Concha y Toro surpreende oferecendo nova experiência para os amantes do vinho

Sempre achei que a vinícola Concha y Toro poderia diversificar sua oferta de visitas guiadas, um enorme sucesso entre os brasileiros.

Com uma marca tão forte, a maior vinícola do Chile, e uma das 5 maiores do mundo, não poderia oferecer uma experiência exclusiva de degustação de seu melhor vinho? E agora chegou a surpresa! A Concha y Toro acaba de criar um tour único para os amantes de Don Melchor. Nele vai ser possível saber como nasce o Cabernet Sauvignon, ícone do Alto de Maipo.

Concha y Toro Experiencia Don Melchor

Fui viver essa experiência em primeira mão para contar tudinho aqui no blog pra você! Leia até o final para saber tudo sobre essa novidade!

A exclusividade já começa com a recepção diferenciada. Fomos recebidos no portão da vinícola pelo senhor Juan Carlos que trabalha com a família há 30 anos. Com muita informação sobre a cultura e a história local, ele nos acompanhou para nos contar detalhes que não são possíveis de saber no tour tradicional.

Concha y Toro Experiencia Don Melchor

A entrada é pelo portão que fica do lado de trás da Casona. O senhor Juan começa contando um pouco da história da Vinícola Concha y Toro, que se inicia no ano 1883, quando a família de Don Melchor Concha y Toro y de Dona Emiliana Subercaseaux fundaram o que é hoje a maior empresa vitivinícola do país e uma das mais importantes do mundo. É passeando pelo jardim da casa de verão da família que ele nos dá detalhes dos tipos de plantações centenárias, entre elas, araucárias de 145 anos.

Concha y Toro Experiencia Don Melchor

Do jardim fomos para a bodega mais antiga do Chile, de 1872, em estilo romano, e que já suportou todos os terremotos que o país já passou até hoje. Uma estrutura forte, de tijolos, que protegem e guardam algumas garrafas do renomado Don Melchor.

Concha y Toro Experiencia Don Melchor

O Don Melchor é o vinho ícone da Concha y Toro e é o primeiro no Chile a receber essa denominação. Ganhador de vários prêmios que confirmam o terroir de Puento Alto como o melhor para produção de Cabernet Sauvignon.

Concha y Toro Experiencia Don Melchor

Seguindo adiante, passamos pelo jardim de variedades, onde estão plantados 26 diferentes tipos de uvas. Todas estas cepas são utilizadas na produção dos vinhos da Concha y Toro. Hoje em dia, a vinícola conta com mais de 9 mil hectares, distribuídos em 51 vinhedos espalhados pelo território nacional. No exterior, a Concha y Toro também possui vinhedos em Mendoza (Argentina) e na Califórnia (EUA).

Concha y Toro Experiencia Don Melchor

A Casa

Surpresa! Hora de conhecer a casa do século XIX. No tour tradicional, todos passam pela frente da residência da família, mas não é permitido entrar. Já nesse tour exclusivo é possível conhecê-la por dentro e ver todos os detalhes internos de sua decoração e construção.

Concha y Toro Experiencia Don Melchor

Concha y Toro Experiencia Don Melchor

Fomos recebidos com uma taça do espumante Subercaseaux. Seu interior é surpreendente, com móveis originais e muito bem conservados. A sala das mulheres e a sala de jogos são decorados com peças que a família recebeu de presente de pessoas ilustres da época.

Concha y Toro Experiencia Don Melchor

Concha y Toro Experiencia Don Melchor

A sala do diretório, também com o mobiliário original, é onde a diretoria da vinícola ainda se reúne para tomar decisões estratégicas do grupo.

Concha y Toro Experiencia Don Melchor

Uma curiosidade: O Marquês de Concha Y Toro tem 93 anos e é diplomático de carreira da vinícola.

Concha y Toro Experiencia Don Melchor

Concha y Toro Experiencia Don Melchor

Depois de passar pelos vários cômodos da casa, saímos do século XIX e entramos no século XXI, numa sala moderna, toda reformada com alta tecnologia, exclusiva para a degustação do premiado Don Melchor.

A Degustação

Mais um impacto quando a porta se abre e então nos deparamos com a modernidade. Sala agradável, aconchegante e de extremo bom gosto, onde fomos recebidos para degustação por duas sommeliers. Na mesa, lugares marcados e personalizados. 

Concha y Toro Experiencia Don Melchor

Concha y Toro Experiencia Don Melchor

A degustação acontece da seguinte forma: apagam-se as luzes, as paredes de madeira começam a se mover automaticamente e, de repente, elas dão lugar a dois telões enormes. Começa um vídeo informativo sobre a vinícola.

Concha y Toro Experiencia Don Melchor

Após a exibição, uma das sommeliers dá início à sequência da degustação. Primeiramente, são servidos 3 vinhos, uma seleção dos diferentes lotes do vinhedo que dão origem ao Don Melchor. Cada parcela ou lote aporta características diferentes ao vinho.

Concha y Toro Experiencia Don Melchor

O primeiro é a Parcela nº1: vermelho intenso, aromas de frutas vermelhas, apresenta dulçor, delicadeza e um pouco de menta que agrega frescor ao vinho.

Em seguida, a Parcela nº3: também de cor intensa, aroma de madeira, taninos mais marcantes, com mais corpo.

Por último desta etapa, a Parcela nº7: o mais fresco de todos, aromas de morango e cereja, também com taninos bem marcantes.

Concha y Toro Experiencia Don Melchor

Lembrando que cada parcela se refere a uma área do vinhedo. Isso é para mostrar que, mesmo que todos sejam Cabernet Sauvignon, cada parte do solo aporta características diferentes ao vinho e expressa a diversidade do vinhedo.

No segundo momento da degustação, os 3 vinhos que foram servidos são misturados no decanter para que possamos experimentar a mescla. O novo sabor é inusitado.

Concha y Toro Experiencia Don Melchor

Por último, o momento mais esperado: a degustação do Don Melchor 2015. Um vinho realmente surpreendente! Para acompanhar, são servidos queijos, patês e castanhas que fazem a maridagem perfeita com o vinho.

Concha y Toro Experiencia Don Melchor

A sommelier relembra que um vinho de 2015 ainda é jovem e que tem poder de guarda de até 20 anos. Até 2000, o Don Melchor era 100% Cabernet Sauvignon, mas a partir de 2001 foram agregadas as uvas Petit Verdot e Cabernet Franc. Segundo ela, para dar mais elegância ao vinho. O Don Melchor é produzido desde 1987 e o último ano que está no mercado para venda é o da safra de 2015.

Concha y Toro Experiencia Don Melchor

Depois dessa experiência maravilhosa, acredito que a única no Chile, ainda faltava conhecer a Sala de Coleção de Don Melchor! E é exatamente neste momento que os amantes desse famoso vinho enlouquecem.

Concha y Toro Experiencia Don Melchor

É neste espaço que está a coleção completa de todos os vinhos Don Melchor produzidos pela Concha y Toro desde 1987 até 2015.

Concha y Toro Experiencia Don Melchor

E se engana quem pensa que a experiência termina aqui. Ainda tem uma loja exclusiva para quem faz esse tour. Nessa loja, é claro, só Don Melchor, com promoção para quem tem interesse em comprar determinados lotes que só são possíveis encontrar aqui.

Concha y Toro Experiencia Don Melchor

Posso dizer que a Concha y Toro superou expectativas com esse novo projeto. Com certeza, para os amantes do vinho, é uma experiência valiosa poder conhecer a história por trás do famoso Don Melchor assim como os detalhes da sua produção. Aposto no sucesso desse projeto.

Concha y Toro Experiencia Don Melchor

Mais informações:

  • Nome do tour: Don Melchor Collectors Experience
  • Dias: Os tours para estas experiências estão disponíveis para os visitantes – com reserva prévia – de segunda à sexta-feira, às 10h30 da manhã e às 3h30 da tarde.

Eu participei desse tour a convite da agência 321Chile. E se você achou interessante e também quer viver essa experiência você pode entrar em contato com eles, através do formulário abaixo.

Atenção! Os 30 primeiros leitores aqui do blog que confirmarem a reserva terão 20% de desconto no tour e transfer gratuito para a Concha y Toro.

Faça uma cotação com o a agência 321 Chile. Basta preencher o formulário abaixo!

321-chile

O texto foi revisado pela minha amiga Bárbara Mussili, que assim como eu, mora aqui no Chile. Ela é carioca, economista que amo os livros e escreve o blog Refugio Ameno.  

Artigos Relacionados

About the Author

Rosi Guimarães
Author with 262 posts
More about Rosi Guimarães

Sou Rosi Guimarães, mineira de Belo Horizonte, casada com Flávio e mãe do Arthur e da Yasmim. Moramos no Chile desde 2014. Relações Públicas e pós-graduada em cerimonial e organização de eventos. Deixamos uma vida bem estruturada em Belo Horizonte e cá estamos: NÓS NO CHILE!
- Facebook: nosnochile
- Twitter: @nosnochile
- Instagram:@blognosnochile
- snap: blognosnochile

23 Comments

  • Marcelo Godoy junho 05, 2018 04.07 pm

    Boa tarde, gostaria que me ajudasse, estou tentando fazer uma reserva para visitar a concha y toro no site oficial deles, porém nao consigo abrir os horários, já tentei várias datas e não abre, estamos num grupo de 25 pessoas e queríamos agendar a visita para o dia 24/06. Sabes se está tendo algum problema no site deles ?? Desde ja agradeço!

    Reply 
    • Eduarda Zanrosso junho 17, 2018 12.12 pm

      Sim! Estou com o mesmo problema, não aparece nenhum horário disponível.

      Reply 
      • Rosi Guimarães junho 19, 2018 01.07 pm

        Eduarda,
        o site da Concha y Toro está com problemas, eles estão orientando ir sem reserva, sendo assim tem que garantir o tour.
        Abraço!

        Reply 
  • Felipe maio 15, 2018 05.43 pm

    Rosi, parabéns pelo blog. Você consegue transmitir uma experiência real pelas palavras.
    Sou amante de um bom vinho e fiquei muito empolgado com esse upgrade que a concha y toro fez nas visitas.
    Vou com minha noiva e um casal de amigos ao Chile em agosto. Se essa vinícola ja era prioridade antes, imagine agora. Estou também muito tendencioso a ir na Vik, mas ainda estou organizando minuciosamente nosso roteiro.

    Nesse novo tour, ainda recebe-se uma taça de brinde? Sei que naquele mais completo, até então – Marques – também se recebe uma tábua.

    Saberia me responder sobre os brindes dessa nova opcao?

    Sucesso!

    Reply 
  • Bruno Largura maio 01, 2018 01.46 pm

    Gostei muito da notícia desse tipo de passeio…
    Eu e minha esposa iremos em junho e já enviamos um e-mail para agência com interesse nesse passeio.
    Você sabe me informar qual era a média de preço dos vinhos Don Melchor na loja ao final da visita?

    Reply 
    • Rosi Guimarães maio 01, 2018 03.55 pm

      Oi Bruno,
      Se não estou enganada estava na faixa de $110.000 Pesos chilenos, mas pode confirmar esse valor com a agência, eles vão saber te informar com mais certeza.
      Abraço!

      Reply 
  • Daniele Bacellar abril 26, 2018 01.11 pm

    Olá Rosi,
    Estou com viagem marcada para o início de julho. Me conta como é a experiência de visitar as vinícolas no inverno. No caso de escolher uma apenas, qual indicaria?

    Reply 
    • Rosi Guimarães maio 01, 2018 04.54 pm

      Daniela,
      gosto tanto de visitar vinícolas que para mim elas são lindas em todas as épocas do ano. Dificil escolher uma, depende do que você procura: longe ou perto de Santiago? Para ir por conta ou com agência? Grande ou pequena? Você aprecia um bom vinho? Então depende de um monte de fatores. A dica é ler os posts e ver a que mais combina com você.
      Abraço!

      Reply 
  • Pérez Cruz: uma vinícola para descobrir o segredo do vinho chileno
    23 de abril de 2018 - 07:45

  • Maria Cavalcanti fevereiro 28, 2018 09.33 am

    Olá Rosi, parece que a experiencia Don Melchor é imperdivel. Essa visita só é possivel através da agência 321? Qual o preço por pessoa? Um abraço.

    Reply 
    • Rosi Guimarães março 06, 2018 05.51 pm

      Oi Maria Cavalcanti,
      Eu fiz com a 321, por isso indico eles. Por enquanto o tour não está no site da Concha y Toro. Para saber os valores é só preencher o formulário que está no final do post.
      Um abraço!

      Reply 
  • Thais Lara fevereiro 24, 2018 10.03 am

    Olá
    Estou planejando uma viagem para o Chile, e estou adorando as dicas do blog!
    Estou em dúvida quanto às vinícolas. Vale reservar um dia todo só para um tour, ou dá pra fazer outras coisas no mesmo dia? Dá pra fazer o tour por conta, ou precisa de agência? E o que vale mais a pena, Santa Rita ou Concha Y Toro? rsrs
    Obrigada por compartilhar!
    Beijos

    Reply 
  • Reinaldo fevereiro 16, 2018 09.12 am

    Rosi, você sabe/lembra o preço da garrafa do Don Melchor na vinícula?
    Encontrei esse vinho num mercado aqui de Recife por R$557,00 a garrafa.

    Reply 
    • Rosi Guimarães fevereiro 25, 2018 10.12 am

      Oi Reinaldo,
      o valor varia de acordo com o ano do vinho, se não estou enganada o Don Melchor 2015 estava 110 Mil Pesos Chilenos, isso dá uns 600 Reais, valor na vinícola, ok?
      Abraço!

      Reply 
  • Fabricio Santos fevereiro 14, 2018 09.35 pm

    Olá!
    preciso muito que me ajudem numa dúvida! vi que Vcs são bem solícitos no blog e resolvi arriscar. estou querendo assistir o jogo do colo colo no dia 23/02 chego dia 17 mas não encontro informações sobre como comprar ingresso! se puderem me ajudar agradeço d+! também quero fazer o passeio para Embalse el Yeso então se Vcs tiverem pacotes ou indicações agradeço! desde já parabéns pelo trabalho! obrigado e sucesso!

    Reply 
    • Artur fevereiro 15, 2018 12.37 am
      • Fabricio Santos fevereiro 15, 2018 08.39 am

        Muito Obrigado!

        Reply 
        • Ricardo fevereiro 15, 2018 11.57 am

          Fique esperto pois o ambiente no estádio do Colo Colo não é o melhor, pessoalmente não volto mais. É muito mais confortável ver jogos no Estádio Nacional (la U, mas joga amanhã) ou, melhor ainda, em San Carlos de Apoquindo (Católica), que fica em um dos melhores bairros de Santiago, e joga dia 24 de fevereiro.

          Reply 
          • Fabricio Santos fevereiro 15, 2018 09.07 pm

            Opa Ricardo! me passe as dicas de como ver o jogo da católica por favor! dia 24 da certo!

             
          • Ronan março 17, 2018 12.31 am

            Olá Ricardo, boa noite! Estamos indo para ver o jogo do Cruzeiro X La U em abril. Da para ir de metrô ao estádio ou é melhor táxi? Pensamos em ir na Cerveceria HBH em Nunoa antes de ir para o Estádio, o que acha? Dar para fazer isso ou não é recomendado por ser dia de jogo?

             
          • Ronan Silva março 20, 2018 01.07 pm

            Olá Ricardo, boa noite! Estamos indo para ver o jogo do Cruzeiro X La U em abril. Da para ir de metrô ao estádio ou é melhor táxi? Pensamos em ir na Cerveceria HBH em Nunoa antes de ir para o Estádio, o que acha? Dar para fazer isso ou não é recomendado por ser dia de jogo?

             

Gostou? Deixe aqui seu comentário

Valle Nevado
Rentcars - Nós no Chile

A AUTORA

Rosi Guimarães

Sou Rosi Guimarães, mineira de Belo Horizonte, casada com Flávio e mãe do Arthur e da Yasmim. Moramos no Chile desde 2014. Relações Públicas e especialista em cerimonial e organização de eventos. Deixamos uma vida bem estruturada em Belo Horizonte e cá estamos: NÓS NO CHILE!

TEMPERATURA

Santiago - Chile
4°
Weather from OpenWeatherMap