Inverno no Chile: o que levar na mala?

Como enfrentar o inverno no Chile? Muitas pessoas me perguntam sobre as roupas que devem trazer durante a viagem nesta época.

Então, resolvi escrever este post, contando nossa experiência com o frio por aqui e o tipo de roupa que usamos.

Morando no Chile há oito anos, fomos aprendendo o que é ideal para encarar o frio.

Mas, confesso que no começo passamos muitos perrengues até aprender que aquela blusa de moletom que a gente usava no Brasil, não suporta o frio do inverno chileno.

No dia 21 de junho começa o inverno no Chile, que vai até 21 de setembro. Então, se você vai viajar nesse período, é bom estar preparado para enfrentar as temperaturas que variam entre –2 e 18 graus em Santiago.

Desde que moramos aqui, há oito anos, essa tem sido a variação. Ou seja, alguns dias são mais frios, outros nem tanto. Já nas estações de esqui, na Cordilheira dos Andes, as temperaturas podem chegar a -15 graus.

É muito frio! Portanto, você precisa estar preparado!

Geralmente, o período de neve acontece entre meados de junho e meados de setembro, mas já vou logo avisando: não tem data certa para chegar.

Há anos que a temporada de neve antecipa, em outros anos, como em 2015, a neve atrasou e a temporada iniciou em meados de julho. Já em 2022 começou na primeira quinzena de junho. Ou seja, depende das condições climáticas.

A temporada de neve é a época em que os centros de esqui estão abertos e funcionando a pleno vapor, com muita neve. Por aqui, estamos ansiosos por muita neve em 2023.

Para suportar o inverno no Chile, o mais indicado é usar camadas de roupas. Tanto eu, como meu marido e filhos, usamos essa técnica.

Assim, não tem erro! Com estas dicas, vai ficar mais fácil você organizar a sua mala para o Chile.

Já me segue o Instagram para não perder nenhuma dica. Nos Stories eu passo dicas imperdíveis, que só quem mora pode dar!

Vamos lá!

O que colocar na sua mala para aguentar o inverno no Chile

Como expliquei, o ideal é pensar em camadas de roupas ao fazer a mala. Entenda melhor, a seguir:

1ª camada:

Para a primeira camada, você pode usar segunda pele ou malhas térmicas, que são peças diferentes.

A segunda pele é feita de microfibra, poliamida ou elastano. Já a malha térmica é mais potente, um tecido especial para suportar baixas temperaturas e manter o corpo aquecido, isolando o frio intenso do inverno no Chile.

Ambas são bem coladinhas ao corpo, tem opções para homens e mulheres. Vale a pena investir numa segunda pele já que é mais em conta que a malha térmica.

2ª camada:

É a camada intermediária. O ideal é um tecido apropriado, que chamamos aqui no Chile de polar ou fleece.

Ele serve como camada de isolamento térmico. Trata-se de um tecido bem leve, um pouco parecido com uma flanela mais grossa.

Para quem não tem e não quer adquirir uma peça de fleece porque provavelmente não vai usar no Brasil, pode ser uma blusa de moletom grossa ou de lã.

Mas, essa aí da foto é muito mais quentinha e de uma marca boa, Columbia. Como moramos aqui no Chile, vale o investimento.

 

3ª camada:

Por fim, a última camada tem que ser de agasalhos bem grossos, como sobretudos, jaquetas e parkas (nome usado aqui no Chile), que são essas de gominho e tecido sintético, como as da foto.

Além de quentinhas, são impermeáveis e servem para usar na neve. Ou seja, não podem faltar na mala de quem pretende curtir o inverno no Chile.

E se quiser ficar ainda mais elegante para sair à noite, o ideal é abusar de sobretudo e casacos mais pesados

Para complementar: gorros, cachecóis, lenços e luvas ajudam a manter o corpo quentinho. Ah, não se esqueça das meias, de preferência bem grossas.

Agora, uma dica para quem é friorenta como eu: as meias-calças grossas servem para colocar por baixo da calça jeans e ajuda a esquentar. Aqui no Chile tem opções para comprar até em supermercados.

Além das meias grossas, a bota, tanto para os homens quanto para as mulheres, é a melhor opção.

As mulheres podem abusar das botas, toucas e chapéus. Aproveite para esbanjar charme e beleza pelas ruas de Santiago.

E os homens não precisam ficar com vergonha, podem usar cachecol e gorros, todos aqui usam. Com tudo isso em sua mala você estará preparado para enfrentar o inverno aqui do Chile.

Enfim o segredo é apostar em peças pretas ou escuras, assim, dá para repetir mais de uma vez.

E lembre-se: lenços e cachecóis coloridos fazem a diferença.

Roupas de inverno: melhor comprar no Brasil ou no Chile?

Em Santiago existem várias lojas onde você encontra roupas de inverno. Acredito que em questões de quantidade de locais e variedade de agasalhos, o Chile ganha do Brasil. Sem contar que as roupas daqui estão preparadas para aguentar o inverno chileno.

As lojas H&M e a Decathlon  são duas boas opções de lojas para comprar acessórios para o frio. Afinal, você encontra de tudo: luvas, cachecóis, gorros para homens e mulheres.

Se você não tiver roupas de frio como essas, aconselho comprar aqui. Veja aqui o vídeo que eu falo onde encontrar.

Você também pode ler este texto, onde coloco o valor de algumas peças.

  • Dicas boas sobre o inverno no Chile:

Quando entrar em locais fechados ou com aquecimento, tire o seu agasalho, pois não é necessário usá-lo em local aquecido. Deixe para vestir novamente quando sair.

Nos passeios, recomendo levar, mesmo que em dias mais frios:

  • Protetor solar;
  • Protetores labiais;
  • Creme para as mãos;
  • Soro para o nariz;
  • Garrafinha de água.

E as roupas para esquiar é melhor alugar ou comprar?

Depende da quantidade de vezes que pretende usá-las.

Por exemplo, se for só um dia, não compensa comprar, mas se pretende conhecer outros centros de esqui e praticar o esporte outras vezes, aí vale o investimento da compra.

Minha sugestão é que, se for a primeira vez, o melhor é alugar, pois você nem sabe se vai gostar. Outra coisa, quando se aluga, há muitas opções e você pode escolher o que mais vai combina com você. Depois, na hora de comprar, já fica mais fácil.

Opções de roupas de esqui para aluguel: casacos, calças, botas e luvas. O conjunto completo custa entre $ 25.000 e $ 30.000 (R$150 e R$180).

Lembrando que Nós no Chile não é agência e não vendemos passeios.

Clica e faça um orçamento com as nossas agências parceiras. Todas testadas e aprovados por mim!

Boa viagem!

Vídeo de como fazer uma mala para o Chile no inverno:

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao comentar você concorda com nossa Política de Privacidade

Comentários