Coronavírus no Chile: novo procedimento para quem entra no país – atualizado 15/3

por Rosi Guimarães

[Atualizado 15 de março] Galerinha, estou atualizando o post, mas no Instagram do @blognosnochile as informações estão sendo atualizadas de forma mais dinâmica.

São 75 casos de Coronavírus (COVID-19) no Chile, confirmados até o momento dessa publicação. O presidente Sebastián Piñera decretou a suspensão das aulas em colégios e universidades por duas semanas. A vinícola Santa Rita decide fechar para o turismo até o dia primeiro de abril. A vinícola Veramonte também anunciou o fechamento.

O governo também recomenda o uso de máscaras em transportes públicos e decreta multa milionária ($2.5 milhões de Pesos chilenos) a quem não cumprir a quarentena que são para todas as pessoas vindas dos seguinte países: Itália, Irã, França,  China, Alemanha e Espanha. Fica proibida a chegada de cruzeiros em território chileno.

Não muda nada para o turista brasileiro, continuam os protocolos de controle sanitário em todas as fronteiras. Que é a declaração jurada e o exame médico, que é realizado no próprio aeroporto.

Rosi,  devo cancelar a minha viagem?  galera, a decisão é de cada um. É como eu falei ontem, tá tudo mudando muito rápido e já não sei como será o dia de amanhã. A minha única certeza é que eu estou na torcida pelo controle rápido desse vírus.

No dia 28 de fevereiro de 2020, o Ministério da Saúde do Chile publicou uma resolução que exige a realização de uma declaração juramentada sobre o estado de saúde de todo viajante que tem o Chile como destino final.

Veja:

Resolución: 1º Establécese como medida de control sanitario ante la emergencia internacional producido por el nuevo coronavirus 2019, la obligatoriedad para todo viajero que ingrese al país, y cuyo destino final sea Chile, de realizar una declaración jurada respecto a su estado de salud. Esta declaración deberá completarse en la aeronave, nave o puerto fronterizo terrestre, según corresponda. Para ello, las naves y aeronaves deberán distribuir entre sus pasajeros el formulario del que trata esta resolución.

O que isso significa?

Significa que todo viajante que entrar no Chile deverá preencher o formulário que será entregue no avião ou no navio. Para quem entra de carro, o formulário estará disponível na aduana da fronteira. Ele deverá ser preenchido, assinado e entregue no aeroporto ou aduana. 

Na sexta-feira, 6 de março, o Ministério de Saúde do Chile atualizou a resolução decretando Alerta Sanitário por um possível surto do coronavírus – COVID 19 no país. Até o momento final da produção deste texto, 17 pessoas já haviam sido diagnosticadas com o coronavírus no Chile.

A atualização do decreto se deve ao fato de uma possível epidemia da doença no Chile, ou seja, é uma forma de preparação. Dentre as novas medidas, caso o número de pessoas diagnosticadas com o caronavírus aumente no Chile, estão as seguintes:

  • Entregar, a título gratuito u oneroso, medicamentos, dispositivos médicos u otros elementos sanitizadores a grupos objetivos previamente definidos por esta autoridad sanitaria. 9. Ordenar el uso obligatorio de mascarillas y otros dispositivos médicos afines en medios de transporte, salas de clases, lugares de trabajos y, en general, en cualquier otro lugar de acceso público o donde exista aglomeración de personas”.
  • Ou seja, o governo poderá entregar, de forma gratuita, medicamentos e materiais higienizantes a um público alvo. Também poderá exigir o uso de máscaras em locais públicos, como transportes públicos, salas de aula, locais de trabalho ou onde exista aglomeração de pessoas.
  • “20. Disponer la prohibición temporal de desembarco de pasajeros de naves y aeronaves“.
  • Ou seja, poderá também proibir temporariamente o desembarque de passageiros no Chile.

Segundo o Ministério da Saúde do Chile, a medida é uma forma de prevenir o contágio pelo coronavírus, cuja propagação já fez diversas vítimas na China e em outros países.

Vale contratar um Seguro Viagem para o Chile? Cupom de 5% exclusivo Nós no Chile!

A Seguros Promo compara preços das melhores seguradoras do mundo, como Assist Card, SulAmérica, GTA, Affinity e outras.

E a gente ainda conseguiu um desconto de 5% para você! É só usar o cupom NOSNOCHILE5. Pagando com boleto ganha mais 5%! Faça um orçamento aqui e veja que não é caro.

 

Na manhã desta terça-feira, 10 de março, foi confirmado o 17º caso de COVID-19 no Chile. Todos estão com estado de saúde estável.

Não será exigido nenhum tipo de vacina para os turistas brasileiros que entram no país.

O site do Ministério de Saúde do Chile atualiza diariamente, sempre às 12 horas, o número de casos confirmados de COVID-19.

Veja abaixo o modelo da Declaração Juramentada. 

Clique aqui para ler a íntegra da publicação.

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.

Texto revisado por Bárbara Mussili, criadora do blog Refúgio Ameno

Posts Relacionados

8 comentários

Juliana Pacheco 18 de maio de 2020 - 13:43

Oi Rosi, obrigada pelas informações que tem trazido. Tenho uma viagem marcada para agosto, vi que há novos procedimentos nos aeroportos, mas sobre o Valle Nevado, vc sabe dizer qual a situação?
E você acha que até agosto, vai estar tudo “normalizado” e vou conseguir aproveitar a viagem?

Obrigada!

Reply
Rosi Guimarães 25 de maio de 2020 - 11:49

Oi Juliana,
As coisas ainda estão bem incertas por aqui. Continuamos em quarentena obrigatória e as fronteiras fechadas. Tenho publicado informações atualizadas no Instagram do @blognosnochile. Valle Nevado ainda n{ao se posicionou sobre novos procedimentos para abertura da temporada.
Um abraço!

Reply
Mateus Vieira de Oliveira 18 de março de 2020 - 17:58

Rosi, tenho uma viagem para Australia passando pelo Chile, tenho visto para residir na austrália. A fronteira esta fechada para todos, até pra quem esta passando apenas por conexão?

Reply
Rosi Guimarães 15 de abril de 2020 - 13:08

Oi Mateus,
Desculpa, só estou conseguindo responder a sua mensagem hoje. Espero que tenha dado tudo certo.
Um beijo!

Reply
Julia 16 de março de 2020 - 14:08

Rosi, acabei de ver um pronunciamento que as fronteiras estão fechadas? Isso procede, tenho uma viagem marcada para dia 28/04 e não sei o que fazer. Obrigada

Reply
Rosi Guimarães 16 de março de 2020 - 19:00

Oi Julia,
sim. É verdade. Falei no Instagram do @blognosnochile.
Melhor entrar em contato com a sua cia aerea.
Um abraço!

Reply
Flavia Gauria 10 de março de 2020 - 10:35

Ola Rosi bom dia! estaremos embarcando para Santiago no próximo dia 20 e tenho algumas duvidas sobre a declaração que teremos que preencher sobre o corona vírus… temos que levar essa declaração já preenchida ou nos sera fornecida na hora do desembarque? Outra duvida, no seu vídeo sobre o Sky Costanera você disse que nos informaria sobre os dias que em há degustação de vinhos … não localizei no vídeo… poderia me informar?

Desde já agradeço e a parabenizo pelo blog informativo…tem sido uma super ajuda!
Grata

Flavia Gauria

Reply
Rosi Guimarães 12 de março de 2020 - 10:51

Oi Flávia,
não precisa tê-la preenchida, eles vao te encontregar o formulário dentro do avião ou no aeroporto, não se preocupe. Tá no vídeo sim, é que saiu um pouco antes da minha fala. São nas segunda, quartas e sextas.
Um beijo e boa viagem!

Reply

Gostou? Deixe aqui seu comentário