Como usar bicicletas e patinetes elétricos em Santiago do Chile

por Bárbara Mussili

Santiago é uma cidade limpa e organizada. Porém, como todo centro urbano, possui um trânsito bem pesado. Por essa razão, muitos santiaguinos optam pela bicicleta e pelos patinetes elétricos para ir ao trabalho e para fazer pequenos deslocamentos.

E o que poderia ser somente um meio de deslocamento, acabou virando uma mania… As faixas exclusivas estão sempre ocupadas pelos ciclistas. Você também pode aproveitar.

No total, existem 250 quilômetros de ciclovias em Santiago. Como a cidade é relativamente plana, é muito tranquilo pedalar e usar o patinete. Por isso, é uma ótima opção para circular e conhecer os parques e pontos turísticos. Passear por lugares como o Parque de Las Esculturas, o Bicentenário, o Forestal e o Araucano, em duas rodas, é muito agradável. Tenho certeza que você vai curtir.

Aos domingos, várias ruas são fechadas em uma iniciativa da Ciclorecreovia, um projeto que tem como objetivo disponibilizar espaços que possam ser ocupados pelas pessoas para todos os tipos de atividades e integração. Algumas empresas até disponibilizam bicicletas grátis nestes dias, como a Vivo Mejor. Para ter acesso às bicicletas, é necessário apresentar algum documento de identificação, como a identidade ou passaporte. Neste link, é possível visualizar os locais de empréstimos.

No caso dos turistas, a grande facilidade é proporcionada pelos aplicativos, tanto de bicicletas quanto de patinetes elétricos ou scooters. Estes últimos chegaram por aqui recentemente e também estão presentes em alguns bairros.

O aplicativo a ser usado deve ser baixado no seu celular. Não se esqueça que você vai precisar de um cartão de crédito internacional.

Bicicletas

Itaú 

O Bike Santiago é operado pelo sistema tembici e patrocinado pelo banco Itaú. Para ter acesso, é necessário adquirir algum plano oferecido pelo sistema. É necessário retirar e deixar as bicicletas nas estações disponibilizadas mais próximas ao seu destino.  

Mobike 

Mobike é um aplicativo para o aluguel de bicicleta por tempo determinado. O sistema é integrado ao serviço de GPS, possibilitando a localização das bicicletas mais próximas.

Patinetes elétricas

O sistema de aluguel de patinetes funciona de maneira similar ao das bicicletas. Também é integrado com o serviço de GPS que localiza os patinetes mais próximos. O desbloqueio do equipamento é feito pelo próprio aplicativo.

Os patinetes estão concentrados principalmente no bairro de Las Condes e Vitacura. Podem ser utilizados em outros bairros, mas é importante saber que deve ser deixado dentro do limite de cobertura .

Vale contratar um Seguro Viagem para o Chile? Cupom de 5% exclusivo Nós no Chile!

A Seguros Promo compara preços das melhores seguradoras do mundo, como Assist Card, SulAmérica, GTA, Affinity e outras.

E a gente ainda conseguiu um desconto de 5% para você! É só usar o cupom NOSNOCHILE5. Pagando com boleto ganha mais 5%! Faça um orçamento aqui e veja que não é caro.

Patinetes disponíveis em Santiago
Scoot

Desbloqueio: $ 0 / Uso: $ 150 / minuto

Lime

Desbloqueio: $ 400 / Uso: $ 100 / minuto

Grin

Desbloqueio: $ 200 / Uso: $ 120 / minuto

Atenção!

Tanto a bicicleta quanto o patinete devem ser deixados dentro da rota limite de cobertura do serviço quando terminar de usá-los. Caso contrário, a empresa aplica multa. Esse aviso está registrado na instrução de uso dos aplicativos.

Um último detalhe: é importante o uso de capacete. Não deixe de pensar na sua segurança.

Aproveite o passeio!

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.

Posts Relacionados

2 comentários

Felipe Augusto 29 de maio de 2019 - 12:58

Olá Rosi . Para andar de patinete há restrições ? Por exemplo : não poder andar na rua e/ou calçada (qualquer dia da semana ), sendo permitido apenas em ciclovias ? Caso não esteve devidamente protegido com capacete e cotoveleiras/joalheiras as autoridades nos param ? Obrigado e parabéns!

Reply
Rosi Guimarães 4 de junho de 2019 - 11:12

Felipe,
Eles recomendam o uso de capacete, pode ser qualquer dia de semana, de preferencia em ciclovias e ruas, evitar utilizar as calçcadas.
Um abraço!

Reply

Gostou? Deixe aqui seu comentário