Em parceria:
logo-valle-nevado

Hiking: uma das atividades que você pode fazer no Valle Nevado no verão

Verão. Calor. Santiago, 30 graus.

Eu já sei que você ama o Valle Nevado no inverno. E por que não amar no verão também? Pois agora vou te dar vários motivos para se apaixonar pelas montanhas sem neve e coloridas da estação mais quente do ano.

Valle Nevado no verão Chile

Então que tal subir a montanha para um hiking? Muitos não sabem, mas o Centro de Esqui também abre no verão e oferece algumas atividades. Essa, por exemplo, é uma experiência diferente de conexão com a cordilheira.

Valle Nevado no verão Chile

Eu já conhecia o Valle sem neve, mas para quem ainda não conhece, pode levar um susto. É outro visual, outro tipo de beleza. A paz, a energia, o ar puro e o silêncio da montanha são incomparáveis. A gente chega e já se sente acolhido pelo lugar. Caminhar ouvindo só o barulho do vento… Ahhh!!! Que delícia! Na foto é possível perceber que as montanhas são coloridas. 

Seguro Viagem com desconto! Cupom de 5% exclusivo Nós no Chile!

Quer viajar tranquilo? A Seguros Promo possui as melhores ofertas de seguro viagem da internet.

Usando o cupom NOSNOCHILE5 você garante 5% de desconto na contratação! Faça um orçamento aqui e veja que não é caro.

Valle Nevado no verão Chile

Curiosidade:  Fui pesquisar a diferença entre trekking e hiking. As duas são de origem inglesa e podemos dizer que é o ato de caminhar na natureza. O hiking é uma caminhada de curta duração e que não inclui dormir fora, ou seja, um bate e volta. Já o trekking inclui algum tipo de acampamento, algo como passar a noite fora. 

A verdade é que quando fui convidada para fazer o hiking, logo pensei: será que vou dar conta? Não sou esportista. Mas como me prometeram que seria uma caminhada leve, de apenas 2h30, eu aceitei o desafio. Já saí de casa com as roupas adequadas: calça confortável, tênis apropriado, blusa corta vento e muito protetor solar.

Valle Nevado no verão chile

Saímos de Santiago por volta das 8h30 da manhã e, em apenas 40 minutos, já estávamos no Valle Nevado. Chegando no resort, fizemos uma rápida visita aos hotéis do complexo que no verão só abrem para eventos corporativos.

Valle Nevado no verão

Valle Nevado no verão Chile

Depois de tomar um cafezinho, era a hora de começar. O guia Tcino (um chileno que fala muito bem o português) passou as orientações e equipamentos recomendados: bastão de apoio, boné para proteger do sol e mais um pouco de protetor solar. Já abastecidos de água, começamos a atividade.

O primeiro destino foi tomar o teleférico para chegar até a parte alta da montanha, o Mirador,  e foi ali que realmente começou a nossa caminhada. É comum sentir cansaço por causa da altitude de 3.200 metros, então, o ideal é caminhar devagar e tomar água o tempo todo. E eu, com máquina fotográfica e celular, registrando tudo para mostrar pra vocês, era sempre a última… Queria tirar foto de tudo!

Valle Nevado no verão Chile

O objetivo era chegar em uma montanha ainda mais alta, a Andes Express, a 3.400 metros de altitude. O terreno tem muitas pedras e é bastante escorregadio. Quando você olha parece perto. No entanto, quanto mais se caminha, menor se vê o complexo de hotéis lá embaixo, dando uma maior noção da distância. E olhando para frente, o emaranhado de montanhas é cada vez mais bonito. Realmente, a caminhada é longa, mas não impossível.  

Valle Nevado no verão Chile

E de repente a natureza nos surpreende com tanta delicadeza!

Valle Nevado no verão Chile

Valle Nevado no verão Chile

Valle Nevado no verão Chile

Finalmente, depois de 1h20 de subida, após algumas paradas para tomar água, repor as energias, tirar fotos e contemplar a natureza, cheguei!

Valle Nevado no verão

Valle Nevado no verão Chile

Objetivo cumprido. Como é boa essa sensação! Eu consegui e isso prova que não precisa ser nenhum atleta para viver essa experiência linda. Nunca tinha feito um hiking na minha vida e vou contar pra vocês: amei!!! Já quero repetir a experiência com toda a família. Tenho certeza que eles vão curtir.

Valle Nevado no verão Chile

Viu que falei que iria fazer você se apaixonar pelo Valle sem neve?

Depois de muitas fotos e uns minutos de descanso, era hora de voltar. Não se engane. A descida é mais difícil que a subida, mas com as orientações do guia foi fácil. Não caí nenhuma vez e gostei porque, com neve, os tombos são certeiros. Tive a sensação de que o objetivo foi cumprido.

Pegamos de novo o teleférico e o silêncio continuou me chamando a atenção. Também fiquei impressionada com o azul do céu! Perfeito.

Valle Nevado no verão Chile

Valle Nevado no verão

Final do percurso. 2h30 de hiking. Cansada sim, mas realizada e feliz!

E então, o momento da recompensa: comidinha deliciosa no restaurante Valle Lounge, o único que fica aberto no verão. O local oferece almoços e sanduíches que variam entre $8.000 e $13.000 Pesos Chilenos, além de sucos, vinhos, cervejas e cafés. Um lugar agradável e com excelente comida. Ideal para quem quer passar do dia na montanha.

Valle Nevado no verão Chile

Valle Nevado no verão

Informações importantes:

  • Quando ir: entre novembro e abril
  • Temperatura: entre 15 e 18 graus. Mesmo com sol, o vento é forte.
  • Altitude: 3.400 metros
  • Valor da atividade: $29.000 Pesos Chilenos (mais ou menos R$150,00); Saiba mais aqui.

Outros passeios de verão que o Valle Nevado Ski Resort oferece no verão:

  • Passeio de teleférico
  • Combo Teleférico + Especialidade a lo pobre
  • Combo Teleférico + Hambúrguer do Valle
  • Cavalgadas

Todos as informações passeios de verão podem ser consultadas aqui no site do Valle Nevado.

No inverno de 2017, passei alguns dias hospedada no Hotel Puertas del Sol e conto todos os detalhes aqui neste post. E aproveito para informar que, se você também quer viver essa linda experiência, o Valle Nevado está com descontos para reserva antecipada para a Temporada de Neve 2018.  A promoção é válida para os três hotéis (Valle Nevado, Puerta Del Sol e Tres Puntas) em reservas 100% pagas até 1º de abril de 2018. Saiba todos os detalhes aqui neste link.

Valeu muito a experiência do Hiking. Obrigada ao Valle Nevado e a B4tComm pelo convite.

Texto revisado por Bárbara Mussili, criadora do blog Refúgio Ameno.

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.

Artigos Relacionados

About the Author

Rosi Guimarães
Author with 262 posts
More about Rosi Guimarães

Sou Rosi Guimarães, mineira de Belo Horizonte, casada com Flávio e mãe do Arthur e da Yasmim. Moramos no Chile desde 2014. Relações Públicas e pós-graduada em cerimonial e organização de eventos. Deixamos uma vida bem estruturada em Belo Horizonte e cá estamos: NÓS NO CHILE!
- Facebook: nosnochile
- Twitter: @nosnochile
- Instagram:@blognosnochile
- snap: blognosnochile

7 Comments

  • Valle Nevado Ski Resort oferece descontos para quem voar pela Avianca Brasil
    16 de abril de 2018 - 10:24

  • Ana Maria Casolaro março 23, 2018 08.57 am

    Olá Rosi,
    Vou para Santiago em julho/2018 com família e amigos e suas dicas são valiosas! Pensei em ir para Cajon del Maipo, sem termas ou Valle del Yeso, somente o passeio pela região e San Jose del Maipo (proposta Indo pro Chiile). Você acha que vale à pena ou no verão é mais interessante? San Jose é uma cidade agradável, há coisas para ver? A paisagem na neve compensa para quem vai à Farellones e Valle Nevado? Muito obrigada pela ajuda.
    Ana

    Reply 
  • Stella março 06, 2018 08.05 pm

    Ola Rosi como vai?
    Pretendo ir p o Chile agora em julho com meu marido e mais 3 filhos. O que sugere que façamos? Eles terão 12, 10 e 6 meses. Pensei em ficar em um aparthotel em Santiago e fazer passeios p esquiar, Atacama, vinhos? Acha que dá certo?
    Obrigada
    Stella

    Reply 
  • Camilla fevereiro 13, 2018 01.00 pm

    Gostaria de uma informação…
    Meu marido e eu estamos querendo ir ao Chile no dia 22 de Maio, mandei um e-mail para o Valle Nevado pra saber o valor da hospedagem, mas retornaram dizendo que só abre de Junho a Setembro.
    Minhas duvidas são:
    Costuma ter neve no final de Maio?
    Se tiver neve, o Valle Nevado abre, mesmo que não seja pra hospedagem e sim para passar o dia e conhecer a neve?

    Obrigada

    Reply 
    • Rosi Guimarães fevereiro 16, 2018 08.20 am

      Oi Camila,
      A neve varia muito, ano passado teve neve em maio, mas impossível prever como será esse ano. O Valle Nevado fica aberto o ano todo, mas o hotel e as pistas de esqui só abrem quando já tem muita neve acumulada, geralmente em meados de junho. Você pode ir em qualquer época do ano para passar o dia no Valle Nevado.
      Abraço!

      Reply 
  • Julia Wollmann fevereiro 12, 2018 01.31 pm

    Olá Rosi! Tenho uma viagem marcada para o final de julho e vou alugar um carro para ir ao Vale Colchagua e também à Farellones. Gostaria de saber como funciona o uso das correntes no carro para neve. Consigo pedir na locadora do carro?

    Reply 
    • Rosi Guimarães fevereiro 16, 2018 08.18 am

      Oi Julia,
      Geralmente as locadores de veículos tem a corrente para alugar sim, se não tiver, na subida para a montanha tem opções de lugares para alugar também.
      Um abraço!

      Reply 

Gostou? Deixe aqui seu comentário

Valle Nevado
Rentcars - Nós no Chile

A AUTORA

Rosi Guimarães

Sou Rosi Guimarães, mineira de Belo Horizonte, casada com Flávio e mãe do Arthur e da Yasmim. Moramos no Chile desde 2014. Relações Públicas e especialista em cerimonial e organização de eventos. Deixamos uma vida bem estruturada em Belo Horizonte e cá estamos: NÓS NO CHILE!

TEMPERATURA

Santiago - Chile
6°
Weather from OpenWeatherMap