Festas Pátrias – 18 e 19 de setembro: o feriado mais importante do Chile

por Rosi Guimarães

Chegou setembro. Mês das fiestas pátrias, um período muito importante para o povo chileno, até mais comemorado que o Natal. Momento de festejar, saborear comidas típicas, tomar terremoto e participar das famosas fondas.
Mas… O que são as fondas? São as barraquinhas que oferecem comidas e bebidas típicas, em espaços com muita música, para comemorar, como dizem os chilenos, o Dieciocho.

No dia 18 é comemorado a Independência do país e no 19, a Glória do Exército. Mas já no início de setembro é possível ver os preparativos para as festas e sentir a animação das pessoas. As bandeiras do Chile são hasteadas por todos os lados: nas portas de casas, edifícios e empresas. Os supermercados decorados, vendem enfeites e roupas para a dança típica, a cueca.


Curiosidade:

A Independência do Chile é no dia 12 de fevereiro. Então, por que eles comemoram no dia 18 de setembro?
Isso acontece porque o processo de independência teve início com a formação da primeira Junta Nacional do Governo em 18 de setembro de 1810. Porém, a ata que a oficializou somente aconteceu em 12 de fevereiro de 1818. Assim, o país sempre teve o costume de celebrar em setembro e não em fevereiro.

Se você estiver por aqui nesse período, tem que estar preparado. Trata-se de um feriado irrenunciable, obrigatório para os trabalhadores do comércio, ou seja, quase tudo fechado. Esse ano de 2018 será prolongado, já que o dia 17 (segunda-feira) também foi decretado como feriado, mas não irrenunciable. Então, alguns locais podem abrir neste dia específico.

Mas não fique triste com medo de perder dias da sua viagem. Aproveite para conhecer mais sobre a cultura, viver o clima de festa e participar das fondas. Que tal provar o anticucho, a sopaipilla, o terremoto e muito mais?

Onde acontecerão as fondas?

Parque Araucano – “18 en Las Condes”

Evento familiar que se realizará pela primeira vez no Parque Araucano (Av. Presidente Riesco, 5330, Las Condes), de 15 a 19 de setembro, de 12:00 às 21:00 horas, $ 7.000 Pesos.  Apresentação folclórica, aulas de cuecas, barracas de artesanatos e comidas típicas. Entradas aqui.

Parque Metroplitano de Santiago

Pela primeira vez, acontecerá o Festival de la Patria Familiar, no Centro de Eventos Vista, que fica dentro do Parque Metropolitano de Santiago, do dia 14 a 19 de setembro, setor Tupahue. Saiba mais aqui.

Parque Padre Hurtado
Parque localizado entre os bairros La Reina e Las Condes, onde acontece a Semana de La Chilenidad, de 14 a 19 de setembro. Infelizmente não tem estação de metrô por perto. A entrada custa $ 6.000. Mais informações aqui. 

Parque H´Ogginis


É a mais tradicional de Santiago, por isso a maior e mais cheia. Além de comidas e bebidas típicas, haverá shows com artistas populares. De 14 a 19 de setembro. Metrô linha 2, estação Parque H`Ogginis. Entrada: $ 5.000. Informações aqui. 

Fondas em Providencia
Nos dias 17 e 18, entre 13 e 23 horas, a rua Manuel Mont, entre Providencia e Eliodoro Yañez, será fechada e os restaurantes terão barraquinhas oferecendo suas especialidades. Estação de metrô Manuel Montt. Entrada grátis.

O que abre e fecha nestes dias

Vinícolas
Concha y Toro: 18 e 19, fechada.
Santa Rita: 18 e 19, aberta (dia 17 fechada).
Undurraga: 18 e 19, aberta (atenderá somente com reservas).

Pontos Turísticos:
Mercado Central: funciona todos os dias.
Cerro Santa Lucía: funciona todos os dias.
Cerro San Cristóbal: aberto todos os dias. Ainda estou tentando descobrir sobre o funcionamento do funicular.
Teleférico: aberto todos os dias entre 10 e 19:45 horas.
Valle Nevado: aberto todos os dias, La Parva, El Colorado e Farellones já estão sem neve.

Shoppings
Costanera
Dia 17: lojas abertas até 20h30. Praça de alimentação até 22h.
Dias 18 e 19: lojas e supermercado fechados. Restaurantes Sabores Costanera aberto.
Parque Arauco
Dia 17: lojas abertas até 20h30. Praça de alimentação até 22h.
Dias 18 e 19: lojas fechadas. Restaurantes abertos.

Patio Bellavista
De 14 a 22 de setembro, abertura normal, à partir das 10h até 4h da madrugada.

Supermercado Jumbo
Dia 17: aberto até 19h30.
Dias 18 e 19: fechado.

Sky Costanera
Dia 17: 19h30 ultimo elevador, fecha 20h30.
Dias 18 e 19: das 13h às 21 horas.

Casas de Câmbio
As do aeroporto irão continuar funcionando 24 horas.
As dos shoppings estarão abertas dia 17 e fechadas 18 e 19.
As do Centro e Providencia estarão fechadas nos dias 17, 18 e 19.

Minha sugestão
Curta as fiestas pátrias em um dos dias e, no outro, faça passeios em vinícolas, Valle Nevado ou alguns dos pontos turísticos que estarão abertos. Evite Viña del Mar e Valparaiso nesses dias pois os santiaguinos costumam ir em massa para essas cidades praianas e as rodovias ficam congestionada.
Feche passeios com antecedência. Assim, saberá o que estará funcionando com sua agência. consulte nossas agência parceiras.
Se vai se hospedar em um apart hotel, faça comprinhas de comida e água antes do feriado. E se for em hotel, faça uma boa reserva de água para consumo, principalmente, nos passeios.

Texto revisado por Bárbara Mussili, criadora do blog Refúgio Ameno

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.

Posts Relacionados

15 comentários

Maria Clara 29 de agosto de 2019 - 12:11

Rosiiii….estou indo para ia no feriado! Vc fara um post esse ano falando oq funciona e oq não funciona??? Na torcida para que SIM….rsrsr…
abraços
ps: amo seu Instagram!!!!!

Reply
Rosi Guimarães 1 de setembro de 2019 - 20:27

Oi Maria Clara,
sim, vamos escrever um post do feriado nesse ano, estamos com dificuldade de conseguir as informações, mas esperamos que publicar até dia 10.
Um abraço!

Reply
Larissa 25 de junho de 2019 - 13:35

Olá Rosi, estou indo para o Chile nessas datas esse ano. O Valle do Colchagua também fica muito cheio durantes esses dois dias de feriado? é melhor evitar?
Obrigada

Reply
Rosi Guimarães 26 de junho de 2019 - 09:05

Oi Larissa,
Se for para se hospedar tem que ver hotel com bastante antecedência, para ir para passar o dia é cheio, mas não é insuportável.
Um abraço!

Reply
Jéssica 16 de setembro de 2018 - 10:33

Rosi, chegarei em Santiago no dia 18 e ficarei em um apartamento alugado pelo airbnb. Você me ajudou muito com essas informações! Estava aflita por não saber nenhuma opcao de restaurante e nem sobre as casas de câmbio do aeroporto. Muito obrigada!

Reply
Fabricia 13 de setembro de 2018 - 23:10

Rose,
As casas de câmbio do centro abrem aos domingos?
Estou animada com essa previsão de neve pra semana que vem! Rss
Parabéns pelo seu trabalho!! Ele é essencial para nós turistas.

Reply
Amanda 13 de setembro de 2018 - 12:00

Oi Rosi estou seguindo seu blog alguns meses, eu e minha amiga chegaremos dia 15, dia 18 não teremos passeio com a agencia, agora ja sabemos onde podemos ir…. muito obrigada!!!

Reply
Programação Cultural Santiago Setembro/2018 - Nós no Chile 13 de setembro de 2018 - 07:16

[…] Para ver o programa completo da Fiestas Patrias, leia este post. […]

Reply
Erika 11 de setembro de 2018 - 20:20

Olá,
Também chego por aí justo no dia 18…Sobre as fondas, será que as que são com ingresso, eles vendem na porta? É uma boa ideia ir em alguma fonda no dia 18 e uma vinícola que esteja aberta no dia 19, pelo menos não perco 2 dias sem o que fazer pela cidade, visto que muita coisa mais estar fechada.

Reply
Rosi Guimarães 12 de setembro de 2018 - 13:58

Oi Erika,
essa questao de vender as entradas das fondas antecipadas é uma novidade, sempre venderam na porta e acredito que sim, estarao vendendo no parta.
Acho que sua ideia de roteiro boa sim.
Um abraco e boa viagem!

Reply
Fernando Galvão 10 de setembro de 2018 - 18:23

Boa noite. Chegarei exatamente no dia 18 e ficarei num airbnb, portanto não terei como comprar nada porque os supermercados estarão fechados? Que sugestão você me daria?
Outra coisa, terei que trocar reais no aeroporto ao menos para os dois primeiros dias. Essa diferença não torna o cartão de crédito uma opção melhor?

Reply
Mayko Keoma 11 de setembro de 2018 - 14:24

Fernando Galvão… também estou indo para o chile com minha esposa nessa data. Esta sozinho, amigos ou com esposa/namorada?

Reply
Rosi Guimarães 12 de setembro de 2018 - 16:04

Oi Fernando,
Pode ser que voce encontre alguns mercadinhos que sao de familias abertos, mas acaba sendo arriscado. Sugiro trazer algumas coisinhas na mala, lembrando que tem que declarar.
Um abraco e boa viagem!

Reply
Aline Ducate 10 de setembro de 2018 - 16:50

Ola Rosi. estou acompanhando seu site a meses… E vc acabou de me ajudar muito com este post. Estou indo agora dia 14 de setembro e fico até dia 21…. já programei alguns passeios com agencia de viagem, mas ajudou muito seu post agora sei o que fazer nos dias que não terei passeio, e não perderei viagem por conta do feriado> Obrigada

Reply
Rosi Guimarães 12 de setembro de 2018 - 16:02

Oi Aline,
Que bom! Uma boa viagem pra voce.

Reply

Gostou? Deixe aqui seu comentário