O Embalse El Yeso no Chile reabriu para turistas?

por Rosi Guimarães

Galerinha,

Recebi a notícia de que o Embalse El Yeso havia reaberto, então fui até lá para conferir e contar tudo aqui pra vocês.

Para quem não sabe, o local estava fechado desde maio de 2019 quando aconteceu um deslizamento de pedras vitimando duas crianças. Leia o post sobre o fechamento do embalse aqui.

O Embalse El Yeso é este lago azul turquesa, uma represa para captar água do rio El Yeso, fonte que abastece os moradores de Santiago. Localizado em Cajón del Maipo, o local estava com o acesso fechado há oito meses.

Durante esse período de fechamento, foram feitos alguns estudos no local e agora, no dia 7 de janeiro de 2020, o governo chileno publicou a resolução de abertura do local implementando algumas mudanças e exigências com o intuito de melhorar a segurança para o turista.

O que mudou para visitar o Embalse El Yeso?

Conforme Twitter da @muniSJdeMaipo:

INFÓRMATE de la Resolución Excenta No.3 de la Gobernación Provincial Cordillera @GobCordillera que desde hoy PERMITE el acceso vehicular por la RUTA G-455 “Camino al Embalse del Yeso” manteniendo la prohibición de circulación PEATONAL desde el km 21,7 y hasta el 30,2.

Então, desde 7 de janeiro de 2020, está permitido o acesso de veículos pela Rota G-455, caminho ao Embalse El Yeso, porém fica proibido a circulação de pedestres desde o KM 21,7 até o KM 30,02.

Isso significa que está proibido o trânsito de pessoas por toda a estrada que margeia o Embalse. Só é permitido o trânsito de carros.

Portanto, foi construído um mirante logo no começo do Embalse, local onde está permitido que as pessoas desçam do carro para tirar fotos.

Novo mirante do embalse

O outro lugar onde é permitido o acesso de pedestres é o local chamado de prainha, no final do Embalse. Nesse local é permitido se aproximar da margem do lago.

A notícia de reabertura é boa, mas não sei se as medidas tomadas serão suficientes para evitar acidentes. Apesar do local estar bastante sinalizado quanto ao risco de deslizamento de pedras e locais onde é proibido estacionar, eu esperava mais do que isso.

Uma notícia ruim é que, infelizmente, nessa minha visita, percebi que o lago está bem vazio. É fácil perceber pelas marcas nas laterais. Posso chutar que está uns 3 metros abaixo do nível normal. Pesquisando informações, confirmei que o Embalse está com apenas 27% da capacidade de água. Isso ocorre devido ao fato de que 2019 foi um ano muito seco e com pouquíssima chuva na região metropolitana de Santiago.

Rosi, como será para visitar o Embalse no inverno? 

Ainda não há informações para o período de inverno, entre junho e setembro, e o local fica com acesso ainda mais perigoso com neve. Continuo não recomendando a visita ao Embalse no inverno. Assim que tiver novas informações para visitas neste período, com certeza vocês serão os primeiros a saber.

Nao recomendo, de nenhuma forma, visitar o local de carro alugado. A estrada é muito estreita, mão dupla e fica quase impossível a passagem de dois carros em alguns locais. Prefira contratar uma agência de confiança, com um guia já acostumado com o local.

Temos agências parceiras no blog. Clique aqui para fazer um orçamento e contratar uma agência testada e aprovada por mim.

Texto revisado por Bárbara Mussili, criadora do blog Refúgio Ameno

Planeje sua viagem com a gente!

Fazendo suas reservas aqui pelos links do blog você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda na manutenção da nossa página. Nossos parceiros foram escolhidos a dedo. Então não custa nada ajudar a gente.


Posts Relacionados

2 comentários

JESSICA ARAUJO ALVES 7 de março de 2020 - 13:04

Olá. Parabéns pelo blog. Vi diversas pessoas relatando que foram com carro alugado, porque você não recomenda? Já fui no inverno com uma agência e achei horrível a experiência, pois limitam o tempo e fica muito cheio. Acha muito arriscado ir de carro?

Reply
Rosi Guimarães 10 de março de 2020 - 09:17

Oi Jessica,
Respondo a sua pergunta com esse vídeo que está no meu canal https://youtu.be/wiHIPJ_b1V4 Se for no inverno é pior ainda.
Acho que você não deu sorte com a agência, caso queira fazer um orçamento com as parceiras do blog https://nosnochile.com.br/parceiros/
Um abraço!

Reply

Gostou? Deixe aqui seu comentário