A Laís e o Tarcísio viajaram com seus filhos Ricardo e Henrique para o Chile nas férias de julho. Ficaram hospedados em Santiago, Farellones e Cajón de Maipo. A família adorou a viagem, fez tudo por conta própria e está aqui no blog deixando um montão de dicas bacanas.
Texto e fotos: Laís e Tarcísio
Santiago
Ficamos em um apartamento alugado através do site airbnb. Excelente. Localização perfeita: prédio onde no térreo há supermercado, loja Paris e entrada para o metrô Los Leones. Comércio variado bem próximo. Região ótima. Dá pra ir à pé até o Costanera Mall (7 minutos). Proprietária, Maria Inês, muito simpática e atenciosa. Recomendo. Acesse o link do apto dela aqui.
Cerro San Cristóbal e Zoológico. O funicular sobe até o alto do Cerro com uma parada no meio do caminho que dá entrada ao zoológico. Na hora de comprar o bilhete, você já tem que dizer até onde vai, onde vai parar e se é só ida ou ida e volta. Resolvemos comprar só ida até o alto , depois descer a pé até o zoológico pois pelos mapas do Cerro, apareciam trilhas que iam até o zoológico. Depois, já na descida do Cerro, descobrimos que não havia entrada no meio do caminho para pedestre no zoológico, só a parada do funicular. Resultado: tivemos que descer todo o Cerro à pé e depois procurar a entrada do zoológico.
Pátio Bella Vista: La Casa Em El Aire, restaurante com comida muito saborosa, bem preparada, boa apresentação e atendimento simpático. Vale a pena pedir o menu do dia – $5.200, que é servido até as 16h. São duas opções de entrada, quatro de prato principal e duas de sobremesa. Atenção aos restaurantes que servem o menu do dia, pois pode ser que se esgotem antes das 16h. Perguntar antes se ainda estão servindo o menu do dia. Antes de entrar na La Casa Em El Aire fomos ao Zocca, que exibia o quadro de menu do dia na porta. Depois de já instalados em nossa mesa, o garçon nos avisou que não tinha mais o menu do dia…
Encontramos uma loja para comprar as lembrancinhas em lápis lazulli com preços muito bons pois eles têm atelier próprio. Fica na parte externa do Pátio Bella Vista: tel: 226 649 563 ou 9-783 42 71.
Mercado Central: não gostamos. Fomos no dia 16 de julho, que era feriado no Chile. Todos os restaurantes lotados. Entramos e saímos rapidamente.
Museu de arte pré-colombiano no centro histórico: na bilheteria pedir informação sobre a rede wi-fi e baixar o aplicativo do museu no celular. Em todas as vitrines do museu tem um QR – code reader que o aplicativo capta e podemos escutar as informações sobre os objetos da vitrine ( lembre-se de levar seus fones de ouvido para o celular). Nesse museu tem uma parte interativa para crianças.
Museu Interativo Mirador: Museu mais visitado do Chile. Vale a pena se deslocar até lá. Para o simulador de terremoto e o cinema 3D tem que pegar ingresso a parte. Como chegamos no meio da manhã, já estavam esgotados os ingressos para o simulador e o cinema 3D só tinha para a sessão no final da tarde. Tem que chegar cedo para conseguir os ingressos.
Costanera Mall: Procurar o quiosque de atendimento ao cliente, apresentar um documento e pegar um cartão de desconto válido em diversas lojas (só para estrangeiros). Logo que chegamos à Santiago, compramos um chip pré-pago no Costanera Mall. Na loja que fomos não tinha nanochip (usado em Iphone). As lojas que vendem o pré pago, não são as lojas oficiais da operadora. Procurar o chip em loja de artigos de informática, supermercado, quiosques. A própria vendedora da loja colocou o chip para funcionar. A recarga pode ser feita em supermercado Ajudou muito para organizarmos onde ir, quando ir, ligar para restaurante e fazer reserva, saber horário de funcionamento do locais, etc. Preço a partir de 1.000 pesos. No Costanera Mall tem casa de câmbio com taxas razoáveis.
Mall Sports: tem lojas de artigos esportivos, praça de alimentação e atividades esportivas (pagas)- na maioria para criança: . arborismo. minikart, pula-pula, simulador de onda para prática de surf, parede de escalada, etc, Só vale a visita se tiver tempo na programação da viagem.
Farellones
Chalet Valluga: (tem muitos comentários no booking.com e no tripadvisor)– Negociação e reserva direto com a proprietária. Hotel pequeno (não tem elevador) e muito charmoso. Poucos quartos e atendimento feito pelos próprios donos. Fazem de tudo para você se sentir bem. Ambiente familiar. Transporte do próprio hotel para as estações de esqui. Basta combinar a hora de ir e a hora de buscar. Motorista simpático e pontual. Dá para ir a pé até a entrada da parte alta do Parques de Farellones. Na diária do hotel está incluído o café da manhã, uma tábua de queijos e um taça de vinho no final da tarde e o jantar. Chocolate quente para as crianças e marshmallow para derreter na fogueira. Tudo muito gostoso. No terraço, há um ofurô. Para utilizar é só agendar o horário. Tem wi-fi. Dorin, proprietária do hotel, fala português.
Em julho, a Laís nos mandou noticías direto de Farellones e as informações estão aqui nesse post.
Preço da água mineral. Água de 500ml no hotel=2.000 pesos. Na lanchonete e no restaurante da estação de esqui 500ml=1.500 pesos. Nas lanchonetes próximas ao Parques de Farellones 1.600ml = 1.500 pesos. No supermercado em Santiago, 1.600ml=600pesos.
Não vi supermercado ou mercadinho em Farellones. Mas próximo do hotel, 5 minutos a pé, tem um conjunto de lojinhas, com lanchonete/barzinho bem simples, mas que vendem água e empanadas muito gostosas.
Transporte Santiago-Farellones: combinei com a Dorin (hotel Chalet Valluga) o transporte. De Santiago para Farellones o motorista indicado pela Dorin foi o Sr. William Garrido Sáez, van nova e confortável, motorista muito simpático e pontual (tel:53343777, e-mail: [email protected]). Na volta, o próprio motorista do hotel fez o translado. US$150 cada trajeto.
Cajón de Maipo
La Casa de Carlitos (tem muitos comentários no booking.com e no tripadvisor): reserva pelo booking.com mas depois troquei vários e-mails com o proprietário. Pousada com atendimento feito pelos próprios donos. Chácara muito bem cuidada. Wi-fi só nas áreas comuns. Café da manhã incluído na diária. Carlitos dá dicas de passeios, caminhos e restaurantes na região
Fomos aos restaurantes Rancho Andino e El Campito, freqüentados por chilenos. Restaurantes simples e comida caseira bem gostosa.
Não conseguimos fazer os passeios tradicionais: Banõs Colina, Envase El Yeso e El Morado devido à chuva e à neve que obstruiu o caminho. Aproveitamos para apreciar a paisagem, passear pela região e visitar a vinícola Santa Rita. Vale o passeio.
Valparaíso
Alguns restaurantes abrem só após as 13h para almoço. Visitamos o museu Marítimo Nacional. Organizado e conta um pouco da história do Chile. Tem uma parte reservada à história do resgate dos mineiros que ficaram soterrados em 2010. Tem tour especial para crianças, com guia. Gostamos muito.
Viña del Mar
Orla/calçadão com parquinhos ótimos para crianças brincarem e apreciarmos o pôr do sol no Pacífico. Observar as casas/prédios em escadinha sobre o morro e o “funicular” externo que serve como elevador dos prédios.
Andar pela rua que acompanha a praia até as pedras onde ficam os lobos marinhos. Visitar o museu Fonck onde, na frente, tem o único moai fora da ilha de Páscoa ( mas também me falaram que tem um no museu Britânico…). A visita ao museu é bem bacana.
OBS. Alugamos um carro para ir à Valparaíso e Viña del Mar. Fizemos o passei o em um dia. Foi o suficiente para conhecer um pouco das duas cidades. Achei que foi bom primeiro irmos à Valparaíso e depois à Viña del Mar, terminando o passeio com o pôr-do-sol na orla. Mas para quem gosta da agitação noturna, de ir a barzinhos, o melhor é terminar o passeio em Valparaíso.
Adoramos o Chile e esperamos voltar para conhecer mais desse país hospitaleiro.
A série: Foi ao Chile. Conte pra gente é um sucesso! É um espaço para o leitor do blog contar como foi a viagem para o Chile, deixar dicas e até o que é “furada”.
Quer participar? Envie um e.mail para: [email protected]
Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.Planeje sua viagem com a gente!
2 comentários
[…] Família fortes […]
Sempre é muito bom termos algumas dicas sobre o Chile, estou gostando muito do blog e a cada dia tenho sempre algo para acrescentar em nosso roteiro…logo mais estaremos aí… Bjs!