Final de agosto no Chile: ainda tem neve nas estações de esqui próximas a Santiago?

por Rosi Guimarães

Galerinha,

Sei que a notícia já chegou no Brasil: o Chile enfrenta a maior seca dos últimos sessenta anos. Realmente este inverno quase não choveu. A zona central do Chile possui um déficit de 97% de chuvas. Veja a matéria completa aqui.

Inverno seco significa pouca neve nas montanhas e estações de esqui tendo que produzir neve artificial para aguentar um pouco mais a temporada.

Tem neve no Valle Nevado?

Nevou um pouco no dia 20 de agosto, o que ajudou o Valle Nevado a ficar mais branquinho. Como o Valle é a estação mais alta, 3 mil metros sobre o nível do mar, a neve dura mais tempo em relação às outras estações que estão mais abaixo, como Farellones que está a 2.300 metros.

Estive no dia 21 de agosto no Valle Nevado e Farellones para conferir a situação atual. Fiz um passeio panorâmico com a agência Indo pro Chile, uma das parceiras do blog. Nossa primeira parada foi no Valle e, como já disse, em função da nevasca no dia anterior, estava com bastante neve. Mas, com as altas temperaturas, acredito que não deve durar muito. Aqui em Santiago tem ocorrido dias com 26 graus. Moro aqui há cinco anos e nunca vi um inverno assim.

Como o passeio que fizemos era panorâmico, a intenção não era esquiar, apenas fazer uma visita. Então, não posso falar sobre a qualidade da neve nas pistas. Acredito que um esquiador amador consiga aproveitar bastante, mas parece que os profissionais estão reclamando.

Tem neve em Farellones?

Depois, desci para Farellones e, para minha tristeza e de muitos brasileiros, quase nenhuma neve. Na parte de cima realmente não tem nada e estava um calor de matar! Tudo marrom, o branquinho foi embora! Já na parte de baixo, um pouco mais de neve. Deu para perceber que o parque tem fabricado neve para manter as atividades funcionando. Na verdade, quase todas as atividades estão funcionando: tirolesa, descida de boia, esquibunda, aulas de esqui e snow, entre outras. Tenho que confessar que não está aquela neve branquinha que todos querem ver, mas, conversando com vários leitores do blog que encontrei neste dia, eles me disseram que mesmo assim está dando para aproveitar o parque. 

É uma pena! Mas que isso sirva para nos conscientizar. Aquecimento global. O que eu estou fazendo para mudar isso?

Fiz esse passeio panorâmico com a agência Indo pro Chile, uma das parceiras do blog. 

Fiz esse vídeo que mostra a situação real da neve no Valle Nevado e Farellones.

Texto revisado por Bárbara Mussili, criadora do blog Refúgio Ameno

Posts Relacionados

2 comentários

Marialice 23 de agosto de 2019 - 15:26

aiii que pena ;///
estamos chegando quinta-feira e queríamos tanto ver aquela montanha cheia de neve ;///

Reply
Rosi Guimarães 26 de agosto de 2019 - 17:21

Oi Marialice,
Infelizmente pouca nece por aqui esse nao. Uma pena!
Mas… Chile tem muitos encantos! A vigem vai ser incrível.
Um beijo!

Reply

Gostou? Deixe aqui seu comentário