É verão no Chile. O que fazer e que roupas colocar na mala?

por Rosi Guimarães

[Atualizado Dez/18] De 21 de dezembro a 20 de março é verão no Chile. Não tem neve nessa época e dificilmente chove. Então, até o final do período, o sol racha por aqui e as temperaturas variam entre 15 e 33 graus. E qual é a diferença do verão brasileiro? A primeira diferença é a baixa umidade do ar. O clima é quente e muito seco. Outra característica é que os dias são mais longos. Só anoitece por volta das 21 horas, isso mesmo, jantamos com o sol quente e quando vemos já passa da meia-noite. Ainda bem que em janeiro e fevereiro são férias escolares dos filhos. Vamos saber o que fazer no verão em Santiago do Chile

A noite, a temperatura cai um pouco, 15 graus, então, é sempre bom colocar alguns (uns 2 ou 3) agasalhos leves na mala para sair à noite. Essa é mais uma diferença para o Brasil. Aqui é agradável para dormir, você não assa durante a noite, por isso, na maioria dos apartamentos não tem ar condicionado.

Com calor e clima seco, alguns itens tornam-se obrigatórios para os passeios: protetor solar, chapéus, viseiras, bonés, protetores labiais e muita, mas muita água. Aqui tem a dica da água que é mais parecida com a nossa água, porque no Chile a água tem muitos sais minerais e o gosto é estranho para nós (até hoje só tomamos água mineral). É bom trazer soro ou sorine para ajudar na umidificação do nariz. 

O que colocar na mala para o encarar o verão no Chile?

Foto: Pixabay

Foto: Pixabay

Roupas leves para os passeios durante o dia. Os homens podem abusar das bermudas e camisetas. As mulheres, dos shorts, vestidos, saias. Tênis e sandálias confortáveis são bem-vindos. Se não quer ficar com marca de sol, prefira as camisas finas de manga longa, são melhores que as camisetas.

Passeios para Cajon del Maipo e Valle Nevado no verão

Se for fazer passeios para o Valle Nevado ou Cajón del Maipo você vai precisar de calça, tênis confortável (tipo trekking) e agasalho corta vento pois nesses locais o vento é sempre forte e a temperatura pode até cair. Sei que você vai me perguntar: compensa ir no Valle Nevado no verão? Veja minha resposta aqui.

Quais os passeios mais indicados para o verão no Chile?

Centro Histórico de Santiago

Centro Histórico de Santiago

Não tem como fugir dos básicos: conhecer o Centro Histórico, ver a troca de guarda, ir no Mercado Central, no Cerro Santa Lucía, em San Cristóbal e dar uma voltinha no teleférico. Também sugiro ver o pôr do sol na torre mais alta da América Latina e conhecer as cidades litorâneas de Valparaíso e Viña del Mar. Isla Negra e a casa-museu do poeta Pablo Neruda é quase um passeio obrigatório. O Templo Bahá’i da América do Sul, que fica aos pés da Cordilheira dos Andes, também vai pra lista.

E é claro que você não vai embora do Chile sem conhecer uma vinícola, né? Mesmo que não tome vinho, acho que é um passeio que vale a pena. No verão, as parreiras estão lindas e já é possível ver os cachos a até provar as uvas. As festas da Vendimia acontecem em março aqui no Chile.

Se quiser conhecer as vinícolas mais próximas, aqui um post com opções de cinco vinícolas perto de Santiago e fácil de chegar por conta própria. No Chile, tem muitas vinícolas para visitar: as grandes, as pequenas, as exclusivas, as que são longe de Santiago, as que são perto, as luxuosas e as mais simples. O blog é recheado de posts das que já visitamos. O melhor é você ler e ver a que mais combina com você. Só não vale voltar para o Brasil sem conhecer o processo de produção do vinho chileno, combinado?

A luxuosa Vinícola VIK

A luxuosa Vinícola VIK

Outra boa pedida para passear para o Chile no verão  são os parques de Santiago. Tem o Bicentenário, o Parque de Las Esculturas e o Forestal. Quer combinar parques e museus? O Parque Forestal fica em frente ao Museu Bellas Artes. Outra opção é conhecer o Parque Quinta Normal e seus museus. O Museu da Memória e dos Direitos Humanos fica pertinho e depois dessa visita você pode almoçar no Restaurante da Barbearia mais antiga do Chile – Peluqueria Francesa.

Para se refrescar, a sugestão é o Parque Fantasilandia com seus brinquedos aquáticos. Que tal uma aventura com leões pertinho de Santiago? Vai viajar com crianças? O Buin Zoo é uma boa opção. Fomos no verão passado e, apesar do calorão, curtimos bastante.

Com tantas dicas boas você vai querer contratar um Seguro viagem com desconto pelo blog!

Vale contratar um Seguro Viagem para o Chile? Cupom de 5% exclusivo Nós no Chile!

A Seguros Promo compara preços das melhores seguradoras do mundo, como Assist Card, SulAmérica, GTA, Affinity e outras.

E a gente ainda conseguiu um desconto de 5% para você! É só usar o cupom NOSNOCHILE5. Pagando com boleto ganha mais 5%! Faça um orçamento aqui e veja que não é caro.

Cajón del Maipo também está na lista dos passeios imperdíveis no período. Leia o post aqui e tenho certeza que você vai incluir no seu roteiro.

Você não vai curtir o Chile só porque não tem neve. Sempre digo, Chile não é só neve e vinho. Tem muitas outras atrações bacanas para curtir. Viu neste post o tantão de coisas bacana que citei? Ah! Já estava esquecendo, fizemos um passeio muito bacana no verão do ano passado e acho que vale muito a pena: Portillo e a Laguna del Inca. Lugar lindo de viver!

Com esse calor sei que brasileiro não dispensa uma cervejinha, aqui um post de locais para tomar uma gelada aqui em Santiago do Chile. E tem que provar o pisco sour também. 

Cerveja

É isso galerinha, espero que curtam Santiago do Chile no verão. Aviso que a cidade é mais vazia nos meses de janeiro e, principalmente, fevereiro, mês das férias dos chilenos, e todos estão viajando. Então bora aproveitar!

Você já segue @blognosnochile no Instagram?  siga e acompanhe os stories com dicas diárias.

Atenção!

Aproveito para avisar que o Nós no Chile não é agência, nós não vendemos passeios, não enviamos mensagens por directs em redes sociais, nem temos grupo de wattsapp.

Texto revisado por Bárbara Mussili, criadora do blog Refúgio Ameno

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.

Posts Relacionados

16 comentários

Vik Mayer 21 de fevereiro de 2019 - 20:53

Oi, Rosi!

Obg pelas dicas incríveis. Programando o roteiro, fiquei com uma dúvida.
Qual destino vc considera melhor (considerando que o tempo é justo rs): Cájon Del Maipo ou Laguna del Inca?

Reply
Rosi Guimarães 22 de fevereiro de 2019 - 10:22

Oi Vik,
Pergunta difícil. Depende da época. Cajón é meio perrengue no inverno.
Um abraço!

Reply
Elisabete Rodrigues 18 de setembro de 2018 - 21:06

Olá, Rose. Viajarei para o Chile com meu marido e um casal de amigos no começo de dezembro. A intenção é realmente conhecer vinícolas, pois amamos vinhos. Coloquei várias no roteiro, porque esse é o propósito da viagem. Mas lendo esse post, senti que parece que em dezembro, as vinícolas não são muito interessantes, ou foi só impressão minha? Além de degustar vinhos e conhecer todo o processo de degustação, estamos escolhendo aquelas com paisagens bonitas, pois somos apaixonados por tirar fotos tb…rs. Em dezembro é muito seco? Conseguiremos boas fotos? Ficaremos 4 dias hospedados em Viña del Mar para conhecer as vinículas próximas de lá e tb aproveitarmos a cidade e as praias e depois iremos para Santiago e ficaremos mais 6 dias.
Agradeço muito pelas ótimas dicas que dá aqui. Nosso roteiro tem sido construído, principalmente, em consulta ao seu blog.

Reply
Graziele 31 de março de 2018 - 16:51

Sigo no instagram esse blog e amooo, estou pensando em mudar minha ida ao Chile para o verão devido ao preços! amei as dicas!

Reply
Marlene Souza 20 de março de 2018 - 15:05

Adorei as dicas.
Estarei indo ao Chile, dia 20 de março.

Reply
Valdir 27 de janeiro de 2018 - 18:57

Olá Rosi! Em fevereiro estarei passando uns dias em Santiago. Gostaria de saber qual a moeda que deverei levar. Real ou Dollar?

Reply
Maria Auristela de Lima 14 de janeiro de 2018 - 19:20

Gostei, pretendi conhecer o Chile em novembro 1 a 18. Tenho interesse por aspectos culturais, vinho, etc. Somos 4 pessoas da mesma família. Aceito dicas e ajuda.

Reply
Raphaela 5 de janeiro de 2018 - 07:08

Os post estão me ajudando muito a organizar minha viagem!! Mas ainda tenho umas dúvidas, sei que agora em janeiro, em Santiago, é bem quente. Mas também vou para Pucon, Valdivia e Puerto Varas, gostaria de saber quais tipos de roupas posso levar para lá também!!

Reply
Rosi Guimarães 11 de janeiro de 2018 - 10:39

Oi Raphaela.
Se vai para essas outras cidades do sul do Chile é necessário levar agasalhos, pois mesmo no verão a noite esfria e venta bastante.
Abraço!

Reply
victoria 14 de dezembro de 2017 - 18:43

Olá!! queria saber como chego atá Cajon del Maípo por conta própria???

Reply
Marcelo Oliveira 9 de novembro de 2017 - 22:31

Adorei todas suas dicas vou para Santiago semana que vem… Muito ansioso para colocar suas dicas em práticas.
Muito obrigado e parabéns pelo blog.

Reply
Rosi Guimarães 10 de novembro de 2017 - 11:21

Oi Marcelo,
Obrigada e excelente viagem, depois volte para contar como foi.
Abraço!

Reply
carlucia aragao 6 de março de 2017 - 08:11

obrigada , suas sugestões me ajudou muito , estou indo final dete ano de 2017 para o chile tinha muitas duvidas relativas ao verão , outono , primavera e inverno ….

Reply
Rosi Guimarães 14 de março de 2017 - 12:53

Que bom!
Abraço!

Reply
Letícia Angelo 9 de fevereiro de 2017 - 09:48

É possível conhecer Termas de Banos Colinas e Embalse Del Eyso no mesmo dias ficando em Santiago?

Reply
Exposição de Picasso no Centro Cultural La Moneda - Chile - Nós no Chile 23 de janeiro de 2017 - 15:51

[…] viajar para o Chile agora no verão? Veja aqui o que fazer na capital chilena e que roupas […]

Reply

Gostou? Deixe aqui seu comentário