Saiba o que significam as estrelas de um hotel antes de programar a sua viagem

por Rosi Guimarães

Uma dúvida muito comum e que, muitas vezes, até mesmo as pessoas que viagem bastante costumam ter é com relação ao real significado das estrelas de um hotel e aos requisitos que são utilizados para a sua classificação.

Trata-se de um questionamento relevante, afinal, os principais destinos turísticos, em geral, contam com diversas opções de hospedagem e pode ser difícil saber como optar pela melhor oferta.

Pensando em ajudá-lo a programar a sua viagem, preparamos este post a fim de esclarecer o verdadeiro significado das estrelas de um hotel. Continue a leitura para conferir todos os detalhes!

Qual é o principal objetivo das estrelas de um hotel?

As estrelas de hotel foram criadas em razão da importância de atender às necessidades do consumidor no ramo hoteleiro, sendo que a classificação de 1 a 5 estrelas é um padrão internacional. Contudo, os requisitos são definidos por cada país.

No Brasil, o Ministério do Turismo (Mtur) desenvolveu o Sistema de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass), que tem como objetivo definir quais são os requisitos obrigatórios para a obtenção das estrelas que determinam os padrões de qualidade do estabelecimento.

As estrelas podem detalhar as funcionalidades do hotel, como café da manhã, recepção ou até mesmo os cuidados ambientais adotados pela hospedagem. Além disso, para ganhar estrelas o estabelecimento deve obedecer a determinados padrões e regras, sendo que diferentes requisitos podem ser avaliados — a partir de 9 e até 30.

Quais critérios são levados em consideração para a classificação das hospedagens?

Existem diferentes critérios que são levados em consideração no momento de classificar um hotel, inclusive a sua categoria, como:

  • hotel — de 1 a 5 estrelas;
  • resort — de 4 a 5 estrelas;
  • hotel-fazenda — de 1 a 5 estrelas;
  • cama e café — de 1 a 4 estrelas;
  • hotel histórico — de 3 a 5 estrelas;
  • pousada — de 1 a 5 estrelas;
  • flat ou apart-hotel — 3 a 5 estrelas.

Veja, a seguir, mais detalhes sobre cada categoria!

1 estrela

Os hotéis que contam com 1 estrela devem oferecer aos seus hóspedes serviços como café da manhã, recepção com funcionamento de ao menos 12 horas por dia, acessibilidade por telefone durante 24 horas, troca da roupa de cama 1 vez por semana e ao menos 65% dos quartos com área útil de, no mínimo, 9 m². Assim, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, não se trata de um hotel de baixa qualidade.

2 estrelas

Os hotéis de 2 estrelas contam com exigências semelhantes aos de uma estela, contudo, as hospedagens desta categoria ainda devam contar com a possibilidade de pagamento em cartão de crédito ou débito, sala de estar com televisão e troca de roupas de cama ao menos 2 vezes por semana.

3 estrelas

Os hotéis 3 estrelas já devem ter ao menos 13 m² e funcionalidades como ar-condicionado nos quartos, recepção aberta por ao menos 18 horas diárias, lavanderia, restaurante, climatizador, estacionamento e internet.

4 estrelas

Os hotéis 4 estrelas devem ter, obrigatoriamente, pelo menos 90% de suas habitações com ao menos 15 m². Além disso, itens como mesa de trabalho e mini refrigeradores são exigidos nos quartos.

5 estrelas

Por fim, os hotéis 5 estrelas, além de reunirem todos os requisitos já citados, ainda devem contar com ponto de informação ao cliente e salão de eventos. Além disso, eles ainda precisam se enquadrar em 33 regras de alta sofisticação, como restaurante com opções vegetarianas e dietas especiais, quartos com ao menos 17 m² e fornecimento de roupão e chinelo.

Agora que você já sabe qual é o verdadeiro significado das estrelas de um hotel, fique atento aos requisitos que você considera mais importantes no momento em que for viajar para escolher a hospedagem que se enquadra em suas expectativas.

Além disso, lembre-se de utilizar sites que auxiliam em sua busca, como Booking, uma vez que eles contam com ferramentas que permitem a identificação e a classificação das hospedagens com facilidade, como filtros que levam em consideração avaliações de hóspedes, discriminação de serviços, estrelas de um hotel, entre outros critérios.

Se você gostou deste post, continue a visita em nosso blog e descubra 13 coisas que você precisa provar em Santiago do Chile!

E pode também ver as dicas das melhores hospedagens em Santiago do Chile.

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.

Posts Relacionados

Gostou? Deixe aqui seu comentário