Novidade: Tours regulares para a Vinícola VIK, no Chile

Já falei aqui no blog sobre a mais surpreendente e luxuosa vinícola do Chile. Leia o post aqui. A VIK não é simplesmente uma viña, é um conceito, uma galeria de arte, design e arquitetura. Segundo a degustação Cata a ciegas de La CAV 2015, é a vinícola que produz o segundo melhor vinho chileno.

E temos novidades. Durante o mês de fevereiro e março, a agência 321Chile oferece uma opção de transporte regular para a VIK, todos os sábados, saindo de Santiago de manhã e voltando no final do dia. Eu fui no sábado, 12 de fevereiro, e vou dar detalhes de como funciona. Você fecha o pacote que inclui: transfer compartilhado, tour com degustação e almoço. É uma excelente oportunidade de você conhecer essa maravilhosa vinícola.

Vinícola VIK Chile

Está localizada em Millahue, no Valle de Cachapoal, a pouco mais de duas horas de Santiago e, como fica um pouco distante, o preço do transfer dificulta a visita. Muitos turistas querem conhecer a VIK, mas quando se deparam com esse custo, que pode sair por até $250 Dólares (só transfer), acabam desistindo. 

Vinícola VIK Chile

Vinícola VIK Chile

Seguro Viagem com desconto! Cupom de 5% exclusivo Nós no Chile!

Quer viajar tranquilo? A Seguros Promo possui as melhores ofertas de seguro viagem da internet.

Usando o cupom NOSNOCHILE5 você garante 5% de desconto na contratação! Faça um orçamento aqui e veja que não é caro.

A van, que busca cada cliente no hotel, passou na minha casa por volta de 9h45 e partimos em direção ao Valle de Cachapoal. Carro confortável, com ar condicionado, wi-fi e água à vontade. Depois de 2h15 de viagem por uma estrada bem bonita, chegamos na VIK. Foi minha segunda vez na vinícola, mas fiquei tão impressionada quanto na primeira.

Vinícola VIK Chile

Passamos rapidamente pelo hotel, que é exclusivo para quem está hospedado, mas não dá para visitar a VIK sem dar pelo menos uma olhadinha por lá.

Vinícola VIK Chile

A vista da piscina é imperdível! Ainda volto para me hospedar com o maridão nesse paraíso.

Vinícola VIK Chile

Vinícola VIK Chile

Como chegamos já quase na hora do almoço, almoçamos primeiro para depois fazer o tour. Diferente da outra visita, dessa vez o almoço foi servido no restaurante da bodega, que tem uma linda vista para o vinhedo e não no restaurante do hotel.

Vinícola VIK Chile

Vinícola VIK Chile

Para comer: pãezinhos quentinhos de entrada, pratos principais com opções de carne ou peixe, sobremesa, água e vinho La Piu Belle à vontade. Esse é o segundo melhor vinho da VIK. Simplesmente maravilhoso!

Vinícola VIK Chile

Em seguida, fomos para o tour. Quem nos acompanhou foi a guia finlandesa Varpu, que fala um espanhol perfeito. Infelizmente, a VIK não oferece a opção de tour em português.

Vinícola VIK Chile

Vinícola VIK Chile

A guia começou explicando a história da vinícola, depois falou sobre a sua construção e o processo de produção dos vinhos.

A parte externa da bodega é impactante. Antes do prédio, há uma praça de água, com uma instalação artística de Smiljan Radic e da escultora Marcela Correa. A proposta é que você tenha a impressão de estar caminhando sobre a água.

Vinícola VIK Chile

 Vinícola VIK Chile

Já a bodega, é uma construção moderna, sustentável, inovadora e pensada no propósito de não causar danos visuais ao meio ambiente. Cercada pelos vales, ela foi projetada para que sua maior parte fosse subterrânea, o que faz com que o vinho esfrie de maneira natural evitando o uso de ar condicionado. O teto é feito de uma tela especial transparente, que valoriza a luz do dia e evita o uso de luz artificial.

Vinícola VIK Chile

Vinícola VIK Chile

Vinícola VIK Chile

A degustação

Vinícola VIK Chile

A VIK produz três vinhos, mas quando eu fui pela primeira vez, eram apenas dois. Em 2017, a vinícola lançou o La Piu Belle. Quem nos acompanhou na degustação e nos deu uma aula sobre o processo de produção foi o sommelier Hector.

Vinícola VIK Chile

Degustamos seis vinhos. Mas aí você vai perguntar: como seis se a vinícola só produz três? Calma! Vou explicar. É o seguinte: além dos que já comentei, degustamos outras três cepas que ainda não estão prontas para o consumo e foram retiradas da barrica pouco antes da degustação.

Vinícola VIK Chile

A primeira cepa foi um Cabernet Sauvignon, depois um Syrah e logo um Carmenere. A ideia é que você possa perceber as diferenças entre elas, o que cada uma aporta em cada vinho da VIK. Lembrando que os 3 vinhos da VIK são blend, uma mistura de cepas.

Vinícola VIK Chile

Depois passamos ao Milla Cala 2013. Milla significa ouro, cala é o local onde atracam barcos e Camilla é o nome da segunda filha do dono da VIK. Esse vinho tem um poder de guarda de até 8 anos e, segundo o sommelier, é um vinho para o dia a dia.

Vinícola VIK Chile

Em seguida, degustamos o La Piu Belle 2011. O vinho é maravilhoso e o seu rótulo é design do artista Gonzalo Cienfuegos. A curiosidade é que, uma garrafa com esta mesma ilustração decora um dos quartos do hotel, o que chamou atenção do proprietário e o fez ter a ideia de aproveitá-la para personalizar o La Piu Belle.

Vinícola VIK Chile

Por último, o ícone VIK. O melhor! Está entre os 200 melhores do mundo. Segundo o Hector, esse vinho tem um poder de guarda de até 40 anos.

A vinícola e os vinhos VIK são realmente de impressionar. E para mim essa é a melhor época para visitar os vinhedos. Tudo bem que é um passeio que eu amo em qualquer época do ano, mas entre janeiro e março as parreiras estão carregadas de cachos de uvas.

Vinícola VIK Chile

Vinícola VIK Chile

Vinícola VIK Chile

E aí? Animou de conhecer a maravilhosa VIK? A agência 321Chile oferece essa oportunidade com tours regulares e preços mais acessíveis de transporte para os meses de fevereiro e março. 

Tour feito a convite da agência 231Chile.

Texto revisado por Bárbara Mussili, criadora do blog Refúgio Ameno.

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.

Artigos Relacionados

About the Author

Rosi Guimarães
Author with 263 posts
More about Rosi Guimarães

Sou Rosi Guimarães, mineira de Belo Horizonte, casada com Flávio e mãe do Arthur e da Yasmim. Moramos no Chile desde 2014. Relações Públicas e pós-graduada em cerimonial e organização de eventos. Deixamos uma vida bem estruturada em Belo Horizonte e cá estamos: NÓS NO CHILE!
- Facebook: nosnochile
- Twitter: @nosnochile
- Instagram:@blognosnochile
- snap: blognosnochile

2 Comments

  • Heloisa fevereiro 20, 2018 03.51 pm

    Muito bacana Rosi! Estou indo esse final de semana para Santiago, e pretendo conhecer a Viña Vik. Recebi excelentes recomendações também da Viña La Postolle, você acha que vale a pena conhecer também? Será que da tempo de fazer as duas no mesmo dia??

    Reply 
    • Rosi Guimarães fevereiro 27, 2018 03.46 pm

      Oi Heloisa,
      ainda não conheci a LaPostole, mas já está na minha lista e em breve terá posto no blog. A VIK é mesmo incrível, depois volte aqui para contar como foi sua visita.
      Abraço!

      Reply 

Gostou? Deixe aqui seu comentário

Valle Nevado
Rentcars - Nós no Chile

A AUTORA

Rosi Guimarães

Sou Rosi Guimarães, mineira de Belo Horizonte, casada com Flávio e mãe do Arthur e da Yasmim. Moramos no Chile desde 2014. Relações Públicas e especialista em cerimonial e organização de eventos. Deixamos uma vida bem estruturada em Belo Horizonte e cá estamos: NÓS NO CHILE!

TEMPERATURA

Santiago - Chile
5°
Weather from OpenWeatherMap