Curso de vinhos com jantar harmonizado em Santiago do Chile

por Rosi Guimarães

Viajar para o Chile e ter a oportunidade de voltar ao Brasil com um aprendizado sobre vinhos já seria muito bom.  E se esse aprendizado fosse em português, em um ambiente descontraído e ainda com jantar harmonizado? Pronto! Ficou perfeito!

Essa é a proposta dos brasileiros Artur Farias e Patrícia Medeiros. Eles se uniram e criaram o Wine Taste 360. Um minicurso de vinhos, exclusivo para turistas brasileiros que querem aprender mais sobre a bebida mais famosa do Chile. Se você pensa que todos os vinhos têm o mesmo cheiro, que vinho não tem corpo, não tem acidez, não tem pernas, é hora de aprender um pouco mais.

 O instrutor do curso é o Artur Farias, pós-graduado em vinhos chilenos pela Universidad Catolica e com certificação nível 1 e 2 da maior e mais reconhecida instituição de formação de vinhos no mundo, a escola inglesa WSET.

 Artur explica de forma bem descontraída sobre o aroma, tanino, sabor, cor, tipo de uva e muito mais que você precisa saber para apreciar bons vinhos. A ideia é que você volte para o Brasil, reúna os amigos e seja o instrutor, passando tudo que aprendeu.

Estive no curso na semana passada no Barrica 94 – Pátio Bellavista. Embora tenha um formato de aula, o Wine Taste acontece em um restaurante. Nesse dia, éramos dezesseis participantes. Depois das boas vindas, hora do primeiro vinho:  sauvignon blanc, 2017 da Vinícola Villard. Assim que o vinho foi servido, o Artur começou a explicar sobre o vale, a uva, o aroma, a cor, enfim, tudo que precisamos saber antes de degustá-lo.

Sabia que num vinho é possível encontrar diversos aromas, como frutas, flores, vegetais, especiarias, minerais? Pois é, tudo isso você aprende no curso.

O segundo vinho foi um espumante orgânico Emiliana – Brut, Casablanca. Nesse momento, foi  servido o primeiro prato: um ceviche vegetariano. Degustamos primeiro o espumante e depois harmonizamos com o prato. Ficou perfeito!

Fomos para o terceiro vinho:  Carmenere Valle Secreto, Cachapoal. O Artur explicou sobre o vinho e o vale, desconhecido por vários presentes. Falou também sobre a análise sensorial e todos os aromas que podem ser sentidos no vinho. Cada participante comentou o aroma predominante.

 Em seguida, foi servido o segundo prato: empanada de pastelera e montadito de longaniza ahumada. Harmonização deliciosa! Carmenere é minha cepa preferida, o vinho estava realmente muito bom!

 Sabia que os vinhos têm aromas primários, secundários e terciários? Pois é, tudo isso você aprende no curso.

O quarto vinho foi a surpresa da noite. Milla Cala, da famosa vinícola VIK, também do Valle de Cachapoal, harmonizado com ravióli de carne mechada, salsa funghi e trufas. Para mim, o melhor vinho e prato da noite. Estavam perfeitos.  O Artur aproveitou para falar um pouco sobre a vinícola VIK e contou que tinha desconto exclusivo para quem quisesse adquirir esse e os outros vinhos degustados no curso. Hummm! Vale a pena comprar vinhos com um bom descontinho. 

Sabia que o Chile tem mais de 15 vales vitivinícolas? Pois é, tudo isso você aprende no curso.

Entre uma taça e outra, todos já estavam bem falantes e o riso corria solto. Por isso comentei no início que o ambiente é bem descontraído, o lugar bastante agradável e com comida deliciosa.

Para fechar a noite a sobremesa: sorbet à base de late harwest + cuchufli (“biju”), marinado com o último vinho: Dulce Errazuriz, Late Harvest, Aconcagua. Não gostei da sobremesa. É que eu realmente não gosto de nada muito doce.

Depois de quase três horas de aula, vinhos e comidas, finalizamos o Wine Taste com a sensação de termos aprendido um pouco mais sobre vinhos. A apresentação mereceu uma salva de palmas e os participantes tiveram a certeza de terem feito a escolha certa.
Viajar para outro país é isso. É ter a oportunidade de levar para casa mais do que lembranças, também conhecimento, sabores e experiências que ficarão para sempre na memória.

Quer saber mais sobre o curso de vinhos? É só preencher o formulário  que está nesse link e pedir o seu desconto exclusivo para os leitores do Nós no Chile.

  • Onde: Restaurante Barrica 94, Pátio Bellavista
  • Horário: Entre 20 e 23 horas.

 Texto revisado por Bárbara Mussili, criadora do blog Refúgio Ameno

Posts Relacionados

10 comentários

Julieta 6 de March de 2019 - 18:36

Boa noite, onde encontro o preço e como devo proceder para fazer a reserva?

Reply
Rosi Guimarães 7 de March de 2019 - 08:20

Oi Julieta,
Nesse link tem um formulário, é só preencher para receber um cotação https://nosnochile.com.br/categorias/servicos/curso-de-vinhos/
Vale muito a pena!
Um abraço!

Reply
Larissa Cossich 20 de January de 2019 - 20:21

Rosi, nao consegui encontrar o formulário. é algum link? voltei no fina do post seguindo o comentário acima e não encontrei. Obrigada e parabens pelo blog.

Reply
Rosi Guimarães 28 de January de 2019 - 16:17

Oi Larissa,
Está aqui nesse link: https://nosnochile.com.br/categorias/servicos/curso-de-vinhos/
Boa viagem!

Reply
Patricia 20 de January de 2019 - 20:03

Parabéns pelo blog, vou viajar em maio e estou com varias informações graças a você ! Porém não conseguir achar o link que você fala, onde está ?

Reply
Rosi Guimarães 28 de January de 2019 - 16:24

Oi Patricia,
o formulário es´ta aqui nesse link: https://nosnochile.com.br/wine-taste-360/
Boa viagem!

Reply
Pedro 6 de January de 2019 - 10:35

Parabéns pela matéria.
Não conseguir ter acesso ao formulário

Reply
Rosi Guimarães 6 de January de 2019 - 11:05

Oi Pedro,
O formulário está no final do post. É só completar todos os campos, inclusive a soma que tem no final.
Abraco!

Reply
Gustavo mattos 22 de November de 2018 - 17:33

Sensacional seu Blog parabens e obrigado por nos compartilhar tanto conhecimento!! deixa eu te perguntar para reservar nesse wine 360 e os horários voce tem o link? esse formulário ja preenchi .. muito obrigado!!

Reply
Rosi Guimarães 23 de November de 2018 - 11:09

Oi Gustavo,
E eles ainda nao responderam? Favor verificar no seu spam. Ou entao entre em contato com eles pelo Instagram.
Boa viagem!

Reply

Gostou? Deixe aqui seu comentário

GOVERNO ANUNCIA NOVAS REGRAS PARA ENTRADA NO CHILE

O governo tem feito anúncios mensais sobre as mudanças de protocolos para entrada no Chile e que aos poucos as exigências estão ficando mais relaxadas.