Esquiando em El Colorado – Nosso dia na neve

por Rosi Guimarães

Férias, frio e neve… Fomos passar o dia admirando as belezas das montanhas de gelo. Acordamos cedinho, tomamos um café da manhã reforçado e saímos para curtir a neve. Conferimos a temperatura: 4 graus em Santiago.

Subida para o Valle Nevado

Subida para o Valle Nevado

Optamos por fazer um passeio personalizado e escolhemos uma van com motorista. Saímos às 7h30 em direção ao Valle Nevado, que fica a 60 quilômetro de Santiago. Passamos na loja para alugar equipamentos e roupas. Subimos com tudo preparado para esquiar. Na estrada, há muitas lojas de aluguéis de roupas e equipamentos. Sugiro alugar antes de subir, lá no alto também tem lojas, mas vai que não encontra o que quer.

Preparados para a subida

Preparados para a subida

Paramos em Farellones, só para fazermos algumas fotos, mas deixo as dicas do blog Chile para crianças, clique aqui. Ideal para quem está com crianças e quer ficar em Farellones. Nós continuamos subindo até El Colorado. Escolhemos El Colorado para esquiar e compramos os tíquetes para aulas de esqui que estavam programadas para 14h, (comprando o tíquete de aula você tem o direito de usar todas as pistas de esqui). O melhor horário de aula é o das 11 horas, assim você aproveita mais o dia, mas chegamos tarde.

Pistas de El colorado

Pistas de El colorado

Nunca tínhamos esquiado e não sabíamos nada, por isso optamos pelo tíquete de aula. Escolhemos El Colorado porque estávamos com crianças e as pistas são menos radicais do que as do Valle Nevado.

Pistas El Colorado

Pistas de aulas El Colorado

Como ainda era cedo para nossa aula de 14h, fomos até Valle Nevado que é a maior estação de esqui da América Latina. Está a 3.000 metros de altura, são mais algumas curvas até chegar lá. É a estação que todos brasileiros querem conhecer. Linda e sempre cheia de neve e de brasileiros. A Manu Tessirani, do blog Cup of Things, tem todas as dicas do Valle Nevado, clique aqui.

Neve El Colorado

O interessante foi encontrar pelo caminho os chilenos fazendo churrasco na neve. Achei o máximo!!!

Neve El colorado

Neve El colorado

Depois de ficarmos um tempinho em Valle Nevado, deu o horário e voltamos para fazer nossa aula em El Colorado. As aulas são separadas, adultos com um instrutor e as crianças com outros. Isso achei ruim, porque os pais ficam distantes das crianças, a nossa sorte é que o Arthur era um pouco maior e ficou com aulas perto da Yasmim, mas e se ela estivesse sozinha? Durante as aulas é um cai e levanta.

Aulas de esqui

Yasmim na aulas de esqui

Arthur aprendeu rapidinho

Eu fiquei mais no chão do que de pé, as crianças aprenderam rapidinho. Depois que termina a aula, você pode ir curtir as pistas. Como nossa aula foi às 14h, achei que ficou corrido, as crianças aproveitaram pouco as pistas, eu não quis nem arriscar. Precisa chegar cedo para aproveitar bem o dia e o valor do investimento, que é bastante alto. Chegue cedo!

Neve El Colorado

Depois das aulas e das tentativas de parar em pé (pelo menos eu), já quase 5 horas da tarde, fomos almoçar em Farellones para depois descer a montanha aproveitando o lindo pôr do sol.

Já na descida

Já na descida

Foi um dia gostoso, de muitos tombos e risadas e uma paisagem maravilhosa. Uma pena ter sido muito corrido e não ter dado tempo de fazer o boneco de neve. Motivo para voltar.

Neve El Colorado

Algumas dicas:

  • Se quer esquiar, as melhores estações são: El Colorado ou Valle Nevado. Escolha uma delas e fique o dia todo, não vale a pena ir um pouco em cada uma, como nós fizemos, fica tudo muito corrido e você não aproveita as pistas de esqui.
  • Se está com criança e quer só conhecer a neve e não quer esquiar, vale ficar em Farellones (já fizemos esse passeio e foi muito bom). Lá tem a descida na boia, a silla panorâmica e muita diversão.
  • Se gosta de esquiar e quer aproveitar um pouco mais, vale subir dois dias para Valle Nevado ou El colorado: um para aprender e outro para esquiar. Parece ser fácil, mas eu achei muito difícil.  E se preferir, pode ficar hospedado em Valle Nevado.
  • Período para admirar, brincar e curtir a neve: de junho a setembro. Depende muito do clima,  as vezes a neve só parece em julho, é bom conferir antes de agendar a viagem.
  • Se não quer esquiar, mas passar o dia admirando a neve e conhecer as estações, também é possivel, tem um passeio panorâmico. Veja esse post.
  • Esquiamos também em Portillo, veja o post aqui.
  • Preços de aluguel de roupas e todas as informações sobre os Centros de esqui, é só ler esse post. 

Como chegar:

  • Agências:  Indicamos e temos parceria com uma excelente agência, se quer saber preços é só enviar um e.mail para: [email protected]
  • Não tem transporte público e não aconselho subir de carro alugado, é bem difícil dirigir na estrada com neve, a não ser que você já tenha experiência.

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.

 

 

Posts Relacionados

36 comentários

7 coisas que você precisa saber sobre o inverno no Chile 28 de março de 2017 - 09:07

[…] ao máximo o dia. As estações oferecem aulas para quem nunca se aventurou nesse esporte. Veja nossa experiência aqui nesse post. Também tem passeio para quem não quer esquiar – tour panorâmico, que é possível conhecer […]

Reply
DIANA BANDEIRA 14 de março de 2017 - 21:54

Olá Rosi;

Muito boas as dicas!!! Feliz por ter te achado!!! Estou indo para Santiago pela terceira vez, e dessa vez com a família toda, somos 7 e iremos em julho. Já fui ao Valle Nevado, não esquiei, mas dessa vez não escapo rs.
Vc tem um post com dicas sobre onde e como alugar equipamentos, roupas, etc, mas quando abre está criptografado…
Gostaria de info sobre onde alugar a roupa e os equipamentos e onde adquirir tickets de aula para El Colorado. Se tiver noção de preço, agradeço.

Muito obrigada!

Diana Bandeira

Reply
Vai viajar para o Chile? Dúvidas frequentes! 8 de março de 2017 - 10:32

[…] Se sua intenção é só se divertir e conhecer a neve, o ideal é parar em Farellones, a estação tem tobogã e tirolesa, que fazem a diversão da galera, e dá para fazer uma visita rápida as outras para tirar fotos. Mas se quer esquiar o melhor é subir para Colorado ou Valle Nevado. Um conselho: para esquiar, escolha uma e fique nela, o que não dá é querer ir um pouquinho em cada, que assim não aproveita nada. Veja aqui como foi nosso dia de esqui em El Colorado. […]

Reply
7 curiosidades que você não sabia sobre o Chile. E nem eu! 13 de fevereiro de 2017 - 12:03

[…] Sabia que os principais centros de esqui do Chile estão há apenas 1 hora de Santiago, são eles: El Colorado, Farellones, La Parva e Valle Nevado – que é a estação que todos os brasileiros querem conhecer por ser a mais alta e a maior do Chile. Em Santiago não neve há mais de dez anos e no alto da montanha, onde estão os centros de esqui, geralmente a neve mostra as caras entre meados de junho e meados de setembro. Aqui um post do nosso dia de esqui em El Colorado. […]

Reply
Lilian Sbrissa 6 de dezembro de 2016 - 13:46

Seu blog é sensacional! Estava em dúvida para onde viajar, e decidi esperar uns meses a mais para pegar a estação de neve. Todas as postagens e dicas foram muito úteis, parabéns!

Reply
Graziele 27 de julho de 2016 - 13:57

Rosi poderia dizer quais atividades tem para fazer no parque El Colorado?

Reply
Rosi Guimarães 28 de julho de 2016 - 09:08

Graziele,
El colorado não é um parque, é uma estação de esqui e as atividades de lá são para quem quer esquiar. O Parque está em Farellones, lá sim tem muitas atividades e tem posts no blog explicando sobre o Parque.
UM ABRAÇO!

Reply
Estações de esqui no Chile: Perguntas e respostas (Parte1) 4 de julho de 2016 - 13:17

[…] sobre as estações de esqui aqui no blog. Se quer fazer um tour para conhecer e brincar na neve, você precisa ler este post. Mas se a sua intenção é esquiar, precisa ler este aqui. Os posts estão bem […]

Reply
Como é esquiar em Portillo - Chile 2 de julho de 2016 - 19:10

[…] o esqui, eu não quis arriscar, já tinha tentando e El Colorado e não levo jeito pra coisa. Aqui o post do nosso dia de esqui em El Colorado. E eles se saíram super bem e adoraram. E quem não iria gostar de esquiar com uma vista […]

Reply
Luciana 19 de junho de 2016 - 18:04

Oi Rosi, estou adorando seu blog, parabéns !!!! Viajo no final de julho e queria 2 dicas. Estou indo eu, meu marido, casal de filhos 13 e 9 e os meus sogros. Queria a dica do motorista da van que vc usou pois não quero ficar presa a nenhuma excursão e qual o melhor lugar para alugar as roupas pois já tive experiência em algumas viagens de roupas de dar nojo de usar.

Obrigada, Luciana

Reply
Rosi Guimarães 23 de junho de 2016 - 08:16

Luciana,
vou enviar opção para seu email.
Um abraço!

Reply
Hana 8 de junho de 2016 - 13:16

Ola Rose! Estou indo ao Chile dia 18! Porem temos uma senhora idosa no grupo, vc indicaria este passeio? Existe um local onde ela possa ficar durante o dia apreciando a paisagem?? Adorei seu blog e dicas, estao sendo muito uteis p/ preparo do nosso roteiro, obrigada!

Reply
Rosi Guimarães 10 de junho de 2016 - 10:53

Hana,
Os espaços internos do Valle Nevado são mais bem estruturados, em El colorado tem restaurante fechado que ela poderia ficar nele esperando, mas os restaurantes do Valle são melhores e são mais caros também.
Um abraço!

Reply
Samira 11 de junho de 2016 - 13:33

Rosi, gostei muitos das dicas! Mas ainda tenho algumas duvidas: onde consigo alugar as roupas e equipamentos de ski em santiago? Qual agencia você indica?

Reply
Hana 15 de junho de 2016 - 19:31

Otimo, boa noticia! Muito obrigada! Abraços!

Reply
Renan Monteiro 12 de abril de 2016 - 01:10

Olá!
Procurando roteiros de viagem para o Chile, encontrei esse blog de vcs! Gostaria de dizer que é mto intuitivo e funcional.
Estou planejando ir à Santiago nas minhas férias, mas vi que vcs indicaram melhor período pra neve até Setembro. Minhas férias são em Outrubro. Será que não consigo nenhum pouco de neve mesmo na estação de ski mais alta?

Obg

Reply
Rosi Guimarães 12 de abril de 2016 - 06:38

Oi Renan.
Vai depender de como será a neve esse ano, já estão dizendo que vai chegar mais cedo. No ano passado ela durou até novembro.É difícil prever certinho, é uma questão de sorte. Sempre publico sobre o clima e a previsão de neve no nosso facebook, curta a página e fique por dentro de todas as novidades. https://www.facebook.com/nosnochile/
Um abraço!

Reply
Como é a nossa vida no Chile. O que gostamos? 22 de março de 2016 - 21:17

[…] maravilhosos, Tá esperando o que para conhecer o Chile? Aqui é possível ver a neve da montanha (Valle Nevado),  e pisar na água gelada do Pacífico no mesmo dia (Valparaiso e Viña del […]

Reply
Valle Nevado sem neve. Vale a visita? - Nós no Chile 11 de janeiro de 2016 - 16:55

[…] lado está El Colorado, como já conhecíamos, veja o post aqui, voltamos e pegamos o caminho para a mais alta e mais distante que é Valle Nevado e lá se vão […]

Reply
EUDETE 13 de setembro de 2015 - 12:21

ADOREI SUAS DICAS, PRETENDO CUMPRIR A RISCA, PARABÉNS PELO SITE

Reply
Portillo: O Centro de Ski mais antigo da América do Sul - Nós no Chile 21 de agosto de 2015 - 11:54

[…] Nosso dia esquiando em El Colorado […]

Reply
Tour Panorâmico: Valle Nevado e outras estações - Nós no Chile 4 de agosto de 2015 - 16:55

[…] Ano passado a família toda foi esquiar em El Colorado. Veja como foi nosso dia no esqui, clique aqui. […]

Reply
Kelly 3 de agosto de 2015 - 19:01

Olá. ..Estarei chegando no chile 17/08…Estou amando as dicas..
Parabéns pelo blog…

Gostaria de algumas dicas..
Quais os ponto que daria para conhecer…utilizando o metro..
Aguardo bjs obrigada

Reply
Rosi Guimarães 7 de agosto de 2015 - 08:08

Oi Kelly,
Aqui nesse meu post tem as dicas que precisa: http://nosnochile.com.br/metro-de-santiago-tudo-que-voce-precisa-saber/
Abraço!

Reply
12 dicas para você viajar tranquilo para Santiago do Chile - Nós no Chile 22 de julho de 2015 - 10:34

[…] No período de junho a setembro a neve é um passeio imperdível. São quatro estações de neve: Farellones, Colorado, La Parva e Valle Nevado que é a que todos os brasileiros querem conhecer. Se sua intenção é só se divertir e conhecer a neve, o ideal é parar em Farellones, a estação tem tobogã e tirolesa, que fazem a diversão da galera, e dá para fazer uma visita rápida as outras para tirar fotos. Mas se quer esquiar o melhor é subir para Colorado ou Valle Nevado. Um conselho: para esquiar, escolha uma e fique nela, o que não dá é querer ir um pouquinho em cada, que assim não aproveita nada. Veja aqui como foi nosso passeio para a neve. […]

Reply
Valle Nevado: nova data de abertura da temporada 2015 - Nós no Chile 2 de julho de 2015 - 11:53

[…] ano passado a neve chegou bem antes e nós curtimos um dia inteirinho. Veja aqui como foi nosso dia na […]

Reply
7 atrações imperdíveis em Santiago do Chile - Nós no Chile 18 de junho de 2015 - 07:25

[…] e Valle Nevado. As agências de turismo oferecem de tudo, passeios, roupas e equipamentos. Veja aqui como foi nosso passeio na […]

Reply
Copa América 2015: Aproveite para curtir Santiago do Chile - Nós no Chile 16 de junho de 2015 - 08:59

[…] Aproveite a Copa América e desfrute desse país tão encantador. O blog tem muitas outras dicas legais que vai tornar sua viagem mais tranquila. No período da copa, provavelmente já terá neve na cordilheira. Veja como foi nosso passeio no ano passado. Clique aqui. […]

Reply
Helena Costa 20 de maio de 2015 - 20:04

Oi! Estou começando o planejamento da minha viagem e gostaria de ter uma ideia de valores para um dia em uma estação como El Colorado. Esse seu programa (van, aluguel de roupas, entrada na estação e aula) custou qto?

Reply
Rosi Guimarães 21 de maio de 2015 - 22:46

Helena,
Esse passeio foi no ano passado, não me lembro mais o preço. Mas aqui você pode ter uma ideia de preço, são preços da temporada desse ano: http://www.skitotal.cl/portugues/dia_ski.html. Outra opção para você solicitar um orçamento, é uma agência de brasileiros aqui no Chile:http://sousastour.com/tours/cordilheira/farellones-el-colorado-ski-day/. As duas opções são muitos boas.
Um abraço!

Reply
Santiago do Chile: melhor no inverno ou verão? - Nós no Chile 16 de maio de 2015 - 22:36

[…] O que é legal? Neve. Só é possível ver a neve nessa época, fora dessa data fica mais difícil. Se você não conhece a neve e quer ter esta experiência, aí sim, vale a visita no inverno. Deixo o post do nosso passeio na neve. Clique aqui. […]

Reply
7 razões para visitar o Chile - Nós no Chile 12 de maio de 2015 - 15:39

[…] Para quem ainda não viu, é um ótimo país para conhecer a neve. Os principais centros de esqui estão há apenas 1 hora de Santiago. Tem neve para todos os gostos: só para conhecer, brincar e ficar encantado e também para quem já sabe ou queira aprender a esquiar. Em Santiago há quatro estações de esqui: El Colorado, Farellones e La Parva.  E se continuar subindo, por mais meia hora, você chega ao Valle Nevado, a estação que todos os brasileiros querem conhecer por ser a mais alta e ideal para quem quer esquiar. Se sua intenção é só se divertir e conhecer a neve, o ideal é parar em Farellones, a estação tem tobogã e tirolesa, que fazem a diversão da galera. Valle Nevado é o maior centro de esqui da América Latina e o mais moderno do Chile, com 37 km de pistas, três hotéis, seis restaurantes, bares, o que torna o Valle Nevado um resort de última geração, que recebe várias competições internacionais. Veja como foi nosso passeio na neve. […]

Reply
Beatriz 26 de fevereiro de 2015 - 00:36

Olá, estou com viagem marcada para o Chile em Julho e tenho acompanhado as dicas de vocês, agradeço muito!!! Lendo esse post me veio à mente a curiosidade sobre o valor do aluguel das roupas de frio, farei esse circuito (Farellones, La Parva e Valle Nevado – porque já está comprado) então queria saber sobre essa questão… o aluguel é muito caro? Vocês indicam algum lugar para alugar o equipamento, alguma loja ou lá mesmo na estação? Como devo proceder? Agradeço desde já, o site é maravilhoso!!

Reply
Rosi Guimarães 2 de março de 2015 - 22:10

Oi Beatriz,
O aluguel é um pouco caro sim, mas se você faz um “pacotão” e pega tudo: equipamentos e roupas, saí um pouco mais barato. É melhor alugar aqui em Santiago, se você comprou o pacote, geralmente eles passam nas lojas para alugar os equipamentos, lá em cima você corre o risco de não achar o tamanho e aí fica a frustação.
Quando eu fui, aluguei por aqui e no site tem os preços: http://www.skitotal.cl/ski_rental.html
Você vai fazer as três estações no mesmo dia? Acho muito corrido e ir em mais de uma não dá tempo de esquiar, somente ver a neve e brincar.
Grande abraço!

Reply
6 dias em Santiago do Chile - Roteiro completo - Nós no Chile 11 de novembro de 2014 - 13:24

[…] – Nosso passeio na neve; […]

Reply
7 dicas de viagem para Santiago do Chile 3 de novembro de 2014 - 14:21

[…] empresas de turismo por aqui que oferecem pacotes para vinícolas, Valparaíso, Viña Del Mar, Valle Nevado e outros.  Há também a opção de guias indicados pelos hotéis que montam os pacotes […]

Reply

Gostou? Deixe aqui seu comentário