no dia da sua visita na linda propriedade, no Valle de Aconcágua.  Estive nesse sábado visitando a Errazuriz pela segunda vez, na primeira, fui para um evento e não rendeu um post, mas dessa vez fui viver a experiência como turista para contar tudo bem detalhado pra vocês. Então vamos lá! Como é o tour com almoço na Vinícola Errazuriz.

Viníciola Errazuriz Chile

Viníciola Errazuriz Chile

A primeira curiosidade é que é a única vinícola do Chile com cinco vinhos ícones na sua linha de produção. Para quem não sabe, ícone é o vinho mais top da vinícola, o que tem mais tempo de guarda, é feito com as melhores uvas e é logico, o mais caro. Outra curiosidade é que desses cinco ícones, um é o Chadwick – o primeiro e único vinho 100 pontos do Chile, saiba mais aqui e aqui também.

 O Tour

O tour começa com a história da fundação da vinícola, fala sobre o fundador Don Maximiano Errázuriz – político influente na sua época e que no ano de 1870 plantou as primeiras parreiras de uvas no Valle de Aconcágua. Depois da interessante história, o tour segue para a Bodega antiga.

Vinícola Errazuriz115

Vinícola Errazuriz118

Bodega Histórica 1870

É a bodega antiga da vinícola e confesso que é a que mais gostei. Ela conta história, tem o aroma do vinho impregnado nas paredes. Você entra e tem a sensação de que voltou no tempo, principalmente quando passa pela imponente sala de degustação com uma mesa enorme. Imagino a família num jantar, todos ali sentadas e tomando os melhores vinhos.  

Vinícola Errazuriz117

Nessa bodega está a Enoteca Histórica que conserva cerca de 400 garrafas de cada um dos vinhos ícones da vinícola, isso é um registro valioso que dá para acompanhar a evolução dos vinhos através dos anos. Na parede ficam expostos as garrafas dos 5 vinhos ícones, que são: Don Maximiliano, La Cumbre, Kay, Seña y Chadwick

Vinícola Errazuriz119

Mais uma curiosidade: O vinho Chadwick – único 100 pontos do Chile custa a bagatela de $400.000 (mais ou menos R$2.000,00)

Bodega icono Don Maximiliano

Vinícola Errazuriz108

É a bodega moderna, aliás uma das mais modernas do Chile. Ela é muito linda e vista lá do alto do mirante fica mais elegante ainda. Foi inaugurada em 2010 e tem capacidade para produzir 347.000 litros de vinhos. A nova bodega foi desenhada pelo arquiteto Samuel Claro. A parte principal da bodega, onde estão as barricas, fica submergido sobre a terra. A Bodega tem uma forma espiral que permite realizar todos os movimentos das uvas e dos líquidos por gravidade.  Outra curiosidade: nessa bodega são elaborados apenas o vinhos ícones.  

Vinícola Errazuriz121

Vinícola Errazuriz106

Degustação

Fizemos (esqueci de contar que Flávio foi também) o tour Visita Food & Pairing, que inclui a degustação de 4 vinhos da linha Max Reserva e almoço harmonizado. Os vinhos foram: Chardonnay 2014;  Merlot 2014; Carmenere 2015 e Syrah 2014. Tudo muito bem explicado pela simpática guia Catalina.

Vinícola Errazuriz113

Vinícola Errazuriz114

Vinícola Errazuriz110

Almoço

O almoço é servido numa varanda externa, lugar muito agradável e bonito. Tem entrada, prato principal e a sobremesa, tudo harmonizado com os vinhos. Pra falar a verdade, achei a comida bem normal, nada de espetacular, mas acho que estou ficando muito exigente. Vale fazer o tour com o almoço porque não tem opções de restaurante lá por perto.

Vinícola Errazuriz120

Vinícola Errazuriz122

Área interna do restaurante

Área interna do restaurante

Enfim, é mais uma linda vinícola que conheço aqui no Chile, já sabe né? Minha meta é conhecer 24 novas vinícolas em 2107 e escrever post de todas pra você. Minha filha Yasmim sempre me diz: mãe, todas são iguais. E eu sempre respondo: não são. Cada uma tem sua história, suas curiosidades e seus encantos e eu vou aprendendo e conhecendo cada vez mais sobre os vinhos.

Vinícola Errazuriz126

Informações importantes:

  • Preço do tour Visita Food & Pairing: $50.000 por pessoa
  • Para saber os valores de outros tours que a vinícola oferece, clique aqui.
  • Está localizada em Panquehue – San Felipe de Aconcágua, cerca de 90 quilômetros de Santiago. Saindo de Santiago são mais ou menos 1h30 para chegar até a vinícola.

Vinícola Errazuriz124

Aqui no blog tem vários posts de vinícolas, e aí você vai me perguntar: Rosi, qual é a melhor vinícola para conhecer? Depende do que você gosta. Longe de Santiago? Perto? Pequena? Grande? A que você gosta do vinho? Minha sugestão é que você leia os vários posts aqui disponíveis  e encontre a que mais combina com você. Meu papel eu estou cumprindo – apresentar o maior número de opções para você, e isso pra mim não é nenhum sacrifício, você que me acompanha há mais tempo sabe disso.

Fevereiro e março são excelentes meses para ver a uvas assim

Fevereiro e março são excelentes meses para ver a uvas assim

Agradeço ao pessoal da Errazuriz pelo convite para visitar a vinícola. E ao Artur Farias que nos levou.

Foto da capa: site da viña Errazuriz

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.

Posts Relacionados

17 comentários

felipe 25 de setembro de 2018 - 20:58

Olá, vou para Colchágua agora em outubro.

Pensei em visitar com almoço – Montes, Clos Apalta e Vik.

A Vik vale a distância ? Ou permaneço em Colchagua e faço degustação e almoço na Viu manet ?

E as outras vinícolas tentarei colocar entre essas 3 principais. Indica alguma ? Vi a Neyen e a Laura …

Para visitar as vinícolas, você tem contato de quem levar, ficaremos hospedados em Santa Cruz.

E Santiago, Colchágua, como vocês foram ? Pensei em transfer …

Parabéns pelo blog, está me ajudando muito

Reply
Angela renault de vilhena 8 de junho de 2018 - 02:40

Rosi, boa noite. Vale a pena hospedar em Sab Felipe? Alguma outra vinícola no Aconcágua? Obrigada!!!

Reply
Lara Moreno 19 de abril de 2018 - 15:16

Olá Rosi!!!
Seus relatos são maravilhosos! Estão me ajudando muito a fazer meu roteiro de viagem! 🙂
Já fui a Santiago, mas dessa vez vou ao Chile para conhecer as vinícolas. Pensei em ir conhecer as 4 regioes, mas estou em dúvida sobre a região norte – Aconcágua…pois achei só a viña Errazuriz interessante.

Você acha que compensa ir até a região norte para ir nela? Ou melhor ficar mais nos Valles de Colchágua, Casasblanca e Maiipo?
Muito obrigada!!
Lara

Reply
La Ruca – O Tradicional Restaurante Chileno - Nós no Chile 22 de setembro de 2017 - 07:16

[…] dá aproveitar a viagem e conhecer boas vinícolas da região do Valle de Aconcágua, entre elas: Errazuriz, Viña San Esteban. Outra opção é conhecer Portillo , que também está nesse mesmo […]

Reply
Vânia Morais 3 de agosto de 2017 - 10:20

Oi Rosi!
Amei o seu blog. Parabéns!!!
Irei para Santiago em janeiro, com duas amigas, e gostaria de dicas sobre o Transfer para esse passeio, bem como para a cidade de Valparaíso e Vina Del Mar.
Obrigada!
Abraço

Reply
Rosi Guimarães 3 de agosto de 2017 - 12:08

Oi Vânia, tudo bem?
Repare que ao final desse post tem dica de uma agência que faz tours para vinícolas – http://nosnochile.com.br/tour-a-cavalo-noruegues-pelo-vinhedo-da-odfjell-no-chile/. É só preencher o formulário para receber um orçamento. Avisa que você quer fazer Errazuriz.
Abraço!

Reply
Daniela 18 de julho de 2017 - 10:08

Olá Rosi, fiquei muito interessada em fazer essa visitação. Estou indo para Santiago no dia 24 de agosto.
Você indica alguém para o transfer?
Obrigada e parabéns pelo blog.

Reply
Gustavo 7 de junho de 2017 - 09:45

Rosi, parabéns pelo site! Está nos ajudando muito!

Gostaríamos de visitar as vinícolas Errazuriz e Vik na nossa viagem para o Chile em agosto. Qual a melhor forma de chegar até lá? Você teria alguma indicação?

Obrigado!

Reply
Thais 21 de maio de 2017 - 19:26

Olá Rosi!
Adorei o blog e as dicas têm me ajudando muito a planejar a minha viagem. Como faço para chegar nessa vinícola e na Vik?

Reply
Rosi Guimarães 24 de maio de 2017 - 11:32

Oi Tahís,
Você vai precisar contratar um transfer. As duas são bem distantes de Santiago.E alugar carro e degustar vinho não combina.
Abraço!

Reply
Eliani Mayerhofer 4 de maio de 2017 - 15:55

Rosi parabéns pelo site, nos dá orientações ótimas para quem vai a primeira vez. Que empresa de turismo indica para fazermos a visita as vinícolas do Vale do Aconcágua e Vale de Colchagua ?

Reply
Rosi Guimarães 7 de maio de 2017 - 10:35

Oi Eliani!
vou te enviar uma indicação por email.
Abraço!

Reply
Reinaldo Lima 3 de abril de 2017 - 16:06

Oi Rose, boa tarde. Parabéns pelo site. A minha esposa e eu iremos no próximo dia 21 de abril para fazer o tour com almoço. Sairemos do bairro Providência. Você pode nos indicar a melhor forma de deslocamento e uma ideia do valor de ida e volta? Obrigado.

Reply
Monica Davi 10 de março de 2017 - 15:13

Que incrível! Estarei no Chile na semana que vem e simplesmente adorei esse tour com almoço nessa vinícola! Me conte uma coisa, como chegar lá? Somente de carro mesmo?

Reply
Rosi Guimarães 14 de março de 2017 - 12:24

Oi Monica, tudo bem?
Vou te enviar a indicação de um guia no seu email.
Um abraço!

Reply
Vai viajar para o Chile? Dúvidas frequentes! 8 de março de 2017 - 10:22

[…] que estão em valles mais distantes: Errazuriz, Tarapacá, Viu […]

Reply
Adriana Diniz 8 de fevereiro de 2017 - 14:23

Espetacular, vou me programar para visitar.

Reply

Gostou? Deixe aqui seu comentário