Neve no Chile 2018: caiu a primeira nevasca no Valle Nevado

por Rosi Guimarães

Galerinha, vou contar novidades sobre a neve no Chile. A primeira nevasca começou a cair nas montanhas. Estive no Valle Nevado no dia 10 de maio e a estação de esqui queridinha dos brasileiros já está branquinha.

Passei primeiro por Farellones que ainda está sem neve, mas com uma linda paisagem de outono. Farellones é um parque, ideal para quem quer passar o dia brincando. Estivemos lá no ano passado e o post pode ser conferido aqui.

Depois, subimos mais um pouquinho e chegamos no Valle Nevado por volta do meio-dia. Fiquei surpresa porque imaginava que havia nevado menos. No entanto, pude perceber que a primeira nevasca, que havia caído na noite anterior, já mudou o cenário.

O dia estava claro e o céu azul contrastava com a neve branquinha no horizonte. O espaço do hotel também já estava coberto de neve. A área da piscina, por exemplo, devia estar com uns dez centímetros.

Encontrei alguns brasileiros por lá e eles estavam encantados. Tiveram muita sorte porque, normalmente, o período mais provável de ver a neve é entre meados de junho e meados de setembro.

E, aproveitando a expectativa de quem já está arrumando as malas, vou dar algumas dicas importantes, principalmente aos marinheiros de primeira viagem.

O Valle Nevado fica aberto o ano inteiro e a temporada de inverno está programada para começar no dia 22 de junho. Abrir a temporada significa que a estação estará em pleno funcionamento: hotéis, pistas de esqui, restaurantes. Confira aqui as novidades da temporada 2018. No ano passado, passei 3 dias hospedada no Valle Nevado e você pode ver como foi minha experiência aqui nesse post.

Julho 2017

Outro recadinho importante é que a distância de Santiago ao Valle Nevado é de aproximadamente 45 quilômetros e parte do percurso é uma subida com muitas curvas: 40 até Farellones e mais 20 até o Valle Nevado. Nesse mesmo caminho estão também as estações El Colorado e La Parva. Algumas pessoas podem se sentir mal na subida. Uma dica é tomar pequenos goles de água.  A estrada é linda e compensa.

As estações La Parva, El Colorado e Valle Nevado são ideais para  a prática de esqui. Se você optar pela prática de esporte, recomendo que escolha uma estação e passe o dia inteiro nela. Se nunca se aventurou no esqui ou snowboard, sugiro fazer aula. Todas as estações oferecem essa opção. Veja como é um dia de esqui no Valle Nevado aqui nesse post.

Mas se a sua ideia é apenas passar o dia apreciando a neve, a estação mais completa e com mais opções de restaurantes é o Valle Nevado. Há opções para quem quer tomar um chocolate quente, uma taça de vinho, comer sanduíches ou até almoçar.

Se você não tem roupa adequada (impermeável) e quer brincar na neve, é importante alugar. O traje completo: calça, agasalho, bota e luvas custam aproximadamente $ 25.000 pesos chilenos (em torno de R$ 125). Há várias lojas pelo caminho na subida para as montanhas. Se você contratou transporte com uma agência, não se preocupe, eles passam antes nas lojas de aluguel de roupa.

A única estação que você paga para entrar é Farellones. O ingresso te dá direito a todas as atividades que o parque oferece. A entrada em 2018 custará $ 27.000 pesos chilenos (em torno de R$ 135). Mas se quiser esquiar o valor muda. Confira a tabela abaixo. Para conhecer as outras estações não é necessário pagar nada, a não ser que você queira praticar algum esporte.

Fonte: Site Farellones

Agora é torcer para a neve continuar caindo para que tenhamos um temporada 2018 bem linda e cheia de brasileiros realizando o sonho de ver a neve pela primeira vez, que é realmente algo emocionante. Para mim, é especial ver a Cordilheira dos Andes se preparando para receber vocês e dar as melhores dicas para que este momento seja inesquecível.

Não deixe de acompanhar a previsão do tempo por aqui ou pelo aplicativo do Valle Nevado. Quarta,16, tem previsão de mais neve!

  • Reservas Valle Nevado:

Telefone: 0800 892 1047 | E-mail: [email protected] | Site: http://www.vallenevado.com/pt/ | App: iOS ou Android 

Outros posts sobre o inverno que você também vai se interessar:

Texto revisado por Bárbara Mussili, criadora do blog Refúgio Ameno

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.

 

Posts Relacionados

26 comentários

Priscila Mortoza 3 de dezembro de 2018 - 05:31

Olá Rosi!
Parabéns pelo seu trabalho aqui no site.. ótimas dicas.
Estava lendo dois artigos que você havia feito sobre a neve no final de maio, algo que aconteceu tanto em 2017 e agora em 2018.
Estou programando em estar indo para Santiago entre os dias 26 a 30 de maio de 2019.. normalmente nesse período já começa a cair neve no Valle Nevado? Não quero esquiar nem nada, apenas conhecer a neve e o local.

Reply
Rosi Guimarães 3 de dezembro de 2018 - 12:08

Oi Priscila,
Obrigada, o blog é feito com muito carinho!
Nesse período costuma cair uma nevasca sim. Esse ano caiu em maio, depois voltou a nevar somente em junho, é uma questão de sorte, nao dá para prever com muita antecendencia.
Boa viagem!

Reply
VERA LUCIA MANTOVANI 5 de julho de 2018 - 11:57

Olá Rosi

Ótimo seus posts. Estou programando minha ida ao Chile com base neles. Voce acha viável se hospedar em Santiago e ir pra esquiar todos os dias. Devo ficar uns 10 dias e 5 a 6 dias reservamos para sky

Reply
Temporada 2018 no Chile: Será que a neve agora veio para ficar? 5 de junho de 2018 - 11:49

[…] Final de maio e outra nevasca cai na Cordilheira dos Andes. De novo, o branco toma conta das montanhas. A primeira neve caiu no início do mês e o post pode ser conferido aqui.  […]

Reply
Bruno 29 de maio de 2018 - 23:21

Boa noite Rosi,
pretendo passar um dia no Valle Nevado, estarei em Santiago entre dia 12/08 a 17/08, voce teria alguma agencia de confianca para indicar para eu e minha noiva fazermos esse passeio?

Obrigado…
E mais um avez, parabens pelo blog.

Reply
Rosi Guimarães 1 de junho de 2018 - 16:12

Oi Bruno,
Tem as agências parceiras do Nós no Chile – https://nosnochile.com.br/parceiros/
É só preencher o formulário par receber um orçamento.
Abraço!

Reply
Paula Carolina da Silva Gouvêa 23 de maio de 2018 - 19:54

Olá,
Me ajude um pouquinho: ainda há neve? Não para esquiar – rs… – meu filho está louco para conhecer neve.
Bjo,
Paula

Reply
Janderson 23 de maio de 2018 - 13:57

Olá Rosi, boa tarde!
Primeiramente, parabéns pelo blog. Estamos montando todo nosso roteiro com as dicas aqui.
Para as visitas às vinícolas e estações de esqui, você indica contratar empresas ou é possível (e mais barato) ir por conta? No caso das vinícolas conseguimos acesso e conhecer a estrutura sem que estejamos em grupo de turistas com empresas contratadas?

Reply
Vanessa Fernandes 21 de maio de 2018 - 20:55

Uma duvida. Planejo me hospedar em Farellones. Sua locomoção de lá pro Valle Nevado foi fácil? Me refiro a opções de locomoção por ser um vilarejo.

Reply
Rosi Guimarães 22 de maio de 2018 - 15:07

Oi Vanessa, tudo bem?
O mais indicado é você ver opções com seu hotel, geralmente não tem opções de locomoções entre as estações, mas alguns hotéis oferecem essa opção.
Um abraço!

Reply
Daniel 18 de maio de 2018 - 14:23

Olá! Vou dia 12 de junho e fico 3 dias em Farellones .. Será que pego neve?? E será que vão antecipar a abertura do parque??

Reply
Rosi Guimarães 22 de maio de 2018 - 15:19

Oi Daniel, tudo bem?
Infelizmente a neve que caiu já derreteu e nada de previsão de mais neve por enquanto. Vamos torcer!
Abraço!

Reply
Tati 18 de maio de 2018 - 11:31

Olá! Estou adorando montar meu roteiro em Santiago com suas dicas aqui. Vou dia 20/06 e retorno 27/06. Apesar da neve que vc viu dia 10 de maio parece que ela já foi toda embora de novo. Sabe qual probabilidade de haver neve a partir do dia 20 de junho esse ano de 2018?
Agradeço.

Reply
Rosi Guimarães 22 de maio de 2018 - 15:46

Oi Tati,
sim, a neve que caiu já derreteu todo. Estamos aqui na torcida para que venha mais neve, nessa data da sua viagem sempre tem neve por aqui. Vamos cruzar os dedos!
Abraço!

Reply
Geslia Polikarpov 15 de maio de 2018 - 18:34

Rosi, adorei as dicas do seu blog. Irei na última semana de julho com meu marido e 2 filhas .será nossa 1a vez. Por favor, onde posso comprar os passeios, tem uma agência de turismo confiável ai no Chile? Gostaria de ir 1 dia ao Valle Nevado (queremos ver e brincar na neve, mas não esquiar). Um dia para Vina del Mar e Valparaíso e um dia para alguma vinícola. Depois do que li sobre os cuidados e risco de furtos, não quero ir por conta. Prefiro ter um bom guia conosco.

Reply
Euclides Costa 15 de maio de 2018 - 17:46

Rosi…poderia indicar se Vale Nevado fica aberto durante todo o ano, ou somente quando iniciada a temporada de inverno?

Reply
7 coisas que você precisa saber sobre o inverno no Chile 15 de maio de 2018 - 12:28

[…] A primeira nevasca 2018 já caiu no Valle Nevado. Leia o post aqui.  […]

Reply
Mônica Evelin e família 12 de maio de 2018 - 09:11

Rose, você fala que a unica estação que paga para entrar é Farellones e o valle nevado não pagapara entrar?

Reply
Rosi Guimarães 14 de maio de 2018 - 12:35

Mônica,
No Valle Nevado você só paga se for fazer alguma atividade, para entrar na estação não paga. Farellones paga porque é um parque.
Abraço!

Reply
Robert 29 de maio de 2018 - 12:22

O que dá para fazer no Valle Nevado além de esquiar?

Reply
Rosi Guimarães 1 de junho de 2018 - 16:28

Oi Robert,
No blog tem vários posts sobre o Valle Nevado, veja aqui: https://nosnochile.com.br/categorias/valle-nevado/
Um abraço!

Reply
Michelle 11 de maio de 2018 - 22:34

Irei me hospedar em Farellones um fds de junho seremos em 2 casais e 1 criança.
Qual roteiro me indica, vale a pena fazer um tour em todas as estações ou fico um dia em Farellones e um dia no vale nevado?
Tem traslado de Farellones para os demais lugares ou tenho que fechar tudo em Santiago?
Vale a pena alugar a roupa ?

Reply
Camilla 15 de maio de 2018 - 11:40

Michele! Bom dia! Vi que vc está com intenção de hospedar em Farellones…vc já reservou hotel? Tb estou querendo dormir uma noite na montanha mas fiquei assustada com os preços no Valle Nevado. Então estou pensando em optar por Farellones. Se puder me indicar hospedagem eu agradeço!

Reply
Alberto G. Martins 11 de maio de 2018 - 17:00

Sempre uma delícia seus posts, Rosi! Continue nos munindo de ótimas dicas. Parabéns!

Reply
Vanessa Rozas 11 de maio de 2018 - 16:35

Como sempre maravilhoso o POST! Ahhh vou em lua de mel no dia 24/09, espero ainda ter um pouquinho de neve… Mas começou a nevar mais cedo que esperado… Será que ainda terá neve? Tomara que sim!

Reply
Karina 11 de maio de 2018 - 14:51

Estou muito triste, voltei de Santiago na quarta-feira dia 09/05. Não via nada de neve. Acho que não era pra ser.

Reply

Gostou? Deixe aqui seu comentário