Maio no Chile. Será que já tem neve no Valle Nevado?

por Rosi Guimarães

Estamos em maio, outono. Fiquei sabendo de uma nevasca forte na Cordilheira dos Andes, resolvi subir as montanhas para conferir e acabei encantada com o que vi e tenho certeza que você também vai ficar! E vou responder a pergunta que todos querem saber: já tem neve no Valle Nevado? A resposta está nas fotos.

Neve no Chile maio2017402

Logo na subida já deu para perceber que estava tudo branquinho. A estrada estava linda.

Neve no Chile maio2017395

Neve no Chile maio2017397

Neve no Chile maio2017396

As nevascas dessa semana nos fazem pensar que a  temporada 2017 promete! Já deve ter uns 40 centímetros de neve acumulada, e a previsão é de que semana que vem ela vai continuar caindo. Confira a previsão aqui. Deixamos Farellones para a volta e seguimos direto para Valle Nevado. E o caminho para o Valle estava cheio de neve. Até parecia nuvens.

Neve no Chile maio2017399

  • Pelo aplicativo do Valle Nevado você consegue ver fotos da montanha em tempo real , clique aqui.

E o Valle estava assim… simplesmente perfeito!

Neve no Chile maio2017401

Neve no Chile maio2017407

E a estação preferida dos brasileiros promete abrir a temporada no dia 23 de junho e vai até 22 de setembro. Período em que você vai poder se hospedar em um dos hotéis do complexo e curtir as pistas de esqui. Com tanta neve, vamos torcer para a antecipação da temporada, mas nada oficial ainda.

Neve no Chile maio2017404

O Valle Nevado tem 3 opções de hospedagens. O Hotel Valle Nevado é o mais exclusivo e oferece acesso direito as pistas. Tem o Puerta del Sol, que é ideal para famílias porque tem alguns quartos conectados e está localizado a 50 metros das pistas de esqui, conta também com acesso direto a piscina aquecida. E tem as opções de Apartamentos mobiliados, com 1, 2 ou 3 quartos e capacidade para até 8 pessoas. Acesse aqui e fique por dentro das promoções.

Olha como estava a gôndola que a sempre tira aquela fotinha para levar de recordação.

Neve no Chile maio2017400

Depois que a temporada 2017 for aberta, se não quiser se hospedar, você também tem a possibilidade de passar o dia. Fazer aulas para aprender a esquiar, alugar equipamentos e roupas e repor as energias no restaurante Bajo Zero, com uma vista incrível para as montanhas de gelo.

Tinha tanta neve que era impossível chegar até a piscina do hotel. Parecia algodão, deu até vontade de virar criança e mergulhar nessa imensidão de gelo.

Neve no Chile maio2017405

Neve no Chile maio2017406

Farellones também estava lindo e cheio de neve.

Neve no Chile maio2017414

A paisagem com árvores e suas casinhas de telhados dá um charme na estação, e com neve fica tudo ainda mais lindo. Farellones é um pueblo de montanha, ou seja, nesse local vive um povoado em suas casinhas de pedra e madeira, que se sustentam pelo turismo de neve.

Neve no Chile maio2017413

O Parque Farellones tem diversão para quem não quer esquiar, como o famoso tubing – que é uma boia gigante que você senta e desce pela pista de gelo. Confira aqui.  No dia da minha visita o tubing ainda não estava funcionando, mas a silla panoramica já estava liberada para uma voltinha e custava $5.000 (R$25,00), preço que deve mudar na temporada de neve. os valores da temporada 2017 ainda não foram divulgados.

Neve no Chile maio2017411

Farellones, La Parva e El Colorado ainda não divulgaram a data de abertura de temporada 2017, mas geralmente abrem primeiro que Valle Nevado, foi assim nos anos anteriores.

Você vai me perguntar: Rosi, vou em agosto, vai ter neve ainda? Essa neve vai durar até junho? Em julho terá neve. E eu vou avisando. O período de neve, é geralmente, de meados de junho até meados de setembro, mas quem manda é a mãe natureza. A dica é ir acompanhando a previsão, que pode ser vista por esse site. 

Neve no Chile maio2017410

Eu realmente fique encantada com o que vi e aproveitei para tirar muitas fotos. Olha essa de Farellones que charme. Me senti naquelas vilas de Papai Noel que os shoppings montam nos finais do ano.

Neve no Chile maio2017415

Dá para se hospedar em Farellones também, a leitora Sabrina ficou com a família no Hotel Chalet Valluga e conta sua experiência aqui nesse post.

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.

 

Posts Relacionados

44 comentários

Reinaldo Oliveira Silva 12 de maio de 2019 - 16:39

Olá, eu e a minha esposa estamos indo agora dia 17 de maio para Santiago do Chile, também não queremos esquiar ou coisa do tipo, queremos apenas conhecer a neve, será que vamos dar sorte?

Reply
Rosi Guimarães 13 de maio de 2019 - 08:00

Oi Reinaldo,
Vamos torcer, por enquanto nada de neve por aqui ainda.
Boa viagem!

Reply
carla 15 de abril de 2019 - 10:41

Oi Rosi! Eu e meu namorado vamos no período de 8- 15 de junho! Você acha que é possível encontrar neve? Não queremos esquiar, queremos apenas subir o valle nevado para poder conhecer a neve. Será que nessa época já é possível encontrar?

Reply
Rosi Guimarães 15 de abril de 2019 - 14:21

Oi Carla,
Sim, é possível. Vamos torcer para as condições climáticas ajudar e a neve chegar com tudo!
Abraço!

Reply
Rafael Piccinelli 25 de março de 2019 - 13:32

Oi Rosi ! Tudo bem? Nossa muito legal seu blog. Eu e minha mulher iremos viajar para o CHILE – Santiago em 2 de maio e eu queria MUITO ver neve. Mesmo que não esteja nevando, queria muito visiar Cajón del Maipo. Você sabe me indicar como consigo uma excursão para la? seria realmente apenas com a CVC, ou existem por lá, lugares em que consigo agendar uma excursão? Muito obrigado !

Reply
Rosi Guimarães 26 de março de 2019 - 11:15

Oi Rafael,
Nós temos agências parceiras aqui no blog, você pode contratar antecipadamente com eles https://nosnochile.com.br/parceiros/
Um abraço!

Reply
Fernanda 4 de maio de 2018 - 02:24

Oi Rosi, estou indo para Santiago agora dia 15 de maio, tenho olhado a previsão do tempo e parece que não vai estar nevando… mesmo assim vale a pena visitar o Valle Nevado e Farellones? Teria alguma sugestão de qual o melhor para estas épocas em que não nevam? Qual o melhor meio de transporte para ir para lá?
Obrigada desde já

Reply
Clara 23 de março de 2018 - 00:34

Oi Rosi, adorei o site. Quero viajar com meu namorado pro Chile agora dia 24 de maio. Vi que você mora aí já fazem alguns anos, acha que existe a possibilidade de estar nevando nessa data esse ano? E, se não, tem alguma região do Chile que você me indicaria que possivelmente já tenha neve?
Desde já, obrigada!

Reply
Rosi Guimarães 26 de março de 2018 - 14:27

Oi Clara,
sinceramente não dá para prever a neve com tanta antecedência. Difícil saber se terá neve na data da sua viagem. ano passado teve, quem sabe esse ano teremos a mesma sorte né? Vamos torcer!
Um abraço!

Reply
Dany 27 de abril de 2018 - 16:27

Oi Rosi,

Vou para Chile no dia 17/07 a 23/07, tem possibilidade de nevar?

Reply
Rosi Guimarães 1 de maio de 2018 - 16:24

Oi Dany,
julho sempre tem possibilidade de neve. Pelos menos nesses 4 anos que eu moro aqui sempre nevou em julho.
Abraço!

Reply
Nuila 28 de fevereiro de 2018 - 07:31

Oii Rosi, tudo bem?
Ótimo post 😉
Estarei indo no final de abril e ficar no Chile até dia 04 de maio, conseguirei ver neve em alguma região do Chile?
Ahh! E vc tem alguma recomendação de agência de passeios e compra de roupas?
Obrigadaaa..

Reply
Rosi Guimarães 6 de março de 2018 - 17:46

Oi Nuila, tudo bem?
Dificilmente tem neve nessa data, mas não é impossível. Vamos torcer!
Abraço!

Reply
venaglia 20 de novembro de 2017 - 19:18

Oi Rosi, tudo bem? precisamos de sua ajuda….
Estamos planejando ir para o Chile entre 10 e 15 de maio de 2018. Pensamos (eu e minha esposa) em ficar Santiago Suite Apartment (sem cafe da manha mas com um mercado abaixo do prédio).
Achamos um bom preço no pacote pela Decolar.
Ocorre que estamos com dificuldades para calcular quanto que iremos gastar nos 5 dias que ficaremos lá.
Nossa dificuldade está em refeições, traslados entre aeroporto e hotel. Os passeios pensamos em fechar pela decolar…

Tem alguma sugestão para nós?

Abraços e obrigado

Reply
Laís Garcia 24 de outubro de 2017 - 14:54

Oi Rosi! Amei seu blog, entro todos os dias!
Estou pensando em ir para o Chile em junho, no começo do mês, talvez dia 07 de 2018.
Eu consigo esquiar se tiver neve? O Valle já estará aberto?
Li um post seu dizendo que o Valle fica aberto o ano todo, mas me confundi quando li: *Valle Nevado anunciou a abertura da temporada 2016 para o dia 24 de junho e vai avaliar a possibilidade de adiantar para o final de maio, mas nada certo ainda.*
Pode me ajudar, por favor? 🙂
Obrigada!!!

Reply
Rosi Guimarães 25 de outubro de 2017 - 18:14

Oi Laís, tudo bem?
O Valle fica aberto o ano todo, mas a abertura da temporada de neve – que é quando dá para esquiar, ou seja, abrem as pistas de esqui, é entre meados de junho até meados de setembro. Então dia 07 de junho dificilmente estará aberto para esqui, melhor no final do mês, mas tudo depende da quantidade de neve no período, as pistas só abrem com um determinada quantidade de neve, que é o que garante a qualidade das pistas.
Abraço!

Reply
Laís 30 de outubro de 2017 - 12:36

No começo de junho é normal nevar?

Muito obrigada Rosi 🙂

Reply
Rosi Guimarães 7 de novembro de 2017 - 09:46

Oi Laís,
A neve não tem data certa para chegar, geralmente em meados de junho já tem neve, mas esse ano ela chegou antes e em maio já tinha neve. É imprevisível, não dá para ter certeza da data.
Um abraço!

Reply
maria da penha mesquita. 19 de setembro de 2017 - 20:13

Olá Rosi, quero saber se no mês de Abril é quente ou frio?

Reply
Rosi Guimarães 20 de setembro de 2017 - 10:49

Oi Maria da Penha,
Você deu uma lida nesse meu post? Aqui tem todas as informações:https://nosnochile.com.br/chile-qual-e-a-melhor-epoca-do-ano-para-viajar/
Um abraço!

Reply
Juliana 8 de junho de 2017 - 18:25

Ola Rosi
Boa noite

Irei para o vale nevado em novembro… você acha que ainda terá neve? Vi um comentário que ano passado teve..
tem algum lugar no Chile que vc conheça e que neve pelo começo de novembro?

Obrigada
Juliana

Reply
Rosi Guimarães 9 de junho de 2017 - 09:02

Oi Juliana,
Como já respondi a mesma dúvida da Joyce, não é um mês comum de neve, a temporada de neve, geralmente, é de meados de junho até meados de setembro. Mas… Tudo depende das condições climáticas, é a mãe natureza quem manda. No ano passado teve nevascas em novembro, mas não é comum. Infelizmente em novembro não dá para garantir neve no Chile.
Um abraço!

Reply
Joyce 8 de junho de 2017 - 11:29

Oi Rosi.. tudo bem?
Eu vou para o Chile em outubro.
Ainda terá neve no Valle Nevado?!
Muito obrigada!

Reply
Rosi Guimarães 9 de junho de 2017 - 08:57

Oi Joyce,
Não é um mês comum de neve, a temporada de neve, geralmente, é de meados de junho até meados de setembro. Mas… Tudo depende das condições climáticas, é a mãe natureza quem manda. No ano passado teve neve em outubro sim, mas não é comum.
Um abraço!

Reply
Luciana Rocha 31 de maio de 2017 - 08:04

Olá Rosi, tudo bem?
Estou indo pro Chile dia 19. Gostaria que me indicasse agências para fechar os passeios até o Valle Nevado + Farellones e Cajon del Maipo + Embalse el Yeso.
Recebi algumas mensagens via Facebook após comentar alguns posts, mas gostaria que fosse uma agência de confiança.

Obrigada

Reply
Graziella 23 de maio de 2017 - 18:26

Oie, tudo bem?? Ando lendo seu blog há um tempo, pois estou pensando em ir pro Chile em agosto com meu namorado… Queria saber o q vc acha da estação El Colorado?? Pensamos em ficar no Valle Nevado, mas é beeem mais caro, né?! Queríamos mesmo ficar num hotel, e não em aps ou pousadas, pra ter mais comodidade e conforto. Seriam 3 ou 4 noites, vc recomenda algum hotel e/ou estação?? Obrigada!! =]

Reply
Patrícia Carneiro 23 de maio de 2017 - 15:50

BOA TARDE! ESTAREI EM SANTIAGO DE 16 A 22 DE JULHO. ALEM DA CIDADE E ALGUMAS VINÍCOLAS, GOSTARIA DE SABER O QUE VALE A PENA VISISTAR NA CORDILHEIRA. LI QUE NÃO É UMA BOA ÉPOCA PARA IR AO CAJON DEL MAIPO, É VERDADE? ESTAVA INTERESSADA PORQUE NÃO SEI ESQUIAR. PARA IR AO VALLE NEVADO SEM ESQUIAR, PODE NÃO VALER A PENA.

Reply
carol 22 de maio de 2017 - 18:10

que legal seu site!!! A-d-o-r-e-i!!!! e vai me ajudar muito!!

Reply
Rosi Guimarães 24 de maio de 2017 - 11:24

Que bom Carol!!!
Feito com muito carinho e dedicação para incentivar as pessoas a conhecerem esse país maravilhoso!
Abraço!

Reply
Lucas Pacheco 20 de maio de 2017 - 17:12

Parabéns pelo blog, eu e minha noiva iremos em julho para Santiago e pegamos muitas dicas por ele. Estou com uma dúvida, nossa intenção era chegar em Santiago e pegar um onibus direto para Mendoza, retornando depois de 2 dias. Mas andei lendo que devido o tempo a estrada pode fechar (vamos em julho). Estou pensando em cancelar a ideia de Mendoza, o que vc acha ?

Reply
Maíra 16 de maio de 2017 - 14:46

Oi! Estou adorando seu blog pra montar minha primeira ida à Santiago!!
Vamos agora, no início de junho e eu gostaria muito de ir até o Embalse el Yeso. Queria alugar um carro pra dar mais independência ao passeio, mas tenho receio sobre a estrada, vc acha que é tranquilo?

Reply
Bruna Manara Bressanim 16 de maio de 2017 - 12:17

Oi Rosi, eu e meu marido vamos pela terceira vez para Santiago em 29 de junho, adoramos aí. Queria saber se você tem alguma indicação de empresa de turismo que possamos fechar um SkiDay para o Valle Nevado, esse pacotes que incluem tudo sabe?
Abraços

Reply
Rosi Guimarães 18 de maio de 2017 - 15:46

Oi Bruna, tudo bem?
Repare que ao final desse post tem um formulário que você pode preencher para receber um orçamento: http://nosnochile.com.br/tour-panoramico-valle-nevado-e-outras-estacoes/
Um abraço!

Reply
tassiane 16 de maio de 2017 - 10:13

Bom dia Rosi.
Rosi irei para o Chile com meu marido dia 01/07 e ouvi dizer que dia 02/07 será um feriado irrenunciável, não sie o que fazer nesse dia, o que vc me aconselharia de turismo?
Adoro seu blog. Parabéns.

Reply
Amanda Raisla 15 de maio de 2017 - 23:47

Olá Rose!
Meu último dia no Chile é dia 23, (dia 24/06 é minha volta), bem no dia que Valle Nevado abre, vale a pena fazer bate e volta para conhecer? ou Farellones é mais indicado? (acho que não daria tempo de esquiar, a última vez esquiei há uns 7 anos).
Vcs fazem esse passeio bate e volta? quais agências posso comprar para fazer? melhor comprar aí ou no Brasil antes da viagem?
Obrigada pelos posts completos! estão me ajudando muito a montar meu roteiro!
um abraço:)

Reply
Rosi Guimarães 16 de maio de 2017 - 09:30

Oi Amanda,
Quando não é para esquiar da para fazer Valle e Farellones no mesmo dia. Vou colocar o link de um post aqui e ao final desse post tem um formulário que você pode preencher para receber um orçamento. É melhor fechar antes: http://nosnochile.com.br/tour-panoramico-valle-nevado-e-outras-estacoes/
Um abraço e boa viagem!!!

Reply
Flavio Cavinato 15 de maio de 2017 - 14:39

Boa tarde Rosi.
Vou com minha família (3 adultos e uma criança) para Santiago na próxima quinta, 18/5. O que você recomendaria de turismo nessa região com neve para 4 brasileiros que nunca viram neve.
Não fazemos questão de esquiar, pois não sabemos e o orçamento anda curto, mas passeios, em geral, o que seria legal?
Muito obrigado desde já e um abraço.
Flavio

Reply
Rosi Guimarães 16 de maio de 2017 - 09:38

Oi Flávio,
O ideal é fazer um tour panorâmico para as estações, como esse que fiz e relatei aqui nesse post: http://nosnochile.com.br/tour-panoramico-valle-nevado-e-outras-estacoes/
Um abraço e boa viagem!

Reply
Lucas 15 de maio de 2017 - 11:20

Rosi, boa tarde. Gostei muito do seu blog. Sempre muita informacao util e completa. Gostaria de uma informacao, encontrei passagem com um
Bom preço e vou viajar pra santiago ne 14/08-21/08 e gostaria de esquiar no valle nevado, nesse período costuma geralmente ter neve? O valle nevado ainda esta aberto? Obrigado pela ajuda!!!

Reply
Rosi Guimarães 16 de maio de 2017 - 09:41

Oi Lucas,
Sim, está aberto e com neve. sugiro que você leia os posts aqui do blog relacionados às estações de esqui. Tem muitas dicas e informações importantes: http://nosnochile.com.br/categorias/bate-e-volta/estacoes-de-esqui/
Um abraço!

Reply
MARIA RAPHAELA SILVA DE PAIVA 15 de maio de 2017 - 11:06

Rodi, bom dia!
Iremos dia 21/06 para Santiago e vou chegar às 01:20 do dia 22 e estou com muitas dúvidas em relação à moeda que devo levar. Ninguém consegue me ajudar, você pode tentar, pro favor? Hahaha
1. Troco o real por dólar aqui no Brasil, levo dólar e troco por peso em Santiago? Ou troco o real por peso direto aqui no Brasil e levo peso? Como faço essa conta?
2. Qual casa de câmbio de Santiago você recomenda?
3. Qual o valor ideal de pesos que devemos ter em mãos quando chegarmos ao aeroporto para irmos ao hotel?

Por enquanto é só isso!
Muito obrigada!

Reply
Rosi Guimarães 16 de maio de 2017 - 09:44

Oi Maria,
tudo respondido aqui nesse post: http://nosnochile.com.br/chile-real-dolar-ou-cartao-de-credito/
Um abraço!

Reply
viviane 15 de maio de 2017 - 10:06

Rosi, iremos dia 22 de junho para Santiago, e vsito seu blog quase todo dia, para ver dicas. Primeira vez viajando pra fora do Brasil. E Santiago foi nosso destino escolhido. Obrigada pelas dicas compartilhadas aqui.

Reply
Rosi Guimarães 16 de maio de 2017 - 09:46

Oi Viviane, tudo bem?
Obrigada. O blog é feito com muito carinho e dedicação.
Uma ótima viagem pra você. Tenho certeza que vai amar o Chile.

Reply

Gostou? Deixe aqui seu comentário