Festas Pátrias 2019 – O que é e como curtir o feriado em Santiago do Chile

por Bárbara Mussili

Setembro é mês de festa no Chile. O país se enfeita com suas cores e os chilenos se preparam para celebrar as Fiestas Patrias com todos os símbolos de sua cultura. Impossível chegar por aqui nesta época e não notar o clima de alegria e orgulho no ar. É a famosa chilenidade, palavra usada para descrever o amor que o povo sente pelas expressões culturais que representam sua identidade.

Festas Pátrias 2019

As festas pátrias representam primeiramente a celebração da Independência do Chile em relação à Coroa Espanhola. Este processo se oficializou com a formação da Primeira Junta Nacional de Governo em 18 de setembro de 1810, sendo reconhecido em ata em 12 de fevereiro de 1818. Por isso, inicialmente, os festejos eram em fevereiro, porém, após um certo tempo, passaram gradativamente para setembro e é assim é até hoje.

Além desta importante data da história do Chile, as festas pátrias também se organizam em torno do dia 19 de setembro, dessa vez pela celebração das Glórias do Exército quando se homenageia os soldados que lutaram em batalhas pelo país. Sendo assim, as festas acontecem com feriado nestes dois dias: 18 e 19 de setembro. Especialmente neste ano também foi decretado feriado no dia 20.

Assim, se você está chegando por aqui, tem uma grande oportunidade de conhecer mais da cultura chilena e aproveitar “El Dieciocho“, como se chama popularmente a festa. Mas é bom estar prevenido porque o país funciona diferente neste período.

A primeira coisa que se deve saber é que os dias 18 e 19 são feriados irrenunciáveis, ou seja, o comércio fica fechado. Isso inclui os principais estabelecimentos que os turistas frequentam como shoppings, restaurantes, pontos turísticos, vinícolas e casas de câmbio. Apenas os serviços considerados essenciais funcionam.

Então, a dica fundamental é contratar serviços antecipadamente, verificando aqueles que irão funcionar. Antecipe também o câmbio e faça compras no mercado para necessidades urgentes. No final do post, acrescentamos informações sobre horários de funcionamento de alguns locais.

Vale atentar que, embora o dia 20 também tenha sido decretado como feriado neste ano, este não será irrenunciável. Assim, estas regras mais rígidas não se aplicam a ele.

E, como se pode imaginar, quando um feriado assim cai exatamente no meio da semana, como é o caso de 2019 (quarta, quinta e sexta-feira), muita gente emenda para viajar e isso impacta na rotina. A cidade fica mais vazia e com menos trânsito.

Pensando nisso tudo, preparamos este post especial sobre as festas pátrias na cidade de Santiago e indicamos algumas fondas, como estes eventos são chamados. É neles que você vai poder saborear comidas e bebidas típicas, como empanadas ou anticuchos, chicha, o pisco, terremoto ou mote con huesillo; assistir à apresentações artísticas, como a dança típica cueca e ouvir músicas folclóricas.

As festas funcionam em locais públicos, como parques, porém, o acesso fica restrito à compra de ingresso que pode ser adquirido em bilheterias na entrada ou pela internet. Dentro do local, há barraquinhas que vendem comidas e bebidas. Os chilenos gostam de percorrer o parque, sentar na grama e curtir a programação dos eventos. Durante o dia, as crianças aproveitam para brincar e a noite é mais dos jovens. Tem diversão para a família toda.

Enquanto a festa não chega, você pode ter uma ideia pelas fotos. Confira a seguir alguns eventos de Santiago e não deixe de acompanhar pelo perfil @blognosnochile no Instagram.

Onde acontecem as Fondas

Fonda Parque O’Higgins

17 a 22 de setembro – 12h à 1h (até dia 21) e 12h às 21h30 (dia 22) 

Valor da entrada: $ 5.000

Acesso pela Av. Matta (Estação de metrô Parque O’Higgins – Linha 2)

Fiestas Patrias Parque O Higgins 2019

Imagem de divulgação

XXV Semana de la Chilenidad

16 a 22 de setembro

Valor da entrada: $ 7.000

Parque Intercomunal Padre Hurtado

18 en Las Condes

18 a 22 de setembro – 11h às 21h

Valor da entrada: $ 14.000

Parque Araucano

Fiestas Patrias Las Condes

Imagem de divulgação

Fonda Festival de la Patria

17 a 22 de setembro

Valor da entrada: $ 5.000

Parque Metropolitano de Santiago

O que abre e fecha nas Fiestas Patrias

Vinícolas

Concha y Toro: fechada no dias 18 e 19.

Santa Rita (importante reservar antes): funcionamento com horário normal (vinícola e restaurante Doña Paula) no dias 17, 18 e 19; Museu Andino fechado no dia 19. Loja de vinhos fechada nos dias 18 e 19.

Undurraga (importante reservar antes): aberta nos dias 18 e 19.

Pontos Turísticos

Mercado Central: aberto todos os dias.

Cerro Santa Lucía: aberto todos os dias.

Cerro San Cristóbal: aberto todos os dias. 

Teleférico: funciona todos os dias entre 10h e 18h45.

Valle Nevado: aberto todos os dias.

Templo Bahá’í: fechado nos dias 18 e 19.

Shoppings

Costanera

Dia 17: lojas abertas até 20h30. Praça de alimentação até 22h.

Dias 18 e 19: lojas e supermercado fechados. Restaurante Sabores Costanera aberto.

fa7fb63e-9b86-454f-a36d-bbd3c43579dc

Parque Arauco

Dia 17: lojas abertas até 20h30. Praça de alimentação até 22h.

Dias 18 e 19: lojas fechadas. Restaurantes abertos.

Patio Bellavista

De 14 a 22 de setembro: abertura normal, à partir das 10h até 4h da madrugada.

Supermercado Jumbo

Dia 17: aberto até 19h30.

Dias 18 e 19: fechado.

Sky Costanera

Dia 17: último elevador às 19h30. Fecha às 20h30.

Dias 18 e 19: aberto das 13h às 21h.

Casas de Câmbio

No Aeroporto: continuarão funcionando 24 horas.

No Shopping: abertas dia 17 e fechadas nos dias 18 e 19.

No Centro e em Providencia: fechadas nos dias 18 e 19.

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.

Posts Relacionados

2 comentários

Sarita Reis 11 de setembro de 2019 - 11:46

Parabéns Rosi, seu blog é muito importante para quem vai ao Chile, nos proporcionando dicas que não encontraríamos tao leais em outro lugar.
Planejei ir a Undurraga dia 19 de transporte público. Minha dúvida é: os ônibus funcionarão normalmente para ir/ voltar de lá?

Reply
Rosi Guimarães 12 de setembro de 2019 - 12:57

Sarita,
Deve ter ônibus sim, mas com horário de feriado. Então é importante sair mais cedo. Outra opção seria mandar um email na vinícola e confirmar a informação, mas transporte é serviço essencial e tem que seguir funcionando.
Abraço e boa viagem!

Reply

Gostou? Deixe aqui seu comentário