Minicurso de vinhos no Chile833

Minicurso de degustação de vinhos com jantar harmonizado

[Atualizado em novembro de 2017] Viajar para o Chile e ter a oportunidade de voltar ao Brasil com um aprendizado sobre o vinho chileno já seria muito bom.  E se esse aprendizado fosse em português, em um ambiente descontraído e ainda harmonizado com comida chilena, seria melhor ainda não é? Isso já pode se tornar uma realidade.

Minicurso de vinhos no Chile

Minicurso de degustação de vinhos com jantar harmonizado – essa é a proposta do brasileiro Artur Farias, que mora no Chile há 8 anos. “Desde que vim morar em Santiago, minha paixão e curiosidade por essa bebida aumentava a cada degustação, feira ou evento que eu participava e, principalmente, depois de cada tour que eu fazia nas mais diversas vinícolas chilenas”, conta. Artur é pós-graduado em vinhos chilenos pela Universidad Catolica e tem a certificação nível 1 e 2, da maior e mais reconhecida instituição de formação de vinhos no mundo, a escola inglesa WSET.

Minicurso de vinhos no Chile

O Artur Farias é o instrutor do Wine Taste 360º, um  minicurso de vinhos. Nesse curso,  ele bate um papo bem descontraído e regado a espumante, vinhos brancos e tintos e comida chilena. É uma proposta exclusiva para os turistas brasileiros que querem aprender sobre a bebida mais famosa do Chile. 

E agora em novembro, depois de 4 meses de sucesso do Wine Taste com mais de 450 pessoas atendidas, tem novidades no ar: cardápio novo – novas comidinhas e vinhos. Por isso voltei aqui para atualizar o post e contar todas as novidades da versão primavera verão.

Cardápio Primavera-verão 

Na semana passada tive a grata surpresa de chegar no minicurso e encontrar vários leitores do blog. Turminha bacana que rendeu uma bela foto. Leia o post até o final para saber todos os detalhes do minicurso de vinhos harmonizado.

Wine Taste Minicurso de vinhos Chile (8)

A surpresa já começa com o espumante da entrada – RUI, feito da planta Ruibarbo, originária da Asia. É produzido na Patagônia chilena, cor rosa claro e bem diferente de tudo que já provei. Um espumante feito 100% de planta, sem nada de uva. Pãezinhos variados para acompanhar!

Em seguida foi servido o Pinotel – Bodegas RE. Também um vinho surpreendente. Uma mescla de Pinot Noir com Moscatel. Cor meio laranja, meio rosa, aromas marcantes e leve em boca. Eu já conhecia e é realmente um vinhaço! Para acompanhar: um delicioso ceviche.

Hora do tradicional Max Reserva Chardonay, da vinícola Errazuriz. Também um vinho de excelente qualidade, fácil de beber. Harmonizado com Yuca recheada com queijo (mandioca).

Momento de começar a degustar os vinhos tintos. Tectonia Pinot Noir, da Bodegas Volcanes. Eu não conhecia esse vinho, surpresa boa! Acompanhando de truta com champions, harmonização perfeita.

O vinho dos brasileiros continua reinando no cardápio. Dessa vez um Tunquen Malbec, da vinícola Attilio & Mochi. Esse malbec é um espetáculo, também já conhecia. Harmonizado com medalhão de file com purê de feijão branco, muito bom!

Wine Taste Minicurso de vinhos Chile

A sobremesa não mudou, fez tanto sucesso que foi mantida a mesma do cardápio de inverno.  Celestinos com sorvete de baunilha, acompanhado de um vinho Fortificado DU – Casa Donoso.

Wine Taste Minicurso de vinhos Chile (7)

Continue lendo o post para saber mais detalhes do minicurso de vinhos com jantar harmonizado. São servidos 1 espumante, 5 vinhos, 4 pratos salgados e 1 sobremesa. Em cada vinho, uma explicação, uma história e muita descontração.

Minicurso de vinhos no Chile

Cardápio Inverno

Aproveitei que meu irmão e cunhada estavam nos visitando na semana passada e os levei para conhecer a novidade. O aprendizado começa com uma conversa na recepção do La Vinocracia, local do curso. Enquanto esperávamos a chegada de todos os participantes, degustamos um delicioso espumante Undurraga.

La Vinocracia

La Vinocracia

Todos chegaram. Era uma turminha de no máximo 12 pessoas, e nesse dia, não sei se era coincidência ou se foi armação do Artur, mas todos os participantes eram mineiros (como eu) e o tempo todo se escutava uai, expressão muito comum no meu estado natal. No começo todos estavam meio tímidos, mas no final já estávamos trocando receitas de comidas mineiras.

Voltando ao curso. Ele começa na adega do restaurante/bar La Vinocracia, que conforme informado pelo Artur, é o bar com a maior carta de vinhos do Chile, são mais de 1.200 rótulos.  Esse é um dos motivos da escolha do local. Lá mesmo, ao final do minicurso, é possível comprar vinhos com desconto.

Minicurso de vinhos no Chile

Minicurso de vinhos no Chile

Depois de algumas explicações nessa adega sobre o espumante que estávamos tomando e uma introdução sobre o mercado do vinho chileno, subimos para o espaço montado exclusivamente para o curso. Pude perceber que tudo é preparado com muito carinho, a mesa do jantar já estava montada com as 5 taças ( para a degustação dos 5 vinhos), vários pães, azeites e molhos, dentre eles o pebre, que é bem chileno.

Minicurso de vinhos no Chile

Minicurso de vinhos no Chile

Minicurso de vinhos no Chile

Começou o jantar. A primeira harmonização, um Tabali Sauvignon blanc do Valle de Limari com Tartar Atum da Ilha de Pascoa. Simplesmente maravilhoso. Enquanto degustávamos, o Artur explicava sobre o Valle, a uva, a premiação do vinho e outras informações importantes.

Minicurso de vinhos no Chile

Minicurso de vinhos no Chile

Minicurso de vinhos no Chile
O segundo vinho é um Chaopa Cordilleramar, uva 100% Pedro Ximenez, Valle Chaopa. Uma novidade para mim, que nunca tinha ouvido falar nessa cepa. Ele foi harmonizado com um delicioso Carpaccio de filé. E o aprendizado continuava. Nesse momento, o tema era as grandes vinícolas no Chile, as novas tendências: vinhos orgânicos, naturais e biodinâmicos. Para você ver que apesar de ser um minicurso, ele é bem completo.

Minicurso de vinhos no Chile

Passamos então para o terceiro vinho. Ambiente bem agradável, pessoas à vontade, enfim, um clima muito bacana. E veio a surpresa! O terceiro vinho é produzido por um casal de brasileiros que moram no Chile – Attilio & Mochi Sucre – 100% Carmenere, Valle de Maule.

  • Tem post da vinícola dos brasileiros no blog – Attilio & Mochi – Confira aqui.

Harmonizado com arrollado com purê de feijão branco, uma comidinha bem chilena, típica do campo, ou como bom “minerês”, da roça chilena. Não vou dar detalhe, você tem que provar! Se eu ficar contando tudo não tem graça né gente? Tenho que deixar alguma novidade. Aliás, eu fiquei surpreendida e acho que você também vai ficar. Estou aqui escrevendo o post e já com vontade de voltar.

Minicurso de vinhos no Chile

Minicurso de vinhos no Chile

Vamos ao quarto vinho? Entre um gole e outro, Artur foi nos ensinando tudo sobre os vinhos. Undurraga TH Carignan – 100% Carignan, do valle de Maule. Cepa pouco conhecida, dos que estavam no curso, só eu e meu marido Flávio já havíamos experimentado. Harmonizado com chuleta de cordeiro com batatas. Perfeito! Ficou com água na boca né? Eu também.

Minicurso de vinhos no Chile

Minicurso de vinhos no Chile

E para finalizar! Sim, infelizmente o minicurso cheio de delícias chegou ao fim. E o último vinho é Casa Donoso – DU – Fortificado, 100% Carmenere. Novidade para mim também. Vinho doce para acompanhar a sobremesa – paqueques celestinos recheados com doce de leite + bola sorvete de creme. O curso se encerra com todos bem à vontade e a risada é garantida entre a mineirada. O Artur é gaúcho, coitado, sofreu com a nossas piadinhas.

Minicurso de vinhos no Chile

Minicurso de vinhos no Chile

Apresentação Wine Taste 360º

Apresentação Wine Taste 360º

Foi uma experiência que valeu muito a pena. Conhecer um pouco mais sobre os vinhos chilenos e provar comidas diferentes foi incrível. Meu irmão e cunhada também adoraram, pois todos os vinhos que eles provaram eram novidade.

Minicurso de vinhos no Chile

Viajar para outro país é isso. É ter a oportunidade de levar para casa mais do que lindas fotografias, levar também conhecimento, cultura, sabores e experiências que ficarão para sempre na memória.

Informações:

  • O curso/jantar tem duração de  3 horas;
  • Acontece das 20:30 as 23:30 horas;
  • Segundas, terças, quartas e quintas-feiras. Assim ficam mais fácil você escolher o melhor dia!
  • Local: La Vinocracia – Irarrázaval 3470 –  Plaza Ñuñoa

Agradeço a Wine Taste 360º pelo convite para participar desse momento delicioso!

Faça a cotação para participar do minicurso Wine Taste 360°. Basta preencher o formulário abaixo!

Captura de Tela 2017-08-06 às 19.26.43

 

Artigos Relacionados

About the Author

Rosi Guimarães
Author with 236 posts
More about Rosi Guimarães

Sou Rosi Guimarães, mineira de Belo Horizonte, casada com Flávio e mãe do Arthur e da Yasmim. Moramos no Chile desde 2014. Relações Públicas e pós-graduada em cerimonial e organização de eventos. Deixamos uma vida bem estruturada em Belo Horizonte e cá estamos: NÓS NO CHILE!
- Facebook: nosnochile
- Twitter: @nosnochile
- Instagram:@blognosnochile
- snap: blognosnochile

2 Comments

  • Grasiela outubro 26, 2017 05.37 pm

    Adorei… Vou com algumas amigas depois do Natal. Queria saber qto por pessoa??

    Reply 
    • Rosi Guimarães novembro 07, 2017 09.28 am

      Oi Grasiela,
      Tudo bem? Reparou que no final do post tem um formulário? É só preencher para você receber um orçamento.
      Um abraço!

      Reply 

Gostou? Deixe aqui seu comentário

A AUTORA

Rosi Guimarães

Sou Rosi Guimarães, mineira de Belo Horizonte, casada com Flávio e mãe do Arthur e da Yasmim. Moramos no Chile desde 2014. Relações Públicas e especialista em cerimonial e organização de eventos. Deixamos uma vida bem estruturada em Belo Horizonte e cá estamos: NÓS NO CHILE!

Rentcars - Nós no Chile
10% de desconto - Brazilian Travel Card

TEMPERATURA

Santiago - Chile
17°
Weather from OpenWeatherMap