Restaurante La Ruca

La Ruca – O Tradicional Restaurante Chileno

Localizado na região de San Felipe, precisamente em Bucalemu, a pouco mais de uma hora de Santiago, o La Ruca tem mais de 50 anos de tradição. Mantém uma decoração original e bastante rústica, inclusive o chão de terra – um dos poucos no Chile autorizados pelo Sernatur.

Restaurante La Ruca

Restaurante La Ruca

O comando do restaurante já está na 4ª geração da família. Há mais de 50 anos quando tudo começou o único prato servido no restaurante era o chancho – carne de porco. A família era criadora de porcos e vendia a carne, mas os clientes começaram a pedir a Doña Zarela para cozinhar um pedaço da carne para provarem e foi assim que tudo começou.

Restaurante La Ruca

Hoje em dia o cardápio é bem variado, a carne de porco continua sendo o “carro-chefe” da casa, mas tem outras variedades, como:: pastel de choclo, cazuela, lomo a la pobre, parrillada são algumas das delícias que você vai poder provar no La Ruca. Sem contar, os deliciosos postres (sobremesas).

Já na portaria você percebe que está entrando num mundo bem chileno. Na recepção uma coleção de Condoritos – personagem mais famoso das revistinhas em quadrinhos do Chile e vários carros. Paixões do atual comandante do restaurante, Ricardo Figueroa.

Restaurante La Ruca

Segundo o Ricardo Figueiroa a decoração do restaurante é com base nos objetos que eles ganham dos clientes. As mesas e cadeiras são feitas de troncos de madeira, a sensação é a de que você está numa loja de antiguidades. As bandeiras do Chile estão por toda parte.

Restaurante La Ruca

Restaurante La Ruca

Nós optamos por comer uma parrillada. Demorou um pouco para sair , mas como dizem aqui: estava rica! Parrillada é esse prato com diferentes tipos de cortes de carnes grelhadas, com batatas cozidas, vem em um recipiente com brasas na parte de baixo que mantém as carnes quentes. 

Restaurante La Ruca

Depois da barriguinha cheia o simpático Ricardo Figueroa e seu pai também Ricardo vieram a nossa mesa nos contar com orgulho a história do restaurante. Eles nos mostraram os livros que guardam de recordação com as mensagens dos clientes. Tem mensagem de turista brasileiro! Já são mais de 5 livros que fazem parte da história do La Ruca, todos encampados em couro e guardados com muito carinho, como uma relíquia.

Restaurante La Ruca

Restaurante La Ruca

Perguntei para eles qual é o prato mais vendido da casa. Sem pensar duas vezes responderam: – O arrollado. Saiba mais aqui. Vamos ter que voltar para experimentar esse prato tão famoso do La Ruca.

Eles contam com orgulho que antigamente não tinha luz elétrica, que tudo era muito mais difícil, as primeiras mesas e cadeiras do restaurante eram emprestados pelos vizinhos. E com muito amor e carinho com que sempre preparam a comida, o restaurante foi crescendo e hoje vive cheio para almoço e jantar. É uma tradição sair para almoçar no La Ruca, o local estava cheio, não tinha nenhuma mesa desocupada. Os donos consideram o restaurante como um lugar de campo, para você se sentir em casa. O Ricardo Figueiroa mostra os livros de culinária em que o restaurante já foi destaque.

Restaurante La Ruca

Foi um dia delicioso, degustando comidas chilenas e batendo um bom papo com quem tem orgulho do que faz. Saímos de lá muito felizes. É longe de Santiago, mas dá aproveitar a viagem e conhecer boas vinícolas da região do Valle de Aconcágua, entre elas: Errazuriz, Viña San Esteban. Outra opção é conhecer Portillo , que também está nesse mesmo trajeto.

Restaurante La Ruca

Apesar de ser distante de Santiago, a estrada é muito boa e o restaurante de fácil acesso. Agradeço ao Enzo Flávio pelo convite para conhecer esse restaurante tão tradicional. E aos donos, Ricardo Figueroa, pai e filho, que nos receberam com muito carinho. E ainda ganhei presente! Levei pra casa uma lindo Condorito de lembrança. Adorei. Obrigada pelo carinho. Mais um rincón ou picada descoberta aqui no Chile.

Restaurante La Ruca

 Restaurante La Ruca

Como chegar:

  • El Rincón de Curimón, Valle de Aconcagua. 

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.

 

Artigos Relacionados

About the Author

Rosi Guimarães
Author with 236 posts
More about Rosi Guimarães

Sou Rosi Guimarães, mineira de Belo Horizonte, casada com Flávio e mãe do Arthur e da Yasmim. Moramos no Chile desde 2014. Relações Públicas e pós-graduada em cerimonial e organização de eventos. Deixamos uma vida bem estruturada em Belo Horizonte e cá estamos: NÓS NO CHILE!
- Facebook: nosnochile
- Twitter: @nosnochile
- Instagram:@blognosnochile
- snap: blognosnochile

3 Comments

  • Maria Alice Santiago outubro 02, 2017 09.02 am

    Oi Rosi

    Estarei em santiago me interessei em conhecer o restaurante La Ruca , como faço para chegar lá?

    Reply 
    • Rosi Guimarães outubro 04, 2017 11.13 am

      Oi Maria Alice,
      Acabei de complementar essa informação no post e o mapa de como chegar lá. Nós chegamos com o aplicativo Waze, mas não é difícil, quando estiver chegando tem várias placas explicativas.
      Abraço!

      Reply 
  • nilson setembro 23, 2017 06.11 pm

    sim…vi que solicitou reservar pelo bokking…porem me tira uma duvida eu quero pagar no boleto..Ha esta opcao>?Agradeco…tb sou de Minas…Pocos de caldas.Gracas

    Reply 

Gostou? Deixe aqui seu comentário

A AUTORA

Rosi Guimarães

Sou Rosi Guimarães, mineira de Belo Horizonte, casada com Flávio e mãe do Arthur e da Yasmim. Moramos no Chile desde 2014. Relações Públicas e especialista em cerimonial e organização de eventos. Deixamos uma vida bem estruturada em Belo Horizonte e cá estamos: NÓS NO CHILE!

Rentcars - Nós no Chile
10% de desconto - Brazilian Travel Card

TEMPERATURA

Santiago - Chile
16°
Weather from OpenWeatherMap