Erupção do Vulcão Calbuco – Sul do Chile

por Rosi Guimarães

Texto: Rosi Guimarães     Fontes: sites Emol, 24 horas e La Tercera

O vulcão Calbuco, localizado na região dos Lagos – Sul do Chile, depois de duas erupções em menos de 24 horas, deu uma trégua e agora está calmo . Bem que ele podia continuar quietinho!

Foto: Site El País

Foto: Site El País

A fumaça do vulcão atingiu 15 quilômetros de altura e mesmo estando a mais de 1.000 quilômetros de Santiago, as cinzas se espalharam e atingiram a Argentina e até o Sul do Brasil, mas aqui em Santiago, onde moro, apesar dos especialistas dizerem que a capital foi atingida, não precebi nenhuma diferença no ar.

Áreas afetadas:

Infográfico: site Emol

Infográfico: site Emol

Não só as pessoas sofrem, os animais também. A região é grande produtora de leite e as vaquinhas estão se esforçando para sobreviver.

Foto: site 24 horas

Foto: site 24 horas – Reparem os resíduos do vulcão no chão.

Veja como ficou a cidade de  Bariloche com as cinzas vulcânicas:

Foto: Perfil.com - Cinzas em Bariloche

Foto: Perfil.com – Cinzas em Bariloche

Mais de 4.500 pessoas foram evacuadas da região com a ajuda da força militar chilena.  Alerta vermelho nos 20 quilômetros ao redor do vulcão.  40 mil márcaras já foram distribuídas e as aulas foram supsensas nas cidades de: Cochamó, Puerto Octay, Hualaihué, Puerto Montt, Puerto Varas, Frutillar  e Llanquihue .

O Chile tem a segunda maior e mais ativa cadeia vulcânica do mundo, depois da Indonésia. Atualmente, as autoridades monitoram mais de 90 vulcões no país e o Calbuco é conhecido como mais perigoso.

Para quem está com viagem programada para a região dos Lagos é imprescíndivel ir acompanhando as notícias. Para quem viaja para Santiago, por enquanto, nenhuma orientação especial das autoridades. Sugiro acompanhar o Viaje na Viagem que está com plantão e noticias novinhas, acesse aqui.

No site  24 horas, tem o vídeo de um turista que estava na região do vulcão e registrou o momento exato que começou a erupção. Para ver o vídeo, clique aqui.

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.

Posts Relacionados

9 comentários

Kate Castro 18 de May de 2015 - 11:47

Olá. Estou indo ao Chile com uma amiga em agosto. Estamos organizando o roteiro (que inclui a capital, algumas estações de esqui e o deserto do atacama). Lemos sobre as capelas de mármore e ficamos encantadas… Mas não sabemos como chegar lá, onde ficar e se em agosto é uma boa época.
Você poderia nos ajudar???

Reply
Rosi Guimarães 2 de June de 2015 - 16:20

Oi Kate,
Não conheço as Capelas de Mármores, sei que estão no Sul do Chile. Olha esse post, talvez te ajude: http://www.expedicaoandandoporai.com/2010/01/20-janeiro.html. Por quanto tempo ficará no Chile? Para conhecer o norte (Deserto do Atacama) e o Sul (Capelas de Mármores) que são locais extremos, vai precisar de mais dias. Mais um site, esse é oficial de turismo chileno: http://chile.travel/pt-br/aonde-ir/patagonia-3/patagonia-aysen-2/lago-general-carrera-e-rio-baker/
Um abraço e volte aqui para contar sua viagem!

Reply
Yuri Alves 5 de May de 2015 - 14:38

Oi Rosi, estou indo agora no mês de junho de 13 a 16 em puerto varas, e gostaria de ler mais noticias atuais desta região, como está o clima e o dia dia, os passeis, pois gostaria de contornar o lago llanquenue. Obrigado.

Reply
Rosi Guimarães 16 de May de 2015 - 22:18

Yuri,
A cidade está funcionando normalmente, mas a Reserva Nacional Llanquihue, está fechada. Nesse site você consegue acompanhar as informações: http://www.sernatur.cl/noticias/region-de-los-lagos-normaliza-situacion-tras-erupcion-del-volcan-calbuco
Um abraço!

Reply
Daniela Rodrigues 27 de April de 2015 - 07:40

Muito obrigada Rosi. Não irei ao sul, ficarei apenas nas regiões próximas a Santiago.

Reply
Lilian 26 de April de 2015 - 20:50

Será que por causa destes acontecimentos, fica mais barato os passeios,e alimentação? Ou vai encarecer?

Reply
Rosi Guimarães 28 de April de 2015 - 19:58

Oi Lilian,
Aqui em Santiago não muda nada, mas na região afetada pelo vulcão a tendência é aumentar, uma vez que houve muitas perdas.
Um forte abraço!

Reply
Daniela Rodrigues 25 de April de 2015 - 19:26

Rosi,
E para os que estão com viagem marcada para o Chile, você acha que isso atrapalha? Já dois vulcões em erupção. Fiquei um pouco preocupada.

Reply
Rosi Guimarães 26 de April de 2015 - 09:21

Daniela,
Depende para qual região do Chile e em qual data. Santiago e arredores, como Viña del Mar e Valparaiso não tem nada, aeroporto de Santiago funcionando normalmente, tudo tranquilo. Agora se a ideia é ir para o Sul do Chile, Puerto Varas, Puerto Montt tem que ir acompanhando as notícias. O vulcão deu uma tranquilizada, mas o alerta vermelho ainda permanece na região.
Um abraço!!!

Reply

Gostou? Deixe aqui seu comentário