Saiba tudo sobre o futebol chileno e a maior torcida do país!

por Rosi Guimarães

O futebol chileno é muito famoso em todo o mundo e o país abriga, em Santiago do Chile, alguns dos estádios de futebol mais conhecidos da América do Sul.

Esse cenário, sem dúvidas, desperta o interesse dos apaixonados pelo esporte, afinal, pode ser muito divertido aproveitar a viagem ao Chile para acompanhar um jogo ou, ainda, para fazer uma visita aos estádios.

Assim, se você deseja saber mais sobre o futebol chileno e, inclusive, se vale a pena ou não acompanhar um jogo no estádio, continue a leitura do post que vamos apresentar todos os detalhes!

Quais são os principais times do futebol chileno?

A população chilena, em geral, é apaixonada por futebol, sendo o Colo-Colo o maior time do país e com a torcida mais populosa — 42% dos chilenos torcem pela equipe.

Em segundo lugar aparece a Universidad de Chile, que fica na vice-liderança, com 21% de torcedores. Na terceira posição há a Universidade Católica, com torcida que corresponde a 8%.

Em quase todo o território chileno o Colo-Colo lidera as pesquisas de time com mais torcedores, tendo como exceção apenas a cidade de Calama, em que a maioria da população local (36%) torce para o time Cobreloa; e a cidade de Valparaíso, onde o líder é o time Santiago Wanderers, com 33% de preferência.

Outra equipe famosa é a Federación de Fútbol de Chile, uma das entidades fundadoras da Conmebol e um dos times mais antigos da América do Sul, com fundação em 1895.

Quais são os estádios de futebol da cidade de Santiago do Chile?

O país, como falamos anteriormente, conta com dois grandes estádios de futebol em Santiago do Chile: o Estádio Nacional de Chile e o Estádio Monumental.

O Estádio Nacional de Chile é a casa do time da Universidad de Chile e, ainda, da seleção de futebol do país, além de ser uma área com outras utilidades, uma vez que, em geral, os grandes eventos da cidade, como shows internacionais, são realizados no local.

Já o Estádio Monumental é a casa do time Colo-Colo (equipe que conta com a maior torcida do país) e local em que a seleção do Chile joga ocasionalmente. Veja, a seguir, mais detalhes sobre cada um deles!

Estádio Nacional

O Estádio Nacional, que tem capacidade para 55 mil pessoas, foi fundado em 1938 e já foi utilizado até mesmo como o maior centro de prisioneiros do regime ditatorial do General Augusto Pinochet, durante o ano de 1973 — estima-se que 7.000 pessoas ficaram presas no local.

No entanto, nem só de histórias trágicas o local é composto. O Estádio Nacional também foi palco da disputa da final da Copa do Mundo de 1962, quando o Brasil se consagrou bicampeão mundial após ganhar da Tchecoslováquia.

O estádio, com sua importância histórica,  conta com visita guiada, de terça a sábado, das 10 as 12 horas. As visitas podem ser agendadas através do email: [email protected].

Para realizar a visita não é preciso pagar nada e é possível aproveitar as dependências do estádio, como o entorno do campo e as arquibancadas, com exceção do gramado — local em que os visitantes não podem pisar.

Estádio Monumental

Já o Estádio Monumental, inaugurado em 1975, tem capacidade para 47 mil pessoas e uma de suas principais características é que o campo está localizado abaixo do nível da rua, além do fato de a arquibancada ser muito próxima ao gramado — fatores que garantem partidas de futebol emocionantes.

O Estádio Monumental também conta com tour guiado pelo estádio e um museu relacionado ao futebol e à história do Colo-Colo, sendo que as visitas podem ser feitas de terça a sábado, com exceção dos dias em que há jogos. É válido ressaltar, ainda, que ambos os estádios são próximos e, portanto, é possível conhecê-los no mesmo dia.  Saiba os horários de funcionamento e valores para os tours ao estádio e entrada no museu do Colo-Colo. 

Agora que você já conhece todos os detalhes sobre o futebol chileno, deve ter percebido que, sem dúvidas, vale a pena realizar uma visita aos estádios de futebol de Santiago do Chile, afinal, são locais com grande valor histórico.

Se você gostou do nosso post, compartilhe o artigo em suas redes sociais e auxilie seus amigos a conhecerem mais sobre o futebol chileno!

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.

Posts Relacionados

Gostou? Deixe aqui seu comentário